Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Individual geografia do brasil

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Colonização é a relação entre uma sociedade que se desenvolve e os lugares onde ocorre esse desenvolvimento. Ela é, em si mesma, uma conquista territorial. A colonização diz respeito a uma anexação de território ao seu patrimônio territorial. A situação colonial apresenta uma relação entre sociedade e espaço, com interesse à própria conquista do espaço. Portanto, para o referido autor, a colônia pode ser percebida como a efetivação da conquista territorial.
Onde se dá a internalização do agente externo, que implica na consolidação desse domínio territorial, na apropriação de terras, na submissão das populações defrontadas?
A Na dimensão da importação dos recursos presentes no território colonial.
B Na importação dos recursos presentes no território colonial.
C Na exportação dos recursos presentes no território colonial.
D Na exploração dos recursos presentes no território colonial.

No território brasileiro evidencia-se a ausência de cadeias montanhosas.
Como isso se explica?
A Pela pouca atuação dos agentes externos de transformação do relevo.
B Pelas intensas atuações do tectonismo.
C Pela ausência de dobramentos modernos.
D Pelo escasseamento dos depósitos sedimentares.

Com o aumento da população e dos padrões de consumo, aumentam também os debates envolvendo as questões energéticas.
Qual a porcentagem de combustíveis fósseis, que correspondem ao petróleo, gás natural e carvão mineral, consumidos no Brasil?
A Os combustíveis fósseis respondem por 57,7%,
B Os combustíveis fósseis respondem por 47,7%.
C Os combustíveis fósseis respondem por 90%.
D Os combustíveis fósseis respondem por 30,7%.

Nas últimas décadas, vários países têm investido na produção de fontes de energia que não utilizem matrizes fósseis. Seguindo essa tendência, ainda que em escala pequena, o Brasil tem investido no desenvolvimento de outras matrizes energéticas. Sobre as fontes de energia utilizadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A produção de energia eólica no Brasil, em poucos anos, será capaz de substituir a produção das hidrelétricas.
II- A captação da energia solar ainda está muito inferior à capacidade natural de um país que recebe sol durante todo o ano.
III- O desenvolvimento dos chamados biocombustíveis são uma estratégia importante para diminuir a necessidade de importação de petróleo.
IV- A maior produção eólica no país vem da região Norte, mais precisamente, do estado do Maranhão.
A Somente a afirmativa I está correta.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

A energia movimenta a indústria e os meios de transporte, viabiliza as atividades comerciais e de serviços e possibilita o uso de diversos equipamentos domésticos e pessoais. O Brasil não é autossuficiente em energia, mas produz cerca de 90% do total que consome, importando o restante. O país é um dos poucos do mundo que apresenta possibilidade múltipla de ampliar as suas alternativas energéticas, devido à abundância dos seus recursos naturais e de sua extensão territorial. Sobre as fontes de energia utilizadas no Brasil, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A rede hidrográfica brasileira possibilita a exploração do uso de energia hidrelétrica, sendo Itaipu a maior usina brasileira e uma das maiores do mundo.
II- O desenvolvimento de tecnologias para a perfuração de poços profundos pela Petrobras garante ao Brasil a produção de petróleo para o consumo interno.
III- O Brasil é um dos grandes produtores de biocombustível do mundo desde a década de 1970, principalmente com o etanol produzido a partir do milho.
IV- Os Estados da região Sul possuem jazidas de carvão mineral, porém, a degradação ambiental e o alto custo de exploração inibiram os investimentos.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

Devido à diversidade de climas, solos e relevos, o Brasil possui uma grande variedade de formações vegetais. Neste sentido, entre o corpo espacial nuclear de um domínio paisagístico e ecológico e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos existe um interespaço de transição e de contato. Sobre este interespaços, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os referidos interespaços afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação, os tipos de solos e sua forma de distribuição e as próprias feições de detalhe do relevo regional.
b) Cada setor das alongadas faixas de transição e contato apresenta uma combinação homogênea e idêntica de vegetação, solos e formas de relevo.
c) Cada setor das pequenas faixas de transição e contato apresentam coloração marrom e em zonas tropicais, tonalidades de avermelhados, exceto em áreas de deserto.
d) Os chamados subespaços vegetativos afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação e da capacidade hídrica, afetando as feições de detalhe do relevo regional.

No Brasil, são chamadas de depressões interplanálticas as áreas mais baixas que circundam os planaltos. Com relação as características encontrada em depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Apresentam enclaves de brejos na forma de microrregiões úmidas e florestadas, com solos de boa fertilidade natural, contudo frágeis.
II- São encontradas estreitas matas ciliares ao longo dos diques marginais dos rios intermitentes.
III- Revelam um elevado número de manchas de solos salinos nos aluviões dos baixos cursos d'água do Rio Grande do Norte.
IV- Estão presentes largas galerias ao longo das várzeas dos baixos cursos d'água do Rio Grande do Norte e do Ceará.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

O Brasil não surgiu com o imenso território que tem hoje, pelo contrário, as terras que hoje estão sob domínio do Estado brasileiro foram conquistadas ao longo dos 500 anos de história brasileira. De acordo com a evolução adminstrativa do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Atualmente, o Brasil dispõe de um território fisiograficamente distinto, com uma grande diversidade de sistemas naturais.
( ) A Lei das Terras de 1750 foi uma preparação para a abolição da escravidão e garantia a propriedade da terra desocupada para todo aquele que a cultivasse, possibilitando assim a abertura de novas colônias agrícolas no Brasil.
( ) A primeira divisão interna do Brasil foi realizada a partir da doação de 14 capitanias hereditárias, entre os anos de 1534 a 1536.
( ) Na atualidade, o Brasil é formado por um território fisiograficamente homogêneo, marcado por similaridades regionais.
A V - F - V - F.
B F - V - F - F.
C V - F - F - V.
D V - V - F - V.

A água é um recurso natural de importância vital para todas as formas de vida e para o ambiente do planeta Terra. O Brasil possui uma das maiores redes hidrográficas com aproximadamente 18% dos recursos hídricos disponíveis no mundo. Sobre a rede hidrográfica brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do Brasil, drena ainda terras em outros países, o rio principal é o Rio Amazonas que nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, percorre território colombiano antes de entrar no Brasil para atravessar a planície amazônica e desaguar no Oceano Atlântico.
( ) Drenando aproximadamente 344.112 km² que representam 3,9% da área do território nacional, a delimitação da Bacia hidrográfica do Rio do Parnaíba ocupa 99% do Estado de Piauí, 19% do Maranhão e 10% do Ceará.
( ) Os rios que compõe as denominadas microbacias do Atlântico Leste drenam áreas intensamente urbanizadas, com poucas obras de tratamento de esgotos.
( ) A Bacia hidrográfica do Paraná é responsável por grande parte da geração da energia hidrelétrica brasileira, com destaque para usina hidrelétrica binacional de Itaipú.
A V - F - V - V.
B F - V - F - F.
C V - F - F - V.
D V - V - F - V.

Em 1992, a nova Lei da Água aperfeiçoou e descentralizou o sistema, formando um procedimento de planejamento que passou a funcionar a partir da elaboração de Planos-diretores de Aproveitamento e Gestão das Águas que levam em consideração os programas definidos pelas coletividades públicas.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta características da Bacia do Atlântico Sudeste:
A Com 2.200 km de extensão, nasce na junção dos rios Pelotas e Peixe, e segue em direção ao oeste dividindo os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em seu caminho, ele também se une com o rio Peperi-Guaçu, servindo de fronteira entre Brasil e Argentina. Seguindo na direção sudoeste, se une com o rio Quaraí e daí toma a direção sul, passando a dividir Argentina e Uruguai até a sua foz. A região tem grande importância para o país, pois atende a agroindústria e tem grande potencial hidrelétrico. Junto com as regiões hidrográficas do Paraná e Paraguai, ela forma a grande bacia do Prata.
B Com uma área que corresponde a 8% do país (374.677 km²), a região hidrográfica inclui parte dos Estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Atinge 526 cidades, alguns grandes núcleos urbanos e um parque industrial.
C Tem início na divisa dos Estados de São Paulo e Paraná e se estende até o Arroio Chuí, no extremo sul do país. Com uma área total de 185.856 km2 (2% do país), a região abrange partes dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Predominam rios de pequeno porte que escoam diretamente para o mar. As exceções mais importantes são os rios Itajaí e Capivari, em Santa Catarina, que apresentam maior volume de água.
D Região mais populosa do país, também possui o maior polo econômico e industrial do Brasil. Distribuída pelos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e o litoral do Paraná - possui grande importância no cenário econômico nacional. Com uma área de 229.972 km2, equivalente a 2,7% do território brasileiro, seus principais rios são o Paraíba do Sul e Doce, com respectivamente 1.150 e 853 km.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Colonização é a relação entre uma sociedade que se desenvolve e os lugares onde ocorre esse desenvolvimento. Ela é, em si mesma, uma conquista territorial. A colonização diz respeito a uma anexação de território ao seu patrimônio territorial. A situação colonial apresenta uma relação entre sociedade e espaço, com interesse à própria conquista do espaço. Portanto, para o referido autor, a colônia pode ser percebida como a efetivação da conquista territorial.
Onde se dá a internalização do agente externo, que implica na consolidação desse domínio territorial, na apropriação de terras, na submissão das populações defrontadas?
A Na dimensão da importação dos recursos presentes no território colonial.
B Na importação dos recursos presentes no território colonial.
C Na exportação dos recursos presentes no território colonial.
D Na exploração dos recursos presentes no território colonial.

No território brasileiro evidencia-se a ausência de cadeias montanhosas.
Como isso se explica?
A Pela pouca atuação dos agentes externos de transformação do relevo.
B Pelas intensas atuações do tectonismo.
C Pela ausência de dobramentos modernos.
D Pelo escasseamento dos depósitos sedimentares.

Com o aumento da população e dos padrões de consumo, aumentam também os debates envolvendo as questões energéticas.
Qual a porcentagem de combustíveis fósseis, que correspondem ao petróleo, gás natural e carvão mineral, consumidos no Brasil?
A Os combustíveis fósseis respondem por 57,7%,
B Os combustíveis fósseis respondem por 47,7%.
C Os combustíveis fósseis respondem por 90%.
D Os combustíveis fósseis respondem por 30,7%.

Nas últimas décadas, vários países têm investido na produção de fontes de energia que não utilizem matrizes fósseis. Seguindo essa tendência, ainda que em escala pequena, o Brasil tem investido no desenvolvimento de outras matrizes energéticas. Sobre as fontes de energia utilizadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A produção de energia eólica no Brasil, em poucos anos, será capaz de substituir a produção das hidrelétricas.
II- A captação da energia solar ainda está muito inferior à capacidade natural de um país que recebe sol durante todo o ano.
III- O desenvolvimento dos chamados biocombustíveis são uma estratégia importante para diminuir a necessidade de importação de petróleo.
IV- A maior produção eólica no país vem da região Norte, mais precisamente, do estado do Maranhão.
A Somente a afirmativa I está correta.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

A energia movimenta a indústria e os meios de transporte, viabiliza as atividades comerciais e de serviços e possibilita o uso de diversos equipamentos domésticos e pessoais. O Brasil não é autossuficiente em energia, mas produz cerca de 90% do total que consome, importando o restante. O país é um dos poucos do mundo que apresenta possibilidade múltipla de ampliar as suas alternativas energéticas, devido à abundância dos seus recursos naturais e de sua extensão territorial. Sobre as fontes de energia utilizadas no Brasil, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A rede hidrográfica brasileira possibilita a exploração do uso de energia hidrelétrica, sendo Itaipu a maior usina brasileira e uma das maiores do mundo.
II- O desenvolvimento de tecnologias para a perfuração de poços profundos pela Petrobras garante ao Brasil a produção de petróleo para o consumo interno.
III- O Brasil é um dos grandes produtores de biocombustível do mundo desde a década de 1970, principalmente com o etanol produzido a partir do milho.
IV- Os Estados da região Sul possuem jazidas de carvão mineral, porém, a degradação ambiental e o alto custo de exploração inibiram os investimentos.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

Devido à diversidade de climas, solos e relevos, o Brasil possui uma grande variedade de formações vegetais. Neste sentido, entre o corpo espacial nuclear de um domínio paisagístico e ecológico e as áreas nucleares de outros domínios vizinhos existe um interespaço de transição e de contato. Sobre este interespaços, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os referidos interespaços afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação, os tipos de solos e sua forma de distribuição e as próprias feições de detalhe do relevo regional.
b) Cada setor das alongadas faixas de transição e contato apresenta uma combinação homogênea e idêntica de vegetação, solos e formas de relevo.
c) Cada setor das pequenas faixas de transição e contato apresentam coloração marrom e em zonas tropicais, tonalidades de avermelhados, exceto em áreas de deserto.
d) Os chamados subespaços vegetativos afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação e da capacidade hídrica, afetando as feições de detalhe do relevo regional.

No Brasil, são chamadas de depressões interplanálticas as áreas mais baixas que circundam os planaltos. Com relação as características encontrada em depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Apresentam enclaves de brejos na forma de microrregiões úmidas e florestadas, com solos de boa fertilidade natural, contudo frágeis.
II- São encontradas estreitas matas ciliares ao longo dos diques marginais dos rios intermitentes.
III- Revelam um elevado número de manchas de solos salinos nos aluviões dos baixos cursos d'água do Rio Grande do Norte.
IV- Estão presentes largas galerias ao longo das várzeas dos baixos cursos d'água do Rio Grande do Norte e do Ceará.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

O Brasil não surgiu com o imenso território que tem hoje, pelo contrário, as terras que hoje estão sob domínio do Estado brasileiro foram conquistadas ao longo dos 500 anos de história brasileira. De acordo com a evolução adminstrativa do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Atualmente, o Brasil dispõe de um território fisiograficamente distinto, com uma grande diversidade de sistemas naturais.
( ) A Lei das Terras de 1750 foi uma preparação para a abolição da escravidão e garantia a propriedade da terra desocupada para todo aquele que a cultivasse, possibilitando assim a abertura de novas colônias agrícolas no Brasil.
( ) A primeira divisão interna do Brasil foi realizada a partir da doação de 14 capitanias hereditárias, entre os anos de 1534 a 1536.
( ) Na atualidade, o Brasil é formado por um território fisiograficamente homogêneo, marcado por similaridades regionais.
A V - F - V - F.
B F - V - F - F.
C V - F - F - V.
D V - V - F - V.

A água é um recurso natural de importância vital para todas as formas de vida e para o ambiente do planeta Terra. O Brasil possui uma das maiores redes hidrográficas com aproximadamente 18% dos recursos hídricos disponíveis no mundo. Sobre a rede hidrográfica brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do Brasil, drena ainda terras em outros países, o rio principal é o Rio Amazonas que nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, percorre território colombiano antes de entrar no Brasil para atravessar a planície amazônica e desaguar no Oceano Atlântico.
( ) Drenando aproximadamente 344.112 km² que representam 3,9% da área do território nacional, a delimitação da Bacia hidrográfica do Rio do Parnaíba ocupa 99% do Estado de Piauí, 19% do Maranhão e 10% do Ceará.
( ) Os rios que compõe as denominadas microbacias do Atlântico Leste drenam áreas intensamente urbanizadas, com poucas obras de tratamento de esgotos.
( ) A Bacia hidrográfica do Paraná é responsável por grande parte da geração da energia hidrelétrica brasileira, com destaque para usina hidrelétrica binacional de Itaipú.
A V - F - V - V.
B F - V - F - F.
C V - F - F - V.
D V - V - F - V.

Em 1992, a nova Lei da Água aperfeiçoou e descentralizou o sistema, formando um procedimento de planejamento que passou a funcionar a partir da elaboração de Planos-diretores de Aproveitamento e Gestão das Águas que levam em consideração os programas definidos pelas coletividades públicas.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta características da Bacia do Atlântico Sudeste:
A Com 2.200 km de extensão, nasce na junção dos rios Pelotas e Peixe, e segue em direção ao oeste dividindo os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em seu caminho, ele também se une com o rio Peperi-Guaçu, servindo de fronteira entre Brasil e Argentina. Seguindo na direção sudoeste, se une com o rio Quaraí e daí toma a direção sul, passando a dividir Argentina e Uruguai até a sua foz. A região tem grande importância para o país, pois atende a agroindústria e tem grande potencial hidrelétrico. Junto com as regiões hidrográficas do Paraná e Paraguai, ela forma a grande bacia do Prata.
B Com uma área que corresponde a 8% do país (374.677 km²), a região hidrográfica inclui parte dos Estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Atinge 526 cidades, alguns grandes núcleos urbanos e um parque industrial.
C Tem início na divisa dos Estados de São Paulo e Paraná e se estende até o Arroio Chuí, no extremo sul do país. Com uma área total de 185.856 km2 (2% do país), a região abrange partes dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Predominam rios de pequeno porte que escoam diretamente para o mar. As exceções mais importantes são os rios Itajaí e Capivari, em Santa Catarina, que apresentam maior volume de água.
D Região mais populosa do país, também possui o maior polo econômico e industrial do Brasil. Distribuída pelos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e o litoral do Paraná - possui grande importância no cenário econômico nacional. Com uma área de 229.972 km2, equivalente a 2,7% do território brasileiro, seus principais rios são o Paraíba do Sul e Doce, com respectivamente 1.150 e 853 km.

Prévia do material em texto

27/11/2022 20:59 Avaliação I - Individual
about:blank 1/5
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:765916)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 58634278
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 9/1
Nota 9,00
Colonização é a relação entre uma sociedade que se desenvolve e os lugares onde ocorre esse 
desenvolvimento. Ela é, em si mesma, uma conquista territorial. A colonização diz respeito a uma anexação 
de território ao seu patrimônio territorial. A situação colonial apresenta uma relação entre sociedade e 
espaço, com interesse à própria conquista do espaço. Portanto, para o referido autor, a colônia pode ser 
percebida como a efetivação da conquista territorial. 
Onde se dá a internalização do agente externo, que implica na consolidação desse domínio territorial, na 
apropriação de terras, na submissão das populações defrontadas?
A Na dimensão da importação dos recursos presentes no território colonial.
B Na importação dos recursos presentes no território colonial.
C Na exportação dos recursos presentes no território colonial.
D Na exploração dos recursos presentes no território colonial.
No território brasileiro evidencia-se a ausência de cadeias montanhosas.Como isso se explica?
A Pela pouca atuação dos agentes externos de transformação do relevo.
B Pela ausência de dobramentos modernos.
C Pelo escasseamento dos depósitos sedimentares.
D Pelas intensas atuações do tectonismo.
Com o aumento da população e dos padrões de consumo, aumentam também os debates envolvendo as 
questões energéticas.
Qual a porcentagem de combustíveis fósseis, que correspondem ao petróleo, gás natural e carvão mineral, 
consumidos no Brasil?
A Os combustíveis fósseis respondem por 30,7%.
B Os combustíveis fósseis respondem por 90%.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
27/11/2022 20:59 Avaliação I - Individual
about:blank 2/5
C Os combustíveis fósseis respondem por 47,7%.
D Os combustíveis fósseis respondem por 57,7%,
Nas últimas décadas, vários países têm investido na produção de fontes de energia que não utilizem 
matrizes fósseis. Seguindo essa tendência, ainda que em escala pequena, o Brasil tem investido no 
desenvolvimento de outras matrizes energéticas. Sobre as fontes de energia utilizadas no Brasil, analise as 
afirmativas a seguir:
I- A produção de energia eólica no Brasil, em poucos anos, será capaz de substituir a produção das 
hidrelétricas.
II- A captação da energia solar ainda está muito inferior à capacidade natural de um país que recebe sol 
durante todo o ano.
III- O desenvolvimento dos chamados biocombustíveis são uma estratégia importante para diminuir a 
necessidade de importação de petróleo.
IV- A maior produção eólica no país vem da região Norte, mais precisamente, do estado do Maranhão.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa I está correta.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.
A energia movimenta a indústria e os meios de transporte, viabiliza as atividades comerciais e de 
serviços e possibilita o uso de diversos equipamentos domésticos e pessoais. O Brasil não é autossuficiente 
em energia, mas produz cerca de 90% do total que consome, importando o restante. O país é um dos 
poucos do mundo que apresenta possibilidade múltipla de ampliar as suas alternativas energéticas, devido à 
abundância dos seus recursos naturais e de sua extensão territorial. Sobre as fontes de energia utilizadas no 
Brasil, analise as sentenças a seguir:
I- A rede hidrográfica brasileira possibilita a exploração do uso de energia hidrelétrica, sendo Itaipu a maior 
usina brasileira e uma das maiores do mundo.
II- O desenvolvimento de tecnologias para a perfuração de poços profundos pela Petrobras garante ao 
Brasil a produção de petróleo para o consumo interno.
III- O Brasil é um dos grandes produtores de biocombustível do mundo desde a década de 1970, 
principalmente com o etanol produzido a partir do milho.
IV- Os Estados da região Sul possuem jazidas de carvão mineral, porém, a degradação ambiental e o alto 
custo de exploração inibiram os investimentos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
4
5
27/11/2022 20:59 Avaliação I - Individual
about:blank 3/5
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
Devido à diversidade de climas, solos e relevos, o Brasil possui uma grande variedade de formações 
vegetais. Neste sentido, entre o corpo espacial nuclear de um domínio paisagístico e ecológico e as áreas 
nucleares de outros domínios vizinhos existe um interespaço de transição e de contato. Sobre este 
interespaços, assinale a alternativa CORRETA:
A Cada setor das alongadas faixas de transição e contato apresenta uma combinação homogênea e
idêntica de vegetação, solos e formas de relevo.
B Cada setor das pequenas faixas de transição e contato apresentam coloração marrom e em zonas
tropicais, tonalidades de avermelhados, exceto em áreas de deserto.
C Os referidos interespaços afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação, os tipos de
solos e sua forma de distribuição e as próprias feições de detalhe do relevo regional.
D Os chamados subespaços vegetativos afetam de modo mais sensível os componentes da vegetação e
da capacidade hídrica, afetando as feições de detalhe do relevo regional
No Brasil, são chamadas de depressões interplanálticas as áreas mais baixas que circundam os 
planaltos. Com relação as características encontrada em depressões interplanálticas semiáridas do 
Nordeste, analise as sentenças a seguir:
I- Apresentam enclaves de brejos na forma de microrregiões úmidas e florestadas, com solos de boa 
fertilidade natural, contudo frágeis. 
II- São encontradas estreitas matas ciliares ao longo dos diques marginais dos rios intermitentes. 
III- Revelam um elevado número de manchas de solos salinos nos aluviões dos baixos cursos d'água do Rio 
Grande do Norte
IV- Estão presentes largas galerias ao longo das várzeas dos baixos cursos d'água do Rio Grande do Norte 
e do Ceará.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.
O Brasil não surgiu com o imenso território que tem hoje, pelo contrário, as terras que hoje estão sob 
domínio do Estado brasileiro foram conquistadas ao longo dos 500 anos de história brasileira. De acordo 
com a evolução adminstrativa do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
6
7
8
27/11/2022 20:59 Avaliação I - Individual
about:blank 4/5
( ) Atualmente, o Brasil dispõe de um território fisiograficamente distinto, com uma grande diversidade de 
sistemas naturais.
( ) A Lei das Terras de 1750 foi uma preparação para a abolição da escravidão e garantia a propriedade 
da terra desocupada para todo aquele que a cultivasse, possibilitando assim a abertura de novas colônias 
agrícolas no Brasil.
( ) A primeira divisão interna do Brasil foi realizada a partir da doação de 14 capitanias hereditárias, entre 
os anos de 1534 a 1536.
( ) Na atualidade, o Brasil é formado por um território fisiograficamente homogêneo, marcado por 
similaridades regionais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - F - F.
C V - F - F - V.
D V - V - F - V.
A água é um recurso natural de importância vital para todas as formas de vida e para o ambiente do 
planeta Terra. O Brasil possui uma das maiores redes hidrográficas com aproximadamente 18% dos 
recursos hídricos disponíveis no mundo. Sobre a rede hidrográfica brasileira, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do Brasil, drena ainda terras em outros países, o rio 
principal é o Rio Amazonas que nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, percorre territóriocolombiano 
antes de entrar no Brasil para atravessar a planície amazônica e desaguar no Oceano Atlântico.
( ) Drenando aproximadamente 344.112 km² que representam 3,9% da área do território nacional, a 
delimitação da Bacia hidrográfica do Rio do Parnaíba ocupa 99% do Estado de Piauí, 19% do Maranhão e 
10% do Ceará.
( ) Os rios que compõe as denominadas microbacias do Atlântico Leste drenam áreas intensamente 
urbanizadas, com poucas obras de tratamento de esgotos.
( ) A Bacia hidrográfica do Paraná é responsável por grande parte da geração da energia hidrelétrica 
brasileira, com destaque para usina hidrelétrica binacional de Itaipú. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B F - V - F - F.
C V - F - F - V.
D V - V - F - V.
9
27/11/2022 20:59 Avaliação I - Individual
about:blank 5/5
Em 1992, a nova Lei da Água aperfeiçoou e descentralizou o sistema, formando um procedimento de 
planejamento que passou a funcionar a partir da elaboração de Planos-diretores de Aproveitamento e 
Gestão das Águas que levam em consideração os programas definidos pelas coletividades públicas. 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta características da Bacia do Atlântico Sudeste:
A
Com 2.200 km de extensão, nasce na junção dos rios Pelotas e Peixe, e segue em direção ao oeste
dividindo os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em seu caminho, ele também se une com
o rio Peperi-Guaçu, servindo de fronteira entre Brasil e Argentina. Seguindo na direção sudoeste, se une
com o rio Quaraí e daí toma a direção sul, passando a dividir Argentina e Uruguai até a sua foz. A
região tem grande importância para o país, pois atende a agroindústria e tem grande potencial
hidrelétrico. Junto com as regiões hidrográficas do Paraná e Paraguai, ela forma a grande bacia do
Prata.
B
Com uma área que corresponde a 8% do país (374.677 km²), a região hidrográfica inclui parte dos
Estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Atinge 526 cidades, alguns grandes núcleos
urbanos e um parque industrial.
C
Tem início na divisa dos Estados de São Paulo e Paraná e se estende até o Arroio Chuí, no extremo sul
do país. Com uma área total de 185.856 km2 (2% do país), a região abrange partes dos Estados do
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Predominam rios de pequeno porte que escoam
diretamente para o mar. As exceções mais importantes são os rios Itajaí e Capivari, em Santa Catarina,
que apresentam maior volume de água.
D
Região mais populosa do país, também possui o maior polo econômico e industrial do Brasil.
Distribuída pelos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e o litoral do
Paraná - possui grande importância no cenário econômico nacional. Com uma área de 229.972 km2,
equivalente a 2,7% do território brasileiro, seus principais rios são o Paraíba do Sul e Doce, com
respectivamente 1.150 e 853 km.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina