Buscar

MODELO DE PROJETO PARA A DISCIPLINA RESÍDUOS SÓLIDOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DAS ÁGUAS
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DAS ÁGUAS
DISCIPLINA: GESTÃO DE RESÍDUOS
DOCENTE: Prof.ª Dra. Amanda Estefânia de M. Ferreira
Projeto De Inovação Tecnológica em Resíduos Sólidos
TITULO DA PROJETO
Componentes do Grupo ou nome do discente:
Discente 1
Discente 2
Discente 3
Discente 4
Santarém – PA
2021
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS
INTRODUÇÃO
Todo profissional, no exercício de sua atividade, necessita se comunicar, seja sob a forma escrita ou oral. A elaboração de projetos consiste em um treinamento de comunicação científica e de atuação da prática profissional. O enfoque a ser dado em um projeto é apresentar uma proposta de forma bem justificada e metodologicamente aplicada, para algo que se pretende desempenhar, nesse campo, se faz necessário planejar todas as etapas de implementação, inclusive um orçamento de quanto o projeto irá custar. 
Antes de iniciar a elaboração de um projeto, seja ele de pesquisa ou intervenção (como é o caso deste), se faz necessário pensar em qual problema deverá ser resolvido, analisar os aspectos importantes que devam ser abordados e planejar uma sequência da resolução deste. 
Neste caso do Projeto de Inovação Tecnológica - PIT os discentes deverão desenvolver um projeto de inovação tecnológica em resíduos sólidos, onde discentes poderão propor um modelo/ método / tecnologia / técnica que melhore o gerenciamento de resíduos sólidos, podendo considerar tanto o processo gerencial, como o próprio tratamento de resíduos, o protótipo terá que ser entregue em formato digital a docente (usando qualquer meio digital disponível) e apresentação em aula síncrona.
FORMATAÇÃO
O relatório deverá ser digitado em WORD e impresso em folha tamanho A4; com fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12; espaço entre linhas 1,5 e margens de 2,5 cm.
PARTES O PROJETO
Para as aulas práticas realizadas deverá ser entregue um relatório contendo as seguintes partes:
CAPA
(contendo número e título da aula prática executada, além da identificação dos componentes do grupo – siga o modelo).
CORPO DO PROJETO
(contendo os seguintes itens: INTRODUÇÃO (APRESENTAÇÃO + APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA), JUSTICATIVA, OBJETIVOS, METAS, METODOLOGIA, RESULTADOS ESPERADOS, CRONOGRAMA, ORCAMENTO, RERÊNCIAS. 
INTRODUÇÃO
Em que contexto está inserido o problema?
A introdução apresenta o contexto, ou seja, o cenário atual da região/ local onde se pretende desenvolver o projeto. Deve trazer informações gerais sobre a área de atuação do projeto, sobre a comunidade e os problemas existentes, buscando aproximar o leitor da realidade em que o projeto está inserido
JUSTIFICATIVA 
Por que e para que executar o projeto?
Uma vez apresentado o contexto, é importante justificar a necessidade de intervenção, e porque é importante realizá-la por meio do projeto. Na justificativa, é preciso descrever o problema a ser enfrentado, as dificuldades
e desafios sobre os quais o projeto pretende atuar e os benefícios socioambientais esperados.
Deve ser bem fundamentada, preferencialmente a partir de um diagnóstico da área de atuação do projeto: situação socioambiental, principais atividades econômicas, utilização dos recursos naturais e a caracterização do público-alvo do projeto.
Assim, a inclusão de dados qualitativos e quantitativos, referências bibliográficas, documentos oficiais, legislação e outras experiências semelhantes é fundamental para embasar a justificativa.
OBJETIVOS
O que se pretende alcançar?
“O objetivo é a situação que se deseja obter ao final do período de duração do projeto, mediante a aplicação dos recursos e da realização das ações previstas.”
O objetivo deve refletir os propósitos do projeto e descrever o resultado que se pretende alcançar por meio de sua execução. Portanto, sua descrição deve ser clara e realista. Além disso, o objetivo deve ser passível de ser alcançado, por meio das metas e atividades propostas no projeto, sempre mantendo coerência com a justificativa.
Geralmente, os objetivos são apresentados divididos em: “Objetivo Geral” e “Objetivos Específicos”.
Objetivo Geral
O objetivo geral reflete a situação ideal almejada e deve expressar o que se pretende fazer e alcançar no local, em longo prazo. Deve apresentar, de maneira geral e ampla, os benefícios a serem atingidos com a realização do projeto.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos são alcançados por meio das atividades desenvolvidas no projeto. Refletem, portanto, os resultados esperados para estas atividades. Devem ser executáveis, viáveis, concretos e de verificação possível.
METAS
O que, com que alcance e em quanto tempo?
As metas apresentam o descritivo dos objetivos específicos. Devem ser concretas, quantificáveis e temporais, ou seja, expressar o período de tempo necessário para que sejam alcançadas. Cada objetivo específico pode ter uma ou mais metas.
Por meio das metas é possível, no decorrer do projeto, acompanhar o quanto do que estava previsto foi realizado.
METODOLOGIA
Como fazer?
O método de trabalho descreve, passo a passo, o caminho para que as metas sejam alcançadas. Desta forma, todas as atividades a serem realizadas devem ser descritas em detalhes, incluindo as técnicas e instrumentos, os recursos necessários, a carga horária, o período previsto para a realização, os responsáveis (quais pessoas da equipe estarão envolvidas na execução), a divulgação, o registro, a forma de acompanhamento e de avaliação.
São exemplos de método de trabalho: oficinas, debates, palestras, encontros e seminários, estudos do meio, teatro, jogos, dinâmicas de grupo, artes plásticas, atividades práticas, entre outros.
A Metodologia indica os referenciais teóricos, ideias e conceitos considerados importantes e que contribuem para nortear a prática do projeto, justificando os métodos escolhidos e garantindo maior consistência ao projeto. Segue um exemplo de como podem ser apresentadas as informações a partir de cada um dos objetivos específicos do projeto. Lembre-se que cada objetivo específico pode ter mais de uma meta, da mesma forma que cada meta pode ser cumprida por meio de mais de uma atividade.
RESULTADOS ESPERADOS
Onde e quais produtos esse projeto irá apresentar?
Neste tópico serão apresentados quais os resultados esperados para o projeto, o que exatamente o projeto deseja alcançar. 
CRONOGRAMA
Quando cada atividade será desenvolvida?
O cronograma apresenta como cada uma das ações propostas se distribui ao longo do tempo de duração do projeto, permitindo uma rápida visualização do conjunto das atividades e da sequência em que elas devem acontecer. Deve relacionar em que momento cada atividade será realizada no período de realização
do projeto. Podem ser incluídos, além do período de desenvolvimento de cada atividade, a previsão de entrega de produtos (vídeos, publicações, etc.) e relatórios.
ORÇAMENTO
Quais são os custos?
O orçamento traz o detalhamento dos gastos do projeto. Deve apresentar para cada atividade os recursos necessários e os custos/ despesas correspondentes, bem como a fonte do recurso (próprios, financiamento, parceiros).
Usualmente, os orçamentos são apresentados em planilhas, para facilitar a visualização dos custos.
REFERÊNCIAS
Apresenta a lista dos materiais consultados durante a elaboração do projeto que subsidiaram as informações, metodologias e dados apresentados, constante de: livros, artigos, documentos, mapas, filmes, inventários, jornais, sites, entre outros.
_______________________________________________________________________________________
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA
ICTA – Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas
BICTA – Gestão de Resíduos – Prof. Dra. Amanda Ferreira

Continue navegando