Buscar

Atividade 3 Sistemas Veiculares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3 Sistemas Veiculares
 Como os sistemas e tecnologias aplicadas aos freios influenciam na segurança, estabilidade e controle dos veículos?
 Diversas tecnologias aplicadas aos carros estão disponíveis na atualidade, que contribuem para aprimorar a segurança dos usuários de veículos. Umas delas são os controle de freio e estabilidade, considerado que esses recursos é o que mais ajuda a salvar vidas depois do cinto de segurança. Mais importante até do que a aceleração do veículo, é sua capacidade de frenagem e estabilização, cada vez mais se torna importante a necessidade de ter dispositivos que garantam maior segurança ao motorista e aos passageiros.
 Há vários tipos de freios instalados nos veículos, como o freio de mão que ajuda a estacionar, os freios ABS com sistema de frenagem antitravamento, e os freios a disco e a tambor, que são os mais comuns. O ABS é possivelmente o mais famoso entre todos, pois se o motorista for fazer uma freada brusca ele não deixa as rodas travar, evitando que o condutor venha a perder a direção do veiculo.
 O controle de estabilidade é um recurso eletrônico de segurança ativa, que auxilia o motorista a manter o veículo na trajetória evitando acidentes por perda de controle da direção. O sistema processa múltiplas informações coletadas pelos sensores de velocidade de roda, sensor de ângulo do volante e giroscópio para calcular a necessidade de intervenção no controle do carro, e a unidade de comando integrada aciona as válvulas e solenoides do sistema de freio automaticamente.
 O controle de estabilidade é um sistema de segurança veicular que auxilia o motorista em situações críticas no trânsito, e a tecnologia usada detecta desvios na trajetória do veículo e atua para corrigi-los. Essa tecnologia contribui significativamente para a redução de acidentes, principalmente aqueles de maior gravidade, os veículos que possuem o sistema de controle de estabilidade já saem de fábrica com esse recurso, pois há necessidade de configuração específica para cada modelo. O sistema é capaz de detectar as variações na distribuição da carga para otimizar a eficácia da frenagem, estabilidade e tração, e a tendência é que se torne obrigatório para todos os veiculo em poucos anos.

Continue navegando