Buscar

Ativ 3 - Refrigeração e Ar Condicionados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 – REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO
A refrigeração garante que alimentos, carnes, laticínios e outros produtos permaneçam frescos no caminho da fazenda para o processador e para o supermercado. Quando, finalmente, chegam à sua casa, eles vão direto para a geladeira: e todos nós sabemos o que significa uma falha repentina na geladeira que ameaça os supermercados!
O compressor é um dos quatro principais elementos sem os quais o ciclo de refrigeração não pode ser realizado. Ele é o responsável por fazer circular o refrigerante pelo circuito de refrigeração do ar-condicionado. O compressor suga o refrigerante gasoso de baixa pressão, comprime-o e bombeia-o no estado gasoso sob alta pressão para o condensador de ar. Um compressor de ar-condicionado deve ter mais um recurso em comparação aos análogos que operam em temperaturas de ebulição mais baixas: a vibração. Ele deve operar com um nível mínimo de vibração, o que limita o uso de alguns tipos de compressores em sistemas de ar-condicionado.
Nos aparelhos de ar-condicionado de parede, os chamados sistemas split, o compressor está localizado do lado de fora, na unidade externa, o que reduz o ruído gerado. As principais características do compressor são os indicadores, como o grau de compressão e o volume do refrigerante injetado, e a taxa de compressão, representada pela relação entre a pressão máxima de vapor do refrigerante na saída e a na entrada.
 
Diante do exposto acima, cite e explique os modelos de compressores utilizados em ares-condicionados na refrigeração.
No desenvolvimento de um projeto de refrigeração o engenheiro especialista não pode ser dar ao luxo de errar. É preciso ter atenção na escolha dos equipamentos que atendam as necessidades de controle de temperatura e humidade como exigido. 
O dispositivo mais importante na refrigeração são os compressores, sem eles não seria possível criar as condições para o funcionamento do sistema. Por isso, vou listar abaixo os principais tipos e mais utilizados pelo mercado desse equipamento. 
1 – Herméticos, é um compressor alternativo, que possui motor acoplado e não permitem acesso para realizar manutenção. Realiza a aspiração de forma contínua, com a pressão do circuito constante e estabilizada. São para aplicação de pequeno e médio porte e geralmente mais baratos que os subsequentes.
2 – Semi-herméticos, também é um compressor alternativo, que assim como o anterior citado tem motor acoplado, porém é possível acessa-lo para manutenção. Realiza a aspiração de forma contínua, com a pressão do circuito constante e estabilizada. Por ser robusto é muito utilizado na indústria com uma ampla possibilidade de aplicação, de pequenas a grandes instalações.
3 – Abertos, assim como o anterior se trata de um compressor alternativo, caracterizados por não ter o motor acoplado e sua transmissão pode ser por eixo ou correia e polia. Realiza a aspiração de forma contínua, com a pressão do circuito constante e estabilizada. É comum em sistemas que utilizam amônia como refrigerante. Esse equipamento é bem suscetível a vazamentos, o que demandar maior manutenção. 
4 – Rotativo parafuso, pode ser semi-hermético ou aberto, tem pouco ruído. O invólucro do compressor rotativo de parafuso é estacionário e tem aberturas para a absorção e a descarga do fluido. A maioria dos projetos desse tipo de compressor tem um sistema para bombear óleo no compressor, junto com o fluido refrigerante. Esse motor aberto exige manutenção e a troca dos parafusos, que é a maior desvantagem. 
5 – Centrífugos, também conhecido como radical, o fluido refrigerante é absorvido através de uma abertura central do rotor e, com a ação de uma força centrífuga, percorre, sucessivamente, a área periférica dos cilindros. As pás presentes no rotor imprimem velocidade elevadas ao fluido refrigerante e, consequentemente, elevam a pressão no compressor, até ser atingida a pressão para ocorrer a descarga. Muito usado na indústria como dosador, levantamento de chapas, fixador de peças e jato de areia. 
6 – Rotativo de palhetas, funciona aprisionando o fluido refrigerante em seu volume e comprimindo-o por meio do giro dentro do cilindro com palhetas deslizantes. Mediante o movimento das palhetas, o fluido é forçado contra as paredes do cilindro. Como o espaço vai se reduzindo, o fluido vai sendo comprimido, até atingir uma pressão máxima e, posteriormente, ser descarregado.

Continue navegando