Logo Passei Direto
Buscar

Atividade 3 (A3)_ psicologia juridica

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Acerca da capacidade, é de suma relevância identificar quando se inicia a capacidade plena, porque tal conceituação impacta diretamente na vida dos detentos, desta forma Fiorelli (2015, p. 102), especifica que a capacidade traz o poder de dispor dos atos da vida civil, como consequência.
Com base nisto, assinale a idade que se inicia a capacidade.
a. 21 anos.
b. 13 anos.
c. 18 anos.
d. 16 anos.
e. 14 anos.

Ao analisar acerca da saúde mental e os aspectos jurídicos relacionados, Fiorelli (2015) aponta que a pessoa sadia “muda construtos pessoais que se originam de predições refutadas pela experiência”.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
a. As pessoas que se compreendem com saúde mental boa entendem que não são um ser humano perfeito, que não podem ter todas as coisas e que vivenciam uma vasta gama de emoções.
b. Acredita-se que manter a mente ativa é uma boa forma de garantir a saúde mental, não precisando então de terapias e nem de qualquer tipo de acompanhamento.
c. Compreender-se com saúde mental é um fator que demonstra a falta de saúde mental.
d. Pessoas que se entendem com saúde mental boa, são compreendidas como um ser humano que não tem defeitos, e que se caso estiver necessita buscar terapia.
e. As pessoas com saúde mental boa compreendem-se como onipotentes.

Ao analisarmos a literatura de Pinheiro (2016, p. 136), esse destaca que uma síndrome chamada de Burnout é responsável pelo sofrimento mental e físico de muitos agentes estatais.
Acerca do conceito de tal síndrome, assinale a alternativa correta.
a. A síndrome de Burnout é formada por um conjunto de sintomas que acomete as pessoas que trabalham sob pressão em casa, na criação dos filhos e nas relações interpessoais.
b. A síndrome de Burnout apresenta sintomas de ordem exclusivamente psíquica.
c. A síndrome de Burnout apresenta sintomas de ordem exclusivamente física.
d. A síndrome de Burnout é formada por um conjunto de sintomas que acomete a pessoa que trabalha sob intensa pressão psicológica.
e. A síndrome assola pessoas que trabalham sobre pressão física mais especificamente.

Conforme estudado, observamos que a linguagem jurídica e a organização de ideias são de extrema importância para a elaboração de um laudo. Com base no exposto, Valverde (2015) afirma que a organização de ideias é fundamental para a construção de um bom documento.
Com base nesta afirmação, assinale a alternativa correta.
a. Existe um fato principal a ser detalhado, que é o mais importante.
b. A linguagem jurídica, por não ser o campo de estudo de alguns profissionais não é importante, mesmo que o documento seja direcionado para o judiciário.
c. Todos os fatos são importantes, portanto escrever um documento extenso que englobe todos se faz fundamental.
d. Trazer fato a fato dos acontecimentos concretos é de extrema relevância, abordar todos os fatores do caso inclusive aqueles que não se mostram importantes é ideal para a construção dos documentos.
e. Colocar os fatos do caso concreto em uma linha cronológica fazendo com que os mais relevantes quem evidentes é a base para a construção de tais documentos.

A síndrome Burnout é responsável por muitos casos de abandonos repentinos de trabalho e até mesmo de surtos nas relações familiares de sujeitos expostos a intensa pressão. Pinheiro (2016 p. 136) afirma que de tal síndrome decorrem sintomas físicos – cansaço constante, dores pelo corpo, hipertensão, úlceras, palpitações, insônia e ainda impotência ou frigidez.
Desta forma, assinale a alternativa correta acerca de tal síndrome.
a. Tal síndrome decorre de altos esforços físicos.
b. Tal síndrome decorre de pressões exclusivamente internas, ou seja, da psique humana.
c. Tal síndrome decorre do consumismo e de nossa sociedade totalmente imediatista.
d. Tal síndrome decorre apenas de pressões externas, pois estas têm ligação direta com as atividades desenvolvidas em labor.
e. Tal síndrome decorre de pressão externa ou em decorrência das exigências impostas pelo psiquismo do sujeito a pressões internas.

Visto a importância dos estudos referentes aos laudos e essa atuação do psicólogo, Serafim (2014, p. 108) aponta que dada à complexidade da temática em apreço a aplicação da perícia médica e psicológica se apresenta como imprescritível, portanto, o assunto tem sua aplicação também no direito penal.
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
a. O código penal não tem nenhuma intervenção acerca da temática.
b. Os laudos se comprovem por meio da aplicação na vida prática.
c. Os laudos médicos e psicológico, muitas vezes, não têm a capacidade de atestar os estados de depressão e alteração da inconsciência.
d. Os laudos têm o intuito de assegurar que o estado puerpério é basicamente um desdobrar da depressão pós-parto.
e. Os laudos são totalmente capazes de assegurar que a mãe sofria de tal estado.

Conforme estudado sobre laudos e pareceres, evidenciamos que a elaboração de laudos, resgata a interface entre direito e psicologia. Desta forma, Serafim (2014, p. 10) sustenta que tal interface se fez definitiva, e clara, juntamente com o Direito Penal.
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
a. Os laudos funcionam como uma forma de esclarecer ao judiciário acerca da técnica que o mesmo não possui sobre pontos específicos dos estudos em psicologia.
b. Os laudos fundamentam as decisões dos juízes assim como os vinculam, os mesmos que não seguirem determinada temática apontada, serão punidos.
c. Os laudos e pareceres são feitos juntamente com os assistentes sociais, porém só um dos profissionais assina o documento.
d. Os laudos psicológicos são os únicos que vinculam uma decisão judicial, ou seja, obrigatoriamente o juízo deve segui-lo, os outros profissionais agem apenas por meio de pareceres.
e. Os laudos compreendem uma importância imensamente relevante para a temática em questão desta forma é certo que vincule a decisão do poder judiciário.

Sobre a imputabilidade pena, podemos evidenciar que existem diferenças acerca do tema, desta maneira é certo que alguns acontecimentos tiram a percepção da pessoa acerca do ato ilícito, Fiorelli (2015, p. 104), aponta que “as leis são elaboradas tendo como padrão “o homem médio”, ou seja, respeitando padrões típicos de comportamento da espécie humana”.
Conforme o exposto, assinale a alternativa correta.
a. Tais acontecimentos estão ligados a problemas biológicos, apenas.
b. Tais acontecimentos estão ligados à subjetividade humana, ou seja, difíceis de serem identificados por simples exames.
c. Tais acontecimentos são excepcionalmente medidas de conexão acerca do que entendimentos penais.
d. Tais acontecimentos são problemas biológicos e neurológicos como o desenvolvimento precoce dos sintomas cerebrais.
e. Tais acontecimentos estão ligados à compreensão que pode estar prejudicada em função de psicopatologias ou, ainda, de deficiências cognitivas.

A respeito da saúde mental e sobre os aspectos jurídicos relacionados, com base ao exposto Fiorelli (2015, p. 102), recorre ao direito civil para introduzir a temática acerca de capacidade.
Compreendido isto, assinale a alternativa correta.
a. A capacidade penal se inicia com a civil, ou seja, aos 15 anos.
b. Para o código civil, a capacidade está relacionada a praticar os atos da vida civil, como por exemplo, comprar uma casa.
c. As capacidades penais e civis não se relacionam visto que são matérias autônomas.
d. A capacidade penal difere da civil, ou seja, capacidade penal se inicia aos 15 anos e capacidade civil 18 anos.
e. A capacidade civil se inicia aos 15 anos.

Discutindo acerca dos laudos, e resgatando a temática acerca da interface do direito junto à psicologia, observa-se que Serafim (2014, p. 94) pontua que o papel do psicólogo direciona sua atuação tanto ao adotante como a família do adotado.
Sobre essa atuação, assinale a alternativa correta.
a. Tal atuação ocorre somente após o processo se iniciar, não faz sentido começar antes de que se instaure a lide.
b. Tal atuação se dá por meio de avaliações, podendo ocorrer inclusive antes do processo de adoção começar.
c. Tal atuação se dá por meio de intervenção continuada, exames médicos e observações a distância.
d. Tal atuação se dá por meio de reuniões periódicas.
e. Tal atuação se dá exclusivamente acerca de laudos e audiências.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Acerca da capacidade, é de suma relevância identificar quando se inicia a capacidade plena, porque tal conceituação impacta diretamente na vida dos detentos, desta forma Fiorelli (2015, p. 102), especifica que a capacidade traz o poder de dispor dos atos da vida civil, como consequência.
Com base nisto, assinale a idade que se inicia a capacidade.
a. 21 anos.
b. 13 anos.
c. 18 anos.
d. 16 anos.
e. 14 anos.

Ao analisar acerca da saúde mental e os aspectos jurídicos relacionados, Fiorelli (2015) aponta que a pessoa sadia “muda construtos pessoais que se originam de predições refutadas pela experiência”.
Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
a. As pessoas que se compreendem com saúde mental boa entendem que não são um ser humano perfeito, que não podem ter todas as coisas e que vivenciam uma vasta gama de emoções.
b. Acredita-se que manter a mente ativa é uma boa forma de garantir a saúde mental, não precisando então de terapias e nem de qualquer tipo de acompanhamento.
c. Compreender-se com saúde mental é um fator que demonstra a falta de saúde mental.
d. Pessoas que se entendem com saúde mental boa, são compreendidas como um ser humano que não tem defeitos, e que se caso estiver necessita buscar terapia.
e. As pessoas com saúde mental boa compreendem-se como onipotentes.

Ao analisarmos a literatura de Pinheiro (2016, p. 136), esse destaca que uma síndrome chamada de Burnout é responsável pelo sofrimento mental e físico de muitos agentes estatais.
Acerca do conceito de tal síndrome, assinale a alternativa correta.
a. A síndrome de Burnout é formada por um conjunto de sintomas que acomete as pessoas que trabalham sob pressão em casa, na criação dos filhos e nas relações interpessoais.
b. A síndrome de Burnout apresenta sintomas de ordem exclusivamente psíquica.
c. A síndrome de Burnout apresenta sintomas de ordem exclusivamente física.
d. A síndrome de Burnout é formada por um conjunto de sintomas que acomete a pessoa que trabalha sob intensa pressão psicológica.
e. A síndrome assola pessoas que trabalham sobre pressão física mais especificamente.

Conforme estudado, observamos que a linguagem jurídica e a organização de ideias são de extrema importância para a elaboração de um laudo. Com base no exposto, Valverde (2015) afirma que a organização de ideias é fundamental para a construção de um bom documento.
Com base nesta afirmação, assinale a alternativa correta.
a. Existe um fato principal a ser detalhado, que é o mais importante.
b. A linguagem jurídica, por não ser o campo de estudo de alguns profissionais não é importante, mesmo que o documento seja direcionado para o judiciário.
c. Todos os fatos são importantes, portanto escrever um documento extenso que englobe todos se faz fundamental.
d. Trazer fato a fato dos acontecimentos concretos é de extrema relevância, abordar todos os fatores do caso inclusive aqueles que não se mostram importantes é ideal para a construção dos documentos.
e. Colocar os fatos do caso concreto em uma linha cronológica fazendo com que os mais relevantes quem evidentes é a base para a construção de tais documentos.

A síndrome Burnout é responsável por muitos casos de abandonos repentinos de trabalho e até mesmo de surtos nas relações familiares de sujeitos expostos a intensa pressão. Pinheiro (2016 p. 136) afirma que de tal síndrome decorrem sintomas físicos – cansaço constante, dores pelo corpo, hipertensão, úlceras, palpitações, insônia e ainda impotência ou frigidez.
Desta forma, assinale a alternativa correta acerca de tal síndrome.
a. Tal síndrome decorre de altos esforços físicos.
b. Tal síndrome decorre de pressões exclusivamente internas, ou seja, da psique humana.
c. Tal síndrome decorre do consumismo e de nossa sociedade totalmente imediatista.
d. Tal síndrome decorre apenas de pressões externas, pois estas têm ligação direta com as atividades desenvolvidas em labor.
e. Tal síndrome decorre de pressão externa ou em decorrência das exigências impostas pelo psiquismo do sujeito a pressões internas.

Visto a importância dos estudos referentes aos laudos e essa atuação do psicólogo, Serafim (2014, p. 108) aponta que dada à complexidade da temática em apreço a aplicação da perícia médica e psicológica se apresenta como imprescritível, portanto, o assunto tem sua aplicação também no direito penal.
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
a. O código penal não tem nenhuma intervenção acerca da temática.
b. Os laudos se comprovem por meio da aplicação na vida prática.
c. Os laudos médicos e psicológico, muitas vezes, não têm a capacidade de atestar os estados de depressão e alteração da inconsciência.
d. Os laudos têm o intuito de assegurar que o estado puerpério é basicamente um desdobrar da depressão pós-parto.
e. Os laudos são totalmente capazes de assegurar que a mãe sofria de tal estado.

Conforme estudado sobre laudos e pareceres, evidenciamos que a elaboração de laudos, resgata a interface entre direito e psicologia. Desta forma, Serafim (2014, p. 10) sustenta que tal interface se fez definitiva, e clara, juntamente com o Direito Penal.
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
a. Os laudos funcionam como uma forma de esclarecer ao judiciário acerca da técnica que o mesmo não possui sobre pontos específicos dos estudos em psicologia.
b. Os laudos fundamentam as decisões dos juízes assim como os vinculam, os mesmos que não seguirem determinada temática apontada, serão punidos.
c. Os laudos e pareceres são feitos juntamente com os assistentes sociais, porém só um dos profissionais assina o documento.
d. Os laudos psicológicos são os únicos que vinculam uma decisão judicial, ou seja, obrigatoriamente o juízo deve segui-lo, os outros profissionais agem apenas por meio de pareceres.
e. Os laudos compreendem uma importância imensamente relevante para a temática em questão desta forma é certo que vincule a decisão do poder judiciário.

Sobre a imputabilidade pena, podemos evidenciar que existem diferenças acerca do tema, desta maneira é certo que alguns acontecimentos tiram a percepção da pessoa acerca do ato ilícito, Fiorelli (2015, p. 104), aponta que “as leis são elaboradas tendo como padrão “o homem médio”, ou seja, respeitando padrões típicos de comportamento da espécie humana”.
Conforme o exposto, assinale a alternativa correta.
a. Tais acontecimentos estão ligados a problemas biológicos, apenas.
b. Tais acontecimentos estão ligados à subjetividade humana, ou seja, difíceis de serem identificados por simples exames.
c. Tais acontecimentos são excepcionalmente medidas de conexão acerca do que entendimentos penais.
d. Tais acontecimentos são problemas biológicos e neurológicos como o desenvolvimento precoce dos sintomas cerebrais.
e. Tais acontecimentos estão ligados à compreensão que pode estar prejudicada em função de psicopatologias ou, ainda, de deficiências cognitivas.

A respeito da saúde mental e sobre os aspectos jurídicos relacionados, com base ao exposto Fiorelli (2015, p. 102), recorre ao direito civil para introduzir a temática acerca de capacidade.
Compreendido isto, assinale a alternativa correta.
a. A capacidade penal se inicia com a civil, ou seja, aos 15 anos.
b. Para o código civil, a capacidade está relacionada a praticar os atos da vida civil, como por exemplo, comprar uma casa.
c. As capacidades penais e civis não se relacionam visto que são matérias autônomas.
d. A capacidade penal difere da civil, ou seja, capacidade penal se inicia aos 15 anos e capacidade civil 18 anos.
e. A capacidade civil se inicia aos 15 anos.

Discutindo acerca dos laudos, e resgatando a temática acerca da interface do direito junto à psicologia, observa-se que Serafim (2014, p. 94) pontua que o papel do psicólogo direciona sua atuação tanto ao adotante como a família do adotado.
Sobre essa atuação, assinale a alternativa correta.
a. Tal atuação ocorre somente após o processo se iniciar, não faz sentido começar antes de que se instaure a lide.
b. Tal atuação se dá por meio de avaliações, podendo ocorrer inclusive antes do processo de adoção começar.
c. Tal atuação se dá por meio de intervenção continuada, exames médicos e observações a distância.
d. Tal atuação se dá por meio de reuniões periódicas.
e. Tal atuação se dá exclusivamente acerca de laudos e audiências.

Prévia do material em texto

29/11/2022 15:18 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1480762&cmid=507210 1/7
Minhas Disciplinas 222RGR2938A - PSICOLOGIA JURÍDICA UNIDADE 3 Atividade 3 (A3)
Iniciado em terça, 29 nov 2022, 13:16
Estado Finalizada
Concluída em terça, 29 nov 2022, 15:18
Tempo
empregado
2 horas 2 minutos
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Acerca da capacidade, é de suma relevância identificar quando se inicia a capacidade plena, porque tal conceituação impacta diretamente
na vida dos detentos, desta forma Fiorelli (2015, p. 102), especifica que a capacidade traz o poder de dispor dos atos da vida civil, como
consequência. 
 
FIORELLI, José Osmir. Psicologia Jurídica. 7. ed. Rio de Janeiro Atlas 2015. 
 
Com base nisto, assinale a idade que se inicia a capacidade. 
Justificativa:
a. 13 anos.
b. 14 anos.
c. 18 anos.
d. 16 anos.
e. 21 anos.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://ambienteacademico.com.br/my/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=18271
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=18271&section=5
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=507210
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
29/11/2022 15:18 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1480762&cmid=507210 2/7
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Ao analisar acerca da saúde mental e os aspectos jurídicos relacionados, Fiorelli (2015) aponta que a pessoa sadia “muda construtos
pessoais que se originam de predições refutadas pela experiência”. 
 
FIORELLI, José Osmir. Psicologia Jurídica. 7. ed. Rio de Janeiro Atlas, 2015. 
 
Com base no exposto, assinale a alternativa correta. 
Justificativa:
a. Pessoas que se entendem com saúde mental boa, são compreendidas como um ser humano que não tem defeitos, e que se
caso estiver necessita buscar terapia.
b. Acredita-se que manter a mente ativa é uma boa forma de garantir a saúde mental, não precisando então de terapias e nem
de qualquer tipo de acompanhamento.
c. As pessoas com saúde mental boa compreendem-se como onipotentes.
d. As pessoas que se compreendem com saúde mental boa entendem que não são um ser humano perfeito, que não
podem ter todas as coisas e que vivenciam uma vasta gama de emoções.

e. Compreender-se com saúde mental é um fator que demonstra a falta de saúde mental.
 Ao analisarmos a literatura de Pinheiro (2016, p. 136), esse destaca que uma síndrome chamada de Burnout é responsável pelo sofrimento
mental e físico de muitos agentes estatais. 
 
PINHEIRO, Carla. Psicologia Jurídica. 2. ed. São Paulo Saraiva, 2016. 
 
Acerca do conceito de tal síndrome, assinale a alternativa correta. 
Justificativa:
a. A síndrome de Burnout é formada por um conjunto de sintomas que 
acomete a pessoa que trabalha sob intensa pressão psicológica.

b. A síndrome assola pessoas que trabalham sobre pressão física mais 
especi�camente.
c. A síndrome de Burnout é formada por um conjunto de sintomas que 
acomete as pessoas que trabalham sob pressão em casa, na criação dos �lhos 
e nas relações interpessoais.
d. A síndrome de Burnout apresenta sintomas de ordem exclusivamente 
psíquica.
e. A síndrome de Burnout apresenta sintomas de ordem exclusivamente física.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
29/11/2022 15:18 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1480762&cmid=507210 3/7
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Conforme estudado, observamos que a linguagem jurídica e a organização de ideias são de extrema importância para a elaboração de um
laudo. Com base no exposto, Valverde (2015) afirma que a organização de ideias é fundamental para a construção de um bom documento. 
 
VALVERDE. Alda da Graça Marques. Lições de linguagem jurídica da interpretação à produção do texto .4. ed. Rio de Janeiro
Forense, 2015. 
 
Com base nesta afirmação, assinale a alternativa correta. 
 Justificativa:
a. Todos os fatos são importantes, portanto escrever um documento extenso que englobe todos se faz fundamental.
b. A linguagem jurídica, por não ser o campo de estudo de alguns profissionais não é importante, mesmo que o documento seja
direcionado para o judiciário.
c. Colocar os fatos do caso concreto em uma linha cronológica fazendo com que os mais relevantes �quem evidentes é a
base para a construção de tais documentos.

d. Existe um fato principal a ser detalhado, que é o mais importante.
e. Trazer fato a fato dos acontecimentos concretos é de extrema relevância, abordar todos os fatores do caso inclusive aqueles
que não se mostram importantes é ideal para a construção dos documentos.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
29/11/2022 15:18 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1480762&cmid=507210 4/7
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A síndrome Burnout é responsável por muitos casos de abandonos repentinos de trabalho e até mesmo de surtos nas relações familiares
de sujeitos expostos a intensa pressão. Pinheiro (2016 p. 136) afirma que de tal síndrome decorrem sintomas físicos – cansaço constante,
dores pelo corpo, hipertensão, úlceras, palpitações, insônia e ainda impotência ou frigidez. 
 
PINHEIRO, Carla. Psicologia Jurídica. 2. ed. São Paulo Saraiva, 2016. 
 
Desta forma, assinale a alternativa correta acerca de tal síndrome. 
Justificativa:
a. Tal síndrome decorre de pressão externa ou em decorrência das exigências 
impostas pelo psiquismo do sujeito a pressões internas.

b. Tal síndrome decorre do consumismo e de nossa sociedade totalmente 
imediatista.
c. Tal síndrome decorre apenas de pressões externas, pois estas têm ligação 
direta com as atividades desenvolvidas em labor.
d. Tal síndrome decorre de altos esforços físicos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
e. Tal síndrome decorre de pressões exclusivamente internas, ou seja, da 
psique humana.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
29/11/2022 15:18 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1480762&cmid=507210 5/7
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Visto a importância dos estudos referentes aos laudos e essa atuação do psicólogo, Serafim (2014, p. 108) aponta que dada à
complexidade da temática em apreço a aplicação da perícia médica e psicológica se apresenta comoimprescritível, portanto, o assunto tem
sua aplicação também no direito penal. 
 
SERAFIM, Antonio de Pádua. Psicologia e prática forense. 2. ed. São Paulo Manole 2014. 
 
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta. 
Justificativa:
a. Os laudos têm o intuito de assegurar que o estado puerpério é basicamente um desdobrar da depressão pós-parto.
b. O código penal não tem nenhuma intervenção acerca da temática.
c. Os laudos são totalmente capazes de assegurar que a mãe sofria de tal estado.
d. Os laudos médicos e psicológico, muitas vezes, não têm a capacidade de atestar os estados de depressão e alteração da
inconsciência.

e. Os laudos se comprovem por meio da aplicação na vida prática.
Conforme estudado sobre laudos e pareceres, evidenciamos que a elaboração de laudos, resgata a interface entre direito e psicologia.
Desta forma, Serafim (2014, p. 10) sustenta que tal interface se fez definitiva, e clara, juntamente com o Direito Penal. 
 
SERAFIM, Antonio de Pádua. Psicologia e prática forense. 2. ed. São Paulo Manole 2014. 
 
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta. 
 
Justificativa:
a. Os laudos e pareceres são feitos juntamente com os assistentes sociais, porém só um dos pro�ssionais assina o documento.
b. Os laudos fundamentam as decisões dos juízes assim como os vinculam, os mesmos que não seguirem determinada
temática apontada, serão punidos.
c. Os laudos psicológicos são os únicos que vinculam uma decisão judicial, ou seja, obrigatoriamente o juízo deve segui-lo, os
outros pro�ssionais agem apenas por meio de pareceres.
d. Os laudos funcionam como uma forma de esclarecer ao judiciário acerca da técnica que o mesmo não possui sobre
pontos especí�cos dos estudos em psicologia.

e. Os laudos compreendem uma importância imensamente relevante para a temática em questão desta forma é certo que vincule a
decisão do poder judiciário.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
29/11/2022 15:18 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1480762&cmid=507210 6/7
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Sobre a imputabilidade pena, podemos evidenciar que existem diferenças acerca do tema, desta maneira é certo que alguns
acontecimentos tiram a percepção da pessoa acerca do ato ilícito, Fiorelli (2015, p. 104), aponta que “as leis são elaboradas tendo como
padrão “o homem médio”, ou seja, respeitando padrões típicos de comportamento da espécie humana”. 
 
FIORELLI, José Osmir. Psicologia Jurídica. 7. ed. Rio de Janeiro Atlas, 2015. 
 
Conforme o exposto, assinale a alternativa correta. 
Justificativa:
a. Tais acontecimentos são problemas biológicos e neurológicos como o desenvolvimento precoce dos sintomas cerebrais.
b. Tais acontecimentos são excepcionalmente medidas de conexão acerca do que entendimentos penais.
c. Tais acontecimentos estão ligados a problemas biológicos, apenas.
d. Tais acontecimentos estão ligados à compreensão que pode estar prejudicada em função de psicopatologias ou, ainda, de
de�ciências cognitivas.

e. Tais acontecimentos estão ligados à subjetividade humana, ou seja, difíceis de serem identi�cados por simples exames.
A respeito da saúde mental e sobre os aspectos jurídicos relacionados, com base ao exposto Fiorelli (2015, p. 102), recorre ao direito civil
para introduzir a temática acerca de capacidade. 
 
FIORELLI, José Osmir. Psicologia Jurídica. 7. ed. Rio de Janeiro Atlas 2015. 
 
Compreendido isto, assinale a alternativa correta. 
Justificativa:
a. A capacidade penal se inicia com a civil, ou seja, aos 15 anos.
b. As capacidades penais e civis não se relacionam visto que são matérias autônomas.
c. A capacidade civil se inicia aos 15 anos.
d. Para o código civil, a capacidade está relacionada a praticar os atos da vida civil, como por exemplo, comprar uma casa.
e. A capacidade penal difere da civil, ou seja, capacidade penal se inicia aos 15 anos e capacidade civil 18 anos.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
29/11/2022 15:18 Atividade 3 (A3): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1480762&cmid=507210 7/7
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Discutindo acerca dos laudos, e resgatando a temática acerca da interface do direito junto à psicologia, observa-se que Serafim (2014, p.
94) pontua que o papel do psicólogo direciona sua atuação tanto ao adotante como a família do adotado. 
 
SERAFIM, Antonio de Pádua. Psicologia e prática forense. 2. São Paulo Manole 2014. 
 
Sobre essa atuação, assinale a alternativa correta. 
Justificativa:
a. Tal atuação ocorre somente após o processo se iniciar, não faz sentido começar antes de que se instaure a lide.
b. Tal atuação se dá por meio de reuniões periódicas.
c. Tal atuação se dá exclusivamente acerca de laudos e audiências.
d. Tal atuação se dá por meio de avaliações, podendo ocorrer inclusive antes do processo de adoção começar.
e. Tal atuação se dá por meio de intervenção continuada, exames médicos e observações a distância.
◄ Compartilhe
Seguir para...
Revisão Atividade 3 (A3) ►
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://ambienteacademico.com.br/mod/forum/view.php?id=507205&forceview=1
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=507211&forceview=1
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade

Mais conteúdos dessa disciplina