Buscar

SISTEMA LÍMBICO AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
UNIDADE DE SÃO JOSÉ
CURSO DE PSICOLOGIA
Disciplina: Psicofisiologia
 	
 
ATIVIDADE AV2 – SISTEMA LÍMBICO 
	
O Sistema Límbico é a área do cérebro mais fortemente envolvida na emoção e na memória. Sua principal função é coordenar as atividades sociais, sendo responsável pelo controle do comportamento emocional do sistema nervoso, necessário à sobrevivência de todos os mamíferos.
	James Papez (1883-1958), afirmou que o giro cingulado, hipocampo, o hipotálamo, o núcleo talâmico anterior e suas interconexões constituem um mecanismo harmonioso que tanto pode elaborar as funções da emoção central quanto participar da expressão emocional.
	O Sistema Límbico por desenvolver uma série de atividades do corpo humano, o seu mau funcionamento pode acarretar diversas disfunções e doenças como: depressão, ansiedade, problemas de memoria, alzheimer, esquizofrenia, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e epilepsia psicomotora.
		
 	Fonte: Site Doce Limão
 
GIRO CINGULADO
No lobo dorsal até corpo caloso está fortemente interconectado com as áreas de associação do córtex cerebral. É a área responsável por uma série de respostas emocionais como a relação entre odores e imagens com a memória de experiências agradáveis. O giro cingulado também controla a agressividade e as respostas emocionais à dor, bem como o aprendizado através de reforço positivo e negativo (recompensa e punição). Possui um formato de “C” e é formado por um aglomerado de fibras da substância branca fazendo comunicação entre o sistema límbico e o córtex.
 
GIRO PARA HIPOCAMPAL
No lobo temporal medial contém várias regiões distintas, a mais importante sendo o córtex entorrinal. Possui formato semelhante a uma pata e tem função importante na codificação e recuperação da memória.
 
HIPOCAMPO
A palavra hipocampo significa “cavalo-marinho” em grego, devido a sua semelhança com esse animal. O hipocampo é uma estrutura localizada nos lobos temporais do cérebro humano, considerada a principal sede da memória. É uma estrutura trilaminada com uma camada molecular externa, uma camada piramidal média e uma polimórfica interna. Chama-se alvéolo uma fina camada de fibras adjacentes à camada polimórfica do hipocampo, formando as curas do fórnice (principal via eferente da formação do hipocampo). A formação do hipocampo no lobo temporal tem três zonas distintas: o giro dentado, o hipocampo propriamente dito e o subículo. Embriologicamente, a formação do hipocampo é uma extensão da borda medial do lobo temporal. Toda a formação hipocampal tem um comprimento de cerca de 5 cm da extremidade anterior na amígdala até a extremidade posterior afilada próxima ao esplênio do corpo caloso.
 
AMÍGDALA
As amígdalas são duas estruturas esféricas da neuroanatomia do sistema límbico. É uma das áreas mais importantes, responsável por respostas emocionais relativas ao comportamento social de humanos e outros mamíferos. Desenvolve uma série de ligações que controlam diversas atividades autônomas do corpo como as alterações emocionais dos batimentos cardíacos, da respiração e da pressão arterial.
A relação entre os estímulos emocionais e respostas musculares como gestos ou expressões faciais também são mediadas por esse grupo de neurônios. É uma das principais áreas do controle da agressividade. Identificada por Burdach no início do século XIX, a amígdala, uma estrutura em forma de amêndoa nas profundezas do lobo temporal, é uma coleção de núcleos situados abaixo do uncus. Situado na extremidade anterior da formação hipocampal e na ponta anterior do corno inferior do ventrículo lateral, funde-se com o córtex periamigdaloide, que faz parte da superfície do uncus.
O complexo amigdaloide é estruturalmente diverso e abrange aproximadamente treze núcleos. Esses têm subdivisões que possuem extensas conexões internucleares e intranucleares. Os principais grupos são: núcleos basolaterais, núcleos semelhantes a corticais, núcleos centromediais, outros núcleos amigdaloides e amígdala estendida (amígdala centromedial, substância inominada sublenticular e núcleo leito da estria terminal).
É interessante destacar que existem alguns problemas relacionados ao sistema límbico que merecem uma atenção especial.
O fato de desenvolver uma série de atividades no corpo humano, o mau funcionamento do sistema límbico pode acarretar diversas disfunções e doenças, algumas delas a seguir.
Depressão, ansiedade, problemas na memória( recente ou de longa duração), Alzheimer, Esquizofrenia, TDAH e Epilepsia Psicomotora.
 
REFERÊNCIAS
 
SISTEMA LÍMBICO, Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/sistema-limbico/#:~:text=O%20sistema%20l%C3%ADmbico%2C%20tamb%C3%A9m%20conhecido,por%20todas%20as%20respostas%20emocionais. Acessado em 24 de maio de 2022.
 
TRUCOM, Conceição. 2022. SISTEMA LÍMBICO. Disponível em: https://www.docelimao.com.br/site/menu-do-assinante/videodicas-assinantes/86-terapias/1455-aromaterapia-sistema-limbico-o-coracao-da-mente.html. Acessado em 29 de maio de 2022.

Continue navegando