Buscar

Av 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av - Subst. 2 - Instrumentalidade em Serviço Social
1)O assistente social enfrenta a questão social em todos os espaços socio-ocupacionais da profissão, inclusive no Poder Judiciário, quando atua como perito. Contudo, enquanto enfrenta a questão social por meio de políticas públicas sociais e projetos sociais no setor público e no terceiro setor, no Poder Judiciário enfrenta no caso concreto.
 
Sobre isso, avalie as afirmações a seguir:
I. O Poder Judiciário passa por um processo de judicialização de políticas públicas, que implica que o Poder Executivo tem se omitido na garantia de direitos sociais.
II. No contexto do Poder Judiciário, o assistente social atua como perito social.
III. Depois de realizar a perícia social, o assistente social faz um parecer social.
IV. No parecer social, o assistente social cria provas para o juiz, em relação ao caso concreto.
 
Agora, assinale a alterativa que contenha apenas afirmações corretas:
Alternativas:
a)I, apenas.
b)I e II, apenas.
c)II, III e IV, apenas.
d)III, apenas.
e)I, II, III e IV, apenas.
2)Para responder essa questão, leia o trecho a seguir, de Oliveira e Vieira (2015, p. 3), que fala sobre o Assistente Social no Judiciário:
 
"Na instituição,  ____________________________ é o instrumento predominantemente usado no processo de trabalho dos assistentes sociais, sendo que são utilizadas também visitas domiciliares e institucionais, análise processual, relatórios sociais, estudos socioeconômicos, estes dois últimos são acionados quando determinados por decisão do juízo."
Que alternativa completa corretamente a questão, indicando o instrumento direta mais utilizado pelo assistente social no Poder Judiciário?
Alternativas:
a) a entrevista social
b) a petição inicial
c) a defesa do réu
d) proteção social
e) política social
3)Sestelo et al (2017, p.1108):
 
"Os reflexos da financeirização nas mudanças recentes nas políticas sociais brasileiras são sensíveis em diversos níveis, embora nem sempre evidentes. A literatura que trata do tema reflete essas dificuldades e o desafio colocado para a compreensão do tema. Atualmente, diversos trabalhos buscam descrever e analisar as transformações aceleradas por que passam as políticas sociais. A maioria dos trabalhos oscila entre uma ênfase excessivamente setorial e tentativas de esboçar interpretações totalizantes que acabam por restringir a compreensão da complexidade de fenômenos abrangentes como a financeirização."
O processo de financeirização das políticas públicas têm como objetivo criar um fundo público. Esse fundo público deveria arcar com quais despesas públicas?
Alternativas:
a) Despesas com proteção social.
b) Despesas com o BPC.
c)Despesas com a dívida pública.
d) Despesas com o pagamento de benefícios a políticos.
e) Despesas com a saúde pública.
4)Para responder essa questão, leia o trecho a seguir de Sestelo (2017, p. 1108):
 
"A política social passa a ser elemento-chave para compreensão do papel político e econômico do Estado moderno nos mais diversos temas de investigação, que vão desde a própria natureza do Estado capitalista até os processos de industrialização, modernização, e construção dos Estados nacionais, passando pelas consequências das políticas sociais nas esferas da produção e reprodução social e nos conflitos entre as classes sociais."
 
Agora, avalie as afirmações a seguir:
I. As políticas sociais são fenômenos autônomos da sociedade capitalista e por isso podem transformá-la.
II. As políticas sociais, quando mediadas pela instrumentalidade do Serviço Social, pode transformar a sociedade capitalista e acabar com com a pobreza.
III. O assistente social, em sua práxis, tem capacidade limitada, porque as políticas sociais reproduzem o capitalismo,
IV. A alienação não atinge o assistente social, porque em seu processo de formação este estuda a questão social.
 
Estão corretas as informações em:
Alternativas:
a)I, apenas.
b)I e II, apenas.
c)III, apenas.
d)I, III e IV, apenas.
e)I, II, III e IV.
5)Um assistente social recém-formado é chamado para um processo seletivo em uma organização do terceiro setor chamada "Pelo fim da pobreza".  É a primeira entrevista de emprego que esse assistente social faz como bacharel já formado. Ao começar a entrevista, feita pela gestora social da ONG e também assistente social, é explicado que a ONG trabalha em ações pelo direito à alimentação. Nesse contexto, a gestora pergunta ao assistente social recém formado:
 
Uma ONG consegue colocar fim à pobreza? Justifique a sua resposta.
Qual é a resposta adequada para essa questão, considerando seus conhecimentos obtidos até aqui?
Alternativas:
a)Sim, o assistente social, quando inserido em uma ONG que milita, que capta recursos, que realmente esteja comprometida, consegue colocar fim à pobreza.
b) Não, a pobreza é estrutural no capitalismo e esse sistema econômico se reproduz na pobreza. Dessa forma, não há fim para a pobreza no capitalismo.
c)Depende. Se a ONG tiver muitos recursos, parcerias com o setor público e com o setor privado, pode sim acabar com a pobreza. Do contrário, sua ação é limitada.
d)Sim, desde que a ONG saiba usar corretamente a instrumentalidade em Serviço Social é perfeitamente possível acabar com a pobreza, pois esse é o objetivo do assistente social.
e)Depende da ONG. Se for uma ONG que tem uma militância em relação à pobreza, pode sim. Mas há ONGs com outros projetos, como meio ambiente, educação, violência, etc.

Continue navegando