Buscar

estudo dirigido monitoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA AV2
1) Quais os principais contextos da Avaliação Psicológica e seus objetivos mais comuns?
· Psicologia Clínica :Avaliação do funcionamento cognitivo, emocional e comportamental para encaminhamento terapêutico ou estabelecimento terapêutico. (Individual)
· Psicologia Hospitalar: Auxilia em diagnóstico diferenciais, decisões referentes ao tratamento, avaliações pré-cirúrgicas e avaliação de prognóstico. (Individual)
· Psicologia Forense :Avalia aspectos psicológicos de presos, de pais que disputam a guarda de seus filhos e de situações envolvendo abuso. Individual
· Psicologia do trânsito: Avalia condições psicológicas de candidatos a dirigir. (Individual e coletiva)
· Psicologia do trabalho e das organizações: Utilizada em seleção de pessoas e na avaliação de aspectos relacionados ao trabalho. (Individual e coletiva)
· Neuropsicologia: Auxilia na identificação de lesões cerebrais e no planejamento de intervenções de reabilitação. Individual
· Psicologia escolar e educacional :Avalia os aspectos referentes ao contexto escolar e às aptidões/realizações dos estudantes: avaliação do desempenho escolar e da motivação acadêmica. (Individual e coletiva)
· Psicologia do esporte: Auxilia na identificação de aspectos psicológicos de atletas, tais como controle emocional e competitividade. (Individual e coletiva)
· Psicologia social/ Comunitária: Auxilia na identificação prevenção de fenômenos sociais, como por exemplo, violência e abuso. (Individual e coletiva)
· Orientação e aconselhamento vocacional e/ou profissional: Auxilia na determinação de características individuais como aptidões, interesses e personalidade, de modo a conhecer as compatibilidades entre essas características e ambientes e funções ocupacionais. (Individual e coletiva)
2) Qual a diferença entre Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico?
· Psicodiagnóstico: Procedimento de investigação e intervenção clínica por meio de técnicas ou testes com o propósito de avaliar características em busca de um diagnóstico. Tem um objetivo central, no caso avaliar se aquela pessoa tem uma psicopatologia ou não, é uma avaliação dentro da clínica psicológica. Visa identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco na existência ou não de psicopatologia.
· Avaliação Psicológica: os beneficiados da avaliação são os outros seja Empresas, Sociedade, Instituições, Exemplos: dificuldades de aprendizagens, avaliação Psicológica para concursos, processos seletivos, exame psicotécnico. 
3) Descreva as principais características de cada faixa etária na Avaliação Psicológica (crianças, adolescentes, adultos e idosos), bem como objetivos, passo a passo e especificidades:
· Idoso: A avaliação psicológica deve tentar responder a três pontos: presença ou não de transtorno. Em caso positivo, natureza degenerativa ou não, intensidade dos prejuízos cognitivos funções cognitivas afetadas. Os pontos mais importantes são os aspectos cognitivos (possíveis processos demenciais e sintomas relacionados) e aspectos emocionais (quadros de depressão e ansiedade).
· Criança: objetiva viabilizar a tomada de decisões baseadas nas características e potencialidades do desenvolvimento das crianças. Segue os seguintes passos: anamnese com os pais, entrevista com a criança, observação da criança nos mais diversos ambientes e situações, uso de instrumentos psicológicos, visita escolas e outros profissionais e a entrevista devolutiva. 
· Adolescente: objetivos dessa fase é o desvincular dos pais, a busca por independência, separação dos pais, identidade pessoal e sexual, o fato de adolecer afetar a família e a emancipação social. Para atendimento de Adolescentes deve-se haver autorização de um responsável legal. Deve-se pensar, para melhor atender esse sujeito, testes que auxiliem no máximo de captação de condutas possíveis, sejam elas verbais ou não verbais, gráficas e lúdicas, de maneira a possibilitar a comparação de um mesmo tipo de comportamento, por meio de diferentes estímulos ou instrumentos.
· Adulto: o contexto mais comum para avaliação psicológica de adultos é a tentativa do preenchimento de vaga de emprego, teste para obtenção de CNH, auxílios em processos judiciais e diagnósticos clínicos. 
4) Discorra um pouco sobre como o código de ética trata a avaliação psicológica com crianças e adolescentes: 
O código de ética dispõe que para que haja o atendimento de crianças e adolescentes, deve haver autorização de um representante legal, não havendo essa autoriação, deve-se avisar as autoridades competentes imediatamente. 
O psicólogo deve respeitar o sigilo profissional, salvo de a criança ou o adolescente estiver sofrendo perigo ou violência. 
5) Quais os objetivos da avaliação e dos testes de inteligência?
Tem como objetivo analisar esse constructo para verificar os aspectos cognitivos, principalmente nos contextos de aprendizagem, onde se verifica a possibilidade de prejuízo ou de suportabilidades. Essa demanda surge quando há desvios no desenvolvimento cognitivo ou intelectual.
6) Escolha dois testes que avaliem a inteligência e apresente detalhes sobre eles:
1- Figuras complexas de Rey: objetiva avaliar as funções neurológicas de percepção visual e memoria imediata. Avalia as funções neuropsicológicas de percepção visual e memória imediata em duas fases: de cópia e de reprodução de memória, verificando assim, o modo como o sujeito apreende os dados perceptivos que lhe são apresentados e, o que foi conservado espontaneamente pela memória.
2- Teste de inteligência geral não-verbal: objetiva avaliar a inteligência em geral. Publico alvo de 10 a 79 anos com escolaridade do ensino fundamental até o ensino superior, pode ser utilizado para fins de seleção, pois possibilita uma classificação dos sujeitos em termos de Percentil ou QI, além da classificação da inteligência de acordo com o grau de escolaridade e idade.
7) Especifique os detalhes sobre avaliação de inteligência com crianças e adolescentes:
Essa demanda é bastante frequente e surge da preocupação dos pais ou de profissionais da saúde e educação que convive com eles e se preocupam com seu desenvolvimento e aprendizado. A demanda surge quando se observam desvios de desenvolvimento cognitivo ou intelectual.
8) Explique os cinco fatores do modelo Big Five: 
1-Amabilidade: empatia
2-Aberto ao novo: busca ativa para novas experiencias 
3-Neuroticismo: como as pessoas reagem emocionalmente as questões
4-Conscienciosidade: persistência 
5-extroversao: descreve o nível típico de interação social
9) Quais são as principais estratégias de avaliação de personalidade? 
A avaliação de personalidade é utilizada por psicólogos nas mais diversas áreas de atuação. As principais estratégias são os testes psicométriocos, os testes projetivos e os testes situacionais. 
10) Discorra um pouco sobre a avaliação psicológica e os transtornos de aprendizagem:
As intervenções psicológicas relacionadas as dificuldades de aprendizagem têm como principal objetivo entender as causas/consequências dos problemas da criança/adolescente relacionadas ao processo de ensino aprendizagem.

Continue navegando