Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Deficiência Visual Fundamentos e Metodologias

User badge image
vera lucia

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Diferente da integração, a inclusão pressupõe então mudanças na sociedade, para que esta se torne capaz de receber e acolher adequadamente as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Sobre a palavra integração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A integração nas escolas buscava minimizar a situação excludente de educação das pessoas com deficiência. ( ) O processo de inclusão ocorreu com agilidade, de modo gradativo. No entanto, a integração foi um retrocesso na fase em que foi implantada. ( ) Na fase de integração, apenas pessoas com quadros menos graves de deficiência eram aceitas nas escolas. ( ) A integração foi uma tentativa prática para vencer os desafios com que se confrontavam. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D F - V - F - F.

À vista do que conhecemos sobre a história da educação de surdos, sabemos que o oralismo, como método pedagógico, foi adotado amplamente no Instituto, já que o cientificismo respaldava a relação entre Medicina e Educação, validando as pesquisas que tinham como foco a cura das anormalidades ou deficiências.
Assim como aconteceu com os surdos, as pessoas com deficiência visual também atravessaram mudanças no decorrer da história, sobre a forma pela qual eram consideradas pela sociedade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Desde os primórdios, até a década de 1990, as pessoas com baixa visão ou cegueira eram vistas como pessoas possuídas por espíritos maus, endemoniadas.
b) Ao longo da história, as pessoas cegas sempre foram consideradas seres especiais, no sentido de serem angelicais, mais desenvolvidas espiritualmente que as demais.
c) Ao observar a história das pessoas com deficiência visual, percebe-se que em algumas culturas os cegos eram idolatrados e em outras eram tratados como pessoas que tinham espíritos do mal.
d) Não há registros de que as pessoas relacionaram a cegueira ou a deficiência visual com aspectos espirituais em algum momento da história.

O doutor em educação em ciências e matemática Perez (2021, p. 15) apresentou “[...] as principais dificuldades e viabilidades para a inclusão de estudantes com deficiências visuais em aulas de Eletromagnetismo”.
Por que as pessoas com deficiência visual costumam ter dificuldades para compreender os conteúdos relacionados ao eletromagnetismo?
A A única forma de compreender os conceitos do eletromagnetismo se dá por meio do sentido da visão – para captar a representação visual de fenômenos físicos.
B Existem atravancamentos na comunicação do professor com os alunos cegos, pois esse utiliza linguagens vinculadas ou indissociáveis de representações visuais.
C Estudantes cegos possuem déficits cognitivos inerentes à própria deficiência. A deficiência visual acarreta a incapacidade de apreender conceitos matemáticos.
D As principais dificuldades delas na aprendizagem de conceitos do Eletromagnetismo estão relacionadas ao conteúdo em si, porque envolve muitos cálculos.

Diz-se sistema porque o Braille possui regras próprias de escrita. Da mesma forma que a escrita à tinta possui suas regras e convenções, o Braille também as possui, embora haja muitas correlações entre os dois sistemas de escrita (à tinta e o Braille).
Sobre a história do sistema Braille, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Louis Braille era normovisual até a idade adulta. Inclusive, fazia parte do exército, e adaptou um sistema de comunicação de guerra para que cegos pudessem ler. Ele perdeu a visão num confronto militar. ( ) Quando era um menino, o inventor do sistema Braille gostava de brincar na loja de artefatos de couro de seu pai, que era seleiro. Ele também auxiliava o pai em algumas atividades. ( ) Foi brincando no meio de pequenos pedaços de couro que seriam utilizados para a confecção de selas que Louis Braille se machucou e por conta disso veio a ficar cego posteriormente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V.
B F - V - F.
C V - F - V.
D V - F - F.

Germano et al. (2019, p. 186) realizaram um estudo acerca da cegueira e baixa visão, envolvendo pessoas com deficiência visual que frequentavam um serviço de saúde escolar.
Tendo em vista as doenças e intercorrências que mais comumente geram a cegueira/baixa visão, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Coronavírus (COVID-19) e artrose. ( ) Retnose pigmentar e acidentes. ( ) Catarata e diabetes melitus. ( ) Prematuridade e glaucoma. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - V.
B F - V - F - V.
C F - V - V - V.
D V - F - F - F.

Para Nunes, Saia e Tavares (2015, p. 1117) "convívio com a diferença é um esforço coletivo: família, escola, poder público, comunidade, todos precisam dar sua contribuição".
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: a prática educativa voltada às crianças com deficiência, já que a atitude pessoal dos professores não interfere na qualificação do processo de ensino-aprendizagem. É também, fundamental, ampliar o acesso à educação elementar e desconsiderar trejeitos. Os professores devem compreender as diferentes formas de atender o aluno com deficiência visual. Até porque, o ser humano é um ser pronto, concluso, que vive de modo inalterado durante toda vida. ( ) Na educação, o processo de integração precisou de mais tempo para acontecer, passando por diversas fases, como a total negligência com a pessoa com deficiência, a fase de internação em asilos e abrigos, a fase da criação das escolas especiais com educação exclusiva para pessoas com deficiência, a fase da integração das pessoas em escolas regulares, mas somente até onde se achava possível, e o atual processo de inclusão em classes regulares nas escolas. ( ) A história da deficiência visual no Brasil abrange a criação dos institutos, do IBC que hoje se mantém como referência no Brasil. Abarca também, a história de Dorina Gouvêa, uma cega que com amigas criou um instituto com o intuito de produzir e distribuir livros em braile para pessoas com deficiência visual. A história também compreende como as legislações tratam sobre a deficiência visual, especialmente na educação, e como, ao longo do tempo, o olhar para estas pessoas se qualificou. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V.
B V - V - F.
C V - F - V.
D F - V - F.

De acordo com Carvalho-Freitas e Marques (2007, p. 59), "a forma de interpretação compartilhada pelas pessoas sobre a deficiência é um fator explicativo importante para a gestão da diversidade, devido ao seu impacto nas ações e escolhas das pessoas."
Com relação à história da deficiência visual, analise as sentenças a seguir: I- Na antiguidade, comumente ocorria o abandono ou o assassinato de indivíduos que nasciam cegos. II- Os espartanos acreditavam que o indivíduo com alguma deficiência era marcado pelo sinal de divindade. III- Em todas as fases da História da humanidade, indivíduos cegos são considerados seres abençoados por Deus. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

Tendo em vista os impactos ocasionados pelo Movimento Diretas Já, a nova ordem instaurada com o processo de redemocratização e a proclamação da Constituição de 1988, na educação, assinale a alternativa CORRETA:
Os comícios pelas Diretas Já ocorriam entre as crises e as negociações políticas. Em janeiro de 1984, no Largo do Amparo, em Olinda, concentraram-se cerca de 30 mil pessoas.
a) Regulamentaram e promoveram a educação primária e secundária, tendo como objetivo formar um sistema educacional popular e gratuito. Em 1982, surgiu a primeira Escola Normal do país, em Niterói. No entanto, o governo propugnava a educação primária para todos, mas na prática não se concretizava. O então presidente Fernando Collor passou a defender a educação como prática neutralizadora das tensões sociais.
b) Resultaram em um novo olhar para a Educação Especial. Influenciaram a intensificação do movimento pela inclusão a partir da década de 1990. Dentre os impactos, destacam-se medidas oficiais tomadas por órgãos governamentais, com vistas a dar suporte aos professores (políticas de formação de professores). Além disso, ocorreu a promulgação da Política Nacional de Educação Especial (1994).
c) Instituíram a ideologia política e econômica que dava embasamento às reformas voltadas à transformação da educação convencional em educação tecnicista. Isto é, influenciou nas leis educacionais brasileiras, com ideologia voltada a uma educação técnico-profissionalizante, para a formação de mão de obra. A educação ficou com características autoritárias e domesticadoras. Ocasionou a obrigatoriedade da Educação Moral e Cívica.
d) Desencadearam a contrarreforma na educação. A mudança é um ataque desferido contra conquistas do ensino médio quanto à formação integrada. É semelhante à Reforma Capanema dos anos de 1940, que apresentava um caráter aristocrata e de cerceamento ao ensino amplo. Gerou uma divisão na educação, com acesso desigual de conhecimento negando, assim, aos estudantes o pleno direito à educação básica e ao pensamento crítico.

ata e de cerceamento ao ensino amplo. Gerou uma divisão na educação, com acesso desigual de conhecimento negando, assim, aos estudantes o pleno direito à educação básica e ao pensamento crítico. Regulamentaram e promoveram a educação primária e secundária, tendo como objetivo formar um sistema educacional popular e gratuito. Em 1982, surgiu a primeira Escola Normal do país, em Niterói. No entanto, o governo propugnava a educação primária para todos, mas na prática não se concretizava. O então presidente Fernando Collor passou a defender a educação como prática neutralizadora das tensões sociais.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Já existe legislação mundial referente à deficiência visual, mas ainda não existe nacional.
B Existe tanto legislação mundial quanto legislação brasileira acerca da deficiência visual.
C Ainda não existe legislação sobre deficiência visual (nem em nível nacional, nem internacional).
D Já existe legislação nacional referente à deficiência visual, mas ainda não existe mundial.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Diferente da integração, a inclusão pressupõe então mudanças na sociedade, para que esta se torne capaz de receber e acolher adequadamente as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Sobre a palavra integração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A integração nas escolas buscava minimizar a situação excludente de educação das pessoas com deficiência. ( ) O processo de inclusão ocorreu com agilidade, de modo gradativo. No entanto, a integração foi um retrocesso na fase em que foi implantada. ( ) Na fase de integração, apenas pessoas com quadros menos graves de deficiência eram aceitas nas escolas. ( ) A integração foi uma tentativa prática para vencer os desafios com que se confrontavam. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D F - V - F - F.

À vista do que conhecemos sobre a história da educação de surdos, sabemos que o oralismo, como método pedagógico, foi adotado amplamente no Instituto, já que o cientificismo respaldava a relação entre Medicina e Educação, validando as pesquisas que tinham como foco a cura das anormalidades ou deficiências.
Assim como aconteceu com os surdos, as pessoas com deficiência visual também atravessaram mudanças no decorrer da história, sobre a forma pela qual eram consideradas pela sociedade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) Desde os primórdios, até a década de 1990, as pessoas com baixa visão ou cegueira eram vistas como pessoas possuídas por espíritos maus, endemoniadas.
b) Ao longo da história, as pessoas cegas sempre foram consideradas seres especiais, no sentido de serem angelicais, mais desenvolvidas espiritualmente que as demais.
c) Ao observar a história das pessoas com deficiência visual, percebe-se que em algumas culturas os cegos eram idolatrados e em outras eram tratados como pessoas que tinham espíritos do mal.
d) Não há registros de que as pessoas relacionaram a cegueira ou a deficiência visual com aspectos espirituais em algum momento da história.

O doutor em educação em ciências e matemática Perez (2021, p. 15) apresentou “[...] as principais dificuldades e viabilidades para a inclusão de estudantes com deficiências visuais em aulas de Eletromagnetismo”.
Por que as pessoas com deficiência visual costumam ter dificuldades para compreender os conteúdos relacionados ao eletromagnetismo?
A A única forma de compreender os conceitos do eletromagnetismo se dá por meio do sentido da visão – para captar a representação visual de fenômenos físicos.
B Existem atravancamentos na comunicação do professor com os alunos cegos, pois esse utiliza linguagens vinculadas ou indissociáveis de representações visuais.
C Estudantes cegos possuem déficits cognitivos inerentes à própria deficiência. A deficiência visual acarreta a incapacidade de apreender conceitos matemáticos.
D As principais dificuldades delas na aprendizagem de conceitos do Eletromagnetismo estão relacionadas ao conteúdo em si, porque envolve muitos cálculos.

Diz-se sistema porque o Braille possui regras próprias de escrita. Da mesma forma que a escrita à tinta possui suas regras e convenções, o Braille também as possui, embora haja muitas correlações entre os dois sistemas de escrita (à tinta e o Braille).
Sobre a história do sistema Braille, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Louis Braille era normovisual até a idade adulta. Inclusive, fazia parte do exército, e adaptou um sistema de comunicação de guerra para que cegos pudessem ler. Ele perdeu a visão num confronto militar. ( ) Quando era um menino, o inventor do sistema Braille gostava de brincar na loja de artefatos de couro de seu pai, que era seleiro. Ele também auxiliava o pai em algumas atividades. ( ) Foi brincando no meio de pequenos pedaços de couro que seriam utilizados para a confecção de selas que Louis Braille se machucou e por conta disso veio a ficar cego posteriormente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V.
B F - V - F.
C V - F - V.
D V - F - F.

Germano et al. (2019, p. 186) realizaram um estudo acerca da cegueira e baixa visão, envolvendo pessoas com deficiência visual que frequentavam um serviço de saúde escolar.
Tendo em vista as doenças e intercorrências que mais comumente geram a cegueira/baixa visão, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Coronavírus (COVID-19) e artrose. ( ) Retnose pigmentar e acidentes. ( ) Catarata e diabetes melitus. ( ) Prematuridade e glaucoma. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - V.
B F - V - F - V.
C F - V - V - V.
D V - F - F - F.

Para Nunes, Saia e Tavares (2015, p. 1117) "convívio com a diferença é um esforço coletivo: família, escola, poder público, comunidade, todos precisam dar sua contribuição".
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: a prática educativa voltada às crianças com deficiência, já que a atitude pessoal dos professores não interfere na qualificação do processo de ensino-aprendizagem. É também, fundamental, ampliar o acesso à educação elementar e desconsiderar trejeitos. Os professores devem compreender as diferentes formas de atender o aluno com deficiência visual. Até porque, o ser humano é um ser pronto, concluso, que vive de modo inalterado durante toda vida. ( ) Na educação, o processo de integração precisou de mais tempo para acontecer, passando por diversas fases, como a total negligência com a pessoa com deficiência, a fase de internação em asilos e abrigos, a fase da criação das escolas especiais com educação exclusiva para pessoas com deficiência, a fase da integração das pessoas em escolas regulares, mas somente até onde se achava possível, e o atual processo de inclusão em classes regulares nas escolas. ( ) A história da deficiência visual no Brasil abrange a criação dos institutos, do IBC que hoje se mantém como referência no Brasil. Abarca também, a história de Dorina Gouvêa, uma cega que com amigas criou um instituto com o intuito de produzir e distribuir livros em braile para pessoas com deficiência visual. A história também compreende como as legislações tratam sobre a deficiência visual, especialmente na educação, e como, ao longo do tempo, o olhar para estas pessoas se qualificou. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V.
B V - V - F.
C V - F - V.
D F - V - F.

De acordo com Carvalho-Freitas e Marques (2007, p. 59), "a forma de interpretação compartilhada pelas pessoas sobre a deficiência é um fator explicativo importante para a gestão da diversidade, devido ao seu impacto nas ações e escolhas das pessoas."
Com relação à história da deficiência visual, analise as sentenças a seguir: I- Na antiguidade, comumente ocorria o abandono ou o assassinato de indivíduos que nasciam cegos. II- Os espartanos acreditavam que o indivíduo com alguma deficiência era marcado pelo sinal de divindade. III- Em todas as fases da História da humanidade, indivíduos cegos são considerados seres abençoados por Deus. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

Tendo em vista os impactos ocasionados pelo Movimento Diretas Já, a nova ordem instaurada com o processo de redemocratização e a proclamação da Constituição de 1988, na educação, assinale a alternativa CORRETA:
Os comícios pelas Diretas Já ocorriam entre as crises e as negociações políticas. Em janeiro de 1984, no Largo do Amparo, em Olinda, concentraram-se cerca de 30 mil pessoas.
a) Regulamentaram e promoveram a educação primária e secundária, tendo como objetivo formar um sistema educacional popular e gratuito. Em 1982, surgiu a primeira Escola Normal do país, em Niterói. No entanto, o governo propugnava a educação primária para todos, mas na prática não se concretizava. O então presidente Fernando Collor passou a defender a educação como prática neutralizadora das tensões sociais.
b) Resultaram em um novo olhar para a Educação Especial. Influenciaram a intensificação do movimento pela inclusão a partir da década de 1990. Dentre os impactos, destacam-se medidas oficiais tomadas por órgãos governamentais, com vistas a dar suporte aos professores (políticas de formação de professores). Além disso, ocorreu a promulgação da Política Nacional de Educação Especial (1994).
c) Instituíram a ideologia política e econômica que dava embasamento às reformas voltadas à transformação da educação convencional em educação tecnicista. Isto é, influenciou nas leis educacionais brasileiras, com ideologia voltada a uma educação técnico-profissionalizante, para a formação de mão de obra. A educação ficou com características autoritárias e domesticadoras. Ocasionou a obrigatoriedade da Educação Moral e Cívica.
d) Desencadearam a contrarreforma na educação. A mudança é um ataque desferido contra conquistas do ensino médio quanto à formação integrada. É semelhante à Reforma Capanema dos anos de 1940, que apresentava um caráter aristocrata e de cerceamento ao ensino amplo. Gerou uma divisão na educação, com acesso desigual de conhecimento negando, assim, aos estudantes o pleno direito à educação básica e ao pensamento crítico.

ata e de cerceamento ao ensino amplo. Gerou uma divisão na educação, com acesso desigual de conhecimento negando, assim, aos estudantes o pleno direito à educação básica e ao pensamento crítico. Regulamentaram e promoveram a educação primária e secundária, tendo como objetivo formar um sistema educacional popular e gratuito. Em 1982, surgiu a primeira Escola Normal do país, em Niterói. No entanto, o governo propugnava a educação primária para todos, mas na prática não se concretizava. O então presidente Fernando Collor passou a defender a educação como prática neutralizadora das tensões sociais.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Já existe legislação mundial referente à deficiência visual, mas ainda não existe nacional.
B Existe tanto legislação mundial quanto legislação brasileira acerca da deficiência visual.
C Ainda não existe legislação sobre deficiência visual (nem em nível nacional, nem internacional).
D Já existe legislação nacional referente à deficiência visual, mas ainda não existe mundial.

Prévia do material em texto

04/12/2022 06:38 Avaliação I - Individual
about:blank 1/7
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:766911)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 58753241
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 9/1
Nota 9,00
"Diferente da integração, a inclusão pressupõe então mudanças na sociedade, para que esta se torne 
capaz de receber e acolher adequadamente as pessoas portadoras de necessidades especiais" (RIOS; 
NOVAES, 2009, p. 90). Sobre a palavra integração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para 
as falsas:
( ) A integração nas escolas buscava minimizar a situação excludente de educação das pessoas com 
deficiência.
( ) O processo de inclusão ocorreu com agilidade, de modo gradativo. No entanto, a integração foi um 
retrocesso na fase em que foi implantada. 
( ) Na fase de integração, apenas pessoas com quadros menos graves de deficiência eram aceitas nas 
escolas. 
( ) A integração foi uma tentativa prática para vencer os desafios com que se confrontavam.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RIOS, Noemi Vieira de Freitas; NOVAES, Beatriz Cavalcanti de A. Caiuby. O processo de 
inclusão de crianças com deficiência auditiva na escola regular: vivências de professores. Rev. bras. educ. 
espec., Marília, v. 15, n. 1, p. 81-98, abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1413-65382009000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2020.
A V - F - V - V.
B V - F - F - V.
C F - V - V - F.
D F - V - F - F.
"À vista do que conhecemos sobre a história da educação de surdos, sabemos que o oralismo, como 
método pedagógico, foi adotado amplamente no Instituto, já que o cientificismo respaldava a relação entre 
Medicina e Educação, validando as pesquisas que tinham como foco a cura das anormalidades ou 
deficiências" (RODRIGUES; GONTIJO; DRAGO, 2020, p. 156). Assim como aconteceu com os surdos, 
as pessoas com deficiência visual também atravessaram mudanças no decorrer da história, sobre a forma 
pela qual eram consideradas pela sociedade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, Ednalva Gutierrez; GONTIJO, Cláudia Maria Mendes; DRAGO, Rogério. 
Formação de Professores e Método de Ensino para Crianças Surdas. Rev. bras. educ. espec., Bauru, v. 26, 
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
04/12/2022 06:38 Avaliação I - Individual
about:blank 2/7
n. 1, p. 143-158, mar. 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100143&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2020.
A Desde os primórdios, até a década de 1990, as pessoas com baixa visão ou cegueira eram vistas como
pessoas possuídas por espíritos maus, endemoniadas.
B Ao observar a história das pessoas com deficiência visual, percebe-se que em algumas culturas os
cegos eram idolatrados e em outras eram tratados como pessoas que tinham espíritos do mal.
C Ao longo da história, as pessoas cegas sempre foram consideradas seres especiais, no sentido de
serem angelicais, mais desenvolvidas espiritualmente que as demais.
D Não há registros de que as pessoas relacionaram a cegueira ou a deficiência visual com aspectos
espirituais em algum momento da história.
O doutor em educação em ciências e matemática Perez (2021, p. 15) apresentou “[...] as principais 
dificuldades e viabilidades para a inclusão de estudantes com deficiências visuais em aulas de 
Eletromagnetismo”. 
Por que as pessoas com deficiência visual costumam ter dificuldades para compreender os conteúdos 
relacionados ao eletromagnetismo?
FONTE: PEREZ, Michel da Camino. Pra cego ver: desenvolvimento de simulações auditivas para o ensino 
de conceitos de eletromagnetismo de estudantes com deficiências visuais. Tese (Doutorado em Educação 
em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 81. 
2021. Disponível em: 
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/9862/2/Tese%20Miguel%20da%20Camino%20Perez.pdf. 
Acesso em: 15 mar. 2022.
A A única forma de compreender os conceitos do eletromagnetismo se dá por meio do sentido da visão –
para captar a representação visual de fenômenos físicos.
B Existem atravancamentos na comunicação do professor com os alunos cegos, pois esse utiliza
linguagens vinculadas ou indissociáveis de representações visuais.
C Estudantes cegos possuem déficits cognitivos inerentes à própria deficiência. A deficiência visual
acarreta a incapacidade de apreender conceitos matemáticos.
D
As principais dificuldades delas na aprendizagem de conceitos do Eletromagnetismo estão relacionadas
ao conteúdo em si, porque envolve muitos cálculos.
 
"Diz-se sistema porque o Braille possui regras próprias de escrita. Da mesma forma que a escrita à tinta 
possui suas regras e convenções, o Braille também as possui, embora haja muitas correlações entre os dois 
sistemas de escrita (à tinta e o Braille). Por isso, é fácil inferir que da mesma forma que ocorrem "erros" na 
ortografia e usos da escrita à tinta, isso pode ocorrer também na escrita Braille" (FARIA; BOTELHO, 
2009, p. 119). Sobre a história do sistema Braille, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
( ) Louis Braille era normovisual até a idade adulta. Inclusive, fazia parte do exército, e adaptou um 
sistema de comunicação de guerra para que cegos pudessem ler. Ele perdeu a visão num confronto militar.
( ) Quando era um menino, o inventor do sistema Braille gostava de brincar na loja de artefatos de couro 
de seu pai, que era seleiro. Ele também auxiliava o pai em algumas atividades.
3
4
04/12/2022 06:38 Avaliação I - Individual
about:blank 3/7
( ) Foi brincando no meio de pequenos pedaços de couro que seriam utilizados para a confecção de selas 
que Louis Braille se machucou e por conta disso veio a ficar cego posteriormente. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FARIA, I. R.; BOTELHO, A. R. Consciência fonológica e Sistema braille: reflexões sobre o 
tratamento da ortografia. In: DÍAZ, F. et al. (orgs). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: 
questões contemporâneas [on-line]. Salvador: EDUFBA, 2009, p. 117-126.
A F - V - V.
B F - V - F.
C V - F - V.
D V - F - F.
Germano et al. (2019, p. 186) realizaram um estudo acerca da cegueira e baixa visão, envolvendo 
pessoas com deficiência visual que frequentavam um serviço de saúde escolar. Nesse estudo foi constato 
que "[...] os alunos concordaram que há leis nacionais que os protegem e os amparam, discordaram que a 
deficiência visual os impede de realizar as atividades diárias, criticaram a acessibilidade de locomoção e a 
dificuldade de entrar no mercado de trabalho. Um pouco mais da metade dos entrevistados concordaram 
sobre a facilidade do acesso à saúde e também sobre o sentimento de inclusão social". Tendo em vista as 
doenças e intercorrências que mais comumente geram a cegueira/baixa visão, classifique V para as opções 
verdadeiras e F para as falsas:
( ) Coronavírus (COVID-19) e artrose.
( ) Retnose pigmentar e acidentes.
( ) Catarata e diabetes melitus.
( ) Prematuridade e glaucoma.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GERMANO, Flavio Augusto Schiave et al. Estudo das causas de cegueira e baixa de visão em 
uma escola para deficientes visuais na cidade de Bauru. Rev. bras.oftalmol., Rio de Janeiro, v. 78, n. 3, p. 
183-187, jun. 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-
72802019000300183&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 mar. 2020.
A V - V - F - V.
B F - V - F - V.
C F - V - V - V.
D V - F - F - F.
Para Nunes, Saia e Tavares (2015, p. 1117) "convívio com a diferença é um esforço coletivo: família, 
escola, poder público, comunidade, todos precisam dar sua contribuição". Diante do exposto, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
5
6
04/12/2022 06:38 Avaliação I - Individual
about:blank 4/7
( ) É imprescindível refletir de forma alienada sobre aprática educativa voltada às crianças com 
deficiência, já que a atitude pessoal dos professores não interfere na qualificação do processo de ensino-
aprendizagem. É também, fundamental, ampliar o acesso à educação elementar e desconsiderar trejeitos. Os 
professores devem compreender as diferentes formas de atender o aluno com deficiência visual. Até porque, 
o ser humano é um ser pronto, concluso, que vive de modo inalterado durante toda vida. 
( ) Na educação, o processo de integração precisou de mais tempo para acontecer, passando por 
diversas fases, como a total negligência com a pessoa com deficiência, a fase de internação em asilos e 
abrigos, a fase da criação das escolas especiais com educação exclusiva para pessoas com deficiência, a 
fase da integração das pessoas em escolas regulares, mas somente até onde se achava possível, e o atual 
processo de inclusão em classes regulares nas escolas. 
( ) A história da deficiência visual no Brasil abrange a criação dos institutos, do IBC que hoje se mantém 
como referência no Brasil. Abarca também, a história de Dorina Gouvêa, uma cega que com amigas criou 
um instituto com o intuito de produzir e distribuir livros em braile para pessoas com deficiência visual. A 
história também compreende como as legislações tratam sobre a deficiência visual, especialmente na 
educação, e como, ao longo do tempo, o olhar para estas pessoas se qualificou. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NUNES, Sylvia da Silveira; SAIA, Ana Lucia; TAVARES, Rosana Elizete. Educação Inclusiva: 
Entre a História, os Preconceitos, a Escola e a Família. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 35, n. 4, p. 1106-
1119, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-
98932015000401106&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 mar. 2020.
A F - V - V.
B V - V - F.
C V - F - V.
D F - V - F.
De acordo com Carvalho-Freitas e Marques (2007, p. 59), "a forma de interpretação compartilhada 
pelas pessoas sobre a deficiência é um fator explicativo importante para a gestão da diversidade, 
devido ao seu impacto nas ações e escolhas das pessoas. [...] A partir da análise da literatura 
estrangeira e nacional foram identificadas seis matrizes de interpretação sobre a deficiência que 
podem ser utilizadas como instrumentos heurísticos para a compreensão da diversidade nas 
organizações: a matriz da subsistência/sobrevivência; a matriz da sociedade ideal e função 
instrumental da pessoa; a matriz espiritual; a matriz da normalidade; a matriz da inclusão social; e a 
matriz técnica”. Com relação à história da deficiência visual, analise as sentenças a seguir:
I- Na antiguidade, comumente ocorria o abandono ou o assassinato de indivíduos que nasciam cegos.
II- Os espartanos acreditavam que o indivíduo com alguma deficiência era marcado pelo sinal de divindade.
III- Em todas as fases da História da humanidade, indivíduos cegos são considerados seres abençoados por 
Deus.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARVALHO-FREITAS, M. N. de; MARQUES, A. L. A diversidade através da história: a 
inserção no trabalho de pessoas com deficiência. Organizações & Sociedade [on-line], v. 14, n. 41, p. 
59-78, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-92302007000200003. Acesso em: 3 maio 
2022.
7
04/12/2022 06:38 Avaliação I - Individual
about:blank 5/7
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.
Os comícios pelas Diretas Já ocorriam entre as crises e as negociações políticas. Em janeiro de 1984, 
no Largo do Amparo, em Olinda, concentraram-se cerca de 30 mil pessoas. Dias antes, na Praça de Sé, em 
São Paulo, estiveram presentes aproximadamente 200 mil pessoas. Viajaram para o evento em Olinda os 
governadores de Minas Gerais, Tancredo Neves, e de São Paulo, Franco Montoro. Leonel Brizola, do Rio 
de Janeiro, que havia confirmado a presença, desistiu de vir na última hora (PORFIRIO, 2015, p. 625). 
Tendo em vista os impactos ocasionados pelo Movimento Diretas Já, a nova ordem instaurada com o 
processo de redemocratização e a proclamação da Constituição de 1988, na educação, assinale a 
alternativa CORRETA:
FONTE: PORFIRIO, Pablo Francisco de Andrade. Escritos políticos de Francisco Julião no processo de 
redemocratização do Brasil (1981-1985). Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 16, n. 31, p. 616-640, dez. 
2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-
101X2015000200616&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 mar. 2020.
A
Resultaram em um novo olhar para a Educação Especial. Influenciaram a intensificação do movimento
pela inclusão a partir da década de 1990. Dentre os impactos, destacam-se medidas oficiais tomadas
por órgãos governamentais, com vistas a dar suporte aos professores (políticas de formação de
professores). Além disso, ocorreu a promulgação da Política Nacional de Educação Especial (1994).
B
Instituíram a ideologia política e econômica que dava embasamento às reformas voltadas à
transformação da educação convencional em educação tecnicista. Isto é, influenciou nas leis
educacionais brasileiras, com ideologia voltada a uma educação técnico-profissionalizante, para a
formação de mão de obra. A educação ficou com características autoritárias e domesticadoras.
Ocasionou a obrigatoriedade da Educação Moral e Cívica.
C
Desencadearam a contrarreforma na educação. A mudança é um ataque desferido contra conquistas do
ensino médio quanto à formação integrada. É semelhante à Reforma Capanema dos anos de 1940, que
apresentava um caráter aristocrata e de cerceamento ao ensino amplo. Gerou uma divisão na educação,
com acesso desigual de conhecimento negando, assim, aos estudantes o pleno direito à educação básica
e ao pensamento crítico.
D
Regulamentaram e promoveram a educação primária e secundária, tendo como objetivo formar um
sistema educacional popular e gratuito. Em 1982, surgiu a primeira Escola Normal do país, em Niterói.
No entanto, o governo propugnava a educação primária para todos, mas na prática não se
concretizava. O então presidente Fernando Collor passou a defender a educação como prática
neutralizadora das tensões sociais.
8
04/12/2022 06:38 Avaliação I - Individual
about:blank 6/7
A formação docente “[...] tem o potencial de constituir um corpo docente nas escolas do campo que tenha 
pertença, que compreenda de forma crítica a realidade do campo e se envolva na construção de projetos 
coletivos que dialoguem com as demandas das comunidades camponesas. Igualmente, carrega o potencial 
de questionar e reconstruir as relações entre universidade e movimentos sociais e de decolonizar a formação 
docente, de modo que a educação superior se abra para a diversidade epistêmica trazida pela diversidade 
socioterritorial dos povos do campo” (SCHWENDLER; SANTOS, 2021, p. 6). Sobre a diversidade, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Aprender a conviver com a diversidade humana demanda a aceitação das diferenças individuais em 
todo e qualquer ambiente. No Brasil a escola pode ser um dos locais que favorece essa aprendizagem. 
( ) A formação de professores deve levar em consideração as habilidades e capacidades que precisam ser 
desenvolvidas pelos profissionais da educação em formação, para que possam lidar com a diversidade no 
âmbito escolar.
( ) As faculdades precisam adotar a única fórmula para a formação docente eficiente. Essa fórmula é 
composta pelo estofo teórico de George Woodcock, associado à prática que determina os caminhos a 
serem sempre tomados em sala de aula.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SCHWENDLER, S. F.; SANTOS, A. N. dos. A Formação de Educadoras/es no Contexto da 
Diversidade Socioterritorial do Campo. Educação e Realidade [on-line], v. 46, n. 4, 2021. Disponível em: 
https://doi.org/10.1590/2175-6236117553. Acesso em: 13 abr. 2022.
A F - F - V.
B V - F - V.
C V - V - F.D F - V - F.
“Em suma, educação e legislação convergem tanto no aspecto racional, conforme a tese weberiana, quanto 
em suas contribuições para o fortalecimento de uma esfera pública democrática e plural, no sentido 
defendido por Arendt. Ambas contribuem para o contínuo aprendizado político do cidadão e para o 
aperfeiçoamento de uma cultura democrática sempre em processo dinâmico de (re)construção, visto que a 
democracia é algo inacabado, uma obra humana em constante (re)formulação” (BARROS, 2016, p. 870). 
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARROS, Antonio Teixeira de. Educação e legislação: desafios para o aprendizado político e a 
cultura democrática. Educação & Sociedade, v. 37, n. 136, p. 861-872, 2016. Disponível em: 
https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016112841. Acesso em: 19 abr. 2022.
A Já existe legislação mundial referente à deficiência visual, mas ainda não existe nacional.
B Existe tanto legislação mundial quanto legislação brasileira acerca da deficiência visual.
C Ainda não existe legislação sobre deficiência visual (nem em nível nacional, nem internacional).
D Já existe legislação nacional referente à deficiência visual, mas ainda não existe mundial.
9
10
04/12/2022 06:38 Avaliação I - Individual
about:blank 7/7
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina