Buscar

AV1 Contextualizada - Nutriçao Materno infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nutrição Materno Infantil - D1.20222.C
AV1 - Atividade Contextualizada
Bruna dos Santos Greco de Souza
01406598
Nutrição
Situações patológicas na gestação e nutrição materno-infantil pós-natal, incluindo Aleitamento materno e Nutrição pós-natal
Uma das situações patológicas mais comuns e preocupantes é a hipertensão gestacional, que se manifesta após a 20ª semana de gestação. Sendo:
· “A hipertensão pode ser crônica (quando a mulher já apresenta o distúrbio antes da gestação ou quando desenvolve durante a gestação, mas persiste por mais de 12 semanas após o parto), gestacional (quando aparece na gestação, geralmente após a 20ª semana, sem associação de proteinúria), transitória (quando o quadro vai e volta ao normal repetidas vezes) ou crônica com sobreposição de pré-eclâmpsia (quando há proteinúria associada).” 
 (Situações Patológicas na Gestação – Nutrição Materno infantil - Grupo Ser Educacional – Unidade 3 ) 
Acompanhando a hipertensão gestacional há a sobreposição da pré-eclâmpsia/eclampsia, que pode advir não apenas de hipertensão, mas também de outras situações/patologias como:
· Gestação em idade acima dos 40 anos;
· Gestação gemelar
· Diabetes
· Doença renal crônica
Uma das formas de tratamento da pré-eclâmpsia/eclampsia é o monitoramento rigoroso da pressão arterial da gestante durante toda a gravidez. E o tratamento desta patologia é o parto, única e exclusivamente.
Após o parto, onde ambos gestante e recém-nascido estão fora de perigo é chegado o momento de maior importância e impacto na saúde do lactente: o aleitamento materno. 
Mas para que o aleito materno ocorra de forma efetiva é necessário que a nutrição de materna pós-natal seja monitorada para controle de peso devido ao aleitamento do lactente. As recomendações necessárias para que a nutriz produza o leite necessário para o período do aleitamento são de modo geral o valor energético advindo do consumo aprovado de proteínas e micronutrientes.
A prática do aleitamento materno deve ser incentivada ostensivamente entre as mulheres imediatamente após o parto e no mínimo até os seis meses de vida do lactente.
É cientificamente comprovado que o aleitamento materno evita inúmeras patologias e situações adversas na vida do lactente, inclusive a morte.
Porém se o aleitamento materno não for efetuado de forma adequada, há uma série de distúrbios nutricionais, doenças e deficiência de vitaminas como alguns dos exemplos a seguir: 
· Desnutrição;
· Anemia ferropriva;
· Marasmo (emagrecimento acentuado, aumento do abdome , irritabilidade); 
· Nictalopia (cegueira noturna)
· Queratomalácia 
Mediante o exposto, é fundamental que ambos gestante/recém-nascido tenham o devido acompanhamento nutricional, pois há uma simbiose entre a saúde e a nutrição de ambos.
Referências:
Conteúdo AVA unidade I Nutrição Materno infantil – Grupo Ser Educacional
BRASIL. Secretaria de atenção à saúde. Ministério da Saúde. Saúde da Criança: Aleitamento materno e Alimentação Complementar. Cadernos de Atenção Básica, 2015a. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_aleitamento_materno_cab23.pdf. Acesso em: 03 dez 2022.
Hospital São Matheus - http://hospitalsaomatheus.com.br/blog/eclampsia/. Acesso em: 03 dez 2022.

Outros materiais