Buscar

Seminario tematico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminários Temáticos em Educação
	Nome do aluno(a): Ana Rachel Barreira Nunes Dedier
	RGM: 31091482
	Curso: Pedagogia                                     Semestre: 5
	Tipo de Linguagem: Linguagens de rua 
	Trabalho analisado: Carnaval De ruas 
	DeTutor (a): 
 
Unidade V- linguagens de rua- Carnaval
 
Introdução 
 Na cultura brasileira o carnaval é muito mais do que um simples festejo, ou um feriado, constitui uma das peças que compõem a identidade brasileira, sendo esta entendida como tudo aquilo que nos diferencia dos estrangeiros. o carnaval/ samba constitui um elemento de diferenciação com relação ao outro, servindo como uma marca do 'ser brasileiro', a imagem de povo alegre, descontraído e sensual tem grande relação com os festejos carnavalescos.
Desenvolvimento 
O carnaval é uma das maiores festas comemoradas no Brasil, são 5 dias de comemorações trazendo além das alegrias as ruas, uma enorme movimentação na economia do país. Porém a sua origem vem do antigo festival português, o Entrudo e só chegou no século XVII ao Brasil.
As comemorações eram feitas com muitas músicas, ovos e farinhas, porém após ser considerado crime no século XIX, a elite brasileira passou a fazer grandes bailes de carnaval com mascaras em clubes fechados. No final do século as classes populares começaram a organizar e reviver a tradição das festas nas ruas, foi quando os blocos e cordões de carnaval começaram a surgir e apenas no século XXI as primeiras marchinhas surgiram.
Os blocos de rua são formados por algumas bandas, carros estéreos, trios elétricos e existem vários espalhados pelo pais, entre eles tem os blocos de enredo que são comuns no Rio de Janeiro, tem samba e desfiles; blocos líricos que são comuns em Pernambuco onde o destaque ficam nas músicas como o frevo e antigas marchas carnavalesca, além de desfile da população fantasiada; os blocos sujos são comuns no Rio de Janeiro e São Paulo aonde a população vai a rua fantasiada, cantando marchas, sambas e musicas que remetem ao seu cotidiano ou critica a politica.
O Carnaval normalmente envolve uma festa pública ou desfile combinando alguns elementos circenses, máscaras e uma festa de rua pública. As pessoas usam trajes durante muitas dessas celebrações, permitindo-lhes perder a sua individualidade cotidiana e experimentar um sentido elevado de unidade social.
Considerações Finais 
O Carnaval é a maior festa popular de nosso país e arrasta milhões de pessoas para as ruas. A data é também um momento muito importante para a economia, uma vez que movimenta bilhões de reais todos os anos.

Continue navegando