Buscar

APS GRANDES II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Giselle Lima Nascimento RA 2041350
Lucas Rodrigues de Moraes RA3319770
Suellen da Silva Barros RA 5842742
Estephany Ellen Lima RA 3439172
APS - Clínica de Grandes Animais II
·	Atividade: elaborar uma ficha de atendimento físico neurológico para animais de grande porte. Essa ficha deve conter passo a passo de como proceder o exame físico, teste, resultados possíveis e qual a área afetada e conclusão do teste.
O exame neurológico em animais de grande porte tendem a ser um desafio para os médicos veterinários devido a dificuldade de palpação e visualização de estruturas nervosas. Porém, com uma avaliação criteriosa é posivel diagnosticar algumas enfermidades precocemente, por isso é importante conseguir o máximo de informações possíveis durante a avaliação.
As etapas para um bom exame baseia-se na identificação e anamnese do animal, exame fisico de todos os sistemas antes do exame neurologico para diferenciar possíveis problemas concomitantes. Identificação dos sinais apresentados pelo animal e interpretação dessas informações obtidas. Localizações de lesões e pontuar diagnósticos diferenciais. Exames complementares são sempre uteís, porém dificilmente usados a campo. Na posse dessas informações é possivel concluir um diagnóstico e prognóstico desse animal.
O exame neurológico consiste na avaliação do estado mental do animal, analisando seu comportamento como andar em circulos e andar compulsivo, emissão de sons anormais, posicionamento da cabeça, análise da sua postura e movimentos como seu andar e galopar, avaliação da integridade na função dos 12 pares de nervos cranianos , das reações posturais e reflexos espinhais, dos quais os mais utilizados em mebros torácicos são o reflexo carpo radial, reflexo bicipital, reflexo tricipital e reflexo flexor e nos membros pélvicos são o reflexo patelar, reflexo tibiacranial, reflexo gastrocnêmico, reflexo ciático e reflexo flexor.
Dependendo da área afetada pode haver sintomas específicos como salivação ou disfagia podem ser resultado de encefalites e botulismo, coloração ictérica das mucosas em alguns casos de encefalopatia, cegueira pode ser proveniente de encefalopatias de diferentes origens, impotência funcional de membros pode ser indicativo de paralisia de nervos periféricos, decúbito lateral com grande apatia pode ser indicativo de uma lesão medular.
bibliografia: Exame neurologico em grandes animais. Parte I: EncefaIo; Exame neurológico em grandes animais. Parte II-Medula espinhal: eqüino com incoordenação motora; Avaliação dos reflexos espinhais em bezerros Scielo;

Outros materiais