Logo Passei Direto
Buscar

PROVA ON-LINE_ 09 - Direito Individual do Trabalho III (2021)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise as assertivas abaixo:
A respeito das assertivas acima, conclui-se que:
I - A resilição unilateral do contrato de trabalho por ato do empregador privado é direito potestativo, não encontrando restrições jurídicas ao seu pleno exercício.
II - A resolução culposa do contrato de trabalho abrange a dispensa do empregado por justa causa, a ruptura contratual por infração do empregador (rescisão indireta) e a extinção contratual por culpa recíproca das partes. No caso de ser revertida judicialmente a justa causa aplicada ao trabalhador, ao empregador não cabe o pagamento da multa rescisória do art. 477, § 8º, da Consolidação das Leis do Trabalho, por ser controvertida a modalidade de ruptura contratual entre as partes.
III - Na despedida indireta, é imperativo o afastamento do empregado do trabalho tão logo proponha a ação trabalhista, sob pena de ficar configurada a ausência de gravidade na alegada infração do empregador ou, até mesmo, sob pena de ficar configurada a falta de boa-fé objetiva do empregado.
IV - São princípios que regem especificamente a análise da temática da extinção do contrato de trabalho: princípio da continuidade da relação de emprego; princípio da norma mais favorável; princípio da despersonalização do empregador; princípio da publicidade e transparência; princípio da razoabilidade e proporcionalidade; princípio da vedação do retrocesso.
Todas as assertivas estão incorretas.
Todas as assertivas estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão incorretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão incorretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão incorretas.

Joana trabalha em uma padaria e, há algum tempo, o seu empregador vem demonstrando insatisfação com o serviço prestado por ela. Por sua vez, Joana também está insatisfeita com as medidas que vêm sendo adotadas pelo seu empregador. Por tais razões, o empregador e Joana decidiram, por mútuo acordo, extinguir o contrato de trabalho.
Nessa situação hipotética, Joana terá direito
à metade da indenização sobre o saldo do FGTS, além da movimentação da conta vinculada desse fundo, limitada a 50% do valor dos depósitos.
à integralidade de todas as verbas trabalhistas.
à metade da indenização sobre o saldo do FGTS, cuja conta vinculada poderá ser movimentada até o limite de 80%, e metade do aviso prévio, se indenizado, bem como à integralidade das demais verbas trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-desemprego.
à metade de todas as verbas trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-desemprego.
à metade do aviso prévio, se indenizado, além da habilitação no programa de seguro-desemprego.

Empregado de certa empresa privada foi eleito membro suplente de diretoria de sindicato de sua categoria, tendo sido demitido de seu emprego quatro meses após o término do mandato sindical, sem que tenha cometido qualquer falta.
A demissão desse empregado mostra-se
incompatível com a Constituição Federal, que veda a dispensa do empregado sindicalizado desde a posse em cargo de direção ou representação sindical, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
compatível com a Constituição Federal, que permite a dispensa do empregado sindicalizado eleito membro titular ou suplente de diretoria de sindicato ou de entidade de representação sindical, na situação retratada.
incompatível com a Constituição Federal, que veda a dispensa do empregado sindicalizado, na situação retratada, desde o registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
incompatível com a Constituição Federal, que veda a dispensa do empregado sindicalizado, na situação retratada, desde o registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até seis meses após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
compatível com a Constituição Federal, que não garante estabilidade no emprego àquele que tenha sido eleito membro suplente de diretoria de sindicato ou de entidade de representação sindical.

Tratando do aviso prévio estabelecido pelas Leis Trabalhistas, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
( ) A falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
( ) A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.
( ) É indevido o aviso prévio na despedida indireta.
V, V, F
V, V, V
V, F, V
F, F, V
F, V, F

Na terceirização, a responsabilidade da empresa tomadora dos serviços em relação às obrigações trabalhistas da empresa contratada
é solidária quando as empresas integram o mesmo grupo econômico.
não subsiste, atualmente, tendo em vista a decisão do Excelso Supremo Tribunal Federal.
não subsiste quando o contrato de prestação de serviços possui cláusula que atribui responsabilidade exclusiva à empresa contratada.
é subsidiária quando as empresas integram o mesmo grupo econômico.
não abrange todas as verbas trabalhistas, tais como a multa por atraso na quitação, que é devida apenas pelo empregador.

Marcos trabalhou como recepcionista no consultório odontológico de Henrique, com exercício efetivo de atividades no período de 30/11/2016 a 31/03/2017, sendo dispensado sem justa causa. Não houve comunicação regular e prévia acerca da terminação contratual.
Diante do ajuizamento de ação trabalhista por Marcos em 10/06/2017, Henrique quitou, em audiência, aviso-prévio indenizado, décimo terceiro salário e férias mais 1/3, comprovando os recolhimentos de FGTS + multa de 40%. Recusou-se, entretanto, à retificação da data de saída na CTPS e à indenização do valor correspondente ao benefício do seguro-desemprego, sob os argumentos de que a data constante na CTPS se tratou do último dia efetivamente trabalhado por Marcos e de que não forneceu as guias para habilitação à época por ter sido reduzida a duração o período do contrato de emprego.
I. Marcos não faz jus à indenização do valor relativo ao seguro-desemprego, pois a relação laboral com Henrique somente teve duração de quatro meses.
II. Marcos deve receber indenização substitutiva, observando-se parâmetro correspondente a três parcelas do seguro-desemprego.
III. Apenas o mês integralmente trabalhado será reputado para os efeitos de apuração do período máximo de percepção das parcelas de seguro-desemprego ou indenização substitutiva, quando frustrado o benefício pelo ex-empregador.
IV. Deve ser corrigida a data de saída registrada na CTPS do trabalhador, a fim de fazer constar 30/04/2017.
I.
IV.
II e III.
II e IV.
I e III.

Paula é empregada em uma empresa de produtos químicos e, apesar de não ser filiada ao sindicato, sempre foi muito atuante na defesa dos seus interesses e dos seus companheiros de trabalho.
Diante da situação retratada e da modelagem legal de regência, acerca da ruptura contratual, assinale a afirmativa correta:
Paula, pelo princípio da primazia da realidade, tem o direito de ser equiparada ao dirigente sindical em razão de sua atuação, daí porque tem garantia no emprego por um ano, de modo que deverá ser reintegrada.
Paula poderia postular a readmissão com ressarcimento integral do período de afastamento ou o pagamento em dobro do período de afastamento, porque sua dispensa pode ser considerada discriminatória.
Paula não tem estabilidade, mas como a dispensa pode ser considerada abusiva, cabe reintegração e com a garantia de 12 meses no emprego, conforme garantido em lei.
Paula não poderá retornar ao emprego porque não possui estabilidade nem garantia no emprego, mas poderia reivindicar indenização por dano moral.
Paula não tem garantia no emprego e nada poderia ser feito por ela, porque resilir unilateralmente o contrato de trabalho é um direito potestativo do empregador.

Numa indústria farmacêutica, há a seguinte situação: Maria é empregada no setor de vendas e engravidou; Pedro, que atua no setor de faturamento, foi eleito suplente de dirigente sindical; Rosa, que atua no setor fabril, foi indicada como representante do empregador na CIPA.
Considerando os ditames legais, é correto afirmar que:
Todos os empregados terão estabilidade, por motivos variados.
Todos os membros que integram a CIPA possuem estabilidade durante todo o mandato e até 1 ano após.
Nenhum dos empregados citados terá garantia no emprego.
Pedro não terá garantia no emprego por ser suplente, já que a Lei garante estabilidade somente ao titular.
Somente Maria e Pedro terão garantia no emprego.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Analise as assertivas abaixo:
A respeito das assertivas acima, conclui-se que:
I - A resilição unilateral do contrato de trabalho por ato do empregador privado é direito potestativo, não encontrando restrições jurídicas ao seu pleno exercício.
II - A resolução culposa do contrato de trabalho abrange a dispensa do empregado por justa causa, a ruptura contratual por infração do empregador (rescisão indireta) e a extinção contratual por culpa recíproca das partes. No caso de ser revertida judicialmente a justa causa aplicada ao trabalhador, ao empregador não cabe o pagamento da multa rescisória do art. 477, § 8º, da Consolidação das Leis do Trabalho, por ser controvertida a modalidade de ruptura contratual entre as partes.
III - Na despedida indireta, é imperativo o afastamento do empregado do trabalho tão logo proponha a ação trabalhista, sob pena de ficar configurada a ausência de gravidade na alegada infração do empregador ou, até mesmo, sob pena de ficar configurada a falta de boa-fé objetiva do empregado.
IV - São princípios que regem especificamente a análise da temática da extinção do contrato de trabalho: princípio da continuidade da relação de emprego; princípio da norma mais favorável; princípio da despersonalização do empregador; princípio da publicidade e transparência; princípio da razoabilidade e proporcionalidade; princípio da vedação do retrocesso.
Todas as assertivas estão incorretas.
Todas as assertivas estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão incorretas.
Apenas as assertivas II, III e IV estão incorretas.
Apenas as assertivas I, II e III estão incorretas.

Joana trabalha em uma padaria e, há algum tempo, o seu empregador vem demonstrando insatisfação com o serviço prestado por ela. Por sua vez, Joana também está insatisfeita com as medidas que vêm sendo adotadas pelo seu empregador. Por tais razões, o empregador e Joana decidiram, por mútuo acordo, extinguir o contrato de trabalho.
Nessa situação hipotética, Joana terá direito
à metade da indenização sobre o saldo do FGTS, além da movimentação da conta vinculada desse fundo, limitada a 50% do valor dos depósitos.
à integralidade de todas as verbas trabalhistas.
à metade da indenização sobre o saldo do FGTS, cuja conta vinculada poderá ser movimentada até o limite de 80%, e metade do aviso prévio, se indenizado, bem como à integralidade das demais verbas trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-desemprego.
à metade de todas as verbas trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-desemprego.
à metade do aviso prévio, se indenizado, além da habilitação no programa de seguro-desemprego.

Empregado de certa empresa privada foi eleito membro suplente de diretoria de sindicato de sua categoria, tendo sido demitido de seu emprego quatro meses após o término do mandato sindical, sem que tenha cometido qualquer falta.
A demissão desse empregado mostra-se
incompatível com a Constituição Federal, que veda a dispensa do empregado sindicalizado desde a posse em cargo de direção ou representação sindical, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
compatível com a Constituição Federal, que permite a dispensa do empregado sindicalizado eleito membro titular ou suplente de diretoria de sindicato ou de entidade de representação sindical, na situação retratada.
incompatível com a Constituição Federal, que veda a dispensa do empregado sindicalizado, na situação retratada, desde o registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
incompatível com a Constituição Federal, que veda a dispensa do empregado sindicalizado, na situação retratada, desde o registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até seis meses após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
compatível com a Constituição Federal, que não garante estabilidade no emprego àquele que tenha sido eleito membro suplente de diretoria de sindicato ou de entidade de representação sindical.

Tratando do aviso prévio estabelecido pelas Leis Trabalhistas, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
( ) A falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
( ) A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.
( ) É indevido o aviso prévio na despedida indireta.
V, V, F
V, V, V
V, F, V
F, F, V
F, V, F

Na terceirização, a responsabilidade da empresa tomadora dos serviços em relação às obrigações trabalhistas da empresa contratada
é solidária quando as empresas integram o mesmo grupo econômico.
não subsiste, atualmente, tendo em vista a decisão do Excelso Supremo Tribunal Federal.
não subsiste quando o contrato de prestação de serviços possui cláusula que atribui responsabilidade exclusiva à empresa contratada.
é subsidiária quando as empresas integram o mesmo grupo econômico.
não abrange todas as verbas trabalhistas, tais como a multa por atraso na quitação, que é devida apenas pelo empregador.

Marcos trabalhou como recepcionista no consultório odontológico de Henrique, com exercício efetivo de atividades no período de 30/11/2016 a 31/03/2017, sendo dispensado sem justa causa. Não houve comunicação regular e prévia acerca da terminação contratual.
Diante do ajuizamento de ação trabalhista por Marcos em 10/06/2017, Henrique quitou, em audiência, aviso-prévio indenizado, décimo terceiro salário e férias mais 1/3, comprovando os recolhimentos de FGTS + multa de 40%. Recusou-se, entretanto, à retificação da data de saída na CTPS e à indenização do valor correspondente ao benefício do seguro-desemprego, sob os argumentos de que a data constante na CTPS se tratou do último dia efetivamente trabalhado por Marcos e de que não forneceu as guias para habilitação à época por ter sido reduzida a duração o período do contrato de emprego.
I. Marcos não faz jus à indenização do valor relativo ao seguro-desemprego, pois a relação laboral com Henrique somente teve duração de quatro meses.
II. Marcos deve receber indenização substitutiva, observando-se parâmetro correspondente a três parcelas do seguro-desemprego.
III. Apenas o mês integralmente trabalhado será reputado para os efeitos de apuração do período máximo de percepção das parcelas de seguro-desemprego ou indenização substitutiva, quando frustrado o benefício pelo ex-empregador.
IV. Deve ser corrigida a data de saída registrada na CTPS do trabalhador, a fim de fazer constar 30/04/2017.
I.
IV.
II e III.
II e IV.
I e III.

Paula é empregada em uma empresa de produtos químicos e, apesar de não ser filiada ao sindicato, sempre foi muito atuante na defesa dos seus interesses e dos seus companheiros de trabalho.
Diante da situação retratada e da modelagem legal de regência, acerca da ruptura contratual, assinale a afirmativa correta:
Paula, pelo princípio da primazia da realidade, tem o direito de ser equiparada ao dirigente sindical em razão de sua atuação, daí porque tem garantia no emprego por um ano, de modo que deverá ser reintegrada.
Paula poderia postular a readmissão com ressarcimento integral do período de afastamento ou o pagamento em dobro do período de afastamento, porque sua dispensa pode ser considerada discriminatória.
Paula não tem estabilidade, mas como a dispensa pode ser considerada abusiva, cabe reintegração e com a garantia de 12 meses no emprego, conforme garantido em lei.
Paula não poderá retornar ao emprego porque não possui estabilidade nem garantia no emprego, mas poderia reivindicar indenização por dano moral.
Paula não tem garantia no emprego e nada poderia ser feito por ela, porque resilir unilateralmente o contrato de trabalho é um direito potestativo do empregador.

Numa indústria farmacêutica, há a seguinte situação: Maria é empregada no setor de vendas e engravidou; Pedro, que atua no setor de faturamento, foi eleito suplente de dirigente sindical; Rosa, que atua no setor fabril, foi indicada como representante do empregador na CIPA.
Considerando os ditames legais, é correto afirmar que:
Todos os empregados terão estabilidade, por motivos variados.
Todos os membros que integram a CIPA possuem estabilidade durante todo o mandato e até 1 ano após.
Nenhum dos empregados citados terá garantia no emprego.
Pedro não terá garantia no emprego por ser suplente, já que a Lei garante estabilidade somente ao titular.
Somente Maria e Pedro terão garantia no emprego.

Prévia do material em texto

06/12/2022 16:09 PROVA ON-LINE: 09 - Direito Individual do Trabalho III (2021)
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169 1/11
PROVA ON-LINE
Entrega Sem prazo Pontos 60 Perguntas 10
Limite de tempo 60 Minutos Tentativas permitidas Sem limite
Instruções
Histórico de tentativas
Tentativa Tempo Pontuação
MAIS RECENTE Tentativa 1 13 minutos 60 de 60
Pontuação desta tentativa: 60 de 60
Enviado 6 dez em 16:09
Esta tentativa levou 13 minutos.
ATENÇÃO: Verifique em "Notas" se você não atingiu o aproveitamento necessário nesta
disciplina. 
Caso você já tenha realizado uma prova anterior e opte por uma nova tentativa, será
identificado como uma prova extra e resultará em pagamento de taxa extra.
INSTRUÇÕES DA AVALIAÇÃO ON-LINE
A prova tem a duração de 60 minutos. 
Ao clicar em PROVA ON-LINE, no menu “Testes” você iniciará a prova. A partir daí não será
possível desistir de realizá-la.
A prova é composta de 10 questões objetivas, cada uma no valor de 6 pontos.
Ao final do teste não se esqueça de enviá-lo, clicando no botão “ENVIAR TESTE”. Só utilize
esse botão quando tiver finalizado a avaliação.
Se necessário, durante a prova, entre em contato pelo link “Atendimento”.
ATENÇÃO: Todas as provas iniciadas e que não houverem sido submetidas serão
automaticamente encerradas pelo sistema transcorridos os 60 minutos de duração.
Boa Prova!
Fazer o teste novamente
6 / 6 ptsPergunta 1
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169/history?version=1
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169/take?user_id=183308
06/12/2022 16:09 PROVA ON-LINE: 09 - Direito Individual do Trabalho III (2021)
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169 2/11
Analise as assertivas abaixo:
 
I - A resilição unilateral do contrato de trabalho por ato do empregador
privado é direito potestativo, não encontrando restrições jurídicas ao
seu pleno exercício.
II - A resolução culposa do contrato de trabalho abrange a dispensa do
empregado por justa causa, a ruptura contratual por infração do
empregador (rescisão indireta) e a extinção contratual por culpa
recíproca das partes. No caso de ser revertida judicialmente a justa
causa aplicada ao trabalhador, ao empregador não cabe o pagamento
da multa rescisória do art. 477, § 8º, da Consolidação das Leis do
Trabalho, por ser controvertida a modalidade de ruptura contratual
entre as partes.
III - Na despedida indireta, é imperativo o afastamento do empregado
do trabalho tão logo proponha a ação trabalhista, sob pena de ficar
configurada a ausência de gravidade na alegada infração do
empregador ou, até mesmo, sob pena de ficar configurada a falta de
boa-fé objetiva do empregado.
IV - São princípios que regem especificamente a análise da temática
da extinção do contrato de trabalho: princípio da continuidade da
relação de emprego; princípio da norma mais favorável; princípio da
despersonalização do empregador; princípio da publicidade e
transparência; princípio da razoabilidade e proporcionalidade; princípio
da vedação do retrocesso.
 
A respeito das assertivas acima, conclui-se que: 
 Todas as assertivas estão incorretas. Correto!Correto!
 Todas as assertivas estão corretas. 
 Apenas as assertivas II e III estão incorretas. 
 Apenas as assertivas II, III e IV estão incorretas. 
 Apenas as assertivas I, II e III estão incorretas. 
06/12/2022 16:09 PROVA ON-LINE: 09 - Direito Individual do Trabalho III (2021)
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169 3/11
6 / 6 ptsPergunta 2
Joana trabalha em uma padaria e, há algum tempo, o seu empregador
vem demonstrando insatisfação com o serviço prestado por ela. Por
sua vez, Joana também está insatisfeita com as medidas que vêm
sendo adotadas pelo seu empregador. Por tais razões, o empregador e
Joana decidiram, por mútuo acordo, extinguir o contrato de trabalho.
 
Nessa situação hipotética, Joana terá direito 
 
à metade da indenização sobre o saldo do FGTS, além da
movimentação da conta vinculada desse fundo, limitada a 50% do valor
dos depósitos.
 à integralidade de todas as verbas trabalhistas. 
 
à metade da indenização sobre o saldo do FGTS, cuja conta vinculada
poderá ser movimentada até o limite de 80%, e metade do aviso prévio,
se indenizado, bem como à integralidade das demais verbas
trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-
desemprego.
Correto!Correto!
 
à metade de todas as verbas trabalhistas, mas não terá direito a
habilitação no programa de seguro-desemprego.
 
à metade do aviso prévio, se indenizado, além da habilitação no
programa de seguro-desemprego.
6 / 6 ptsPergunta 3
06/12/2022 16:09 PROVA ON-LINE: 09 - Direito Individual do Trabalho III (2021)
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169 4/11
Empregado de certa empresa privada foi eleito membro suplente de
diretoria de sindicato de sua categoria, tendo sido demitido de seu
emprego quatro meses após o término do mandato sindical, sem que
tenha cometido qualquer falta. A demissão desse empregado mostra-
se 
 
incompatível com a Constituição Federal, que veda a dispensa do
empregado sindicalizado desde a posse em cargo de direção ou
representação sindical, até um ano após o final do mandato, salvo se
cometer falta grave nos termos da lei.
 
compatível com a Constituição Federal, que permite a dispensa do
empregado sindicalizado eleito membro titular ou suplente de diretoria
de sindicato ou de entidade de representação sindical, na situação
retratada.
 
incompatível com a Constituição Federal, que veda a dispensa do
empregado sindicalizado, na situação retratada, desde o registro da
candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito,
ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se
cometer falta grave nos termos da lei.
Correto!Correto!
 
incompatível com a Constituição Federal, que veda a dispensa do
empregado sindicalizado, na situação retratada, desde o registro da
candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito,
ainda que suplente, até seis meses após o final do mandato, salvo se
cometer falta grave nos termos da lei.
 
compatível com a Constituição Federal, que não garante estabilidade
no emprego àquele que tenha sido eleito membro suplente de diretoria
de sindicato ou de entidade de representação sindical.
6 / 6 ptsPergunta 4
06/12/2022 16:09 PROVA ON-LINE: 09 - Direito Individual do Trabalho III (2021)
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169 5/11
Tratando do aviso prévio estabelecido pelas Leis Trabalhistas, analise
as afirmativas abaixo, classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas
(F):
( ) A falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o
direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida
sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
( ) A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o
direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.
( ) É indevido o aviso prévio na despedida indireta.
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para
baixo:
 V, V, F Correto!Correto!
 V, V, V 
 V, F, V 
 F, F, V 
 F, V, F 
6 / 6 ptsPergunta 5
No Artigo 482 da CLT, encontram-se as hipóteses para justa causa
para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador, sendo que
entre elas está a hipótese de ato de improbidade que pode ter como
significado
 
conduta que caracteriza a falta de comprometimento ou desleixo por
parte do empregado no seu ambiente de trabalho ou na prestação de
seus serviços.
06/12/2022 16:09 PROVA ON-LINE: 09 - Direito Individual do Trabalho III (2021)
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169 6/11
 
conduta que caracteriza o descumprimento e desobediência de ordem
do seu empregador por parte do empregado no seu ambiente de
trabalho ou na prestação de seus serviços.
 
conduta fora do padrão sexual por parte do empregado na sua
atividade de trabalhoou na prestação de seus serviços.
 
conduta faltosa ou desrespeitosa por parte do empregado na sua
atividade de trabalho ou na prestação de seus serviços.
 
conduta dolosa por parte do empregado que acarrete prejuízo ao
empregador na sua atividade de trabalho ou na prestação de seus
serviços.
Correto!Correto!
6 / 6 ptsPergunta 6
Na terceirização, a responsabilidade da empresa tomadora dos
serviços em relação às obrigações trabalhistas da empresa contratada
 
é solidária quando as empresas integram o mesmo grupo econômico. 
Correto!Correto!
 
não subsiste, atualmente, tendo em vista a decisão do Excelso
Supremo Tribunal Federal.
 
não subsiste quando o contrato de prestação de serviços possui
cláusula que atribui responsabilidade exclusiva à empresa contratada.
06/12/2022 16:09 PROVA ON-LINE: 09 - Direito Individual do Trabalho III (2021)
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169 7/11
 
é subsidiária quando as empresas integram o mesmo grupo
econômico.
 
não abrange todas as verbas trabalhistas, tais como a multa por atraso
na quitação, que é devida apenas pelo empregador.
6 / 6 ptsPergunta 7
Marcos trabalhou como recepcionista no consultório odontológico de
Henrique, com exercício efetivo de atividades no período de
30/11/2016 a 31/03/2017, sendo dispensado sem justa causa. Não
houve comunicação regular e prévia acerca da terminação contratual.
Na CTPS do trabalhador, foi registrada como data de saída
31/03/2017. Diante do ajuizamento de ação trabalhista por Marcos em
10/06/2017, Henrique quitou, em audiência, aviso-prévio indenizado,
décimo terceiro salário e férias mais 1/3, comprovando os
recolhimentos de FGTS + multa de 40%. Recusou-se, entretanto, à
retificação da data de saída na CTPS e à indenização do valor
correspondente ao benefício do seguro-desemprego, sob os
argumentos de que a data constante na CTPS se tratou do último dia
efetivamente trabalhado por Marcos e de que não forneceu as guias
para habilitação à época por ter sido reduzida a duração o período do
contrato de emprego. Considere que, à época do vínculo havido com
Henrique, já existia, na CTPS do trabalhador Marcos, anterior registro
de emprego com empregador distinto, no que tange ao período de
10/04/2016 a 13/08/2016. Considere também que se trataria da
segunda solicitação de Marcos quanto ao benefício do seguro-
desemprego, tendo a primeira ocorrido há cinco anos. Nessa situação
hipotética:
 
I. Marcos não faz jus à indenização do valor relativo ao seguro-
desemprego, pois a relação laboral com Henrique somente teve
duração de quatro meses.
06/12/2022 16:09 PROVA ON-LINE: 09 - Direito Individual do Trabalho III (2021)
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169 8/11
II. Marcos deve receber indenização substitutiva, observando-se
parâmetro correspondente a três parcelas do seguro-desemprego.
III. Apenas o mês integralmente trabalhado será reputado para os
efeitos de apuração do período máximo de percepção das parcelas de
seguro-desemprego ou indenização substitutiva, quando frustrado o
benefício pelo ex-empregador.
IV. Deve ser corrigida a data de saída registrada na CTPS do
trabalhador, a fim de fazer constar 30/04/2017.
 
Está respaldado na legislação vigente, nas Súmulas e nas Orientações
Jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho o que se afirma
APENAS em
 I. 
 IV. 
 II e III. 
 II e IV. Correto!Correto!
 I e III. 
6 / 6 ptsPergunta 8
A respeito da terceirização de serviços, conforme legislação vigente: 
 
o capital social da empresa prestadora de serviços constitui requisito
para o seu regular funcionamento, não bastando somente que a
mesma esteja devidamente inscrita no CNPJ e registrada na Junta
Comercial.
Correto!Correto!
06/12/2022 16:09 PROVA ON-LINE: 09 - Direito Individual do Trabalho III (2021)
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169 9/11
 
a contratante deverá estender ao trabalhador da empresa de prestação
de serviços o mesmo atendimento médico, ambulatorial e de refeição
destinado aos seus empregados, existente nas dependências da
contratante, ou local por ela designado.
 
empresa prestadora de serviços a terceiros é a pessoa jurídica de
direito privado destinada a prestar à contratante serviços determinados
e específicos, não sendo permitida a subcontratação para empresas
diversas.
 
não se configura vínculo empregatício entre os trabalhadores, ou
sócios das empresas prestadoras de serviços e a empresa contratante,
desde que os serviços contratados sejam ligados à atividade-meio da
contratante.
 
é lícita a celebração de contrato geral de prestação de serviços entre a
tomadora e a empresa prestadora de serviços, não sendo exigido que
no termo esteja determinado expressa e especificamente os serviços a
serem desempenhados.
6 / 6 ptsPergunta 9
Paula é empregada em uma empresa de produtos químicos e, apesar
de não ser filiada ao sindicato, sempre foi muito atuante na defesa dos
seus interesses e dos seus companheiros de trabalho. Invariavelmente
pedia ao gerente que pagasse as horas extras e o adicional noturno
sonegados a todos, estimulava os empregados à formação de um
grupo de estudo para reivindicar melhores condições de trabalho e
lutava para a compra dos melhores EPI´s, cujo custo era mais alto e,
em razão sua atuação, sempre sofreu resistência da chefia. Em razão
dessa postura ativa e verificando que Paula angariava a fama e
confiança dos demais empregados, tornando-se uma líder informal, a
empresa a dispensou sem justa causa para servir de exemplo àqueles
que tentassem perseguir seus direitos de forma mais enfática.
06/12/2022 16:09 PROVA ON-LINE: 09 - Direito Individual do Trabalho III (2021)
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169 10/11
Diante da situação retratada e da modelagem legal de regência,
acerca da ruptura contratual, assinale a afirmativa correta:
 
Paula, pelo princípio da primazia da realidade, tem o direito de ser
equiparada ao dirigente sindical em razão de sua atuação, daí porque
tem garantia no emprego por um ano, de modo que deverá ser
reintegrada.
 
Paula poderia postular a readmissão com ressarcimento integral do
período de afastamento ou o pagamento em dobro do período de
afastamento, porque sua dispensa pode ser considerada
discriminatória.
Correto!Correto!
 
Paula não tem estabilidade, mas como a dispensa pode ser
considerada abusiva, cabe reintegração e com a garantia de 12 meses
no emprego, conforme garantido em lei.
 
Paula não poderá retornar ao emprego porque não possui estabilidade
nem garantia no emprego, mas poderia reivindicar indenização por
dano moral.
 
Paula não tem garantia no emprego e nada poderia ser feito por ela,
porque resilir unilateralmente o contrato de trabalho é um direito
potestativo do empregador.
6 / 6 ptsPergunta 10
Numa indústria farmacêutica, há a seguinte situação: Maria é
empregada no setor de vendas e engravidou; Pedro, que atua no setor
de faturamento, foi eleito suplente de dirigente sindical; Rosa, que atua
no setor fabril, foi indicada como representante do empregador na
CIPA.
06/12/2022 16:09 PROVA ON-LINE: 09 - Direito Individual do Trabalho III (2021)
https://pucminas.instructure.com/courses/64816/quizzes/262169 11/11
Considerando os ditames legais, é correto afirmar que:
 Todos os empregados terão estabilidade, por motivos variados. 
 
Todos os membros que integram a CIPA possuem estabilidade durante
todo o mandato e até 1 ano após.
 Nenhum dos empregados citados terá garantia no emprego. 
 
Pedro não terá garantia no emprego por ser suplente, já que a Lei
garante estabilidade somente ao titular.
 Somente Maria e Pedro terão garantia no emprego. Correto!Correto!
Pontuação do teste: 60 de 60

Mais conteúdos dessa disciplina