Buscar

Avaliação I Individual - Ações culturais e sociais em Biblioteconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ações culturais e sociais em Biblioteconomia
1. Segundo Guerra (2018), a cultura trata-se de uma construção histórica e produto coletivo da vida humana. Sobre as características da cultura, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Não é transmitida para gerações porteriores.
B) Determinada pelo conjunto de saberes, comportamentos e modos de fazer.
C) Possui um caráter simbólico.
D) É adquirida por meio das relações sociais de um grupo.
2. Para resgatar ou conhecer o papel cultural e social das bibliotecas precisamos conhecer alguns aspectos conceituais de cultura sobre o que é a realmente termo cultura significa.Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Sociologicamente, a concepção de cultura também é semelhante. Assim, a cultura é a representação do conjunto de saberes e tradições produzidos pela interação social entre os membros de uma comunidade ou sociedade, que, por sua vez, moldam e criam padrões comportamentais que influenciam a estrutura e organização social.
B) Numa perspectiva antropológica, o britânico Edward Tylor (1832-1917) definiu cultura como todo o complexo que envolve o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes, os hábitos e as capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade; ou seja, a expressão da totalidade da vida social do homem, caracterizada pela sua dimensão coletiva.
C) O termo cultura passa a não ser percebido, sendo agora entendido como produção e criação da linguagem, da religião, da sexualidade, dos instrumentos e formas do trabalho, das formas da habitação, do vestuário e culinária, das expressões de lazer, da música, da dança, dos sistemas de relações sociais, particularmente os sistemas de parentesco ou estrutura da família, das relações de poder, da guerra e paz, da noção da vida deixando a parte artistica esquecida.
D) Cultura é um termo complexo e de grande importância para as ciências humanas em geral. Sua etimologia vem do latim culturae, que significa ato de plantar e cultivar.
 
3. Amaral (1995) destaca uma qualificação fundamental para o bibliotecário adaptar-se às novas demandas informacionais dos usuários e do mercado de trabalho, que também é fundamental para o desenvolvimento de ações culturais e sociais.Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AMARAL, S. A. Serviços bibliotecários e desenvolvimento social: um desafio profissional. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 2, 1995. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/589/591. Acesso em: 1° set. 2019.
A) Sem criatividade.
B) Conhecimento de recursos de informática e computadores.
C) Estar atualizado quanto à legislação.
D) Criatividade.
4. A partir dos anos de 1970 é que o profissional bibliotecário passa a discutir sobre as possibilidades de mudanças de uma biblioteca elitista para uma biblioteca mais popular.Com base nas dificuldades que foram enfrentadas nesse período, assinale a alternativa CORRETA:
A) Acesso livre e fácil à informação.
B) Melhor período político.
C) A saída de um momento político de ditadura.
D) Alto índice de alfabetização.
5. Os profissionais da informação são protagonistas de ações culturais e sociais, seja no sentido de dinamizar, divulgar ou preservar as unidades de informação, ou, ainda, nos processos de produção cultural e desenvolvimento educacional e social. A promoção cultural é umas das áreas de atuação do bibliotecário. Sobre ação cultural e a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Ação cultural ou social pode ser um estímulo à leitura, bem como uma contribuição educativa ou uma prática que colabore para transformações na realidade social.
( ) Na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, a cultura passou a ser identificada como a personificação da pessoa humana promovendo sua dignidade.
( ) Na Constituição brasileira, o Estado deverá garantir a todos o exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.
( ) As práticas culturais referem-se à participação cultural dos sujeitos no acesso às informações, como também em frequentar teatros, museus, arquivos e bibliotecas, exceto cinema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - V.
B) F - V - V - F.
C) V - F - F - V.
D) V - V - V - F.
6. A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. Já a cultura imaterial é relacionada a elementos abstratos, como hábitos e rituais. No Brasil, existem três formas de proteção dos bens de cultura material.Com base nessas formas, assinale a alternativa CORRETA:
A) Isolamento, Registro e Inventário.
B) Tombamento, Registro e Cálculos.
C) Tombamento, Registro e Inventário.
D) Tombamento, Cadastro e Inventário.
7. Os tipos de mediação possuem um conjunto de características entre si. Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A) O terceiro é principal foco é o Leitura interligadas como estratégias.
B) O segundo é de complementaridade. Quando se pensa a mediação a partir do aspecto institucional, a tendência é de que mediação técnica e mediação pedagógica sejam contempladas dependendo das condições oferecidas/conquistadas na mediação institucional e dependendo do foco da equipe que medeia a informação. 
C) O terceiro e principal foco é o de interdependência.
D) A primeira é de contradição, na medida em que há o foco mais intenso em um tipo de mediação em detrimento das demais. Por exemplo, o foco demasiado na mediação técnica relega a um plano inferior a mediação pedagógica e institucional.
8. A cultura é um processo permanente de construção/desconstrução e reconstrução, que perpassa os períodos históricos e as práticas sociais. O que varia, portanto, é a importância de cada fase, de acordo com as situações. Para Cuche (1999 apud SOUZA, 2010, p. 4), nenhuma cultura existe “em estado puro, sem que jamais tenha passado por qualquer influência, mesmo que seja a mais simples possível”. Com base nos tipos de cultura e correlacione, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cultura Erudita.
II- Cultura Popular.
III- Cultura de Massa.
( ) Cultura produzida pela elite.
( ) Cultura produzida pelos meios de comunicação.
( ) Cultura produzida pelo povo.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2010/resumos/R23-1573-1.pdf. Acesso em: 26 set. 2019. 
A) II - III - I.
B) I - III - II.
C) II - I - III.
D) III - I - II.
9. A informação é um fenômeno intensamente relacionado à ordem do conhecimento, à interação social e à comunicação, sendo produto de uma construção social que ocorre num contexto cultural-histórico-político marcado por diferenças e disputas de classe, não só de natureza econômica e material, mas também simbólica.Nessa tônica, os autores têm a informação como:
A) Artefato imaterial e simbólico de produção de sentidos, fenômeno da ordem do conhecimento e da cultura. 
B) Artefato material e simbólico de produção de sentidos, fenômeno da ordem do conhecimento e da psicologia. 
C) Artefato material e simbólico de produção de provas, fenômeno da ordem do conhecimento e da cultura. 
D) Artefato material e simbólico de produção de sentidos, fenômeno da ordem do conhecimento e da cultura.
10. As ações culturais e sociais em Biblioteconomia, no período atual, são de muitas transformações e avanços tecnológicos.Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) O profissional da informação não pode ser mediador nessas transformações, sem facilitar o acesso e sem ampliar as oportunidades dos usuários no desenvolvimento de práticas culturais e sociais.
B) A atuação do bibliotecário como mediador deve ser de não lidar com a cultura de massa, para não direcionar o desenvolvimento de perspectivas críticas.
C) A ação cultural e social é inoportuna para os bibliotecários, ainda mais no período atual, marcado por muitas incertezas,transformações e avanços tecnológicos.
D) O profissional da informação pode ser mediador nessas transformações, facilitando o acesso e ampliando as oportunidades dos usuários no desenvolvimento de práticas culturais e sociais.
SE TE AJUDOU, POR GENTILEZA CURTA!

Outros materiais