Buscar

O que é a criminologia ? Qual o método a criminologia usa ?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quarta-feira, 07 de dezembro, 2022 
	CRIMINOLOGIA
Últimas notícias e atualizações de boletins 
	Edição
Nº01
	
	
	Carlos Eduardo P Frota 
O que é a criminologia? 
A Criminologia é uma ciência social empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo. O termo “ciência empírica” remete a empirismo, que é a formação do conhecimento a partir da observação de fatos e de relações sociais. O empirismo está para a Física, quando analisa os fenômenos naturais, assim como está para a Criminologia, quando analisa os fatores geradores da criminalidade, os chamados fatores criminógenos.
Essa é a definição adotada marjoritariamente, como exemplo temos o autor Antonio Garcia-Pablos de Molina definindo criminologia como “Ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social”. Entretanto para Franz von Liszt a ciência penal seria tripartida em Direito Penal, Criminologia e Política Criminal. O objeto da criminologia e o objeto do Direito Penal são exatamente os mesmos e, se estendermos para a política criminal, também chegaremos à mesma conclusão. 
Os três ramos se debruçam sobre o mesmo objeto. O que diferencia um do outro é, portanto, o método.
	
	
	
	
	https://silvimar.jusbrasil.com.br/artigos/568690486/criminologia-qual-a-diferenca-entre-criminalizacao-secundaria-e-vitimizacao-secundaria 
	
	
	
Qual o método da Criminologia? 
	
	
	A Criminologia estuda o objeto sem o intermédio do dogma (doutrinação) prévio da lei. A Criminologia parte de um contato imediato com a realidade. Portanto, o método da Criminologia é indutivo, ao passo que o método do Direito Penal é dedutivo.
Uma ciência que se vale do método indutivo ou empírico parte de um contato direto com a realidade para então tirar suas conclusões e proposições (temos isso também na sociologia).
Um ponto importante em relação ao método utilizado pela Criminologia refere-se às técnicas de investigação, que podem ser, antes do fato ser definido como crime, o próprio ato praticado, inclusive com a análise do criminoso e da vítima, e após a ocorrência delitiva. Por meio delas, a Criminologia passa a investigar os fatos da realidade e encontrar respostas concretas aos seus problemas. As técnicas são bem intuitivas e fáceis de serem compreendidas, a saber: 
1) percepção imediata do fato criminoso; 
2) levantamento do local do crime e sua documentação fotográfica; 
3) observação dos instrumentos e produtos do crime;	4) exame biocriminológico do acusado para traçar sua personalidade, tipo físico e sua genética;
5) investigações paralelas, que permitem um estudo comparado do criminoso com cidadãos comuns, para tentar analisar semelhanças e diferenças, com o fim de distinguir o comportamento desviado; 
6) estudos genealógicos; 
7) estudo de casos criminais, por meio da leitura de processos; 
8) notícias publicadas na imprensa; 
9) anotações funcionais feitas por profissionais que trabalharam na investigação do delito, como médicos, sociólogos e assistentes sociais;
10) autodescrição dos criminosos, como diários, cartas, biografias, memórias;
11) estudos das provas indiciárias, que puderam levar à identificação do autor, para analisar se elas são viciadas na origem ou não;
12) avaliação psicológica por meio de testes, para analisar o criminoso e também as testemunhas;
	
	
	
	
	https://www.flaticon.com/br/icone-gratis/criminologia_4459130
	
	
	
	
	
Saiba mais
Origem da criminologia
	Curiosidades
	TEORIAS DE LOMBROSO
	Sua origem remonta ao século XVIII, com o advento do que se convencionou denominar "Escola Clássica" da criminologia, através da obra de Cesare Beccaria (Dei Delitti e delle Pene) e de outros filósofos, inspirados pela doutrina de Rousseau, principalmente, afirmavam que a origem do crime está na sociedade e em seus valores e desvios. 
	O termo “criminologia” foi criado pelo professor italiano Raffaele Garofalo em 1885, para se referir ao estudo do crime e do comportamento criminoso. Para Garofalo, a criminologia tinha como objetivo estudar a criminalidade, o delito e a pena. 
	O psiquiatra italiano Cesare Lombroso foi uma referência no século 19, mas hoje em dia alguns conceitos estão ultrapassados. Um deles defendia que características físicas podiam ser associadas ao comportamento criminal, ou seja, pessoas com orelhas de abano, queixo muito largo ou um nariz adunco estariam mais propensas a cometer crimes. 
	
	Página 1
	
	
	CRIMINOLOGIA
	Edição nº01
	Carlos Eduardo P Frota
	13) exame cadastral dos criminosos, como órgãos públicos, residência e telefones;
14) estudos do corpo de delito; 
15) observação dos novos tipos de prisão e métodos de execução das penas e medidas de segurança;
16) elaboração de enquetes, com o fim de saber a opinião da sociedade sobre algum crime ou fato criminoso
História da criminologia
Nascimento da Criminologia: a maioria dos autores diz que a Criminologia nasce no final do século XIX, a partir da Escola Positiva Italiana ou da Antropologia Criminal. Não é um consenso.
	Figueiredo Dias e Costa Andrade dizem que foi em 1764, a partir da publicação da obra “Dos Delitos e Das Penas”, de Beccaria, mas outros autores dizem que essa obra é somente filosófica.
Para Shecaira, não há um momento específico, o que a escola positiva fez foi apenas compilar.
No entanto, a maioria da doutrina entende que o nascimento da Criminologia se deu mesmo no ano de 1876 com a obra “O Homem Delinquente”, de Cesare Lombroso. O termo criminologia nasce apenas em 1879 com o médico Paul Topinard.
Na obra de Lombroso ele vai à cadeia pesquisar, sendo que as pessoas presas foram o material objeto da investigação científica, por meio de observação empírica. 
Ideias principais que o livro traz:
Atavismo: é o salto geracional de uma característica primitiva. O caráter criminoso é herdado de antepassados ancestrais 	primitivos, com características que reaparecem. O homem criminoso é estruturalmente primitivo. Com isso, conclui que o criminoso real é o criminoso nato. Ademais, não houve grupo de controle, pois não havia parâmetro de comparação com as pessoas que cometem crimes, mas que não estão na prisão, o que contamina toda a sua teoria.
Tríptico Lombrosiano (causas):
· Regressão atávica;
· Taras degenerativas;
· Alguns fatores ambientais: são vistos apenas como elementos desencadeantes dos crimes (“a ocasião faz o furto, porque o ladrão já nasceu feito”).
CRÍTICAS: leva a uma Criminologia racista. Do ponto de vista científico, é problemática pois desconsidera o fato de que a maior parte dos criminosos não está na prisão. Lombroso acaba descrevendo os mongóis (que viéram da Mongólia), os imigrantes que chegaram à Europa, desconsiderando que essas são as pessoas que são selecionadas para estarem na cadeia por suas características, não porque elas cometem mais crimes.
	
	Página 2

Outros materiais