Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Educação infantil: teorias pedagógicas contemporâneas
1. 
"Depois de ter colocado a criança em seu espaço e situação de criação e de trabalho, a educadora deve ouvi-la falar, estimulá-la nas direções que lhe parecem favoráveis. Ela anotará o essencial de suas palavras e realizará, assim, um texto que será como que a emanação superior, a sintetização e a fixação mágica de um pedaço de vida. As crianças são extraordinariamente sensíveis a isso e a emoção que daí resultará será a primeira manifestação verdadeiramente intelectual" (FREINET, 1965, p. 34).
A partir da citação desse representante da pedagogia libertária, é possível entender que:
RESPOSTA:
B. 
o professor deve promover situações em que os alunos se expressem, registrando e construindo um texto coletivo.
A citação apresenta uma das técnicas pedagógicas muito difundidas por Freinet: o incentivo à expressão verbal, de forma livre e espontânea, nos momentos criados pelo docente. Esses momentos podem ser individuais ou coletivos, nos quais o professor registra algumas falas para depois poder realizar a leitura aos alunos que, com isso, se sensibilizam, sentindo-se prestigiados e hábeis na comunicação. Freinet não adotava uma postura disciplinadora nem moralista com seus alunos, não havendo imposições, focalizando em quem pudesse sempre aprender a se expressar no grupo.
2. 
As tendências pedagógicas progressistas, que tiveram suas bases no pensamento socialista, contribuíram significativamente para a reconfiguração da escola contemporânea. Analise as tendências a seguir e associe a primeira e a segunda coluna, de forma a estabelecer a correta relação entre elas.
1. Tendência pedagógica progressista libertadora.
2. Tendência pedagógica progressista libertária.
​​​​​​​3. Tendência pedagógica progressista crítico-social dos conteúdos.
(  ) Desenvolve o conceito de autogestão dos alunos, estimulando escolhas.
(  ) Ficou conhecida no Brasil pela teorização de Paulo Freire.
(  ) Entende que os conteúdos já trazem consigo as questões sociais implícitas.
(  ) Busca a emancipação pela conscientização das realidades sociais.
(  ) Os professores devem observar, registrar e documentar os avanços das crianças.
A alternativa com a ordem correta é:
RESPOSTA: 
A. 
2, 1, 3, 1, 2.
3. 
O ensino e a aprendizagem se reconfiguraram a partir da tendência pedagógica progressista libertária, ainda mantendo traços importantes nas escolas de Educação Infantil inovadoras da atualidade. Sobre as principais características da pedagogia libertária, analise as afirmativas a seguir e marque aquelas que podem ser consideradas como verdadeiras (V) e falsas (F).
(  ) O professor deve ter uma postura antiautoritária com seus alunos, pois deve catalisar seu potencial.
(  ) Um ambiente acolhedor e estimulante é essencial para que os alunos possam vivenciar suas experiências.
(  ) Existe uma prioridade nas atividades individuais que servem de preparação para a vida em sociedade.
(  ) Aos estudantes deve existir a possibilidade de realizar escolhas ao longo do processo de ensino-aprendizagem.
(  ) Busca-se, nessa tendência, focalizar o desenvolvimento intelectual dos alunos, aprimorando sua cognição.
A alternativa com a ordem correta é:
RESPOSTA: D. 
V, V, F, V, F.
A pedagogia libertária entende que não deve haver autoritarismo por parte do professore, pois ele deve ter vínculo afetivo com os alunos; o ambiente é fundamental para que haja experiências ativas; busca-se atividades coletivas, com interação e relação entre os alunos, preparando-os para o convívio social; as escolhas devem fazer parte do processo, sendo a base da autogestão; o foco dessa pedagogia é o desenvolvimento integral dos alunos, envolvendo, além do intelecto, as questões motoras, sociais e emocionais.
4. 
Existem, atualmente, algumas redes e escolas de Educação Infantil que são consideradas referências no âmbito de inovação e metodologias pedagógicas aplicadas com seus alunos, como as escolas de Reggio Emilio, na Itália, e a Escola da Ponte, em Portugal. Sobre essas escolas de Educação Infantil inovadoras da atualidade, analise as asserções a seguir e marque a alternativa que melhor representa sua relação.
I. As escolas de Educação Infantil inovadoras da atualidade apresentam exclusivamente traços das tendências pedagógicas progressistas em funcionamento.
PORQUE
​​​​​​​II. Na forma como são organizadas suas práticas cotidianas, as escolas inovadoras da Educação Infantil valorizam as metodologias ativas, o envolvimento comunitário, a liberdade de escolhas, a promoção da autonomia dos alunos e a importância dos vínculos afetivos.
RESPOSTA:
B. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.
As escolas de Educação Infantil vistas como inovadoras na atualidade conservam traços de várias tendências pedagógicas diferentes, como as metodologias ativas e a busca pela experiência e autonomia propostas pelos representantes da Escola Nova, bem como demais aspectos de socialização, interação e relacionamento e vínculos propostos pelos autores das pedagogias progressistas. Assim, a asserção I pode ser considerada falsa, e a segunda apresenta características verdadeiras dessas escolas.
5. 
Joana é um pedagoga que atua em uma escola de Educação Infantil freinetiana, com sua turma de pré-escola. Todos os dias procura seguir uma rotina diferenciada, porém com alguns traços em comum, como: espaços de rodas de conversa, ampla utilização dos espaços da escola e aplicação da atividade pedagógica principal, a qual faz parte de seu planejamento de aula com todos os alunos. Tem um vínculo emocional muito próximo aos alunos, acolhendo-os e registrando suas conquistas diárias.
A partir dessa narrativa da postura docente de Joana, é possível afirmar que:
RESPOSTA: E. 
Joana está desconsiderando, ao planejar uma única atividade, que os alunos precisariam exercer a autogestão.
A professora Joana está procurando seguir boa parte dos princípios propostos por Freinet, estimulando a expressão dos alunos, realizando a observação e os registros como forma de acompanhamento e avaliação. Com isso, adota uma postura antiautoritária, muito diferente da pedagogia tradicional. O único aspecto que deve ser revisto diz respeito ao planejamento das atividades pedagógicas, que deveriam ser feitas em maior quantidade, a fim de possibilitar que as escolhas fossem realizadas pelos alunos ao fazerem sua autogestão.

Mais conteúdos dessa disciplina