Buscar

DESAFIO COLABORATIVO ESTAGIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio Colaborativo
Tópico da discussão
Parte superior do formulário
Metodologia Ativa - Sala de aula invertida: o objetivo dessa atividade é desafiar a busca pelo conhecimento fora do Ambiente Virtual de Aprendizagem e expor o resultado da sua pesquisa no nosso fórum colaborativo. Sua participação será compartilhada com todos os colegas e juntos teremos uma visão ampliada do tema proposto.
Preparado(a)? Vamos começar!
É importante que você leia e discuta, de maneira argumentativa, com seus colegas para que troquem conhecimentos e aprendam de maneira coletiva. Lembre-se que essa atividade tem o intuito de ser coletiva, por isso a interação com seus colegas é muito importante.
Para começarmos, o que você acha de falarmos um pouco mais sobre um assunto que abordamos em uma das nossas aulas, o Ciclo da Assistência Farmacêutica? A Assistência Farmacêutica é uma parte importante tanto dos sistemas de saúde públicos, como privados. É também um componente essencial para a implementação de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e melhoria das condições da assistência à saúde da população, pois de acordo com o Conselho Nacional de Saúde (Resolução CNS nº 338/2004): “Assistência Farmacêutica se trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia de qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população”.
Agora que você já sabe qual tema direciona o nosso Desafio Colaborativo, gostaria de destacar que será dividido em tarefas, que você deverá apresentar no fórum do Desafio Colaborativo, também publicando suas considerações nas postagens de seus colegas. Concordando ou discordando, argumente e explique seus posicionamentos, combinado?
Vamos às tarefas:
Pesquise:
1. Faça uma pesquisa sobre o Ciclo da Assistência Farmacêutica focando em: A) Nas etapas deste ciclo B) Nas diferenças de procedimento em função dos estabelecimentos onde ocorre a Assitência Farmacêutica.
Escreva:
 Depois da pesquisa, identifique e discuta com seus colegas: Como cada etapa do Ciclo influencia nas demais? Qual a atividade do Ciclo da Assistência Farmacêutica mais percebida pelo público em geral? Qual é a diferença entre Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica? Quais diferenças podemos observas nas etapas do Ciclo da Assistência Farmacêutica em função do tipo de estabelecimento (se público ou privado)?
2. Publique sua postagem principal, numa nova linha de discussão no fórum do “Desafio Colaborativo (AOL1)”. Seu texto deve ter entre 10 a 30 linhas, na fonte 12.
Discuta:
3. Comente pelo menos mais 2 postagens principais dos colegas com a sua opinião sobre a opinião que o colega postou. Lembre-se de argumentar nas considerações de seus colegas. Concordando ou discordando, com argumentos que explique seu posicionamento.
4. É de bom tom, voltar a sua postagem, para ver se algum colega comentou a sua postagem, e aproveitar o momento de tréplica, defendendo seu posicionamento ou retificando a partir da contribuição do seu colega, se for o caso.
Importante:
Busque sempre sites oficiais e de instituições de pesquisa reconhecidas. Alguns materiais já estão disponíveis na seção de Materiais Complementares, mas também seguem algumas dicas:
1. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2004/res0338_06_05_2004.html
2. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/colec_progestores_livro7.pdf
3. http://www.jaff.org.br/jornal/edicoesanteriores.jsp
Parte inferior do formulário

Outros materiais