Buscar

Desafios da Educação: Proposta Pedagógica e Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Se a Escola tem uma Proposta Pedagógica interessante a nível Educacional e o Professor ensina, por que a criança ou o jovem não aprende?
Toda instituição de ensino tem seus planos de ensino e propostas pedagógicas para o trabalho que ocorre em cada ano letivo.
Afinal esse é um trabalho duro que envolve o corpo docente para que dessa forma, eles possam apresentar o básico para as detereminadas turmas, porém vivemos em uma situação um pouco tensa, afinal os alunos pelo menos uma boa porcentagem, não absorve o que lhe é ensinado ou ainda faz da ida à escola uma "tortura" e ao chegar lá cria uma verdadeira guerra com professores, diretores, colegas e demais equipes.
Infelizmente vivemos em um país onde nossa educação é muito desvalorizada, os educadores trabalham em uma situação bem ruim, com um salário baixo, falta de material para o trabalho e algumas vezes até sofrendo ameaça dentro da escola, desenvolver uma proposta pedagógica não é simplesmente colocar em um plano o que será ministrado, temos que também criar como podemos desenvolver isso, e muitas vezes a melhor forma é primeiramente aprender a cativar o educando, temos que antes de mais nada mostrar que a escola não é um lugar ruim, temos que mostrar que dentro dela ele vai aprender muito mais que o Portugûes ou a Matemática e demais disciplinas, temos que criar dentro dessa proposta o como é ensinar a ser uma pessoa melhor, o como saber conviver em uma sociedade e isso vai muito além das matérias que ministramos.
A maioria das propotas desenvolvidas pelas escolas é voltada as disciplinas que seus alunos irão cursar naquele ano letivo, e dessa forma fica muito difícil cativar e apresentar ao educando o quão interesante pode ser aprender, claro que não é a maioria temos aqueles que levam os estudos muito mais a sério que nosso plano de aula, aqueles que tem a vontade de aprender e ir além, mas vivemos em uma sociedade que ainda pensa: Não preciso aprender isso, pois não vou usar lá fora. 
E esse é um triste pensamento, pois tudo exatamente tudo o que aprendemos em ambiente escolar é válido, e a nossa proposta pedagógica deve ir além e nós educadores temos que estar dispostos a aprender com nossos alunos para que ano apóss ano podemos melhorar essas propostas e fazer a diferença, para que as demais gerações que irão entrar na escola fiquem com a mente mais aberta e todos possamos falar a mesma língua claro sem esquecer as hierárquias, o respeito deve prevalecer sempre.
O educador tem todo o trabalho de desenvolver uma proposta o aluno não aprende por muito fatores: a falta de comprometimento do aluno e da familia, a situação que aquele aluno vive ,são alguns que podemos citar. O plano pedagógico de nada serve se primeiramente não tiver uma boa sinergia entre pais, alunos e escola. Todos devem participar os alunos aprendendo e dando idéias, os professores ensinando e se especializando sempre que possível, e a familia dando seu apoio e sempre participar, pois se a escola tem o trabalho de desenvolver propostas de ensino, a familia tem que desenvolver uma também e dessa forma familia e professores trabalhando juntos talvez seja possível mudarmos a situação da educação dentro do nosso país.

Continue navegando