Buscar

DISCURSIVAS DE EMPREENDEDORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS DE EMPREENDEDORISMO
1.Algumas ações e movimentos levaram o Brasil a uma marca significativa de empreendedorismo, alterando ainda que lentamente a percepção que a cultura nacional tinha em relação ao fato de ser...descreva no (mínimo três) programas de incentivo ao empreendedorismo no Brasil. R: Há no Brasil uma série de programas governamentais de incentivo para novos negócios, tais como: Programa Inova da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal), Programa Criatec do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), Microcrédito: forma de apoio aos empreendedores com crédito de pequenas quantias a juros abaixo do mercado. Ex: o Microcrédito do BNDES para o MEI com taxa de juros inferiores a 4% ao ano
2.A respeitos do Modelo de Negócios- Canvas explique o funcionamento do bloco “Proposta de Valor e diferencie os quesitos quantitativos(qualidade e quantidade) encontrados nesse bloco. R: A proposta de valor é o motivo pelo qual os clientes escolhem uma empresa ou outra. Ela resolve um problema ou satisfaz uma necessidade do consumidor. O valor percebido pelos clientes pode ser medido tanto pela qualidade que o produto ou serviço oferecem como por quesitos quantitativos:• Qualidade: o cliente necessita de um produto ou serviço que apresente características que o diferenciem dos demais, tais como: design, qualidade, status, experiência do cliente, novidade, flexibilidade etc.• Quantidade: o cliente necessita, nesse caso, de valores quantitativos para a escolha, tais como: preço, velocidade de entrega, facilidade de encontrar o produto ou serviço etc.
3.As organizações buscam parceiros e não apenas funcionários portanto destacam se aqueles que tem vontade incondicional de fazer a diferença...diferencie empreendedorismo e intraempreendedorismo explique como o profissional deve atuar na organização com o...
R: O intraempreendedorismo é a prática de atuar de forma empreendedora dentro de uma empresa. Já o empreendedorismo é identificar oportunidades e criar soluções, seja na forma de projetos, negócios ou até a partir da sua postura diante da vida. Há mais semelhanças do que diferenças entre os dois conceitos.
4.Case Startup cria”troco digital” para facilitar a vida de varejistas..sendo assim aponte s características que fazem com que aTroco simples seja considerada uma startup. R:Podemos considerar que a Troco Simples se identifica, e tem as características de uma startup, ao gerar um modelo de negócio repetível e escalável, trazendo alternativa para solução no problema de troco, através da inovação ao desenvolver uma plataforma com baixo custo.
5.Desde que o empreendedor comece a anotar o turbilhão de idéias que surgem em sua mente...descreva o processo de elaboração de um planejamento estratégico, etapa fundamental em um Plano de Negócios. 
R: Etapa de um plano de negócios 1 – Determine a sua identidade organizacional, 2 – Estabeleça seus objetivos de negócio, 3 – Análise SWOT, 4 – Análise de mercado, 5 – Descreva seu cliente ideal, 6 – Identifique um problema e a solução, 7 – Faça um plano financeiro,
8 – Faça um plano de pessoal.
6.No Bloco de Canvas “Parcerias Principais” o empreendedor deve inserir seus fornecedores e seus parceiros que auxiliarão...Descreva três motivos que as empresas possuem para efetuar uma parceria. R: • Escala: para tornar seu produto ou serviço escalável, ou seja, a fim de que possa atingir um número cada vez maior de clientes, as empresas buscam parcerias que auxiliem desde a questão de fornecimento de matérias-primas ou material até a atuação logística para a chegada do produto ao cliente ou o compartilhamento de infraestrutura. Assim, há uma significativa redução de custos para a instituição, conseguindo um preço mais acessível e competitivo no mercado. • Riscos e incertezas: para a redução dos riscos e incertezas que os empreendimentos naturalmente trazem, as parcerias servem para cooperar em um ambiente competitivo. Em alguns casos, vemos empresas concorrentes fazendo alianças estratégicas em alguns segmentos a fim de que possam ser mais competitivas no mercado. • Recursos e atividades: para possuir os recursos e executar todas as atividades que são descritas no modelo de negócios, as empresas devem buscar parceiros que auxiliem suas vendas. Um exemplo simples são as empresas de cosméticos que possuem vendedores de porta em porta por meio de catálogos, como os casos da Natura, Jequiti e Avon.
7. No Plano de negócios a etapa”Análise de Oportunidade e de Mercado” é fundamental para entender o mercado e suas características...descreva e explique os componentes desta análise de mercado. R: Matriz SWOT é uma forma de mapear as forças, fraquezas e oportunidades e ameaças de um negócio. É uma análise estratégica que fornece valiosos insights sobre o posicionamento da empresa, pontos de melhoria, direcionamento e priorização de projetos e oportunidades de crescimento. Permite avaliar tanto o “ambiente interno” (ao descobrir quais são as forças e fraquezas do negócio) quanto o “ambiente externo” (ao listar as oportunidades e ameaças oferecidas pelo mercado).
8.No bloco Canais do Canvas devem ser considerados a comunicação a distribuição e a venda do produto/serviço aos clientes...os canais possuem cinco fases, descreva e explique cada uma destas fases. R:•Conhecimento: a comunicação da empresa para com os clientes a fim de que ela fique conhecida e possa efetuar suas vendas. •Avaliação: mais uma vez a comunicação eficiente, que também saiba transmitir a proposta de valor da organização. •Compra: os canais disponibilizados para compra do produto e/ou serviço pelo cliente: lojas físicas, lojas virtuais, parceiros etc. •Entrega: a chegada do produto ao cliente após a compra, utilizando canais próprios ou de parceiros para distribuição – o procedimento logístico da empresa está incluído nessa fase. •Pós-venda: o suporte para o cliente através dos mais diversos meios de atendimento disponibilizados. Essa fase auxilia substancialmente a fidelização do cliente ao empreendimento.
9. O Planejamento extratégico segundo Alfred Chandler, professor de Harvard é:A determinação...descreva o processo de elaboração de um planejamento extratégico no plano de negócios, necessário pra qualquer empreendimento. R: As intenções e as direção que ela pretende seguir devem refletir as aspirações e as crenças da organização. Espelha a relação organização-sociedade e para que cumpra eu papel é de fundamental importância que seja elaborada e promovida pela gerência da empresa a organização desclarar na razão de ser, seu propósito e o que ela diz respeito ao relacionamento da empresa com seus clientes, fornecedores e colaboradores.
10.O Plano de negócios (do inglês Busines Plan) também chamado de plano empresarial...descreva e explique a seguir as etapas da extrutura básica de um Plano de Négócios. R: • Os principais pontos e a estrutura de um plano de negócios permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. • Análise da oportunidade e do mercado o profissional verifica as oportunidades que surgem constantemente no mercado e transforma suas ideias em negócios.• Plano de marketing essa ferramenta é utilizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se às suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dela você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade. • Plano operacional é a concretização em forma de documentos e metodologias que são escritos pelos colaboradores de alto escalão, como: gerentes, supervisores, diretores. • Plano financeiro aponta as diretrizes que sustentarão a rentabilidade da operação, estabelecendo as ferramentas de controle para garantir a saúde do caixa.
11. O Modelo Negócios Canvas possui quadro epicentros de inovação: a partir dos recursos; a partir da oferta; a partir dos clientes e a partir das finanças...explique cada um desses epicentros. R: •A partir dos recursos: inovações podem surgir em empresas que estão iniciando seus processosou até mesmo naquelas que pretendem ampliar o mix de produtos ou serviços que estão disponíveis aos clientes. Ex: a Amazon, que criou o AWS (Amazon Web Services) – o serviço de computação em nuvem para as empresas. •A partir da oferta: neste epicentro de modelo de negócios, o empreendedor verifica a possibilidade de sua proposta de valor ser ampliada para uma nova gama de clientes com possíveis outros canais e formas de atendimento. Evidente que haverá a necessidade de maiores recursos, novos parceiros, além da verificação do que poderá ser terceirizado. • A partir dos clientes: este epicentro tem como foco as necessidades do cliente, o acesso facilitado ou o aumento da conveniência. Em busca de ampliar o segmento de clientes, elevando sua participação no mercado, a instituição naturalmente envolverá outros blocos do Canvas para criar esta inovação. •A partir das finanças: a alteração por meio da inovação ocorrerá nesses casos considerando sempre os mecanismos de preços que irão gerar Receita ao empreendimento e/ou a Estrutura de custos.
12.O Modelo de Negócios, ou seja, os tipos existentes e que podem ser utilizados pelas organizações...encontar quatro padrões de Modelos de Negócios, em relação a estes modelos descreva e explique cada um. R: •Negócios desagregados-Neste padrão de modelo de negócios, também chamado de unbundling, o Canvas é utilizado para avaliar estratégias das empresas que aproveitam sua estrutura e organização para atender um maior número e segmentação de clientes, sendo, assim, compostas de tipos de negócios distintos: relacionamento com clientes, inovação de produtos e negócios de infraestrutura.•Cauda longa- É um padrão de modelo de negócios que “concentra-se em oferecer um grande número de produtos de nicho, cada um deles com vendas relativamente infrequentes” •Plataformas multilaterais -Este padrão também já foi estudado no item Segmentos de clientes, ele foi criado para unir dois ou mais grupos de clientes. Neste padrão as empresas se apresentam como intermediárias em um processo de oferta e procura de mercado, conectando dois grupos de forma mais simples, rápida e eficiente. •Negócios abertos-Neste padrão, vemos que as empresas se utilizam de parcerias externas para ampliar suas vendas e aumentar seu número de clientes e, por consequência, sua participação no mercado.
13.Para obter sucesso em qualquer negócio o empreendedor precisa verificar a viabilidade financeira do seu empreendimento, esse passo será vital...Em relação ao Plano Financeiro, descreva os seus objetivos, ou seja o que ele visa alcançar. R: O plano financeiro, é item fundamental, porque nele o empreendedor poderá perceber a viabilidade da sua ideia e a sua transformação em realidade com a certeza de boas possibilidades de faturamento e de lucro. O empreendedor deverá efetuar um plano financeiro com a mesma visão que teve ao efetuar a análise SWOT, sem qualquer viés, tanto realista quanto pessimista. Aqui, importante é saber que os valores de investimento, custos e retornos precisam ser extremamente viáveis para que os possíveis ajustes que venham a surgir durante o ciclo de vida do empreendimento sejam efetuados de forma rápida, simples e eficiente. Na maioria das vezes, o plano financeiro bem elaborado trará as projeções financeiras para um período de cinco anos (médio prazo), pois deverão ser utilizadas pela gestão e por possíveis investidores.
14,Segundo Osterwalder e Pigneur (2010), “um Modelo de Negócio descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização”. Com relação ao Modelo de Negócios, descreva a sua importância e funcionalidade para um empreendedor.
R: Ele facilita e agiliza os processos de transformação da ideia em algo concreto com mais rapidez. Através da logica de criação do negócio, é apresentado uma sintetização das funções principais de uma empresa em um quadro único de fácil leitura e interpretação. A entrega é a forma de recebimento da oferta pelo cliente, e a captura do valor, é a possibilidade de receber o retorno de como o cliente está percebendo o que está sendo entregue.
15.Segundo a Associação Brasileira de Franchising ABF(2019) e setor de franquias no Brasil...comente sobre o seu funcionamento e de três exemplos de franquias bem-sucedidas no Brasil. R: É uma estratégia empresarial de ampliação da marca e dos pontos de venda de uma companhia através de um contrato entre o detentor da marca (franqueador) e os interessados em abrir seu negócio se utilizando dessa marca (franqueado). Conforme dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de franchising tem tido um aumento frequente de faturamento nos últimos anos, segue alguns exemplos: O Boticário, McDonald’s, AM/PM, Cacau Show e Subway.

Continue navegando