Buscar

APS EXECUÇÕES CIVEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APS EXECUÇÕES CIVEIS 
Numa execução de título executivo extrajudicial, o juiz de direito da 2ª Vara Cível determinou a penhora de 30% dos vencimentos do executado, sob o argumento de que tal penhora ainda preserva o suficiente para a manutenção do executado e da sua família. Considerando que o crédito objeto da ação não tem natureza alimentar, e que a penhora não incidiu sobre o excedente a 50 salários-mínimos mensais, analise a decisão judicial à luz do art. 833 do CPC e da ponderação entre os interesses envolvidos, especialmente o direito do exequente à satisfação do crédito e a proteção da dignidade do executado e de sua família. 
· Leitura e interpretação do caso concreto.
Conforme determina o artigo 833 do CPC, os valores a título de salário são impenhoráveis, havendo apenas duas exceções, em caso de dividas decorrentes a alimentos, inclusive honorários advocatícios, os quais são classificados como verbas alimentares e nos casos em que a renda do devedor ultrapasse 50 salários mínimos vigentes.
 
No entanto, há entendimentos jurisprudenciais que entendem que deve ser analisado caso a caso, pois, se o devedor possuir outros rendimentos além do salário penhorado, poderá ser realizado a penhora de um percentual sobre este valor, uma vez, que não haverá prejuízo ao executado e nem de sua família, bem como ao seu sustento, respeitando o princípio da dignidade humana. 
 
No mesmo sentido, ainda que o executado não possuir outros rendimentos, além do salário penhorado, o juiz poderá determinar a penhora de um percentual sobre a renda, caso fique comprovado que o salário mensal apesar de não ultrapassar o limite de 50 salários mínimos, seja suficiente para prover o seu sustento e de sua família e ainda dispor de determinada quantia pra pagamento do débito.
 
Assim, no caso apresentado, não se tratando das exceções de impenhorabilidade, com base no que dispõe o artigo 833 CPC, não poderia ocorrer a penhora sobre os vencimentos do executado. 
 
Mas, de acordo com os entendimentos jurisprudências, se os vencimentos do executado corresponder a um valor, o qual seja suficiente para prover seu sustento e de sua família e ainda dispor de 30% para pagamento do débito, a decisão foi correta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes