Buscar

Relatório 1 Eletrotermofoterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 01
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: Uso de eletroestimuladores muscular em pacientes com hipotrofia decorrente ao desuso
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: MARLON VICTOR NAVARRO
	MATRÍCULA: 04098048
	CURSO: FISIOTERAPIA
	POLO: UNAMA
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
				T TEMA DE AULA: Uso de eletroestimuladores muscular em pacientes com hipotrofia decorrente ao desuso
RELATÓRIO:
1. Criar uma situação no qual o paciente ficou muito tempo acamado decorrente a outra patologia sistêmica, com isso, está apresentando dificuldade para sentar-se (controle de tronco), se levantar e caminhar. 
Pessoas acamadas são muito vulneráveis a terem complicações de saúde, sejam circulatórias, dermatológicas, respiratórias e muitas vezes psicológicas. Nosso corpo foi desenhado para ser móvel, para que haja a manutenção do sistema músculo-esquelético e para a melhor função de nossos órgãos internos. Um dos motivos de uma pessoa que passou muito tempo acamado deve ocorrer por causa da atrofia muscular que ocorre quando existe a perda de tecido muscular. Essa perda pode acontecer por imobilidade, lesão ou naturalmente com o envelhecimento. 
Para que evite esses problemas no paciente nos momentos de sentar-se, caminhar e andar, poderão ser feitos exercícios. Os exercícios em pacientes acamados ajudam, ainda, a melhorar a circulação do sangue, evitando o surgimento de úlceras e as escaras, é importante não forçar demais com idoso na hora de praticar os exercícios. Ele deve respeitar seu corpo, sem colocar sua saúde em risco. E, sempre que necessário, ser acompanhado por um fisioterapeuta ou outra pessoa capacitada para auxiliá-lo. Os idosos que estão acamados podem fazer exercícios motores de duas a três vezes por dia, com intervalo de um a dois minutos de descanso entre eles, de uma a três vezes por semana, lembrando que as sessões devem ter 48 horas de descanso.
2-Descrever a atuação da fisioterapia associada a recursos eletroterapêuticos, que atuem para fortalecer os músculos descrevendo toda sua programação. 
Com tantos avanços e possibilidades, a eletroterapia se tornou um campo extremamente importante para a fisioterapia, auxiliando na reabilitação de inúmeras patologias. A eletroterapia faz uso de estímulos elétricos com objetivos de para interferir na transmissão dos sinais de dor para o cérebro, ou para estimular a contração muscular ao influenciar a atividade elétrica muscular, estimula músculos e tecidos fazendo com que eles produzam endorfina, um verdadeiro analgésico natural, as endorfinas são interpretadas pelo cérebro no lugar dos sinais neurais de dor.
O aparelho utilizado e a intensidade da corrente determinam a técnica de eletroterapia aplicada em cada caso. As correntes emitidas por esses aparelhos também são variadas e podem ser indicadas para a redução da dor ou do edema, para auxiliar na cicatrização da pele, para fortalecer uma musculatura, para melhorar a oxigenação do tecido, entre muitas outras indicações. Existem inúmeras situações que podem levar à fraqueza de determinada musculatura e até mesmo à sua posterior atrofia. A eletroterapia pode ser uma aliada importante, agindo em um grupo muscular específico e promovendo a contração por meio dos impulsos elétricos. Outra possibilidade é o uso do Estimulação Elétrica Funcional para a contração de músculos comprometidos.
Corrente russa é uma técnica baseada na estimulação elétrica dos ramos intramusculares dos motores neurônios, que vem sendo utilizado como um recurso adicional para reabilitação envolvendo o tratamento de hipotrofias, espasticidade, contraturas e na aquisição de aumento de força. Acredita-se que a estimulação com a corrente russa associada a exercícios resistidos seja mais eficiente e eficaz no recrutamento de um maior número de fibras musculares, assim provocando um maior ganho de força muscular que os meios de terapias aplicadas separadamente.

Continue navegando