Buscar

654360 - PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA - Gabarito 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO
	ALTERNATIVA CORRETA
	
	 
	1
	D
	2
	B
	3
	B
	4
	A
	5
	A
	6
	B
	7
	A
	8
	D
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 654360 - PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA
Questão 1: Jean Piaget investigou como a criança constrói o significado da regra e, para isso, criou vários dilemas que, em formato de histórias, possibilitavam à criança julgar quem errou e, dessa forma, compreender o pensamento do sujeito em relação ao desenvolvimento do julgamento moral. Os dilemas morais apresentam temas comuns na infância (dano material, mentira, roubo) e permitem compreender como ocorre o desenvolvimento na construção da regra pela criança, o que estará diretamente ligado à capacidade de a criança participar dos jogos de regras, aceitando e submetendo-se a elas.
Com relação à moral, uma professora observa situações na sala de aula que a fazem se lembrar dos experimentos com crianças desenvolvidos por Piaget:
Situação 1: duas meninas, Ana e Clara, brincam de se maquiar. Ana não quer emprestar o batom a Clara. Esta fica com muita raiva da colega e, de propósito, derruba o batom no chão.
Situação 2: duas meninas, Maria e Júlia, brincam da mesma atividade, mas Júlia sem querer derruba o estojo de maquiagem de Maria e estraga todo o material, incluindo o batom e a sombra.
Do ponto de vista de uma criança de cinco anos, que se encontra no estádio pré-operatório, quem seria o mais culpado nessa situação?
A) Ambas são igualmente culpadas, pois as duas estragaram a maquiagem.
B) Nenhuma das duas é culpada, pois não se podem admitir culpados em situações de brincadeira. 
C) Clara é a mais culpada, pois sua atuação foi intencional.
D) Júlia é a mais culpada, pois com sua ação toda a maquiagem ficou estragada. 
E) Ana é a mais culpada, pois não emprestou a maquiagem à colega.
Questão 2: O jogo simbólico é um jogo de faz de conta em que a criança atribui significado às coisas e brinca com elas em um contexto mágico e imaginário. Por exemplo: brincar de escolinha, brincar de casinha fingindo fazer comidinha, de mamãe e filhinha, de super-heróis etc. Vamos supor que você está em uma festa e observa o seguinte comportamento de uma criança: a menina está brincando de casinha, e uma caixa de sapatos emborcada faz as vezes de fogão. A criança cozinha em cima da caixa, usando suas panelas: um cinzeiro, uma pequena vasilha e uma tampa de garrafa. Num dado momento, muda a posição da caixa, põe dentro dela sua boneca e canta para que a boneca durma.
Segundo Jean Piaget, em qual estádio do desenvolvimento cognitivo a criança se encontra?
A) Sensório-motor.
B) Pré-operatório.
C) Operatório concreto.
D) Operatório formal.
E) Operatório abstrato.
Questão 3: O _______________ é, portanto, hipotético-dedutivo, ou seja, capaz de tirar conclusões a partir de puras hipóteses, com base na lógica e não na existência real do problema em si. Um pensamento hipotético-dedutivo pode ser expresso pela proposição “se… então…”.
Em relação a essa frase, qual palavra completa corretamente a lacuna?
A) Pensamento concreto.
B) Pensamento formal.
C) Pensamento egocêntrico.
D) Pensamento sensorial.
E) Pensamento mágico.
Questão 4: Piaget apresenta à sua filha Jacqueline (18 meses) uma corrente e uma caixa de fósforos. Ele manuseia a caixa várias vezes, de modo que ela possa acompanhar todos os movimentos: abre, fecha, coloca a corrente dentro da caixa, fecha, chacoalha, abre novamente e retira a corrente. Em um dado momento, coloca a corrente dentro da caixa, fecha e a entrega à filha. Jacqueline pega a caixa, chacoalha, tenta abrir para retirar a corrente, mas não consegue, olha para o pai e, sem expressar uma linguagem oral (uma vez que se encontra em processo de aquisição de linguagem), abre e fecha a boca, representando o movimento de abrir e fechar a caixa, como forma de comunicação.
De acordo com os estudos piagetianos, qual é a capacidade expressa por Jacqueline nessa situação?
A) Capacidade de representação.
B) Capacidade de argumentação.
C) Capacidade de brincar.
D) Capacidade de estudar.
E) Capacidade de investigar.
Questão 5: Durante o período sensório-motor (do nascimento até aproximadamente dois anos), a criança irá desenvolver comportamentos voluntários e conscientes, encadear ações para um determinado fim, tornando-se um sujeito ativo (domínio e variação das ações). Os esquemas passam a ser complexos, com invenção e criação de ações (pegar, ouvir, olhar/ouvir, pegar, olhar/levantar, andar, pegar, sugar). Qual é o aspecto importante que ocorre neste período, segundo Piaget? 
A) Ocorre o nascimento da inteligência da criança.
B) Ocorre o aparecimento dos sentimentos.
C) Ocorre a linguagem abstrata.
D) Ocorre a inteligência concreta.
E) Ocorre o pensamento dedutivo.
Questão 6: Maria Carolina, professora do quinto ano, em conversa na sala dos professores, afirma: “Eu sempre procuro trazer para a sala de aula algum material que tenha significado para os alunos. Eu problematizo, faço perguntas, deixo-os pensar e discutir entre si. Depois eu dou um tempo para eles representarem o que discutimos por meio de desenhos, escrevendo, recortando figuras. Enfim, eu os deixo trabalhar um pouco sozinhos, e somente depois disso é que procuro sintetizar as diversas experiências. E eu acho que dá certo, eles aprendem mesmo, você precisa ver. E, sabe, mesmo vendo que está dando certo, eu estou sempre me questionando sobre o perfil de aluno com que eu mais gosto de trabalhar. Aquele mais quietinho, ou o mais questionador”.
Essa professora orienta suas atividades pedagógicas segundo qual modelo pedagógico?
 
A) Pedagogia diretiva, apriorismo.
B) Pedagogia relacional, construtivismo.
C) Pedagogia diretiva, empirismo.
D) Pedagogia relacional, empirismo.
E) Pedagogia não diretiva, apriorismo.
Questão 7: No estádio pré-operacional, a criança evolui de um funcionamento basicamente sensório-motor, expresso por meio de ações, para um modo conceitual e representacional. Assim, o período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora ou prática para a inteligência representativa, e a criança se torna apta para representar objetos e eventos. Isso ocorre porque, a partir dos dois anos, a criança passa a ter uma função de pensamento que possibilita representar um objeto ausente (significante) por meio de um significado, que pode ser expresso de várias maneiras.
De acordo com Piaget, qual função de pensamento possibilita essa capacidade de representação ou inteligência representativa?
 
A) Função simbólica.
B) Função operatória.
C) Função lúdica.
D) Função motora.
E) Função abstrata.
Questão 8: Durante uma observação na escola, você se depara com um grupo de adolescentes que discutem as ideias de Otavio, que decidiu fundar uma associação para a proteção do elefante-africano, animal em risco de extinção. O garoto já afirma ter elaborado um projeto para evitar a morte desses animais e pretende enviá-lo ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Os colegas querem conhecer o projeto a fim de ingressar, também, nessa campanha de preservação de espécies animais, de todo o planeta, ameaçados de extinção.
De acordo com os estudos de Piaget, em qual estádio do desenvolvimento cognitivo se encontra esse grupo de alunos?
A) Sensório-motor.
B) Pré-operatório.
C) Operatório concreto.
D) Operatório formal.
E) Operatório reflexivo.
Questões discursivas
Questão 1: Carlos colocou a mesma quantidade de refrigerante em dois copos com formas e tamanhos diferentes, ou seja, um alto e estreito e um baixo e largo. Seus filhos, Pedro (três anos) e Felipe (oito anos), observaram os copos e reagiram a essa situação de maneira diferente. Pedro considerou que havia a mesma quantidade de refrigerante nos dois copos e bem depressa escolheu um dos copos por causa de sua cor preferida. Já Felipe achou engraçada a reação do irmão, piscou para o pai e disse: “Oba, seu bobo! Eu fiquei com o maior, por isso vou beber mais suco que você”. Isso levou Pedro ao desespero, avançou sobre o irmão para pegar o copo que estavaem sua mão, querendo trocar com ele a todo custo.
A partir da teoria piagetiana, como você avalia a atitude de cada criança?
Questão 2: Quando uma criança explica que os raios e os trovões nos dias de chuva são porque “papai do céu” está muito bravo ou que está chovendo para que possa usar o guarda-chuva que ganhou, podemos dizer que ela se encontra em qual estádio do desenvolvimento cognitivo? Por quê?

Continue navegando