Buscar

AV2 de Sistema de Informação Gerencial Aplicada a Gestão

Prévia do material em texto

AV2 de Sistema de Informação Gerencial Aplicada a Gestão
PROVA 5/5 todas corretas.
“Os Sistemas de Apoio à Decisão são Sistemas (SAD) ajudam os gerentes médios a tomar decisões não usuais. Eles focam em problemas únicos e que se alteram com rapidez, para os quais não existem procedimento de resolução totalmente predefinido.”
Fonte: LAUDON, K. C./ LAUDON, J. P. Sistemas de informação gerenciais. 7. ed. São Paulo: Person Brasil, 2007, p. 48.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a categoria profissional que atua no SAD, assinale a alternativa correta.
A)
Profissionais que ocupam cargos das áreas do telemarketing.
B)
Profissionais que ocupam cargos das áreas operacionais.
C)
Profissionais que ocupam cargos das áreas de manutenção.
D)
Profissionais que ocupam cargos das áreas de Tecnologia da Informação.
E)
Profissionais que ocupam cargos da área gerência média.
Questão 2 - SISTEMAS DE INFORMACAO GERENCIAL APLICADOS A GESTAO
Leia o excerto a seguir:
“O Sistema de Informações Contábeis (SIC) foi concebido para ser um sistema consolidador de todos os processos, com o intuito de se ter uma visão geral sobre o desempenho e os resultados econômico-financeiros das empresas.”
Fonte: BIANCOLINO, C. A.; GIL, A. L.; BORGES, T. N. Sistemas de Informações Contábeis: Uma abordagem gerencial. São Paulo Saraiva, 2010, p.25.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a importância do SIC, analise as afirmativas a seguir.
I. O SIC constitui uma ferramenta estratégica, uma vez que resume todas as informações de natureza econômico-financeira de uma organização.
II. O SIC é caracterizado por uma análise isolada das informações de natureza econômico-financeira de uma organização.
III. O SIC é utilizado em todos os tipos de organizações: privadas, públicas ou do terceiro setor.
IV. O SIC tem como característica principal o armazenamento das informações em banco de dados.
V. O SIC representa uma análise exata das demonstrações econômicas de uma organização.
Está correto apenas o que se afirma em:
A)
I e V.
B)
I e III.
C)
I e IV.
D)
II e V.
E)
II e III.
Questão 3 - SISTEMAS DE INFORMACAO GERENCIAL APLICADOS A GESTAO
A Tecnologia da Informação (TI), atualmente, é uma das principais ferramentas de auxílio ao processo decisório e é utilizada em todos os níveis hierárquicos das organizações.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a importância da área de TI, assinale a alternativa correta que descreva todos os níveis hierárquicos das organizações.
A)
A Tecnologia da Informação devido ao seu ao custo de implementação pode ser utilizada no Nível Operacional de uma organização: l.
B)
A Tecnologia da Informação, devido ao seu alto custo de implementação, pode ser usada como ferramenta da educação financeira. 
C)
A Tecnologia da Informação é utilizada nas grandes organizações, por conta de seu alto custo de implementação.
D)
A Tecnologia da Informação pode ser utilizada em todos os níveis hierárquicos de uma organização: Nível Operacional, Nível Tático ou Gerencial, Nível Estratégico.
E)
A Tecnologia da Informação é utilizada no Nível Estratégico, por conta de sua complexidade e de seu alto custo de implementação.
Questão 4 - SISTEMAS DE INFORMACAO GERENCIAL APLICADOS A GESTAO
Os Sistemas de Informação são uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão em todos os níveis hierárquicos e de todos os eventos de  natureza econômico-financeiro de curto, médio e longo prazo. 
A partir dessa afirmação e do conteúdo estudado a respeito do Sistema de Informações Contábeis, assinale a alternativa que descreve corretamente a função dos Sistemas de Informação em Finanças.
A)
Os Sistemas de Informação em Finanças, devido à sua complexidade, são empregados na iniciativa privada como ferramenta de auxílio na tomada de decisão.
B)
Os Sistemas de Informação em Finanças, por ser uma ferramenta de alta complexidade, são utilizados por grandes organizações como auxilio do seu processo decisório.
C)
Os Sistemas de Informação em Finanças são uma ferramenta de auxílio ao processo decisório em todas as atividades de natureza econômico-financeira de uma organização
D)
Os Sistemas de Informação em Finanças, por ser uma ferramenta de alta complexidade, são utilizados nos níveis hierárquicos estratégicos para auxiliar as decisões da alta gerência.
E)
Os Sistemas de Informação em Finanças são utilizados em atividades operacionais de uma organização, com o objetivo de auxiliar nos processos de produção.
Questão 5 - SISTEMAS DE INFORMACAO GERENCIAL APLICADOS A GESTAO
“Startup é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Embora não se limite apenas a negócios digitais, uma startup necessita de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional.”
Fonte: BICUDO, L. O que é uma startup? 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Sistemas de Informação Gerencial, assinale a alternativa que apresenta características de uma Startup.
A)
São empresas com modelos de negócios ligados à alta tecnologia.
B)
São empresas com modelos de negócios consolidados e lucrativas.
C)
São empresas com modelos de negócios consolidados e escaláveis.
D)
São empresas com modelos de negócios em que há forte barreira à entrada.
E)
São empresas com modelos de negócios escaláveis e inovadoras.
Questão 6 - SISTEMAS DE INFORMACAO GERENCIAL APLICADOS A GESTAO
Leia o excerto a seguir: 
“Um sistema de processamento de transações é um sistema computadorizado que realiza e registram as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa, tais como o registro de pedidos de venda, os sistemas de reservas de hotel, folha de pagamento, manutenção do registro de funcionários e expedição.”
Fonte: LAUDON, K.C./ LAUDON, J.P. Sistemas de informação gerenciais. 7. ed. São Paulo: Person Brasil, 2007, p. 47.
De acordo com a afirmação e com as discussões feitas na unidade a respeito das Estruturas organizacionais e Sistemas de Informação Gerencial, assinale a alternativa que aponte em qual nível hierárquico se enquadra o Sistema de Processamento de Transações - SPT.
A)
Nível operacional.
B)
Nível tático.
C)
Nível de conhecimento.
D)
Nível estratégico.
E)
Nível gerencial.
Questão 7 - SISTEMAS DE INFORMACAO GERENCIAL APLICADOS A GESTAO
“Os Sistemas de apoio a Executivos - SAEs é uma ferramenta de consulta às bases de dados para a apresentação de informações de forma simples e amigável, atendendo às necessidades dos executivos de alto nível, permitindo o acompanhamento diário de resultados, compilando os dados de todas as áreas da empresa, para depois exibi-los de forma gráfica e simplificada, visando eliminar a necessidade de intermediários entre estes e a tecnologia.”
FURLAN, J. I.; AMARAL, F. Sistema de Informação Executiva -EIS- Executive Information System: como integrar os executivos ao sistema informacional das empresas, fornecendo informações úteis e objetivas para suas necessidades estratégicas e operacionais. São Paulo: Makron Books, 1994, p.14. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Sistemas Executivos (SAE), assinale a alternativa que descreve corretamente o nível hierárquico em que os SAE estão inseridos.
A)
Nível tático.
B)
Nível estratégico.
C)
Nível operacional.
D)
Nível de conhecimento.
E)
Nível gerencial.
Questão 8 - SISTEMAS DE INFORMACAO GERENCIAL APLICADOS A GESTAO
Leia o trecho a seguir:
“A ascensão do uso de componentes da Tecnologia da Informação como a internet e o comércio eletrônico trouxe consigo a discussão acerca das questões éticas dos Sistemas de Informação.”Fonte: LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de informação gerenciais.  5. ed. São Paulo: Pearson Brasil, 2012. p. 374.
A partir dessa afirmação e do conteúdo estudado a respeito do Gerenciamento dos Sistemas Informatizados, é possível afirmar que, atualmente:
A)
com o avanço da tecnologia, houve a eliminação de crimes relacionados aos Sistemas de Informações.
B)
com as inovações tecnológicas,houve a necessidade de criar leis específicas para tipificar crimes em ambientes digitais.
C)
os crimes praticados em ambientes virtuais ocorrem com frequência cada vez menor.
D)
ainda não há leis que visam penalizar os possíveis crimes em ambientes digitais.
E)
com o avanço da tecnologia, houve a eliminação do risco de crimes em ambientes virtuais.
Questão 9 - SISTEMAS DE INFORMACAO GERENCIAL APLICADOS A GESTAO
Leia o excerto a seguir:
"O Sistema especialista tem aplicações baseadas em conhecimento de um ou mais especialistas com o objetivo de auxiliar a solucionar os problemas e de realizar tarefas como simular uma tomada de decisão.”
Fonte: PREVÉ, A. D., MORITIZ, G. O.,  PEREIRA, M. F. Administração Pública: Organização, processos e tomada de decisões. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFFSC, 2010, p. 130.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Sistemas de Informação Especialista, assinale a alternativa correta.
A)
Os Sistemas Especialistas são compostos apenas por máquinas e equipamentos.
B)
Os Sistemas Especialistas atuam, sobretudo, em níveis estratégicos de uma organização.
C)
Os Sistemas Especialistas são empregados apenas nas grandes organizações. 
D)
Os Sistemas Especialistas são empregados, sobretudo, em níveis operacionais.
E)
Os Sistemas Especialistas utilizam apenas pessoas, sem a necessidade de interação com máquinas. 
Questão 10 - SISTEMAS DE INFORMACAO GERENCIAL APLICADOS A GESTAO
Leia o trecho a seguir:
“O Sistema de informações gerenciais - SIG é uma combinação de pessoas, equipamentos, procedimentos, documentos e comunicações que coletam, validam, executam operações, transformam, armazena, recuperam e apresentam informações.”
Fonte: LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de informação gerenciais. 7. ed. São Paulo: Pearson Brasil, 2012. p. 47.
A partir do trecho acima e do conteúdo estudado a respeito de Auditoria de Sistema de Informações Gerenciais, assinale a alternativa que retrata as atividades realizadas pelo SIG.
A)
Análise de Relatórios de Executivos que auxiliam os gerentes de cargos elevados à tomada de decisão nos níveis operacionais da organização.
B)
Análise de Relatórios de Especialistas que auxiliam os especialistas nas tomadas de decisões.
C)
Análise de Relatórios Gerenciais que auxiliam o Sistema de Apoio à Decisão.
D)
Análise de Relatórios de profissionais liberais que auxiliam esses profissionais na cobrança dos serviços prestados.
E)
Análise de Relatórios Estratégicos que auxiliam os gerentes de cargos elevados no processo decisório de longo prazo das organizações.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes