Buscar

A representação e o tratamento dos dados em vigilância são importantes para definir a dinâmica de um estado patológico que causa riscos à saúde coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A representação e o tratamento dos dados em vigilância são importantes para definir a dinâmica de um estado patológico que causa riscos à saúde coletiva. Para isso, não basta apenas coletar os dados, mas sim tratá-los estatisticamente para compreender quão significativo eles são. Os diagramas de controle, por exemplo, estão associados aos testes de hipóteses.
Agora, responda: qual a hipótese nula mais comum relacionada aos diagramas de controle?
a. A doença está sob controle.
b.A doença está em nível zero (inexistente).
c. doença está em descontrole total.
d.A doença está na linha inferior à tendência central.
e.A doença está em nível de alarme.
Resposta: A doença esta sob controle
Os gráficos de distribuição são importantes ferramentas para análise do conjunto de dados obtidos, auxiliando nas tomadas de decisão. Em estudos clínicos/biológicos, espera-se, majoritariamente, obter uma distribuição normal. O gráfico da distribuição normal tem forma de __________, e seu valor máximo, ou seja, o pico do gráfico, é o valor da ____________. Assim, espera-se que a maior partes dos resultados se distribuam com maior _____________ na região __________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
a.Curva, moda, frequência, extrema direita.
b.Pizza, média, intensidade, extrema esquerda.
c.Sino, média, frequência, central.
d.Linha, desvio-padrão, frequência, extrema direita.
e.Sino, mediana, intensidade, central.
Resposta: Sino, media, frequencia, central. 
“Devido à diferença do tipo de variável dependente utilizada, todos os métodos estatísticos usados tradicionalmente na análise “clássica” não podem ser utilizados quando realizamos análise de sobrevivência. Esta tem métodos próprios [...], incluindo medidas de associação, forma de apresentação dos resultados e testes de significância [...]” (BOTELHO; SILVA; CRUZ, 2009, p. 34).
BOTELHO, F.; SILVA, C., CRUZ, F. Epidemiologia explicada – Análise de Sobrevivência. Acta Urológica, Lisboa, v. 26, n. 4, p. 33-38, 2009. Disponível em: https://apurologia.pt/wp-content/uploads/2018/10/epidem-explic.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.
 
Considerando o trecho apresentado e os conceitos de estudos de sobrevida, assinale a alternativa que indica a forma de representação gráfica mais utilizada nesses estudos.
a.Tabela de regressão.
b.Curva de Kaplan-Meier.
c.Regressão linear de Cox.
d.Histogramas de Wallis.
e.Curva do teste-t.
Resposta: Curva de Kaplan-Meier. 
A epidemiologia é uma ciência ampla, embasada em métricas e estimativas de diferentes tipos de patologias que podem acometer um conjunto populacional. Ela pode ser segmentada em dois grupamentos principais, de acordo com o tipo de abordagem analítica. A abordagem de análise focada em dados qualitativos faz parte da epidemiologia _______________, enquanto a aplicação de métricas de estimativas e quantitativas faz parte da abordagem _______________. É importante destacar que ambas as técnicas são ________________.
Assinale a alternativa que complementa corretamente as lacunas.
a.Descritiva, analítica, complementares.
b.Descritiva, relacional, excludentes.
c.Analítica, relacional, excludentes.
d.Analítica, estimativa, complementares.
e.Descritiva, estimativa, complementares
Resposta: Descritiva, analítica, complementares.
A coleta de informações sobre a ocorrência de doenças é muito importante para a manutenção das redes de vigilância em saúde. Nesse sentido, foram criadas redes de notificação no interior de hospitais e unidades de saúde, para que profissionais estejam de prontidão para uma rápida coleta de informações e encaminhamento aos setores responsáveis pelo monitoramento. Assim, além dos sistemas de coleta de dados, de caráter obrigatório, também estão presentes pequenas ramificações de coleta e monitoramento.
Sobre os sistemas de coleta de dados, assinale a alternativa correta.
a.O sistema sentinela está inserido em diversas unidades de saúde e coleta e informa os órgãos de controle, como a Anvisa e o Ministério da Saúde.
b.O sistema sentinela é um órgão centralizador que recebe informações das unidades de saúde a partir das unidades do Sinan.
c.A coleta de dados deve ser realizada por médicos e a obrigatoriedade de notificação dispensa a obrigatoriedade do sigilo do paciente.
d.O Sinan é um sistema que recebe notificações das esferas municipais, enquanto o sistema sentinela recebe das esferas estaduais.
e.O período de notificação a partir das unidades sentinelas para o Sinan é de sete dias úteis.
Resposta: O sistema sentinela está inserido em diversas unidades de saúde e coleta e informa os órgãos de controle, como a Anvisa e o Ministério da Saúde.
O uso de testes paramétricos ou não paramétricos inclui, além da análise dos dados e suas características, um processo decisório do pesquisador. Muitas vezes, mesmo que não haja informações sobre a distribuição, pode-se aplicar testes paramétricos. Outras vezes, mesmo que se obtenha a média, ela pode não ser tão representativa dos dados.
Para teste não paramétrico, qual o parâmetro mais indicado a ser usado?
a.Proporção.
b.Mediana.
c.Variância.
d.Moda.
e.Média populacional.
Resposta: Mediana

Continue navegando