Buscar

Serviço Social e Atenção a Família. atv 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Serviço Social e Atenção a Família.
Atividades 1
1) A Família Consanguínea, segundo Morgan, a primeira etapa de família, os ascendentes e descendentes, os pais e filhos, são os únicos que reciprocamente, estão excluídos dos direitos e deveres (poderíamos dizer) do matrimônio. Irmãos e irmãs, primos e primas, em primeiro, segundo e restantes graus, são todos, entre si, irmãos e irmãs, e por isso mesmo maridos e mulheres uns dos outros, o vínculo de irmão e irmã pressupõe, por si, neste período, a relação carnal mútua. Com base nos seus conhecimentos sobre família Consanguínea, avalie as afirmações a seguir.
I – Os grupos conjugais classificam-se por gerações: todos os avôs e avós, nos limites da família, são maridos e mulheres entre si.
II – Irmãos e irmãs, primos e primas, em primeiro, segundo e restantes graus, são todos, entre si, irmãos e irmãs, e por isso mesmo marido e mulheres uns dos outros.
III – O matrimônio é dissolúvel à vontade de cada um dos cônjuges.
As afirmações I, II e III são respectivamente:
a. V, F, F
b. F, V, V
c. V, F, V
d. V, V, F
e. F, F, V
2) A família Monogâmica nasce em decorrência da família sindiásmica, no período de transição entre a fase média e a fase superior da barbárie, o grande triunfo definitivo é a nascente civilização. Com base no texto e em seus conhecimentos sobre família Monogâmica, avalie as afirmações a seguir.
I – Na família monogâmica, seja o homem ou a mulher, ninguém tem o direito a infidelidade, ou seja, qualquer prática dessa, independente da parte, é repudiada. 
II - Baseada no predomínio do homem, a família monogâmica por finalidade procriar filhos cuja paternidade seja indiscutível, porque estes na qualidade de herdeiros diretos entrarão, um dia, na posse dos bens de seu pai.
III - A família monogâmica diferencia-se do matrimônio sindiásmico por uma solidez muito maior dos laços conjugais, que já não podem ser rompidos por vontade de qualquer das partes.
IV – Somente o homem pode romper os laços matrimoniais.
É correto o que se afirma em:
a. II, III e IV
b. I e IV
c. I
d. II e III
e. I, II e III
3) Após a II Guerra mundial, a Europa havia sido destruída pelos conflitos, logo, houve a necessidade de uma reorganização do processo de intervenção do Estado, dando origem ao Welfare State, neste os modelos de intervenção encontram-se três tipos de inserção da família:
a) Família do provedor masculino;
b) Desfamilização;
c) Familismo. 
Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta respectivamente a definição das três intervenções citadas no texto.
a. “Abrandamento da responsabilidade familiar, devendo o Estado prover políticas que atendam às necessidades das famílias”; “transferência de benefício ao pai trabalhador que é o responsável em transferir aos demais membros”; “família deve assumir a responsabilidade pelo bem-estar de seus membros”.
b. “Família deve assumir a responsabilidade pelo bem-estar de seus membros”; “família deve assumir a responsabilidade pelo bem-estar de seus membros”; “abrandamento da responsabilidade familiar, devendo o Estado prover políticas que atendam às necessidades das famílias”.
c. “Família deve assumir a responsabilidade pelo bem-estar de seus membros”; “abrandamento da responsabilidade familiar, devendo o Estado prover políticas que atendam às necessidades das famílias”; “transferência de benefício ao pai trabalhador que é o responsável em transferir aos demais membros”.
d. “Transferência de benefício ao pai trabalhador que é o responsável em transferir aos demais membros”; “abrandamento da responsabilidade familiar, devendo o Estado prover políticas que atendam às necessidades das famílias”; “família deve assumir a responsabilidade pelo bem-estar de seus membros”.
e. “Transferência de benefício ao pai trabalhador que é o responsável em transferir aos demais membros”; “família deve assumir a responsabilidade pelo bem-estar de seus membros”; “abrandamento da responsabilidade familiar, devendo o Estado prover políticas que atendam às necessidades das famílias”.
4) Morgan foi o primeiro que tratou de introduzir uma ordem precisa na pré-história da humanidade, e sua classificação permanecerá certamente em vigor até que uma riqueza de dados muito mais considerável nos obrigue a modificá-la. Ele estabeleceu uma divisão das três épocas principais - Estado selvagem, Barbárie e Civilização. A respeito da classificação de Morgan, avalie as afirmações a seguir.
I – O estado selvagem é o período em que aparecem a criação de gado e a agricultura, e se aprende a incrementar a produção da natureza por meio do trabalho humano.
II – Barbárie é conhecida como o período em que predomina a apropriação de produtos da natureza, prontos para ser utilizados; as produções artificiais do homem são, sobretudo, destinadas a facilitar essa apropriação.
III – Civilização é o período em que o homem continua aprendendo a elaborar os produtos naturais, período da indústria propriamente dita e da arte.
As afirmações I, II e III são respectivamente:
a. V, F, F
b. F, V, V
c. V, V, F
d. V, F, V
e. F, F, V
5) Na contemporaneidade existem vários tipos de arranjos familiares, trazidos pela modernidade, por isso não podemos pensar apenas nas famílias patriarcais (nucleares). Transformações como planejamento familiar, método contraceptivos, a mulher passou a ter sua independência financeira, a industrialização, enfim, tudo contribuiu para as alterações dos tipos familiares. Com base nos seus conhecimentos sobre a família contemporânea e suas transformações, assinale a alternativa que corresponde à definição de família “Reconstruída/Composta/mosaico/Reestruturada/Pluriparental”.
a. São famílias (nuclear, extensa ou qualquer outra) que adquirem uma característica nova ao acolher um novo membro, mas temporariamente.
b. Tipo de família no qual, em determinado lugar mora todos ou boa parte dos membros da família. Nisso inclui, além do pai, da mãe e dos filhos, os avós, tios e primos, isto é, a família formada por três ou quatro gerações.
c. É aquela em que não haverá a figura de pai ou de mãe, onde os irmãos tornam-se responsáveis uns pelos outros.
d. É quando a família se divide após uma separação ou divórcio, e na sequência a mãe casa-se novamente com outra pessoa, assim como o pai também o faz. O filho desse casal tem, então, madrasta, padrasto, pai, mãe e, às vezes, meio-irmão.
e. Há apenas a mãe ou apenas o pai. Isso ocorre quando há morte ou divórcio de um dos pais.
6) Neste estágio, um homem vive com uma mulher, mas de maneira tal que a poligamia e a infidelidade ocasional continuam a ser um direito dos homens, embora a poligamia seja raramente observada por causas econômicas; ao mesmo tempo, exige-se a mais rigorosa fidelidade das mulheres, enquanto dure a vida em comum, sendo o adultério destas cruelmente castigado. O vínculo conjugal, todavia, dissolve-se com facilidade por uma ou por outra parte, e depois, como antes, os filhos pertencem exclusivamente à mãe. Nessa exclusão cada vez maior, que afeta os parentes consanguíneos do laço conjugal, a seleção natural continua a produzir seus efeitos. Com base no texto e em seus conhecimentos, identifique qual alternativa corresponde corretamente ao modelo de família apresentado no texto base.
a. Família Sindiásmica
b. Família Tradicional
c. Família Consanguínea
d. Família monogâmica
e. Família Punaluana
7) O Estado com o processo de redução retomou a família como sujeito fundamental na provisão de bem-estar. Pereira (2008) aponta que em contraposição ao Welfare State ou Estado de Bem-estar social o que passou a ser visto foi um pluralismo de bem-estar, havendo uma quebra da centralidade do Estado, em favor do mercado e do terceiro setor. A proteção social passou a ser definida a partir de três eixos. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta corretamente esses três eixos.
a. Clero, Economia, Política.
b. Estado, Mercado, Sociedade e família.
c. Família, Política, Polícia.
d. Estado, Igreja, Escola.
e. Exército, Judiciário, Mercado.
8) Quando pensamos emfamília a primeira coisa que nos vem é um grupo pequeno constituído do pai, mãe e filhos, este se encontra enraizado em nossa mente e pelo mundo globalizado. Entretanto, a palavra família vem do latim “famulus”, o qual possui um significado que foge à ideia que temos de tal instituto na contemporaneidade. A respeito da etimologia da palavra “Família”, assinale a alternativa correta:
a. “famulus” significa pessoas que têm interesses em comum.
b. A palavra “família” é derivada do latim “famulus” que significa união tribal.
c. O termo “famulus” representa o mesmo sentido que temos atualmente de família.
d. “Famulus” quer dizer agrupamento de pessoas de mesma linhagem sanguínea.
e. A palavra “famulus” significa conjunto de escravos ou servos pertencentes ao mesmo patrão.
9) Segundo Mioto (2007), o familismo é à base das políticas sociais brasileiras. Na tradição familista existem dois “canais naturais” para satisfação das necessidades dos indivíduos: o mercado – pela inserção no trabalho; e a família. Desta forma, o Estado só interfere de maneira temporária, quando um desses canais “falha”. Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre as políticas sociais do Brasil, avalie as afirmações a seguir.
I - No Brasil, essa tendência foi abalada pelo processo de rearticulação da sociedade em torno do fim da ditadura.
II – Devido ao avanço das políticas neoliberais no país, o Brasil não moveu ações e nem legislações para fornecer suporte para a educação da criança e assistência às famílias, algo que permanece até os dias atuais.
III - Segundo os neoliberalistas, principalmente na América Latina o Estado de Bem-Estar Social causou um retrocesso social crítico, com empobrecimento da população trabalhadora e inclusão de novos grupos sociais à condição de pobreza e até mesmo de extrema pobreza.
As afirmações I, II e III são respectivamente:
a. F, F, V
b. F, V, V
c. V, F, V
d. V, F, F
e. V, V, V
10) Segundo Morgan, na primeira etapa de família, os ascendentes e descendentes, os pais e filhos, são os únicos que reciprocamente estão excluídos dos direitos e deveres (poderíamos dizer) do matrimônio. Irmãos e irmãs, primos e primas, em primeiro, segundo e restantes graus, são todos, entre si, irmãos e irmãs, e por isso mesmo maridos e mulheres uns dos outros, o vínculo de irmão e irmã pressupõe, por si, neste período, a relação carnal mútua. A respeito do tipo de família Consanguínea, avalie as afirmações abaixo.
I – A família consanguínea existe até os dias de hoje.
II – Na família consanguínea é permitido pais e filhos se casarem.
III – Esse tipo de família não está mais presente na sociedade.
IV – Podemos reconhecer a existência histórica desse tipo familiar através do sistema de parentesco havaiano, ainda vigente em toda a Polinésia.
É correto o que se afirma em:
a. I e II
b. I, III e IV
c. III e IV
d. II e IV
e. I e III

Continue navegando