Buscar

O pâncreas é uma grande glândula situada imediatamente abaixo do estômago

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O pâncreas é uma grande glândula situada imediatamente abaixo do estômago. Lança, por dia, mais de 1 litro de secreções na parte superior do intestino, alguns poucos centímetros abaixo do piloro. Essas secreções são importantes para a digestão dos alimentos como qualquer uma das outras secreções do tubo digestivo, além de neutralizarem a acidez do quimo que sai do estômago. Sobre as secreções pancreáticas, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. O ácido clorídrico presente nas secreções pancreáticas reage com o bicarbonato presente no quimo, causando a sua neutralização.
b. A estimulação do nervo trigêmeo promove a secreção pelas células glandulares pancreáticas, resultando em uma secreção muito concentrada de enzimas.
c. A estimulação vagal da secreção pancreática é muito mais importante do que a estimulação hormonal da secreção pela colecistocinina.
d. As secreções pancreáticas, assim como as secreções gástricas, contêm grandes quantidades de ácido clorídrico.
e. As secreções pancreáticas contêm grandes quantidades de amilase para a digestão de carboidratos, de tripsina e de quimotripsina, para a digestão das proteínas; de lipase pancreática para a digestão de gorduras.
Sabemos que o período entre o início de uma menstruação e o início de outra é chamado de ciclo menstrual. Esse ciclo é controlado pelo aumento e diminuição de alguns hormônios. Marque a alternativa em que aparecem os hormônios hipofisários relacionados ao ciclo menstrual:
Escolha uma opção:
a. Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) e Hormônio luteinizante (LH).
b. Hormônio luteinizante (LH) e a Gonadotrofina coriônica.
c. Estrogênio e Progesterona.
d. rogesterona e Hormônio luteinizante (LH).
e. Hormônio folículoestimulante (FSH) e o Hormônio luteinizante (LH).
A reabsorção de água, de sais e de outras substâncias pelos túbulos é muito dependente da intensidade com que o filtrado glomerular flui para o sistema tubular. Se essa intensidade for muito grande, nenhum dos seus constituintes será reabsorvido de forma adequada, antes que esse líquido seja perdido como urina, na outra extremidade do sistema tubular. Por outro lado, quando apenas pequenas quantidades de filtrado são formadas a cada minuto, praticamente todo o filtrado é reabsorvido. Assim, para que a reabsorção ocorra de forma adequada, a fração de filtração glomerular deve ser precisamente controlada em cada néfron. Sobre o mecanismo de autorregulação da filtração glomerular, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. Quando a intensidade da formação do filtrado glomerular é muito grande, o líquido filtrado flui com muita rapidez pelo sistema tubular, o que não permite que seja adequadamente processado no túbulo proximal e na alça de Henle.
b. O aumento da concentração dos íons cloreto no líquido que passa da alça de Henle para o túbulo distal faz com que a arteríola aferente se contraia, o que reduz a intensidade da filtração glomerular.
c. O fluxo rápido do filtrado glomerular da alça de Henle para a mácula densa do túbulo distal provoca a secreção de angiotensina pelas células justaglomerulares, provocando a dilatação da arteríola eferente.
d. A constrição da arteríola eferente impede o fácil escapamento de sangue do glomérulo e, por conseguinte, aumenta a pressão glomerular e a intensidade da filtração glomerular.
e. Quando a filtração glomerular para os túbulos fica muito reduzida, um mecanismo automático faz com que as arteríolas eferentes de contraiam, o que aumenta a intensidade da formação do filtrado glomerular até o normal.
As funções motoras do estômago são de três tipos: armazenamento de grandes quantidades de alimento, imediatamente após uma refeição; mistura desse alimento com as secreções gástricas e esvaziamento desse alimento para o intestino delgado. Fisiologicamente, o estômago pode ser dividido em duas regiões principais: corpo e antro. Sobre as funções motoras do estômago, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. À medida que o alimento fica completamente misturado com as secreções gástricas, a mistura toma uma aparência de massa branca leitosa, que é chamada de quimo.
b. Ao chegar ao corpo do estômago, as ondas peristálticas ficam mais fortes e o alimento e as secreções gástricas são misturados com maior grau de fluidez.
c. As ondas de propulsão misturam as secreções gástricas com a camada mais externa do conteúdo alimentar, gradualmente reduzindo sua massa, ao mesmo tempo que, lentamente, vão deslocando a mistura.
d. O alimento, ao passar do esôfago para o estômago, atinge primeiro o antro do estômago, que é um saco muito elástico, onde pode ficar armazenada uma grande quantidade de alimento.
e. O antro do estômago é, principalmente, um órgão receptivo para guardar o alimento até que possa ser utilizado pelo tubo digestivo.

Continue navegando