Buscar

Concorrência Perfeita e Oligopólio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Concorrência Perfeita e Oligopólio
1. A ciência econômica tem por objetivo estudar como a sociedade toma as suas decisões econômicas. Para facilitar, o estudo da ciência divide-se em diferentes campos. Um destes campos é a Microeconomia que, por sua vez, busca explicar as estruturas de mercado entre as firmas. Nesse sentido, indique a alternativa que CORRESPONDE à diferença básica entre as firmas que operam em concorrência perfeita e as firmas que operam em oligopólio:
A. Em concorrência perfeita, o preço é determinado pelo mercado, enquanto, em um oligopólio, o preço é determinado pela empresa.
2. Sabe-se que as estruturas de mercado representa o enquadramento das firmas existentes, de acordo com características e parâmetros microeconômicos específicos. Com base nisso, é possível afirmar que o “oligopólio” caracteriza-se por:
C. apresentar-se como uma situação em que as firmas estão dispostas em um número reduzido de concorrentes. O poder de mercado oligopolista é caracterizado pela administração de preços.
3. Considerando as características específicas do mercado competitivo (concorrência perfeita), e do oligopólio, como estruturas de mercado distintas, é CORRETO afirmar que:
A. Barreira para a entradas de novas firmas é uma característica das firmas oligopolistas.
4. As estruturas de mercado classificadas entre concorrência perfeita e oligopólio assumem características próprias, assim como estratégias de formação de preço distintas. Nesse sentido, indique a característica corretamente atribuída entre as estruturas de mercado mencionadas.
C. Montadoras de automóveis, no Brasil, são oligopolistas, apesar de produzir produtos heterogêneos, praticando preços diferenciados.
5. No ano de 2000, o Sr. José de Almeida possuía uma pequena barraca na qual vendia sandálias artesanais, feitas de couro e destinada ao público masculino. Como seu produto era bem aceito, recebia muitas encomendas de venda, mas como produzia artesanalmente não conseguia atender esses pedidos, até que no final de 2005, alugou um grande galpão, adquiriu maquinário especializado e contratou mão de obra adequada. O empresário teve tanto sucesso, que em 2008 lançou sua marca própria e aumentou o MIX de produtos, inclusive para o público feminino. Com a mesma gana, o Sr. José de Almeida passou a competir com as marcas de sandália tradicionais no país e com cobertura nacional.Esse recorte representa apenas uma situação hipotética, que já se repetiu algumas vezes em diferentes mercados no Brasil. Mostrando a mudança no tamanho e na complexidade da estrutura de uma empresa.De acordo com as características apresentadas, como você classificaria a empresa do Sr. José de Almeida?
E. Embora não esteja claro, o fato de competir com grandes marcas revela que a empresa venceu uma barreira de mercado existente, aproximando-a do mercado oligopolista.

Continue navegando