Buscar

04095965 - DERICK KAUA SILVA SANTOS

Prévia do material em texto

Gerência de Configuração
DERICK KAUA SILVA SANTOS
04095965
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
MÉTODO XP
O XP é um método de desenvolvimento de software leve, não é prescritivo, e procura fundamentar as suas práticas por um conjunto de valores.
O objetivo principal do XP é levar ao extremo um conjunto de práticas que são ditas como boas na engenharia de software. Entre elas podemos citar o teste, visto que procurar defeitos é perda de tempo, nós temos que constantemente testar.
O XP pode ser utilizado de forma complementar ao Scrum, pois ele acaba focando mais em processos de engenharia e desenvolvimento de software.
Práticas do método XP, Cliente presente, Planejamento, Stand up Meeting, Programação em par, Testes constantes, Ritmo sustentável e muito mais. 
Métodos ágeis são adaptativos, portanto, se é intenção da organização implantar este tipo de processos, ela deve ter em mente o conceito de que deverá confiar nos indivíduos que farão parte dos projetos, envolvendo-os nas decisões. Um dos pontos mais importantes em processos adaptativos é que é necessário que os envolvidos sejam competentes e motivados, e os métodos ágeis disponibilizam isso através da participação nas decisões e na gestão das tarefas pelos envolvidos, gerando motivação e competência.
Economicamente, para as grandes organizações é possível implantar processos tradicionais, porém estes são pesados e burocráticos, gerando desperdício e desmotivando seus funcionários devido ao número elevado de procedimentos que devem ser seguidos para efetuar uma dada tarefa. Nestes casos, os membros das equipes são normalmente tratados como meros “recursos”, um número, um elemento que permitirá que empresa alcance seu objetivo que é o desenvolvimento de um determinado produto ou serviço com os requisitos descritos no início do projeto e que provavelmente não reflitam mais as reais necessidades do cliente ao término do trabalho.
 
Referências
DOLCI, Décio Bittencourt. Teorizando as práticas dos métodos ágeis no desenvolvimento de software visando ao processo de inovação das empresas. Teoria e Prática em Administração (TPA), v. 1, n. 1, p. 74-96, 2011.
TANIGUCHI, Kenji; CORREA, Fernando Eugenio. Metodologias ágeis e a motivação de pessoas em projetos de desenvolvimento de software: aplicando práticas de SCRUM e XP para promover a motivação de equipes de projetos de desenvolvimento de software. Revista de Ciências exatas e tecnologia, v. 4, n. 4, p. 163-179, 2009.
MEDEIROS, H. Práticas em XP (Extreme Programming): Principais Características. Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/praticas-em-xp-extreme-programming/29330>. Acesso em: 5 dez. 2022.

Continue navegando