Buscar

1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
1 - A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, e o modo de avaliar está atrelado à concepção de ensino dos atores que estão envolvidos nesse processo. A partir dessa premissa, assinale a opção correta:
A) Na visão tradicional, a avaliação de aprendizagem é encarada como o processo em que o aluno deve devolver ao professor o que ele recebeu, exatamente como recebeu.
B) A perspectiva construtivista propõe uma nova relação entre o professor, o aluno e o conhecimento. Nessa perspectiva, a avaliação é considerada um momento de acertos de contas.
C) A prova escrita é o único instrumento de avaliação por meio do qual se pode medir a eficácia dos conhecimentos.
D) A avaliação deve ser pensada com o contexto de ensino. Nesse sentido, as respostas do aluno independem da clareza e de precisão das questões.
 Você acertou, parabéns!!
 
2 - Analise a opção correta acerca do currículo na concepção de Ubiratan D’Ambrósio:
A) No sistema educacional brasileiro, um currículo obrigatório e unificado viabiliza a melhoria da qualidade de educação.
B) A mistificação de conhecimentos é uma estratégia fundamental para elaboração de um currículo que possibilite a construção da autonomia pelo aluno.
C) Como é um instrumento a serviço da comunidade escolar, o currículo não deve ser acompanhado de elementos que propiciem sua avaliação.
D) Qualquer alteração curricular deve levar em conta os três componentes do currículo: objetivo, conteúdo e método.
 Você acertou, parabéns!!
 
3 - Ensinar, para Paulo Freire, exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. Acerca dessa e assertiva, assinale a opção correta.
A) A prática docente deve restringe-se ao ensino de conteúdos explicitados no currículo no modo de Instituição de ensino.
B) O professor deve perceber que, não pode ser neutra, a prática exige de quem ensina uma definição, uma tomada de posição.
C) do ponto de vista dos interesses dominantes, a educação deve ser uma prática mobilizadora e reveladora de vertentes.
D) A prática docente deve priorizar a mediação de atividades necessárias a sistematização e a memorização de conteúdos curriculares.
 Você acertou, parabéns!!
 
4 - De acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica, o currículo do ensino fundamental tem uma base nacional comum, complementada em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar por uma parte diversificada. A base nacional comum e a parte diversificada constituem um todo integrado e não podem ser consideradas como dois blocos distintos. A articulação entre a base nacional comum e a parte diversificada do currículo do ensino fundamental possibilita a sintonia dos interesses mais amplos de formação básica do cidadão com a realidade local, as necessidades dos alunos, as características regionais da sociedade, da cultura e da economia e perpassa todo o currículo. Considerando o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA:
A) Os conteúdos curriculares que compõem a parte diversificada do currículo serão definidos pelos sistemas de ensino e pelas escolas, de modo a complementar e enriquecer o currículo, assegurando a contextualização dos conhecimentos escolares diante das diferentes realidades.
B) Os currículos a que se refere o caput devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
C) A música constitui conteúdo obrigatório e inclussivo ao componente curricular arte, o qual compreende, também, as artes visuais, o teatro e a dança. A educação física, componente obrigatório do currículo do ensino fundamental, integra a proposta político‐pedagógica da escola e será facultativa ao aluno apenas nas circunstâncias previstas na LDB, ou seja, do curso noturno, ou em atestado médico.
D) Os conteúdos que compõem a base nacional comum e a parte diversificada têm origem nas disciplinas científicas, no desenvolvimento das linguagens, no mundo do trabalho e na tecnologia, na produção artística, nas atividades desportivas e corporais, na área da saúde, nos movimentos sociais, e ainda incorporam saberes como os que advêm das formas diversas de exercício da cidadania, da experiência docente, do cotidiano e dos alunos.
 Você acertou, parabéns!!
 
5 - Associe os conceitos das diferentes maneiras de construção de currículo: A) Currículo Formal B) Currículo Real C) Currículo Oculto D) Currículo Escola E) Currículo sócio critico ( ) É tudo o que o aluno aprende pelo meio social e escolar ( ) Se baseia nas relações de poder e aprendizagem ( ) O aluno é o protagonista da aprendizagem ( ) Forma de currículo determinada pelo governo ( ) É determinado pela forma como o professor trabalha em sala de aula A sequência correta:
A) E,B,D,C,A
B) C,D,E,A,B
C) B, C,D,A,E
D) C, E, D, A, B
E) E,C, D, A, B
 Você errou, escolheu a alterantiva B
Parte inferior do formulário
Painel ICS da UniPlena Educacional

Outros materiais