Buscar

DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR Avaliação qualitativa

Prévia do material em texto

DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
AVALIAÇÃO QUALITATIVA
LEONIDES DIAS PEREIRA 
PÓS-GRADUÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA 
A imagem mostra uma professora que está por trás de uma moldura de uma televisão para chamar atenção dos alunos. Percebe-se que tem aduas pessoas na porta da sala e uma delas tenta justificar a maneira da professora está chamando atenção dos alunos, no meu ponto de vista a professora foi bem criativa na forma de adquirir atenção desses pequenos.
Com avanço das tecnologias de informação no século XXI, possibilita a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos educadores em sala de aula, que permite maior flexibilidade de informação e recursos para o educando, transformando a metodologia instrutiva e mais dinâmica, eficaz, moderno e estimulante. A tecnologia é capaz de auxilia e ativar o interesse e manter a atenção dos discente, facilitando o processo de aprendizagem, e também evita que os alunos tirem notas baixas e que eles desistem em participar das aulas.
Porém, o uso dos computadores e data show em apresentações em sala de aula, colaboram com estimulo no uso das tecnologias, quanto mais a utilização desse dispositivo for natural, além de ser mais fácil integração na dinâmica escola. Utilizado a tecnologia de forma correta, a mesma pode ser uma ferramenta poderosa a favor do ensino, contribuindo para o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo das crianças. Imagens comunicam mais do que palavras e facilitam a construção de conceitos relevantes, além disso a velocidade dos cliques favorece o desenvolvimento do pensamento ágil e lógico e colabora para a flexibilidade do raciocínio da criança.
Refletindo sobre o assunto a tecnologia e uma das grandes ferramentas nos dias atuais, ela está sendo aliada aos educadores, no aprendizado dos alunos na facilidade de fazer os planos de aula, em passar as informações no mesmo momento. Então a didática ela ferramenta inovadora, segundo alguns autores a
prática da didática necessita ser vivenciada pelos educadores e não somente descrita como um importante instrumento pedagógico, desse modo compreendemos que a utilização da didática assim como suas adequações na sociedade do conhecimento é uma condição indispensável para a garantia de uma boa educação (SANTO; LUZ, 2013).
Entretanto, ACIEVITCH ([s.d.]), afirma que a disciplina da didática deve desenvolver nos professores a capacidade crítica, para que analisem a realidade do ensino. Um dos desafios da didática é articular os conhecimentos adquiridos sobre o como, para quem, o que e por que ensinar. A didática “investiga as condições e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes das relações entre docência e aprendizagem”.
Já para os  autores Fiore Ferrari e Leymonié Sáen (2007), propõem que o campo da didática compreenda três dimensões distintas que são: o estudante, os culturais e o docente e que o estudo dessas dimensões nos ajuda a conhecer melhor os processos de aprendizagem dos estudantes e os de ensino dos docentes
Freire afirma que não deveríamos tentar dominar as tecnologias, mas compreendê-las em sua totalidade, para projetar a construção do pensar e agir coletivo, contribuindo para os sentidos da existência e da produção das relações humanas.
O método Paulo Freire não visa apenas tornar mais rápido e acessível o aprendizado, mas pretende habilitar o aluno a "ler o mundo", na expressão famosa do educador. "Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)", dizia Freire.

Continue navegando