Buscar

atividade de contextualizada história da educação...

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE UNINASSAU 
CURSO PEDAGOGIA 
DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR 
MIRELLA SILVA BARBOSA 
NOME DO TUTOR 
ANA PAULA FERREIRA MENDES
NOME DO ALUNO MARIA EDUARDA PAULO SILVEIRA 
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
O filósofo e pedagogo John Dewey foi uma importante influência para o movimento Escola Nova, que ocorreu na primeira metade do século XX, na qual defende a ideia que a educação está centrada no desenvolvimento e na capacidade de raciocínio e espírito criativo do aluno. Logo pode-se dizer que a Escola Nova defendia a liberdade de pensamento como uma ferramenta de amadurecimento intelectual e emocional assim como a democracia.
John Dewey nasceu em Burlington, Vermont, Estados Unidos, no dia 20 de outubro de 1859, Durante sua infância, teve uma educação desinteressante e desestimulante na escola, o que foi compensado pela formação em casa. Foi professor secundário durante três anos, antes de estudar na Universidade de Vermont e a Johns Hopkins, de Baltimore, onde se doutorou em filosofia em 1884. O seu interesse pela educação surgiu da observação de que a escola de seu tempo continuava com valores tradicionais.
Assim, faltava incorporar na educação as descobertas da psicologia, como também os avanços políticos sociais, surgiu o movimento Escola Nova tem como objetivo de desenvolver atividades práticas para uma melhor resultado no processo de aprendizagem estimulando o aluno a ter iniciativa, originalidade e agir de forma cooperativa .
O papel do professor nesse movimento é facilitar o processo de aprendizagem de forma a espontânea da criança. Com o princípio de criar situações como experimentos que retratam a vida para que os alunos aprendam e torne-se mais ativo, o aluno é o centro do processo de ensino valorizando os conhecimentos. Tornando a escola um ambiente não de preparação, mas sim a própria vida do aluno.
Portanto, John Dewey defendeu a educação como um processo de experiência educativa de maneira que a relação entre afetividade e racionalidade são elementos fundamentais em uma sociedade democrático, assim os alunos tornar-se indivíduos com originalidade, com senso cooperativa e críticos e apito a solucionar situações.
Referências : https://www.construirnoticias.com.br/john-dewey-o-pensador-que-pos-a-pratica-em-foco/
https://www.google.com/amp/s/www.andragogiabrasil.com.br/amp/john-dewey
https://novaescola.org.br/conteudo/1711/john-dewey-o-pensador-que-pos-a-pratica-em-foco

Continue navegando