Buscar

introdução ao acolhimento - Questionário 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Já está comprovado por pesquisas que um sistema de saúde com forte referencial na Atenção Básica à Saúde (ABS) é mais efetivo, mais satisfatório para a população, tem custos menores e é mais equitativo, mesmo em contextos de grande iniquidade social, como é o caso brasileiro.
Cabe à ABS, por meio da Estratégia Saúde da Família, dar conta de resolver a grande maioria das demandas da população atendida (cerca de 85%), o que depende também do adequado conhecimento da área e população adscrita por meio da/mediante a territorialização e diagnóstico da comunidade, da criação de uma relação de vínculo, respeito e parceria, desenvolvendo uma postura acolhedora e disponibilidade para responder às necessidades de saúde.
Assim, a partir do conteúdo estudado e das reflexões propostas nesta unidade, leia as afirmações abaixo assinalando incorreta:
Escolha uma opção:
a. Acolhimento requer ações gerenciais de reorganização do processo de trabalho da unidade de saúde visando melhor atender aos usuários e ampliar a capacidade de identificar e resolver seus problemas, e deve ser desenvolvido por uma equipe treinada, em uma sala que preserve a singularidade de cada usuário.
b. Só há sentido no acolhimento quando ele não se restringe a organizar a agenda para atender à demanda espontânea, mas prevê a reestruturação da oferta de serviços em geral e a reorganização do processo de trabalho.
c.
 Pode-se dizer que o acolhimento é uma postura/prática do profissional de saúde frente ao usuário em seu processo de trabalho individual e em equipe e que requer um compromisso ético com o outro.
d.
Acolhimento compreende uma diretriz para as políticas de saúde, objetivando criar, nos diversos pontos de atenção do sistema de saúde, capacidade para dar respostas às demandas apresentadas pelos usuários, disponibilizando as alternativas tecnológicas mais adequadas por meio do trabalho interdisciplinar, intersetorial e em rede.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Acolhimento requer ações gerenciais de reorganização do processo de trabalho da unidade de saúde visando melhor atender aos usuários e ampliar a capacidade de identificar e resolver seus problemas, e deve ser desenvolvido por uma equipe treinada, em uma sala que preserve a singularidade de cada usuário.

Outros materiais