Buscar

introdução ao acolhimento - Questionário final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma família chega à unidade de saúde com consulta agendada para acompanhamento do filho de 14 anos, devido intensas crises de cefaleia (dor de cabeça) seguida de desmaios. Após serem recebidos, acolhidos e o adolescente avaliado, foram encaminhados para a consulta. O médico realizou o exame físico, investigação dos dados e, após conversar com a família, solicitou uma tomografia computadorizada, pedindo que eles fizessem o exame com urgência e retornassem com o resultado o mais brevemente possível para possibilitar o diagnóstico definitivo e a implementação do tratamento. A família sai do consultório e procura a equipe de regulação e agendamento da unidade. Quando são atendidos, não mencionam a urgência do caso e conseguem o agendamento para a realização do exame só para 10 meses à frente.
Dentre as afirmativas abaixo, identifique como Verdadeiras (V) as que representam problemas no manejo desse caso pela equipe e formas para minimizá-los e qualificar para a oferta de um cuidado resolutivo. As demais afirmativas, classifique como Falsas (F).
( ) Não houve comunicação entre o médico e a equipe e, apesar de garantirem o acesso com consulta e encaminhamentos, não houve facilitação desse acesso e resposta positiva, com resolubilidade.
( ) Houve prejuízo do seguimento do caso, podendo provocar danos à saúde do usuário e seus familiares, e comprometimento do vínculo e da longitudinalidade do cuidado.
( ) A falha na classificação de risco pelo enfermeiro foi determinante para que o atendimento fosse realizado de forma ágil.
( ) As reuniões de equipe são importantes para rever os pontos críticos e estabelecer o diálogo entre a equipe, corrigindo as fragilidades de comunicação.
( ) Todos os profissionais precisam conhecer os fluxos e a oferta de serviços disponibilizada pela sua unidade, minimizando as falhas e consequentemente a quebra do cuidado acolhedor e resolutivo prestado aos usuários.
 
A partir da classificação acima, assinale a sequência correta:
 
Escolha uma opção:
a. V F V F V
b. V V F F V
c. F F V V V
d. V V F V V
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V V F V V

Outros materiais