Buscar

Desafio Noz Vomica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio Diante do exposto, elabore um texto, com linguagem acessível, para ser publicado na Internet, abordando aspectos como:
* histórico do uso popular de noz-vômica;
* características que ajudam a identificar as partes tóxicas da planta;
* substâncias ativas e mecanismo de ação da espécie;
* sinais e sintomas de intoxicação pela espécie;
* orientações sobre o que fazer em casos de intoxicação.
Como sugestão, você pode também elaborar uma arte ou um infográfico para chamar a atenção do seu público. Padrão de resposta esperado
Atenção: se você acha que tudo que é natural é seguro, preste atenção nesta publicação!
Fazendo uma simples pesquisa na Internet, encontrei à venda uma tintura de noz-vômica, sem qualquer orientação sobre o produto. Você conhece essa planta?
Seu nome popular é Strychnos nux-vomica e suas sementes já foram muito utilizadas para o tratamento de várias doenças, incluindo problemas gastrointestinais, anemia, inflamações, entre outras. Porém ela se mostrou uma planta extremamente tóxica, sendo, inclusive, utilizada como veneno de rato durante algum tempo.
As sementes têm uma cor que varia de castanho a cinza, e o tamanho é aproximado ao de uma moeda. Ela tem um pequeno buraco bem no centro, aspecto aveludado e um gosto muito amargo, mas não recomendo que experimente. As sementes (e outras partes da planta) contêm uma substância chamada estricnina. Essa substância inibe a ação de um composto no organismo: a glicina. Ao fazer isso, a estricnina gera uma excitação exacerbada no cérebro e na medula espinhal, o que pode causar convulsões e contrações musculares muito dolorosas e levar a morte em poucas horas. Assustador, não é mesmo?
Por isso, deve-se tomar muito cuidado com os produtos que são adquiridos na Internet. Qualquer produto com alguma indicação de uso medicinal precisa ter autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser comercializado. A equipe da Anvisa vai decidir se o uso é seguro e se o produto realmente tem ação terapêutica.
Caso você conheça alguém que utilize algum produto à base de noz-vômica, avise sobre os riscos. Dependendo da quantidade que a pessoa consome da planta, os sintomas podem ser mais leves, e a pessoa pode não perceber de início, mas, ainda assim, as consequências podem ser muito graves. Sinais e sintomas característicos incluem rigidez da mandíbula e músculos, agitação, câimbras, convulsões, entre outros.
Importante: caso você presencie um caso de intoxicação por essa planta, chame imediatamente socorro médico, não induza o vômito na vítima e informe ao profissional de saúde que fizer o atendimento o que a pessoa ingeriu.
Lembre-se sempre que o uso de plantas pode trazer riscos. Por isso, sempre comunique seu médico ou farmacêutico caso tome algum chá ou faça uso de algum fitoterápico. No site da Anvisa você pode consultar o registro de medicamentos e denunciar caso encontre algum produto suspeito. Fique alerta!

Continue navegando