Buscar

Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,1 / 0,1 pts
Quando olhamos para as estruturas biológicas do ser humano, esse se encontra desfavorecido perante a outros animais. Não pode correr como um tigre, nem voar como um pássaro, nem possuir garras afiadas para caçar e assim por diante. Porém o ser humano desenvolveu uma capacidade da qual ele permite se sobressair perante os demais animais. 
Em busca de superar as desigualdades fisiológicas para com os demais animais, o ser humano não só se adaptou à natureza como aos demais seres, mas desenvolveu a capacidade de fazer com que a natureza seja utilizada para as suas necessidades. 
Qual foi o mecanismo desenvolvido pelo ser humano que permitiu com que exercesse poder sobre a natureza e os demais animais?
controlar seu instinto
a vida em coletivo
a descoberta da escrita
a capacidade de falar
a faculdade do conhecer
 
 
Pergunta 2
0,1 / 0,1 pts
Para muitos pensadores, o que diferencia o ser humano dos demais animais, é o desenvolvimento da faculdade do conhecimento, porém, esse conhecimento se desenvolveu de diferentes modos na sociedade. O conhecimento mítico-religioso se baseia na imaginação e na fé, o conhecimento filosófico apresenta um caráter abstrato e especulativo, com isso, se fez necessário uma nova forma de organizar a produção de conhecimento. A partir da era moderna (Século XVII) temos o surgimento de um novo modelo de conhecimento: 
o método filosófico
o método especulativo
o método abstrato
o método arbitrário
o método científico
Pergunta 3
0,1 / 0,1 pts
Uma das frases mais emblemáticas e famosas de Augusto Comte é: “O Amor por princípio, a Ordem na Base, e o Progresso no fim”, que até mesmo dá origem às palavras que estão na bandeira do Brasil. Essa frase exprime de onde, para Comte, vem a necessidade do desenvolvimento das Ciências Humanas e Sociais.
Ao olhar para a sociedade europeia do início do século XIX e as múltiplas transformações sociais que ali estão ocorrendo, Comte evidência que a Física Social/Sociologia pode contribuir para:
combate à pobreza
novos processos revolucionários
trazer novos sentidos a sociedade
restabelecer a ordem social
diminuir a desigualdade social
Pergunta 4
0,1 / 0,1 pts
Antes de utilizar o termo Sociologia, aquele que é considerado o primeiro sociólogo moderno, Augusto Comte, utilizou o termo Física Social. Isso acontece porque o autor deseja transportar a metodologia das ciências naturais para as ciências sociais e humanas. Pode-se dizer, que Comte bebeu ricamente de uma teoria das ciências naturais que estava em evidência em sua época, e desenvolveu:
o empirismo social
a termodinâmica social
o evolucionismo social
a seletividade social
o tectonismo social
 
Pontuação do teste: 0,4 de 0,4

Continue navegando