Logo Passei Direto
Buscar

Aap1_2_3_4- Farmacologia

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considerando a evolução histórica da farmacologia no período de 1800 a 1900 aproximadamente, analise a figura e as afirmativas a seguir:
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
I. As grandes navegações foram um dos motivos para o crescimento da área farmacêutica com a descoberta e cultivo de novas drogas vegetais de grande interesse terapêutico.
II. A descoberta de Virchow sobre a ideia da patologia celular e não apenas das diferenças anatômicas.
III. Surgimento das definições bacteriológicas de Pasteur e depois os conceitos de assepsia e redução das infecções hospitalares.
IV. Após a estruturação da química orgânica e da química analítica surgem as opções de tratamento com as primeiras drogas sintéticas, como é o caso do ácido acetilsalicílico.
V. Surgimento do movimento barroco em que os boticários e os médicos passam a fazer uso de uma farmácia mais química do que a galênica com suas substâncias naturais e misturas complexas.
a)II, III e IV, apenas.
b)I, II e V, apenas.
c)I, II e III, apenas.
d)I, III e V, apenas.
e)II, IV e V.

Considerando a evolução histórica da farmacologia, analise as afirmativas a seguir:
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
I. Galeno, médico conceituado em Roma, foi considerado o pai da Farmácia racional e a base dos tratamentos galênicos dominou a medicina e a farmácia até o século XVII, sendo grande influência no século XVIII.
II. Galeno criou um sistema que relacionava as doenças e tratamentos de forma mais complexa, racional e com coerência sobre o funcionamento dos órgãos, tendo como contribuição para a terapêutica atual a preocupação com a indicação dos medicamentos ao paciente, como o tipo de medicamento, a quantidade necessária, forma de preparo do medicamento, a via de administração e o tempo de ação.
III. Os árabes deixaram marcas dos seus saberes milenares também aprofundados na arte da medicina.
IV. Os médicos romanos estudavam a teoria nas obras traduzidas, mas na prática desenvolveram o gosto pela botânica, a tarefa exaustiva de identificar plantas, que se distinguiam.
V. As técnicas médicas e farmacêuticas tiveram grande importância na cultura greco-romana, como o desenvolvimento de técnicas físico-químicas: destilação, sublimação, cristalização e filtração.
a)II, III e IV, apenas.
b)I, II e V, apenas.
c)I, II e III, apenas.
d)I, III e V, apenas.
e)II, IV e V.

Tomando como referência a evolução da farmacologia, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
(V) O Renascimento, marca uma época cheia de inovações e descobertas, aumento no interesse por plantas medicinais, ocasionando o crescimento da área farmacêutica.
(V) As grandes navegações do século XVI e XVII, proporcionaram a descoberta e cultivo de novas drogas vegetais de grande interesse terapêutico, além das especiarias advindas das mais diversas partes do mundo, principalmente América, Índia e África.
(V) A partir de 1886 o papel do profissional farmacêutico se torna o protagonista na produção de medicamentos, ganhando força sendo o único com formação específica para ser o responsável técnico do estabelecimento.
(F) Após o declínio das teorias galenistas no final da idade moderna, a anatomia humana se destaca no campo da medicina.
(F) A expansão do campo da farmácia e do conhecimentos dos medicamentos não sofreu influência da medicina islâmica.
a)V – V – V – F - F.
b)F – F – V – V – V.
c)F – V – F – V – V.
d)V – V – F – F – V.
e)V – F – F – V – V.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos termos contidos na Coluna A com seus respectivos conceitos, apresentados na Coluna B.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
I. Droga
II. Fármaco
III. Medicamento
IV. Remédio
a)I - 4; II - 3; III - 2; IV – 1.
b)I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
c)I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.
d)I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
e)I - 1; II - 3; III - 2; IV – 4.

Considerando o desenvolvimento de novos medicamentos, analise as afirmativas a seguir:
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
I. A etapa de escolha da molécula candidata a novo fármaco pode ser obtida de produtos naturais bioativos que geralmente são isolados em baixas quantidades.
II. A cada 10.000 moléculas testadas inicialmente, a maioria se torna um medicamento que será comercializado.
III. O novo fármaco tem o seu pedido de patente logo no início do desenvolvimento fármaco, antes mesmo da fase clínica e depois que é aceito tem um prazo de 20 anos a contar a partir da aceitação da patente.
IV. Após a aprovação e início da comercialização, o uso do medicamento deve ser monitorado para detectar qualquer tipo de reação adversa ou alterações que venham a comprometer a segurança do paciente.
V. O final da fase Pré-clínica, tem por objetivo principal avaliar a toxicidade em animais, assim como a teratogênese e oncogênese, podendo ser incluídos seres humanos.
a)II, III e IV, apenas.
b)I, II e IV, apenas.
c)I, III e IV, apenas.
d)I, II e III, apenas.
e)II, III e V.

Tomando como referência os instrumentos decisivos na produção de novos fármacos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
(V) Além do processo de descoberta de novas moléculas para serem usadas como novos fármacos, é necessário a análise de instrumentos que são considerados na etapa produtiva do medicamento como os aspectos químicos e biológicos.
(F) Os estudos biológicos determinam as características físicas do composto como ponto de fusão, solubilidade e pKa.
(F) A caracterização química determina a chance de eficácia da molécula em uma determinada doença e a possibilidade de modificação molecular para alterar seus efeitos observados nos modelos testados.
(V) A realização de testes celulares simulam a ação in vivo da molécula, como a transposição de membranas, tipo de afinidade pelos tecidos celulares, armazenamento celular, entre outros.
(V) Os ensaios farmacocinéticos mostram o caminho que a molécula sofre após sua administração, demonstrando sua capacidade de gerar os efeitos desejados por atingir os alvos celulares determinados e a segurança que o fármaco oferece.
a)V – V – V – F - F.
b)V – F – F – V – V.
c)F – F – V – V – V.
d)V – V – F – V – F.
e)V – F – V – F – V.

Considerando estas informações, imaginemos uma situação em que Arthur é um farmacêutico recém contratado para o setor de P&D numa indústria farmacêutica.
Os ensaios toxicológicos desse novo medicamento será realizado pelo método ex vivo que
a)utiliza experimentação através da simulação computacional, que modela um fenômeno natural.
b)utiliza culturas de células fora do organismo e são criadas para esse fim.
c)utiliza animais vivos com sistemas adaptados para observação do alvo terapêutico como indução de doenças cardiovasculares ou neoplásicas.
d)utiliza por exemplo o isolamento de um órgão fora do organismo vivo ou o desenvolvimento de produtos biológicos em bactérias vivas para posterior inoculação no organismo de teste.
e)busca identificar e quantificar as relações predominantes no complexo campo da modelagem, representadas pelas propriedades da estrutura química e atividade biológica correspondente.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. As propriedades físico-químicas do fármaco ativo não influenciam na absorção do mesmo na pele.
I. As propriedades físico-químicas do fármaco ativo não influenciam na absorção do mesmo na pele.
II. O cetoconazol é um fármaco de difícil dissolução em meio aquoso e mais solúvel em meio oleoso devido sua apolaridade molecular.
III. A formulação deve conter uma base preferencialmente hidrossolúvel como o gel.
IV. A formulação deve ser em pomada, na qual a base deve ser lipossolúvel, promovendo a melhor absorção do fármaco e melhor tratamento.
V. O cetoconazol é um fármaco de fácil dissolução em meio aquoso e menos solúvel em meio oleoso devido seu coeficiente de partição igual a 3,8.
a)II, III e IV, apenas.
b)I, III e IV, apenas.
c)I, II e V, apenas.
d)II e IV, apenas.
e)II, III e V.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Os anestésicos locais e benzodiazepínicos são classe de fármacos que atuam por alteração na condutância dos canais iônicos.
I. Os anestésicos locais e benzodiazepínicos são classe de fármacos que atuam por alteração na condutância dos canais iônicos.
II. Os anestésicos locais bloqueiam a condutância dos íons sódio pelos canais de sódio regulados por voltagem nos neurônios que transmitem a informação de dor da periferia para o sistema nervoso central.
III. Os benzodiazepínicos atuam sobre o sistema nervoso, inibindo a neurotransmissão no sistema nervoso central ao potencializar a capacidade do transmissor ácido gama-aminobutírico (GABA) de aumentar a condutância de íons cloreto pelas membranas neuronais.
IV. Os anestésicos locais e benzodiazepínicos são classe de fármacos que atuam nos receptores transmembrana acoplados à proteína G.
V. Os fármacos ao ativar os canais iônicos produzem os segundos mensageiros transmitindo o sinal que o primeiro mensageiro ativou na porção extracelular do receptor.
a)II, III e IV, apenas.
b)I, III e IV, apenas.
c)I, II e III, apenas.
d)II e IV, apenas.
e)II, III e V.

Tomando como referência os efeitos dos fármacos, analise os gráficos e julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
(V) O fármaco A está causando efeito farmacológico pois ultrapassou a concentração mínima efetiva.
(F) O fármaco A não está causando efeito farmacológico, pois não ultrapassou a CME.
(V) O fármaco C está causando efeito farmacológico, pois ultrapassou a CME, mas está causando efeito tóxico.
(F) O fármaco C não está causando efeito farmacológico mas está causando efeito tóxico.
(F) O fármaco C está causando efeito farmacológico mas não está causando efeito tóxico, pois não ultrapassou a CMT.
a)V – V – V – F - F.
b)F – V – V– V – F.
c)F – F – V – V – V.
d)V – V – F – V – F.
e)V – F – V – F – F.

Tomando como referência o sistema de notificação das reações adversas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
(V) O NOTIVISA é o sistema de informação que visa fortalecer a vigilância pós-uso/pós-comercialização dos medicamentos por meio do monitoramento de eventos adversos e de queixa técnica associados aos produtos sob vigilância sanitária.
(F) A atuação da VIGIPÓS ocorre na fase pré-clínica para proteger a população dos riscos da utilização de produtos fora das especificações técnicas e legais.
(V) No âmbito do VIGIPÓS, será considerado EA (evento adverso) aquele que causou danos à saúde.
(V) No momento da notificação, se o problema observado no produto ainda não tiver causado nenhum dano à saúde, este deverá ser notificado como QT (queixa técnica).
(F) Os cidadãos comuns não poderão notificar EA e QT no Notivisa, deverão registrar sua notificação por meio do profissional qualificado que prescreveu o produto.
a)V – V – V – F - F.
b)F – V – V– V – F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considerando a evolução histórica da farmacologia no período de 1800 a 1900 aproximadamente, analise a figura e as afirmativas a seguir:
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
I. As grandes navegações foram um dos motivos para o crescimento da área farmacêutica com a descoberta e cultivo de novas drogas vegetais de grande interesse terapêutico.
II. A descoberta de Virchow sobre a ideia da patologia celular e não apenas das diferenças anatômicas.
III. Surgimento das definições bacteriológicas de Pasteur e depois os conceitos de assepsia e redução das infecções hospitalares.
IV. Após a estruturação da química orgânica e da química analítica surgem as opções de tratamento com as primeiras drogas sintéticas, como é o caso do ácido acetilsalicílico.
V. Surgimento do movimento barroco em que os boticários e os médicos passam a fazer uso de uma farmácia mais química do que a galênica com suas substâncias naturais e misturas complexas.
a)II, III e IV, apenas.
b)I, II e V, apenas.
c)I, II e III, apenas.
d)I, III e V, apenas.
e)II, IV e V.

Considerando a evolução histórica da farmacologia, analise as afirmativas a seguir:
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
I. Galeno, médico conceituado em Roma, foi considerado o pai da Farmácia racional e a base dos tratamentos galênicos dominou a medicina e a farmácia até o século XVII, sendo grande influência no século XVIII.
II. Galeno criou um sistema que relacionava as doenças e tratamentos de forma mais complexa, racional e com coerência sobre o funcionamento dos órgãos, tendo como contribuição para a terapêutica atual a preocupação com a indicação dos medicamentos ao paciente, como o tipo de medicamento, a quantidade necessária, forma de preparo do medicamento, a via de administração e o tempo de ação.
III. Os árabes deixaram marcas dos seus saberes milenares também aprofundados na arte da medicina.
IV. Os médicos romanos estudavam a teoria nas obras traduzidas, mas na prática desenvolveram o gosto pela botânica, a tarefa exaustiva de identificar plantas, que se distinguiam.
V. As técnicas médicas e farmacêuticas tiveram grande importância na cultura greco-romana, como o desenvolvimento de técnicas físico-químicas: destilação, sublimação, cristalização e filtração.
a)II, III e IV, apenas.
b)I, II e V, apenas.
c)I, II e III, apenas.
d)I, III e V, apenas.
e)II, IV e V.

Tomando como referência a evolução da farmacologia, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
(V) O Renascimento, marca uma época cheia de inovações e descobertas, aumento no interesse por plantas medicinais, ocasionando o crescimento da área farmacêutica.
(V) As grandes navegações do século XVI e XVII, proporcionaram a descoberta e cultivo de novas drogas vegetais de grande interesse terapêutico, além das especiarias advindas das mais diversas partes do mundo, principalmente América, Índia e África.
(V) A partir de 1886 o papel do profissional farmacêutico se torna o protagonista na produção de medicamentos, ganhando força sendo o único com formação específica para ser o responsável técnico do estabelecimento.
(F) Após o declínio das teorias galenistas no final da idade moderna, a anatomia humana se destaca no campo da medicina.
(F) A expansão do campo da farmácia e do conhecimentos dos medicamentos não sofreu influência da medicina islâmica.
a)V – V – V – F - F.
b)F – F – V – V – V.
c)F – V – F – V – V.
d)V – V – F – F – V.
e)V – F – F – V – V.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos termos contidos na Coluna A com seus respectivos conceitos, apresentados na Coluna B.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
I. Droga
II. Fármaco
III. Medicamento
IV. Remédio
a)I - 4; II - 3; III - 2; IV – 1.
b)I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
c)I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.
d)I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
e)I - 1; II - 3; III - 2; IV – 4.

Considerando o desenvolvimento de novos medicamentos, analise as afirmativas a seguir:
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
I. A etapa de escolha da molécula candidata a novo fármaco pode ser obtida de produtos naturais bioativos que geralmente são isolados em baixas quantidades.
II. A cada 10.000 moléculas testadas inicialmente, a maioria se torna um medicamento que será comercializado.
III. O novo fármaco tem o seu pedido de patente logo no início do desenvolvimento fármaco, antes mesmo da fase clínica e depois que é aceito tem um prazo de 20 anos a contar a partir da aceitação da patente.
IV. Após a aprovação e início da comercialização, o uso do medicamento deve ser monitorado para detectar qualquer tipo de reação adversa ou alterações que venham a comprometer a segurança do paciente.
V. O final da fase Pré-clínica, tem por objetivo principal avaliar a toxicidade em animais, assim como a teratogênese e oncogênese, podendo ser incluídos seres humanos.
a)II, III e IV, apenas.
b)I, II e IV, apenas.
c)I, III e IV, apenas.
d)I, II e III, apenas.
e)II, III e V.

Tomando como referência os instrumentos decisivos na produção de novos fármacos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
(V) Além do processo de descoberta de novas moléculas para serem usadas como novos fármacos, é necessário a análise de instrumentos que são considerados na etapa produtiva do medicamento como os aspectos químicos e biológicos.
(F) Os estudos biológicos determinam as características físicas do composto como ponto de fusão, solubilidade e pKa.
(F) A caracterização química determina a chance de eficácia da molécula em uma determinada doença e a possibilidade de modificação molecular para alterar seus efeitos observados nos modelos testados.
(V) A realização de testes celulares simulam a ação in vivo da molécula, como a transposição de membranas, tipo de afinidade pelos tecidos celulares, armazenamento celular, entre outros.
(V) Os ensaios farmacocinéticos mostram o caminho que a molécula sofre após sua administração, demonstrando sua capacidade de gerar os efeitos desejados por atingir os alvos celulares determinados e a segurança que o fármaco oferece.
a)V – V – V – F - F.
b)V – F – F – V – V.
c)F – F – V – V – V.
d)V – V – F – V – F.
e)V – F – V – F – V.

Considerando estas informações, imaginemos uma situação em que Arthur é um farmacêutico recém contratado para o setor de P&D numa indústria farmacêutica.
Os ensaios toxicológicos desse novo medicamento será realizado pelo método ex vivo que
a)utiliza experimentação através da simulação computacional, que modela um fenômeno natural.
b)utiliza culturas de células fora do organismo e são criadas para esse fim.
c)utiliza animais vivos com sistemas adaptados para observação do alvo terapêutico como indução de doenças cardiovasculares ou neoplásicas.
d)utiliza por exemplo o isolamento de um órgão fora do organismo vivo ou o desenvolvimento de produtos biológicos em bactérias vivas para posterior inoculação no organismo de teste.
e)busca identificar e quantificar as relações predominantes no complexo campo da modelagem, representadas pelas propriedades da estrutura química e atividade biológica correspondente.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. As propriedades físico-químicas do fármaco ativo não influenciam na absorção do mesmo na pele.
I. As propriedades físico-químicas do fármaco ativo não influenciam na absorção do mesmo na pele.
II. O cetoconazol é um fármaco de difícil dissolução em meio aquoso e mais solúvel em meio oleoso devido sua apolaridade molecular.
III. A formulação deve conter uma base preferencialmente hidrossolúvel como o gel.
IV. A formulação deve ser em pomada, na qual a base deve ser lipossolúvel, promovendo a melhor absorção do fármaco e melhor tratamento.
V. O cetoconazol é um fármaco de fácil dissolução em meio aquoso e menos solúvel em meio oleoso devido seu coeficiente de partição igual a 3,8.
a)II, III e IV, apenas.
b)I, III e IV, apenas.
c)I, II e V, apenas.
d)II e IV, apenas.
e)II, III e V.

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Os anestésicos locais e benzodiazepínicos são classe de fármacos que atuam por alteração na condutância dos canais iônicos.
I. Os anestésicos locais e benzodiazepínicos são classe de fármacos que atuam por alteração na condutância dos canais iônicos.
II. Os anestésicos locais bloqueiam a condutância dos íons sódio pelos canais de sódio regulados por voltagem nos neurônios que transmitem a informação de dor da periferia para o sistema nervoso central.
III. Os benzodiazepínicos atuam sobre o sistema nervoso, inibindo a neurotransmissão no sistema nervoso central ao potencializar a capacidade do transmissor ácido gama-aminobutírico (GABA) de aumentar a condutância de íons cloreto pelas membranas neuronais.
IV. Os anestésicos locais e benzodiazepínicos são classe de fármacos que atuam nos receptores transmembrana acoplados à proteína G.
V. Os fármacos ao ativar os canais iônicos produzem os segundos mensageiros transmitindo o sinal que o primeiro mensageiro ativou na porção extracelular do receptor.
a)II, III e IV, apenas.
b)I, III e IV, apenas.
c)I, II e III, apenas.
d)II e IV, apenas.
e)II, III e V.

Tomando como referência os efeitos dos fármacos, analise os gráficos e julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
(V) O fármaco A está causando efeito farmacológico pois ultrapassou a concentração mínima efetiva.
(F) O fármaco A não está causando efeito farmacológico, pois não ultrapassou a CME.
(V) O fármaco C está causando efeito farmacológico, pois ultrapassou a CME, mas está causando efeito tóxico.
(F) O fármaco C não está causando efeito farmacológico mas está causando efeito tóxico.
(F) O fármaco C está causando efeito farmacológico mas não está causando efeito tóxico, pois não ultrapassou a CMT.
a)V – V – V – F - F.
b)F – V – V– V – F.
c)F – F – V – V – V.
d)V – V – F – V – F.
e)V – F – V – F – F.

Tomando como referência o sistema de notificação das reações adversas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
(V) O NOTIVISA é o sistema de informação que visa fortalecer a vigilância pós-uso/pós-comercialização dos medicamentos por meio do monitoramento de eventos adversos e de queixa técnica associados aos produtos sob vigilância sanitária.
(F) A atuação da VIGIPÓS ocorre na fase pré-clínica para proteger a população dos riscos da utilização de produtos fora das especificações técnicas e legais.
(V) No âmbito do VIGIPÓS, será considerado EA (evento adverso) aquele que causou danos à saúde.
(V) No momento da notificação, se o problema observado no produto ainda não tiver causado nenhum dano à saúde, este deverá ser notificado como QT (queixa técnica).
(F) Os cidadãos comuns não poderão notificar EA e QT no Notivisa, deverão registrar sua notificação por meio do profissional qualificado que prescreveu o produto.
a)V – V – V – F - F.
b)F – V – V– V – F.

Prévia do material em texto

Aap1 - Farmacologia
Informações Adicionais
	Período: 01/08/2022 00:00 à 03/12/2022 23:59 
	Situação: 
	
1) Para a medicina antiga, a saúde era um estado no qual a mistura dos humores estava em harmonia, ou seja, em proporções corretas. As doenças, consequentemente, resultavam da ruptura desse equilíbrio. À desarmonia, o corpo respondia com febre ou cocção, que poderiam significar um retorno à normalidade.
 
O período de 1800 a 1900 aproximadamente, foi marcado por alguns fatos que marcaram a era moderna da medicina e da farmacologia no século XIX.
 
Figura 1: Evolução da farmacologia.
farmacologia
Fonte: BERTOLINI, W. Farmacologia, Toxicologia e Farmacognosia p/ Perito Polícia Federal. Disponível em: < https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/main/downloadPDF?aula=123400> Acesso em: 18 maio. 2020.
 
Considerando a evolução histórica da farmacologia no período de 1800 a 1900 aproximadamente, analise a figura e as afirmativas a seguir:
 
I. As grandes navegações foram um dos motivos para o crescimento da área farmacêutica com a descoberta e cultivo de novas drogas vegetais de grande interesse terapêutico.
II. A descoberta de Virchow sobre a ideia da patologia celular e não apenas das diferenças anatômicas.
III. Surgimento das definições bacteriológicas de Pasteur e depois os conceitos de assepsia e redução das infecções hospitalares.
IV. Após a estruturação da química orgânica e da química analítica surgem as opções de tratamento com as primeiras drogas sintéticas, como é o caso do ácido acetilsalicílico.
V. Surgimento do movimento barroco em que os boticários e os médicos passam a fazer uso de uma farmácia mais química do que a galênica com suas substâncias naturais e misturas complexas.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
	a)II, III e IV, apenas.
	b)I, II e V, apenas.
	c)I, II e III, apenas.
	d)I, III e V, apenas.
	e)II, IV e V.
2) A história da arte de curar nos leva ao conhecimento de que as atividades de médico e de farmacêutico, desde o início, concentraram-se num único indivíduo, que podia não só diagnosticar as enfermidades como preparar as formulações medicamentosas para saná-las.
 
Considerando a evolução histórica da farmacologia, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Galeno, médico conceituado em Roma, foi considerado o pai da Farmácia racional e a base dos tratamentos galênicos dominou a medicina e a farmácia até o século XVII, sendo grande influência no século XVIII.
II. Galeno criou um sistema que relacionava as doenças e tratamentos de forma mais complexa, racional e com coerência sobre o funcionamento dos órgãos, tendo como contribuição para a terapêutica atual a preocupação com a indicação dos medicamentos ao paciente, como o tipo de medicamento, a quantidade necessária, forma de preparo do medicamento, a via de administração e o tempo de ação.
III. Os árabes deixaram marcas dos seus saberes milenares também aprofundados na arte da medicina.
IV. Os médicos romanos estudavam a teoria nas obras traduzidas, mas na prática desenvolveram o gosto pela botânica, a tarefa exaustiva de identificar plantas, que se distinguiam.
V. As técnicas médicas e farmacêuticas tiveram grande importância na cultura greco-romana, como o desenvolvimento de técnicas físico-químicas: destilação, sublimação, cristalização e filtração.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
	a)II, III e IV, apenas.
	b)I, II e V, apenas.
	c)I, II e III, apenas.
	d)I, III e V, apenas.
	e)II, IV e V.
3) Como ciência, a Farmacologia nasceu em meados do século XIX. O primeiro registro histórico que menciona os fármacos foi o Papiro de Smith, datado de 1600 a.C. A partir de uma melhor compreensão da natureza das enfermidades e o desenvolvimento da química orgânica, com a identificação e isolamento das primeiras drogas, foi possível a evolução da antiga disciplina de Matéria Médica para a farmacologia moderna.
 
Tomando como referência a evolução da farmacologia, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(V) O Renascimento, marca uma época cheia de inovações e descobertas, aumento no interesse por plantas medicinais, ocasionando o crescimento da área farmacêutica.
(V) As grandes navegações do século XVI e XVII, proporcionaram a descoberta e cultivo de novas drogas vegetais de grande interesse terapêutico, além das especiarias advindas das mais diversas partes do mundo, principalmente América, Índia e África.
(V) A partir de 1886 o papel do profissional farmacêutico se torna o protagonista na produção de medicamentos, ganhando força sendo o único com formação específica para ser o responsável técnico do estabelecimento.
(F) Após o declínio das teorias galenistas no final da idade moderna, a anatomia humana se destaca no campo da medicina.
(F) A expansão do campo da farmácia e do conhecimentos dos medicamentos não sofreu influência da medicina islâmica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
	a)V – V – V – F - F.
	b)F – F – V – V – V.
	c)F – V – F – V – V.
	d)V – V – F – F – V.
	e)V – F – F – V – V.
4) Na atualidade, a inovação tecnológica tem sido reconhecida como o fator diferencial na competitividade entre empresas e países. A Indústria Farmacêutica é baseada em ciência e se destaca como sendo uma das mais lucrativas. Inovar é vital para a sobrevivência das empresas neste setor industrial. Contudo, é um processo extremamente complexo, longo e caro: leva-se de cinco a 12 anos para se trazer à comercialização um novo medicamento.
 
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos termos contidos na Coluna A com seus respectivos conceitos, apresentados na Coluna B.
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	I. Droga
	1. Produto farmacêutico que deve ser obtido ou elaborado a partir de um processo farmacêutico, ou seja, uma manipulação ou industrialização e que passe a ter uma ação benéfica para o organismo.
	II. Fármaco
	2. Qualquer terapia, seja ela medicamentosa ou não, que possa trazer alguma melhoria ou bem-estar para o paciente.
	III. Medicamento
	3. Substância química que, não sendo um nutriente, e, quando administrada em um organismo vivo pode produzir algum efeito biológico, ou seja alterações celulares com resultados benéficos ou não.
	IV. Remédio
	4. Representa uma substância química definida, com estrutura conhecida e que possui uma ação benéfica pré-determinada no organismo vivo, seja ela para profilaxia, tratamento ou diagnóstico.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Alternativas:
	a)I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
	b)I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
	c)I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3.
	d)I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
	e)I - 1; II - 3; III - 2; IV – 4.
Aap2 - Farmacologia
Informações Adicionais
	Período: 08/08/2022 00:00 à 03/12/2022 23:59 
	Situação: 
	
1) Desde o momento em que é descoberto, em laboratório, até à sua aprovação pelas autoridades, um novo medicamento tem de passar por um longo processo de desenvolvimento com várias etapas bem definidas e testes até ser aprovado pelo órgão competente do país de origem do fabricante.
 
Para o desenvolvimento de novos medicamentos, este passa por várias etapas desde a Fase Pré-clínica até a Fase IV que são:
 
(4)1. Ensaios clínicos definitivos com um desenho de pesquisa bem elaborado (randomizados, duplo-cegos e multicêntricos), e envolvem um número maior de pacientes, podendo ser de 1000 a 3000 pacientes.
(2)2. Composta por um número pequeno de candidatos sadios para avaliar a segurança, tolerabilidade e propriedades farmacocinéticas do fármaco.
(5)3. Período pós-comercialização com o levantamento de possíveis notificações de reações adversas que podem trazer algum tipo de prejuízo à saúde dos pacientes.
(1)4. Caracterização química e biológica, otimização do composto, estudos de toxicologia e de farmacocinética e os testes em animais.
(3)5. Testes em grupos pequenos de pacientes para testar a eficácia e a dose no tratamento dadoença desejada.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das fases que devem ser realizadas.
Alternativas:
	a)2 – 3 – 1 – 4 – 5.
	b)5 – 3 – 4 – 1 – 2.
	c)3 – 4 – 1 – 2 – 5.
	d)1 – 5 – 4 – 2 – 3.
	e)4 – 2 – 5 – 1 – 3.
2) A indústria farmacêutica representa o setor investidor principal das etapas de ensaios pré-clínicos e clínicos no processo de P&D de fármacos, o que, de certa forma, determina quais moléculas têm potencial para atingir o mercado. Considerando o desenvolvimento de novos medicamentos, analise as afirmativas a seguir:
I. A etapa de escolha da molécula candidata a novo fármaco pode ser obtida de produtos naturais bioativos que geralmente são isolados em baixas quantidades.
II. A cada 10.000 moléculas testadas inicialmente, a maioria se torna um medicamento que será comercializado.
III. O novo fármaco tem o seu pedido de patente logo no início do desenvolvimento fármaco, antes mesmo da fase clínica e depois que é aceito tem um prazo de 20 anos a contar a partir da aceitação da patente.
IV. Após a aprovação e início da comercialização, o uso do medicamento deve ser monitorado para detectar qualquer tipo de reação adversa ou alterações que venham a comprometer a segurança do paciente.
V. O final da fase Pré-clínica, tem por objetivo principal avaliar a toxicidade em animais, assim como a teratogênese e oncogênese, podendo ser incluídos seres humanos.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
	a)II, III e IV, apenas.
	b)I, II e IV, apenas.
	c)I, III e IV, apenas.
	d)I, II e III, apenas.
	e)II, III e V.
3) A descoberta de novos medicamentos nem sempre é simplificada ou mesmo concretizada. Nos dias de hoje a causa principal para o fracasso envolve a falta de eficácia, a existência de toxicidade em ensaios pré-clínicos, um valor comercial duvidoso ou uma segurança inadequada nos testes clínicos. Os custos envolvidos nesse processo são extremamente elevados, podendo envolver gastos da ordem de 2 bilhões de reais (900 milhões de dólares), em alguns fármacos. Além disso, o processo é muito demorado, levando cerca de 15 anos da descoberta da molécula à prateleira da farmácia.
Figura 1: Esquema ilustrativo das etapas envolvidas no processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos fármacos
DE
 
Fonte: LOTUFO, L.; WILKE, D. (2009).
 
Tomando como referência os instrumentos decisivos na produção de novos fármacos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
(V) Além do processo de descoberta de novas moléculas para serem usadas como novos fármacos, é necessário a análise de instrumentos que são considerados na etapa produtiva do medicamento como os aspectos químicos e biológicos.
(F) Os estudos biológicos determinam as características físicas do composto como ponto de fusão, solubilidade e pKa.
(F) A caracterização química determina a chance de eficácia da molécula em uma determinada doença e a possibilidade de modificação molecular para alterar seus efeitos observados nos modelos testados.
(V) A realização de testes celulares simulam a ação in vivo da molécula, como a transposição de membranas, tipo de afinidade pelos tecidos celulares, armazenamento celular, entre outros.
(V) Os ensaios farmacocinéticos mostram o caminho que a molécula sofre após sua administração, demonstrando sua capacidade de gerar os efeitos desejados por atingir os alvos celulares determinados e a segurança que o fármaco oferece.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
	a)V – V – V – F - F.
	b)V – F – F – V – V.
	c)F – F – V – V – V.
	d)V – V – F – V – F.
	e)V – F – V – F – V.
4) Os testes toxicológicos pré-clínicos permitem o embasamento científico para prever os principais efeitos colaterais e as consequências de uma overdose para posterior escalonamento em humanos. O objetivo principal dos estudos toxicológicos pré-clínicos é identificar uma dose inicial segura para estudos clínicos de fase I, o potencial toxicológico do fármaco e a reversibilidade dos efeitos adversos.
 
Considerando estas informações, imaginemos uma situação em que Arthur é um farmacêutico recém contratado para o setor de P&D numa indústria farmacêutica. O setor em que Arthur trabalha é responsável pelos ensaios toxicológicos de um novo medicamento.
Os ensaios toxicológicos desse novo medicamento será realizado pelo método ex vivo que
Alternativas:
	a)utiliza experimentação através da simulação computacional, que modela um fenômeno natural.
	b)utiliza culturas de células fora do organismo e são criadas para esse fim.
	c)utiliza animais vivos com sistemas adaptados para observação do alvo terapêutico como indução de doenças cardiovasculares ou neoplásicas.
	d)utiliza por exemplo o isolamento de um órgão fora do organismo vivo ou o desenvolvimento de produtos biológicos em bactérias vivas para posterior inoculação no organismo de teste.
	e)busca identificar e quantificar as relações predominantes no complexo campo da modelagem, representadas pelas propriedades da estrutura química e atividade biológica correspondente.
Aap3 - Farmacologia
Informações Adicionais
	Período: 15/08/2022 00:00 à 03/12/2022 23:59 
	Situação: 
	
1) 
Uma mulher de 29 anos com epilepsia mioclônica juvenil desde os 15 anos de idade, controlada com fenobarbital 100 mg, via oral, duas vezes ao dia.
 
Considerando as informações apresentadas e sabendo que o fenobarbital é fármaco ácido fraco, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Fármacos ácidos fracos predominam em forma protônica neutra no ambiente altamente ácido do estômago.
II. Os fármacos são ácidos fracos ou bases fracas e o grau de ionização varia com o pH da solução em que está presente, de acordo com a equação de Henderson-Hasselbalch.
III. A forma não polarizada do fármaco dificulta o seu transporte pela bicamada lipídica da mucosa gástrica, diminuindo sua absorção.
IV. No estômago cujo pH é 1, mais de 99,9% do fármaco está na forma ionizada.
V. A difusão efetiva de fármacos ácidos e básicos através das membranas com dupla camada lipídica pode ser afetada por um fenômeno associado à carga conhecido como sequestro pelo pH.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
	a)II, III e IV, apenas.
	b)I, III e IV, apenas.
	c)I, II e V, apenas.
	d)I, II e III, apenas.
	e)II, III e V.
2) 
Para que os efeitos farmacológicos ocorram, em geral é preciso que haja uma distribuição não uniforme das moléculas do fármaco dentro do organismo ou tecido. Isto é, as moléculas de um fármaco precisam se “conectar” aos constituintes específicos de células ou tecidos para produzir um efeito.
 
Com relação às membranas como alvo dos fármacos, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
 
Fármacos altamente hidrossolúveis são incapazes de atravessar a membrana plasmática e ligar-se à moléculas-alvo situadas no citoplasma, enquanto fármacos hidrofílicos que são capazes de atravessar canais transmembrana podem ter rápido acesso à receptores citoplasmático. Os fármacos lipofílicos conseguem atravessar a membrana sem canais transportadores especiais, tendo consequentemente acesso a alvos intracelulares.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
	a)hidrossolúveis / lipofílicos / hidrofílicos.
	b)hidrossolúveis / hidrofílicos / lipofílicos.
	c)lipofílicos / hidrofílicos / hidrossolúveis.
	d)hidrofílicos / hidrossolúveis / lipofílicos.
	e)lipofílicos / hidrossolúveis / hidrofílicos.
3) 
Tiago está no último ano da Faculdade de farmácia. Há uma semana, Tiago conseguiu um estágio supervisionado na farmácia de manipulação da própria faculdade.
Certo dia, ao chegar no seu ambiente de estágio, Tiago se deparou com uma receita para ser formulada uma pomada com ativo de cetoconazol. Tiago então se questionou sobre a necessidade de ser aviada uma pomada ao invés de gel.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. As propriedades físico-químicas do fármaco ativo não influenciam na absorção domesmo na pele.
II. O cetoconazol é um fármaco de difícil dissolução em meio aquoso e mais solúvel em meio oleoso devido sua apolaridade molecular.
III. A formulação deve conter uma base preferencialmente hidrossolúvel como o gel.
IV. A formulação deve ser em pomada, na qual a base deve ser lipossolúvel, promovendo a melhor absorção do fármaco e melhor tratamento.
V. O cetoconazol é um fármaco de fácil dissolução em meio aquoso e menos solúvel em meio oleoso devido seu coeficiente de partição igual a 3,8.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
	a)II, III e IV, apenas.
	b)I, III e IV, apenas.
	c)I, II e V, apenas.
	d)II e IV, apenas.
	e)II, III e V.
4) 
Considere as seguintes situações a seguir:
 
Situação 1: F.P, sexo feminino, 19 anos, estudante, solteira, nascida em Minas Gerais. Apresenta histórico de transtorno de ansiedade que é tratado com o uso contínuo de Valium (diazepam).
 
Situação 2: Paciente do gênero feminino, 22 anos, casada foi submetida ao tratamento odontológico na qual recebeu anestesia local com Mepivacaína.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Os anestésicos locais e benzodiazepínicos são classe de fármacos que atuam por alteração na condutância dos canais iônicos.
II. Os anestésicos locais bloqueiam a condutância dos íons sódio pelos canais de sódio regulados por voltagem nos neurônios que transmitem a informação de dor da periferia para o sistema nervoso central.
III. Os benzoadizepínicos atuam sobre o sistema nervoso, inibindo a neurotransmissão no sistema nervoso central ao potencializar a capacidade do transmissor ácido gama-aminobutírico (GABA) de aumentar a condutância de íons cloreto pelas membranas neuronais.
IV. Os anestésicos locais e benzodiazepínicos são classe de fármacos que atuam nos receptores transmembrana acoplados à proteína G.
V. Os fármacos ao ativar os canais iônicos produz os segundos mensageiros transmitindo o sinal que o primeiro mensageiro ativou na porção extracelular do receptor.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
	a)II, III e IV, apenas.
	b)I, III e IV, apenas.
	c)I, II e III, apenas.
	d)II e IV, apenas.
	e)II, III e V.
Aap4 - Farmacologia
Informações Adicionais
	Período: 22/08/2022 00:00 à 03/12/2022 23:59 
	Situação: 
	
1) 
Janela terapêutica é a extensão de tempo em que a concentração do medicamento oferece o desejado efeito: quando reduzida, o efeito está aquém do desejado e, quando acima, aparecem os efeitos tóxicos. A janela terapêutica difere de paciente para paciente, sendo determinada empiricamente.
 
Figura 1: Janela terapêutica do fármaco A.
margem terapeutica1
Fonte: ZAMBERLAM, C. Conceitos básicos de farmacologia. Disponível em: < https://pt.slideshare.net/JaquelineAlmeida26/introducao-a-farmacologia> Acesso em: 27 jun. 2020.
 
Figura 2: Janela terapêutica do fármaco C.
margem terapeutica 2
Fonte: ZAMBERLAM, C. Conceitos básicos de farmacologia. Disponível em: < https://pt.slideshare.net/JaquelineAlmeida26/introducao-a-farmacologia> Acesso em: 27 jun. 2020. 
Tomando como referência os efeitos dos fármacos, analise os gráficos e julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. 
(V) O fármaco A está causando efeito farmacológico pois ultrapassou a concentração mínima efetiva.
(F) O fármaco A não está causando efeito farmacológico, pois não ultrapassou a CME.
(V) O fármaco C está causando efeito farmacológico, pois ultrapassou a CME, mas está causando efeito tóxico.
(F) O fármaco C não está causando efeito farmacológico mas está causando efeito tóxico.
(F) O fármaco C está causando efeito farmacológico mas não está causando efeito tóxico, pois não ultrapassou a CMT.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
	a)V – V – V – F - F.
	b)F – V – V– V – F.
	c)F – F – V – V – V.
	d)V – V – F – V – F.
	e)V – F – V – F – F.
2) 
Para que um medicamento tenha seu efeito terapêutico é necessário que a dose alcance uma concentração plasmática ideal suficiente para ocupar os seus receptores e provocar os efeitos celulares desejados.
 
Figura 1: Curva de concentração plasmática em função do tempo de fármacos administrados pela via oral.
curva
Fonte: Adaptado de Delineamento de Formas Farmacêuticas, Michael E. Aulton, Capítulo 18 – Avaliação de propriedades biofarmacêuticas, 2ª edição, Porto Alegre, Artmed
Editora, 2008.
 
Considerando gráfico acima, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Durante o aumento da concentração, a absorção do fármaco é menor que os processos de distribuição, metabolização que ocorrem simultaneamente.
II. A diminuição da concentração do fármaco ocorre pela redução da sua absorção e aumento da metabolização e excreção.
III. No momento em que ocorre o pico máximo de concentração do fármaco, está acontecendo a etapa de metabolização do fármaco.
IV. Os dois fármacos X e Y atingem a janela terapêutica sem atingir a concentração tóxica.
V. O fármaco Y apresenta um tempo de ação maior que o fármaco X.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
	a)I, II e V, apenas.
	b)I, II e IV, apenas.
	c)II, IV e V, apenas.
	d)I, II e III, apenas.
	e)II, III e V.
3) 
GOS, três anos e três meses, feminina, branca, que foi ao ambulatório com queixa de lesões avermelhadas, descamativas e prurido intenso. Não apresentava antecedentes pessoais ou familiares de alergia. Foi medicada com hidroxizine, corticosteróide tópico. O quadro piorou e a criança passou a apresentar queda de cabelos e grande irritabilidade.  Nesta ocasião a mãe relatou que a criança fazia uso de carbamazepina desde os dois anos e nove meses devido a um quadro convulsivo. O médico então diagnosticou como reação adversa a carbamazepina agravando dermatite atópica. Todos dos casos de reações adversas aos medicamentos devem ser notificados para a Anvisa.
 
Tomando como referência o sistema de notificação das reações adversas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 
( V  ) O NOTIVISA é o sistema de informação que visa fortalecer a vigilância pós-uso/pós-comercialização dos medicamentos por meio do monitoramento de eventos adversos e de queixa técnica associados aos produtos sob vigilância sanitária.
(F   ) A atuação da VIGIPÓS ocorre na fase pré-clínica para proteger a população dos riscos da utilização de produtos fora das especificações técnicas e legais.
( V  ) No âmbito do VIGIPÓS, será considerado EA (evento adverso) aquele que causou danos à saúde.
(V   ) No momento da notificação, se o problema observado no produto ainda não tiver causado nenhum dano à saúde, este deverá ser notificado como QT (queixa técnica).
(F ) Os cidadãos comuns não poderão notificar EA e QT no Notivisa, deverão registrar sua notificação por meio do profissional qualificado que prescreveu o produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
	a)V – V – V – F - F.
	b)F – V – V– V – F.
	c)V – F – V – V – F.
	d)V – V – F – V – F.
	e)V – F – V – F – F.
4) 
Ao tratar das reações adversas e outros problemas relacionados a medicamentos comercializados, a farmacovigilância protege a população de danos que possam ser causados pelo uso de produtos dessa natureza. Portanto recomenda-se, especialmente às vigilâncias sanitárias e indústrias farmacêuticas, que tenham como diretriz de trabalho o gerenciamento do risco, e que este se inicie imediatamente após o lançamento de novo medicamento no mercado, visando a minimização do dano e redução do risco. Considerando o gerenciamento de risco, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A comunicação de riscos não faz parte integrante e estratégica do processo de gestão de riscos, responsável por integrar e informar aos colaboradores e partes interessadas, maneiras e procedimentos de como agir perante ameaças.
II. Um dos princípios para a gestão de riscos é ser transparente, porém exclui-se de fatores humanos e culturais.
III. Para uma avaliação e gestão dos riscos é necessárioestabelecer uma relação entre as diversas estruturas para sustentar o gerenciamento e minimização do risco.
IV. O gerenciamento do risco é a etapa final que possa garantir o fechamento de um ciclo de análise referente ao evento adverso e um trabalho preventivo para evitar a sua recorrência.
V. Gestão de risco é a aplicação sistêmica e contínua de iniciativas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
	a)I, II e V, apenas.
	b)I, II e IV, apenas.
	c)I, IV e V, apenas.
	d)I, II e III, apenas.
	e)III, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina