Buscar

Relatório de Atividades Complementares Filme uma mente brilhante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA DO FILME: UMA MENTE BRILHANTE
O personagem do filme John é portador de esquizofrenia, tomado por fatores físicos ou biológicos, caracterizados como genérico ou hereditário.
O transtorno mental da esquizofrenia é classificado como sendo uma psicose, tendo em vista que John apresenta perda de contato com a realidade, como também sofre de delírios e alucinações que evidencia um comportamento desorganizado.
John apresenta alteração de afetividade como Anedonia, podendo ser observada na cena em que sua esposa Alicia demonstra seu amor pelo esposo e o mesmo a rejeita, por ser incapaz de obter e sentir prazer.
Verifica-se no filme cenas de ilusões e alucinações de John, ilusões pois ele não consegue perceber a realidade quando o agente Parche o coloca na missão de decifrar códigos através de jornais e revistas. Ilusão na vida de John é a presença do amigo Charles sua sobrinha Marcele. Com relação as alucinações o personagem tem a sensação de estar constantemente vendo coisas que não são reais, como está sendo seguido por inimigos
A estratégia que John encontrou para conviver com seu problema foi ignorar suas alucinações, o filme mostra momento em que as alucinações tentam confrontá-lo e chamar sua atenção e eles as confronta dizendo para eles que não existem e volta a ignorá-los.
Sua esposa Alicia foi de fundamental importância para ajudar a John a conviver com a esquizofrenia, quando John chegou em casa estressado e envergonhado devido suas alucinações ele pensou em voltar a ser internado e sua esposa lhe deu forças dizendo que não, dizendo que podia tentar novamente amanhã a ingressar na comunidade com objetivo de afastá-lo das alucinações. Alicia sempre acreditou no seu amor. 
Seu amigo Martin também apoio e acreditou em John, mesmo quando teve alucinações no seu escritório ele se prontificou a lhe ajudar. 
O trabalho ajudou John a esquecer seu problema a partir da concentração de fazer aquilo que gostava, assim dissociou-se de seu problema mediante a sua paixão pela matemática.
O tratamento desempenha papel fundamental na vida do indivíduo que padece de esquizofrenia, é um transtorno que alheia o paciente da realidade por isso pode ser muito traumático tanto para o portador como para a família e círculo social dele.
A esquizofrenia causa alucinações e dificulta a interação com as pessoas o que pode levar tanto o paciente como familiares ao sentimento de vergonha e de exclusão social. 
Muitas vezes o paciente tem comportamento agressivo, e demonstra que está fora da realidade, o indivíduo não consegue diferenciar a realidade do pensamento imaginário. Além de alucinações e delírios a esquizofrenia causam agitação psicomotora, isolamento social e dificuldade de expressar emoções.
A reinserção na sociedade é plenamente possível, como mostra o exemplo de John, laureado com o prêmio Nobel, desde que que mediante tratamento e apoio dos familiares e amigos além do cultivo de uma ocupação que motive o paciente.

Continue navegando