Buscar

Atividade Contextualizada Pratica Logistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
Prática em Logística 
WALLACE DOS SANTOS SILVA
01449619
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA 
Conteúdo do exercício
Metodologia Ativa - Resolução de problemas: o objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudado nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposto, para a solução de problemas.
 Preparado(a)? Vamos começar!
Chiavenato e Sapiro (2003) pontua que o tempo é fonte crítica de vantagem competitiva nos processos produtivos, na introdução e desenvolvimento de produtos e serviços e no processo de distribuição e logística. Quando se percebe a percepção do tempo, as organizações tem a oportunidade de desenvolver estratégias com o intuito de adquirir a fidelidade de seus clientes. Havendo desta forma uma correspondência entre o propósito do consumo e o tempo empregado.
As vantagens baseadas no tempo têm origem, quais são essas origens e como elas são consideradas?
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Existem vários tipos de vantagem competitiva, que podem ser particulares a cada segmento de negócio. Assim, para conhecer os pontos fortes da sua empresa, é necessário, além de olhar para os processos internos, olhar também para o mercado e analisar a concorrência, ou seja, externamente. Afinal o que é Vantagem Competitiva? Porter(1989) afirma que a vantagem competitiva acontece quando uma empresa consegue criar uma capacidade ou valor superior, que a diferencia das demais, para seus clientes.
Uma ferramenta de gestão muito útil na hora de definir pontos fortes e fracos da empresa é a análise SWOT. Como o nome já determina– Strenghts(forças), Weaknesses(fraquezas), Opportunities(oportunidades)e Threats(ameaças)–, a ferramenta provê uma análise completa do cenário externo e interno, trazendo conhecimento para a organização, que resultará em um planejamento estratégico mais eficiente.
É notório que as empresas com maior capacidade de reagir pronta e rigorosamente às necessidades de seus clientes têm então maior probabilidade de atrair pedidos do que as que não o podem, dessa forma, se sobressaindo em um mundo cada vez mais competitivo.
Assim sendo, o reconhecimento do “tempo” como variável-chave e a necessidade de minimizar os gargalos na cadeia de suprimentos tem aumentado o grau de preocupação das empresas em anos recentes. Está então se dando atenção aos benefícios que podem surgir do aumento da responsividade em todos os estágios.
 
Os novos tempos exigem que as organizações sejam mais produtivas, enxutas,
Interligadas e ainda mais próximas do cliente. Assim, Chiavenato e Sapiro(2003) retrata que as vantagens baseadas no tempo podem ter origens externas ou internas no que se refere a organização, sendo:
São consideradas vantagens externas à capacidade da organização em oferecer um serviço e atendimento de forma rápida a seus mercados. Isso acarreta sua aptidão em gerenciar as informações para obter imediatas percepções do ambiente de negócios para que assim possa haver uma aceleração no seu processo decisório, impactando de forma positiva no tempo de entrega do produto ou serviço ao mercado.
Para Chiavenato e Sapiro(2003) Planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos em curto, médio e longo prazo que afetam a direção ou viabilidade a empresa.
As empresas estão adotando uma postura mais competitiva diante dos desafios tecnológicos, sociais e econômicos.
Segundo Chiavenato e Sapiro(2003), planejamento estratégico e um processo essencial dentro da empresa porque traça as diretrizes para o estabelecimento dos planos de ação que resultam em vantagens competitivas, Ele identifica recursos potenciais, reconhece fraquezas e estabelece um conjunto de medidas integradas a serem implementadas assegurando o sucesso dos resultados planejados.
A importância de fazer um planejamento para empresa é essencial para o estudo das tendências e como ela deve se comportar e se posicionar no cenário. As empresas precisam se preparar para uma possível queda nas metas e estabelecer planos, aproveitando todas as oportunidades existentes,
A vantagem competitiva corresponde a capacidade da organização de neutralizar ou diminuir a ação da concorrência no segmento de mercado em que atua. Em termos simples, ela é conhecida como o “diferencial” de uma empresa.
Reconhecer a vantagem competitiva é fundamental para investimentos em marketing, que coloque a empresa em destaque e que os consumidores adquiram os produtos ou serviços,
Toda empresa deve conhecer seu ponto forte com a ferramenta muito útil analise SWOT, que traz um conhecimento para a empresa com resultado bem eficiente.
Na própria área da logística existe um novo conceito que chama logística estratégica que pode ser definida como o setor responsável por elaborar e implementar ações voltadas para otimizar os fluxos dos trabalhos, redução de custos, criação de valor, elaboração de soluções diferenciadas e obtenção de vantagens competitivas.
Sendo assim, podemos dizer que a redução de custos, o aumento da lucratividade, a satisfação do cliente e o investimento em boas práticas levam a criação da vantagem competitiva, o que coloca a sua empresa em uma vantagem boa para concorrência.
Referencias 
https://www.euax.com.br/2018/01/vantagem-competitiva-como-identicar/
CHIAVENATO,L;SAPIRO,A. PLANEJAMENTO ESTRATEGICO. 7 reimpr – Rio de Janeiro: ELSEVIER,2003.
https://cargosx.com.br/bllog/logistica-estrategica-como-revolucionar-o-setor-de-operaçoe

Outros materiais