Buscar

Orçamentos e Custos Industriais Ex 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1Errada
Uma tradicional empresa do ramo de siderurgia, localizada no litoral do estado de São Paulo, atua principalmente na produção de diversos aços planos com diferentes espessuras e acabamentos, sendo esse tipo de material muito utilizado na produção de veículos.
Uma característica dessa empresa é que os custos são compartilhados entre os diferentes tipos de produto.
Considerando as informações acima, assinale a alternativa que melhor representa o tipo de custeio para rateio dos CIPs que deve ser adotado.
Sua resposta
Custeio ABC.
Diversas indústrias apresentam o modelo de produção conjunta, por apresentar ganhos de escala em produção e de redução de custos. Tendo em vista a característica do processo produtivo da empresa mencionada, que é o fato de os produtos compartilharem os custos, é indicaao a adoção do custeio por produção conjunta.
Questão 2Correta
A Super Eletrônicos Ltda. estabeleceu a taxa de consumo de CIP em R$ 12,00 por hora de consumo de maquinário.
Em um projeto com 3 fases de execução, a empresa vai consumir na 1ª, na 2ª e na 3ª fases, respectivamente: 2.000, 1.500 e 2.600 horas de maquinário.
Assinale a alternativa que apresenta os valores dos rateios de CIPs em cada fase do projeto, respectivamente.
Sua resposta
24.000; 18.000 e 31.200.
Para calcular o rateio de consumo de CIP de cada uma das fases de execução do projeto, basta multiplicarmos a taxa de consumo de CIP por hora máquina pelo número de horas máquinas consumidas em cada fase de execução. Assim, temos: Fase 1: 12 x 2.000 = 24.000 Fase 2: 12 x 1.500 = 18.000 Fase 3: 12 x 2.600 = 31.200
Questão 3Errada
A empresa Bom Saber Ltda. apresentou um montante de R$ 62.000,00 de Custos Totais no mês de agosto, no qual iniciou a produção de 5.000 unidades de livros didáticos, das quais 4.500 foram finalizadas.
As unidades semiacabadas serão finalizadas no próximo exercício.
Ela ainda incorporou o equivalente de produção de 3.000 unidades do mês anterior.
Com base nos dados apresentados, escolha a alternativa que aponte o custo total do produto acabado da companhia em questão:
Sua resposta
82.000.
O primeiro passo é calcularmos o volume de produção acabada equivalente que é: 4.500 + 3.000 + (0,5 x 500) = 7.750 unidades produzidas. Agora, podemos definir o custo unitário total assim: 62.000 / 7.750 = 8 Agora basta multiplicarmos o custo unitário pelo volume de produtos acabados, que é: 4.500 + 3.000 = 7.500, portanto: Custo 7.500 x 8 = 60.000
Em um processo de reavaliação dos custos de uma empresa que fabrica óculos, o gerente regional necessita do rateio dos custos dos meses de julho e agosto de 2017.Os custos totais que incluem CIP no mês de julho são de 250.000,00 e em agosto 210.000,00. Ademais, o supervisor de produção informou que em julho a produção foi de 5.000 unidades, mas, foram acabadas apenas 3.000, deixando o restante, de forma semiacabada, para o mês subsequente. Já no mês de agosto, todas unidades planejadas foram finalizadas, 2.500 unidades, e, também, foram finalizadas todas as unidades inacabadas do mês anterior.
Considere:
Sabendo que a empresa possui uma produção contínua e adota o método PEPS, avalie as afirmativas a seguir:
I. O custo unitário e o custo de produção acabada no mês de julho correspondem, respectivamente, a: 62,5 e 157.500.
II. Um valor equivalente não pode ser aplicado nas unidades semiacabadas do mês de julho, logo, devem ser transferidas, em sua totalidade, para o mês subsequente.
III. O custo do estoque final das unidades acabadas é obtido pela divisão da quantidade finalizada com equivalentes pelo custo unitário.
A respeito dessas informações, é correto o que se afirma em:
Sua resposta
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Incorreto, porque a afirmativa II é falsa. II. Falso. As 2.000 unidades ainda inacabadas podem ter a quantidade equivalente considerada da seguinte forma, uma vez que metade será acabada no período seguinte: 50% 2.000 = 1.000 unidades Assim, a quantidade equivalente total é obtida pela soma das unidades produzidas e finalizadas + 50% das unidades equivalentes.
O mundo ideal da contabilidade de custos seria uma empresa que produz apenas um produto. Porém, a realidade é outra. As empresas produzem vários produtos ao mesmo tempo e estes compartilham o mesmo recurso. O nome dado para esse tipo de produção é a produção conjunta, onde diferentes produtos compartilham o mesmo centro de custos durante uma determinada fase da produção. Considere aindústria de esponjas de limpeza Limpa Bem. Ela produz e vende mensalmente 2,5 milhões de esponjas de limpeza. Ela fabrica dois tipos de esponjas: a espoja para louça e a esponja para limpeza sanitária. A empresa distribui a mercadoria para todo o Brasil. Analise as asserções e a relação proposta entre elas.
I – A empresa Limpa Bem promove o rateio dos custos indiretos de produção no final do mês, no período das demonstrações dos custos mensais.
PORQUE
II – Assim a empresa consegue estabelecer a distribuição produtiva de acordo com os gastos de CIP realizados no período em que ocorreu a produção.
Agora, assinale a alternativa que contenha a resposta correta:
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A empresa Limpa Bem promove o rateio dos custos indiretos de produção no final do mês, no período das demonstrações dos custos mensais pois assim consegue mensurar a quantidade correta na utilização mensal da produção.

Continue navegando