Buscar

AV1 TGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		Avaliação On-Line 
	Avaliação:
	AV1.2012.3EAD-TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO-ADM1288 
	Disciplina:
	ADM1288 - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 
	Tipo de Avaliação:
	AV1 
	Aluno:
	
	Nota da Prova: 
	5
	Nota do Trabalho:      
	Nota da Participação:      2 
	Total:  
	7
	Prova On-Line 
	
Questão: 1 (121546) 
A partir do início do século XX, a administração passou por fases de notável desenvolvimento, pujança e inovação. Para que ocorresse esta evolução, a administração sofreu inúmeras influências e diretrizes, portanto foram atores que influenciaram a administração na formação do seu pensamento e teorias administrativas, EXCETO:  
  Pontos da Questão: 1 
	Os mecenas 
	Os filósofos 
	A igreja católica 
	As organizações militares 
	
Questão: 2 (77399) 
No seu primeiro dia de trabalho na empresa de Produtos Alimentícios Celeste, o presidente João de Souza descreveu aos funcionários o seu modelo de administração com as seguintes palavras: “Nosso foco é a aceleração do trabalho e só poderá ser obtida por meio da padronização obrigatória dos métodos, adoção obrigatória dos melhores instrumentos e condições de trabalho e cooperação obrigatórias. Somando-se a isso, devemos observar os processos de planejamento, organização e controle, como princípios importantes de nossas atividades gerenciais.” A partir desta citação, concluímos que a empresa estava embasada primariamente:  Pontos da Questão: 1 
	nos princípios da Teoria da Burocracia e da Teoria Clássica de Fayol 
	na Teoria Estruturalista da Administração 
	nos princípios da Teoria das Relações Humanas 
	na Abordagem Clássica (científica e clássica) 
	
Questão: 3 (75713) 
A figura do homo social caracteriza uma das leituras relacionada à Escola (ou Teoria) de Administração denominada de Recursos Humanos . 
Uma das características decorrentes desta nova visão do operário é o ( a) : 
  Pontos da Questão: 0,5 
	Valorização plena da produtividade 
	Obediência às regras da organização 
	Respeito às suas necessidades psicológicas e sociológicas. 
	Atendimento irrestrito ao poder advindo da função exercida . 
	
Questão: 4 (74872) 
Embora a Burocracia tenha suas origens nos textos de Max Weber no final do século XVIII, foi apenas a partir de 1940 que ela se torna uma teoria, uma forma de estruturar as organizações principalmente em razão dos seguintes aspectos:  Pontos da Questão: 0,5 
	a incapacidade do gestor público de identificar os problemas do Estado (do governo) e o crescimento desordenado das cidades. 
	a formalização do Estado (do governo) e as constantes reclamações do funcionalismo público quanto à maneira que eram tratados pelos gestores. 
	a necessidade de um modelo de organização racional e as constantes reclamações do funcionalismo público quanto à maneira que eram tratados pelos gestores. 
	a necessidade de um modelo de organização racional e o crescente tamanho e complexidade das organizações. 
	
Questão: 5 (121793) 
Os cargos na burocracia são distribuídos de acordo com o princípio hierárquico, de forma que a autoridade se estabeleça dentro das faixas de cada chefia. Através de normas e leis, o cargo delimita a ação do chefe e delega a ele autoridade e responsabilidade para tomar decisões e dar ordens, as quais os subordinados devem cumprir. Essas limitações e determinações de autoridade servem:  Pontos da Questão: 1 
	para reforçar as relações pessoais dos indivíduos envolvidos na burocracia de modo a formar times de trabalho mais motivados e independentes. 
	para definir a remuneração da chefia considerando o seu grau de autoridade e responsabilidade dentro da estrutura hierárquica. 
	para auxiliar no processo de tomada de decisão por definir claramente as funções do chefe e as dos subordinados. 
	para diminuir os atritos pessoais, além de garantir ao funcionário a proteção necessária contra atitudes arbitrárias e autoritárias de seus superiores. 
	
Questão: 6 (121569) 
A Administração surgiu no início do século passado e atravessou fases distintas e que se superpõem em parte . Cada uma das fases realça e enfatiza um aspecto importante da Administração. Assinale a seqüência cronologia em que se deram essas fases:  Pontos da Questão: 0,5 
	Ênfase nas tarefas; nas pessoas; no ambiente; na estrutura organizacional; na tecnologia e nas competências e na competitividade. 
	Ênfase nas tarefas; na estrutura organizacional; nas pessoas; na tecnologia; no ambiente; nas competências e na competitividade. 
	Ênfase nas tarefas; nas pessoas; na estrutura organizacional; no ambiente; na tecnologia; nas competências e na competitividade. 
	Ênfase nas tarefas; na estrutura organizacional; na tecnologia; no ambiente; nas pessoas e nas competências e na competitividade.
	
Questão: 7 (121655) 
Segundo o enfoque comportamental, a empresa deve ser vista como sistema social formado primariamente por pessoas, sentimentos, interesses e motivação. Seguindo este raciocínio, pode-se concluir que:  Pontos da Questão: 1 
	Crenças, preconceitos, cerimônias, rituais e símbolos adotados ou valorizados pela organização irão definir o clima organizacional. 
	Nas organizações as pessoas comportam-se como peças de máquinas, ou seres estritamente profissionais. 
	Sentimentos de amizade e hostilidade, cooperação e competição criam condições para a formação de grupos informais e regras para a convivência. 
	Não existe nenhum entrelaçamento entre os componentes da organização informal (os grupos informais, as normas de conduta, a cultura organizacional e o clima organizacional).
	
Questão: 8 (121577) 
A concepção qualitativa do homem no contexto das organizações enseja uma associação entre o comportamento organizacional do indivíduo, o sistema de incentivos e a relação entre os objetivos organizacionais e os individuais com cada uma das teorias administrativas. A teoria clássica, tal qual a Administração científica, que enfatiza a importância da recompensas materiais (monetária), está relacionada com o indivíduo organizacional do tipo Homem:  Pontos da Questão: 1 
	Econômico 
	Comportamental 
	Racional 
	Materialista 
	
Questão: 9 (122653) 
Em artigo intitulado “Mão na massa”, o autor (Dom De Lucca) retrata a experiência vivenciada pela empresa Marcap Engenharia. 
Para sintetizar tal acontecimento, registra o autor: “Para obter melhores resultados, construtora deixa de lado a burocracia e permite que equipes autogerenciáveis tomem conta dos projetos” (Revista Melhor-Gestão de Pessoas, revista oficial da ABRH, out-2009, p.42). 
Dos tipos de trabalhador abaixo apresentados qual o que melhor se encaixa com esta filosofia de trabalho? 
  Pontos da Questão: 1 
	homem social 
	homem econômico 
	homem estudioso 
	homem filantrópico 
	
Questão: 10 (121558) 
A lógica não faz parte do esquema pelo qual o autor dividiu e sistematizou as células. A lógica considera a forma que deve ter qualquer tipo de discurso que pretenda demonstrar algo e, em geral, queira ser probatório. Este raciocínio foi apresentado por qual dos pensadores que contribuíram para o desenvolvimento da Administração?  Pontos da Questão: 0,5 
	Platão
	Nicolau Maquiavel 
	Sócrates 
	Aristóteles

Outros materiais