Logo Passei Direto
Buscar

Prova ISGH - PRÓ-MUNICÍPIO - 2016 - para Farmacêutico.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto para responder as questões de 01 a 06:
O título sugere a temática do texto, que é:
A) O fato de um mendigo está na rua diante de um pronto-socorro, mas morrer por falta de atendimento;
B) As rotinas de atendimento feitas pelo SAMU;
C) A burocracia pela qual passam as pessoas que precisam de atendimento nos hospitais públicos e particulares;
D) Uma luta constante para que as pessoas hajam usando o bom senso.

Leia o texto para responder as questões de 01 a 06:
Assinale a opção cuja relação entre a palavra destacada e a classificação gramatical está correta:
A) “Se fosse no cinema, o roteirista seria tachado de mirabolante e inverossímil”. Conjunção integrante;
B) “No fundo, temos aqui o dilema essencial da burocracia.”. Substantivo;
C) “... de responder de forma diferente a diferentes situações.”. Artigo;
D) “... o funcionário que faz o transporte é que seria responsabilizado”. Pronome relativo.

Leia o texto para responder as questões de 01 a 06:
“... comportamento flexível, isto é, de responder de forma diferente a diferentes situações. As vírgulas nesse trecho foram usadas para:
A) Separar vocativos;
B) Orações intercaladas;
C) Separar expressões explicativas ou retificativas;
D) Indicar elipse de um termo.

Leia o texto para responder as questões de 01 a 06:
“A solução para evitar esses paradoxos, além de rever e aprimorar continuamente os protocolos, é deixar que as pessoas usem o seu bom senso.”. A palavra destacada, pelo contexto, significa:
A) Antagonismo;
B) Pleonasmo;
C) Consenso;
D) Dúvida.

Analise as afirmacoes a respeito da análise linguística das frases da tirinha, em seguida marque a alternativa correta:
A) Apenas I e II estão corretas;
I. “Que emoção: tenho certeza de que é de um executivo.” A oração destacada é subordinada substantiva completiva nominal;
II. “Os executivos tem cabelos brancos nas temporas” há erro de concordância verbal, pois o verbo ter deveria ser: “têm”;
III. A palavra tempora deveria ser acentuada porque é uma palavra proparoxítona;
IV. No último quadrinho a palavra “E” é uma conjunção coordenada aditiva.
A) Apenas I e II estão corretas;
B) Apenas III e IV estão corretas;
C) Apenas I e III estão corretas;
D) Apenas I, II e III estão corretas.

O texto publicitário servirá de base para as questões 08 e 09:
Qual função de linguagem predomina no texto?
A) Emotiva;
B) Apelativa;
C) Metalinguística;
D) Referencial.

O texto publicitário servirá de base para as questões 08 e 09:
A palavra história é acentuada porque:
A) É uma oxítona terminada em ditongo crescente;
B) É uma proparoxítona;
C) É uma paroxítona terminada em ditongo crescente;
D) É uma paroxítona terminada em A.

Assinale a opção em que todas as palavras estão grafadas de acordo com a Norma Culta da Língua:
A) Empecilho, herege, exceção e catequese;
B) Impecilho, hesitar, ojeriza e proeza;
C) Carangueijo, xadrez, paralisar e improvizar;
D) Exílio, bandeja, enchada e arrouxeado.

A negação da proposição “Alice é bonita e inteligente” é:
A) Alice é bonita, mas não é inteligente;
B) Alice não é bonita, mas é inteligente;
C) Alice não é bonita e não é inteligente;
D) Alice não é bonita, mas pode ser inteligente.

Se A ≥ B, então C > D ou E ≤ F. Se C > D, então G ≤ H. Se G ≤ H, então E ≤ F. Ora, E >F, logo:
A) G > H e C ≤ D;
B) G ≥ H e C > D;
C) A ≥ B e C ≤ D;
D) A > B e C ≤ D.

A proposição "Leo não é professor ou Sofia é morena" é, do ponto de vista lógico, o mesmo que dizer que:
A) Se Sofia é morena, então Leo é professor;
B) Se Leo não é professor, então Sofia é morena;
C) Se Leo é professor, então Sofia não é morena;
D) Se Leo é professor, então Sofia é morena.

Estão corretas:
I. Um teratogênico é teratogênico quando o mesmo produz uma alteração, maior ou menor, em relação à morfologia e fisiologia normais no feto, quando de sua administração durante o desenvolvimento embriológico ou fetal, considerando principalmente o primeiro trimestre da gestação;
II. No tocante ao metabolismo fetal de medicamentos, os recém-nascidos, principalmente os prematuros, já possuem capacidade de metabolização totalmente desenvolvida.
A) Apenas as afirmativas I e II;
B) Apenas as afirmativas II e III;
C) Apenas as afirmativas I e III;
D) Todas as afirmativas.

Muitos medicamentos usados pela mãe são excretados, em alguma extensão, no leite materno, podendo consistir numa fonte potencial de toxicidade para o lactente. Sobre este tema, assinale a afirmativa Incorreta:
A) O principal parâmetro que determina o grau de penetração de um fármaco no leite materno é a ligação às proteínas plasmáticas;
B) A fração ligada à proteína permanece na circulação materna, enquanto a fração do medicamento livre pode ser transferida para o leite da mãe;
C) Fármacos que apresentam uma elevada taxa de ligação à proteína, > 90%, são excretadas em pequenas quantidades no leite (ex: varfarina), o que reduz a possibilidade da exposição infantil ao medicamento;
D) Quanto menor for a razão entre concentração de fármaco no leite relacionada à concentração da substância no plasma (L/P), maior a quantidade de fármaco encontrada no leite materno.

A bula de alguns medicamentos inclui informações sobre o nível de risco para o feto e, quando necessário, cautela na sua utilização. O Food and Drug Administration (FDA) criou cinco categorias (A, B, C, D e X) para indicar o potencial teratogênico dos fármacos. Dos medicamentos abaixo, assinale aquele que se enquadra na categoria X:
A) Alopurinol; B) Metotrexato de sódio; C) Paracetamol; D) Loratadina.

As interações medicamentosas ocorrem quando as ações de um medicamento são alteradas pela presença de outro, podendo haver diminuição da efetividade ou eventos medicamentosos adversos. Sobre este tema analise as afirmativas abaixo:
Estão corretas:
I. Muitos anticonvulsivantes, como a carbamazepina, aumentam o metabolismo da varfarina por meio da indução de enzimas hepáticas que compõem o sistema microssomal, com aumento de seu metabolismo e conseqüente redução do efeito anticoagulante;
II. O Dissulfiram não possui interação medicamentosa com o metronidazol;
III. Vários alimentos, bebidas e dietas enterais podem inibir a absorção de hormônios tireoidianos;
IV. As interações medicamentosas do dissulfiram podem manifestar-se como potencialmente perigosas, e ocasionalmente fatais.
A) Apenas as afirmativas I, II e III;
B) Apenas as afirmativas I, III e IV;
C) Apenas as afirmativas I e III;
D) Apenas as afirmativas III e IV.

Segundo a Avaliação da Agência Americana (FDA) sobre fármacos usados na gravidez, temos os medicamentos onde os estudos em animais têm demonstrado que podem exercer efeitos teratogênicos ou é tóxico para os embriões, mas não há estudos controlados em mulheres ou não há estudos controlados disponíveis em animais nem em humanos. Este tipo de medicamento deve ser utilizado apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto. Podemos considerar os medicamentos e substâncias incluídas nessa categoria como de prescrição com Risco:
A) Categoria A; B) Categoria B; C) Categoria C; D) Categoria D.

Em relação aos aspectos farmacocinéticos em crianças, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como (V) verdadeira ou (F) falsa, a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
A) V, V, F; B) V, F, V; C) V, V, V; D) F, V, F.
( ) Em recém-nascidos, fármacos absorvidos primariamente no estômago podem sofrer maior absorção inicialmente, diferentemente dos absorvidos no intestino delgado, que podem ter efeito retardado;
( ) Em recém-nascidos, o peristaltismo é irregular e lento, ocorrendo aumento do tempo de absorção, assim doses usuais podem tornar-se tóxicas;
( ) A barreira hematoencefálica no recém-nascido é incompleta e facilita, consequentemente, a penetração de fármacos no sistema nervoso central.

Sobre as doses de fármacos para crianças, assinale a afirmativa Incorreta:
A) Os reajustes de dose são necessários até o peso máximo de 25 a 30 kg; B) A medição da dose de medicamentos por meio de utensílios domésticos está indicada, já que não há variabilidade de volume contidos em diferentes colheres, copos e outros recipientes; C) Prefere-se a utilização da superfície corporal quando o peso da criança for superior a 10 kg; D) A dose máxima calculada não deve superar a do adulto.

Sobre o uso de medicações pelo idoso, analise as afirmativas abaixo:
Estão corretas:
I. O uso simultâneo de múltiplos fármacos (polifarmácia) é a regra, ao invés de exceção, o que predispõe à ocorrência de interações medicamentosas;
II. Como as doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbidade e mortalidade na população idosa e como os distúrbios mentais são frequentes, fármacos cardiovasculares (e psiquiátricos são os mais comumente prescritos para esta população;
III. Alterações fisiológicas, reações atípicas a fármacos, prescrições inadequadas e não observância adequada dos esquemas terapêuticos pode contribuir para a maior toxicidade medicamentosa no idoso.
A) Apenas as afirmativas I e II;
B) Apenas as afirmativas II e III;
C) Apenas as afirmativas I e III;
D) Todas as afirmativas.

Em geral, os idosos aderem melhor ao tratamento do que os indivíduos jovens, porém muitos fatores podem levar a uma baixa adesão, resultando em falhas na terapêutica no tratamento com comprimidos via oral. São exemplos destes fatores, EXCETO:
A) Diminuição da memória; B) Diminuição da visão; C) Dificuldade em deglutir os comprimidos; D) Ausência parcial da dentição.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto para responder as questões de 01 a 06:
O título sugere a temática do texto, que é:
A) O fato de um mendigo está na rua diante de um pronto-socorro, mas morrer por falta de atendimento;
B) As rotinas de atendimento feitas pelo SAMU;
C) A burocracia pela qual passam as pessoas que precisam de atendimento nos hospitais públicos e particulares;
D) Uma luta constante para que as pessoas hajam usando o bom senso.

Leia o texto para responder as questões de 01 a 06:
Assinale a opção cuja relação entre a palavra destacada e a classificação gramatical está correta:
A) “Se fosse no cinema, o roteirista seria tachado de mirabolante e inverossímil”. Conjunção integrante;
B) “No fundo, temos aqui o dilema essencial da burocracia.”. Substantivo;
C) “... de responder de forma diferente a diferentes situações.”. Artigo;
D) “... o funcionário que faz o transporte é que seria responsabilizado”. Pronome relativo.

Leia o texto para responder as questões de 01 a 06:
“... comportamento flexível, isto é, de responder de forma diferente a diferentes situações. As vírgulas nesse trecho foram usadas para:
A) Separar vocativos;
B) Orações intercaladas;
C) Separar expressões explicativas ou retificativas;
D) Indicar elipse de um termo.

Leia o texto para responder as questões de 01 a 06:
“A solução para evitar esses paradoxos, além de rever e aprimorar continuamente os protocolos, é deixar que as pessoas usem o seu bom senso.”. A palavra destacada, pelo contexto, significa:
A) Antagonismo;
B) Pleonasmo;
C) Consenso;
D) Dúvida.

Analise as afirmacoes a respeito da análise linguística das frases da tirinha, em seguida marque a alternativa correta:
A) Apenas I e II estão corretas;
I. “Que emoção: tenho certeza de que é de um executivo.” A oração destacada é subordinada substantiva completiva nominal;
II. “Os executivos tem cabelos brancos nas temporas” há erro de concordância verbal, pois o verbo ter deveria ser: “têm”;
III. A palavra tempora deveria ser acentuada porque é uma palavra proparoxítona;
IV. No último quadrinho a palavra “E” é uma conjunção coordenada aditiva.
A) Apenas I e II estão corretas;
B) Apenas III e IV estão corretas;
C) Apenas I e III estão corretas;
D) Apenas I, II e III estão corretas.

O texto publicitário servirá de base para as questões 08 e 09:
Qual função de linguagem predomina no texto?
A) Emotiva;
B) Apelativa;
C) Metalinguística;
D) Referencial.

O texto publicitário servirá de base para as questões 08 e 09:
A palavra história é acentuada porque:
A) É uma oxítona terminada em ditongo crescente;
B) É uma proparoxítona;
C) É uma paroxítona terminada em ditongo crescente;
D) É uma paroxítona terminada em A.

Assinale a opção em que todas as palavras estão grafadas de acordo com a Norma Culta da Língua:
A) Empecilho, herege, exceção e catequese;
B) Impecilho, hesitar, ojeriza e proeza;
C) Carangueijo, xadrez, paralisar e improvizar;
D) Exílio, bandeja, enchada e arrouxeado.

A negação da proposição “Alice é bonita e inteligente” é:
A) Alice é bonita, mas não é inteligente;
B) Alice não é bonita, mas é inteligente;
C) Alice não é bonita e não é inteligente;
D) Alice não é bonita, mas pode ser inteligente.

Se A ≥ B, então C > D ou E ≤ F. Se C > D, então G ≤ H. Se G ≤ H, então E ≤ F. Ora, E >F, logo:
A) G > H e C ≤ D;
B) G ≥ H e C > D;
C) A ≥ B e C ≤ D;
D) A > B e C ≤ D.

A proposição "Leo não é professor ou Sofia é morena" é, do ponto de vista lógico, o mesmo que dizer que:
A) Se Sofia é morena, então Leo é professor;
B) Se Leo não é professor, então Sofia é morena;
C) Se Leo é professor, então Sofia não é morena;
D) Se Leo é professor, então Sofia é morena.

Estão corretas:
I. Um teratogênico é teratogênico quando o mesmo produz uma alteração, maior ou menor, em relação à morfologia e fisiologia normais no feto, quando de sua administração durante o desenvolvimento embriológico ou fetal, considerando principalmente o primeiro trimestre da gestação;
II. No tocante ao metabolismo fetal de medicamentos, os recém-nascidos, principalmente os prematuros, já possuem capacidade de metabolização totalmente desenvolvida.
A) Apenas as afirmativas I e II;
B) Apenas as afirmativas II e III;
C) Apenas as afirmativas I e III;
D) Todas as afirmativas.

Muitos medicamentos usados pela mãe são excretados, em alguma extensão, no leite materno, podendo consistir numa fonte potencial de toxicidade para o lactente. Sobre este tema, assinale a afirmativa Incorreta:
A) O principal parâmetro que determina o grau de penetração de um fármaco no leite materno é a ligação às proteínas plasmáticas;
B) A fração ligada à proteína permanece na circulação materna, enquanto a fração do medicamento livre pode ser transferida para o leite da mãe;
C) Fármacos que apresentam uma elevada taxa de ligação à proteína, > 90%, são excretadas em pequenas quantidades no leite (ex: varfarina), o que reduz a possibilidade da exposição infantil ao medicamento;
D) Quanto menor for a razão entre concentração de fármaco no leite relacionada à concentração da substância no plasma (L/P), maior a quantidade de fármaco encontrada no leite materno.

A bula de alguns medicamentos inclui informações sobre o nível de risco para o feto e, quando necessário, cautela na sua utilização. O Food and Drug Administration (FDA) criou cinco categorias (A, B, C, D e X) para indicar o potencial teratogênico dos fármacos. Dos medicamentos abaixo, assinale aquele que se enquadra na categoria X:
A) Alopurinol; B) Metotrexato de sódio; C) Paracetamol; D) Loratadina.

As interações medicamentosas ocorrem quando as ações de um medicamento são alteradas pela presença de outro, podendo haver diminuição da efetividade ou eventos medicamentosos adversos. Sobre este tema analise as afirmativas abaixo:
Estão corretas:
I. Muitos anticonvulsivantes, como a carbamazepina, aumentam o metabolismo da varfarina por meio da indução de enzimas hepáticas que compõem o sistema microssomal, com aumento de seu metabolismo e conseqüente redução do efeito anticoagulante;
II. O Dissulfiram não possui interação medicamentosa com o metronidazol;
III. Vários alimentos, bebidas e dietas enterais podem inibir a absorção de hormônios tireoidianos;
IV. As interações medicamentosas do dissulfiram podem manifestar-se como potencialmente perigosas, e ocasionalmente fatais.
A) Apenas as afirmativas I, II e III;
B) Apenas as afirmativas I, III e IV;
C) Apenas as afirmativas I e III;
D) Apenas as afirmativas III e IV.

Segundo a Avaliação da Agência Americana (FDA) sobre fármacos usados na gravidez, temos os medicamentos onde os estudos em animais têm demonstrado que podem exercer efeitos teratogênicos ou é tóxico para os embriões, mas não há estudos controlados em mulheres ou não há estudos controlados disponíveis em animais nem em humanos. Este tipo de medicamento deve ser utilizado apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto. Podemos considerar os medicamentos e substâncias incluídas nessa categoria como de prescrição com Risco:
A) Categoria A; B) Categoria B; C) Categoria C; D) Categoria D.

Em relação aos aspectos farmacocinéticos em crianças, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como (V) verdadeira ou (F) falsa, a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
A) V, V, F; B) V, F, V; C) V, V, V; D) F, V, F.
( ) Em recém-nascidos, fármacos absorvidos primariamente no estômago podem sofrer maior absorção inicialmente, diferentemente dos absorvidos no intestino delgado, que podem ter efeito retardado;
( ) Em recém-nascidos, o peristaltismo é irregular e lento, ocorrendo aumento do tempo de absorção, assim doses usuais podem tornar-se tóxicas;
( ) A barreira hematoencefálica no recém-nascido é incompleta e facilita, consequentemente, a penetração de fármacos no sistema nervoso central.

Sobre as doses de fármacos para crianças, assinale a afirmativa Incorreta:
A) Os reajustes de dose são necessários até o peso máximo de 25 a 30 kg; B) A medição da dose de medicamentos por meio de utensílios domésticos está indicada, já que não há variabilidade de volume contidos em diferentes colheres, copos e outros recipientes; C) Prefere-se a utilização da superfície corporal quando o peso da criança for superior a 10 kg; D) A dose máxima calculada não deve superar a do adulto.

Sobre o uso de medicações pelo idoso, analise as afirmativas abaixo:
Estão corretas:
I. O uso simultâneo de múltiplos fármacos (polifarmácia) é a regra, ao invés de exceção, o que predispõe à ocorrência de interações medicamentosas;
II. Como as doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbidade e mortalidade na população idosa e como os distúrbios mentais são frequentes, fármacos cardiovasculares (e psiquiátricos são os mais comumente prescritos para esta população;
III. Alterações fisiológicas, reações atípicas a fármacos, prescrições inadequadas e não observância adequada dos esquemas terapêuticos pode contribuir para a maior toxicidade medicamentosa no idoso.
A) Apenas as afirmativas I e II;
B) Apenas as afirmativas II e III;
C) Apenas as afirmativas I e III;
D) Todas as afirmativas.

Em geral, os idosos aderem melhor ao tratamento do que os indivíduos jovens, porém muitos fatores podem levar a uma baixa adesão, resultando em falhas na terapêutica no tratamento com comprimidos via oral. São exemplos destes fatores, EXCETO:
A) Diminuição da memória; B) Diminuição da visão; C) Dificuldade em deglutir os comprimidos; D) Ausência parcial da dentição.

Prévia do material em texto

www.pciconcursos.com.br
 
PROCESSO SELETIVO 
PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO 
INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 
 
 
 
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
 
NÚMERO DE INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO 
 ASSINATURA DO CANDIDATO 
 
INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 
 
01. Você recebeu do fiscal o seguinte material: 
a) Este caderno com o enunciado das questões da prova, sem repetição ou falha; 
b) O cartão de respostas destinado às respostas das questões objetivas formuladas na prova. 
02. Verifique se este material está em ordem, preencha os espaços destinados ao seu nome, número de inscrição e cargo e assine no 
local especificado. 
03. No cartão respostas, a marcação das letras correspondentes às respostas certas deve ser feita com caneta esferográfica de tinta 
preta ou azul. 
04. Tenha muito cuidado com o cartão de respostas, pois o mesmo não poderá ser substituído. 
05. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 4 (quatro) alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). 
Somente uma corresponde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar uma resposta. A marcação de mais de 
uma alternativa anula a questão. Mesmo que uma das respostas esteja correta. 
06. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que: 
a) Não apresentar o documento de identidade exigido pelo Regulamento do Processo Seletivo; 
b) Ausentar-se da sala de provas antes do tempo mínimo de 60 (sessenta) minutos; 
c) Ausentar-se da sala de provas, no tempo permitido, sem o acompanhamento do fiscal; 
d) For surpreendido em comunicação com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio 
de comunicação, sobre a prova que estiver sendo realizada, ou utilizando-se de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, 
anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação; 
e) Durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, 
agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de 
carro, pendrive, tablet, smartphone, mp3 player e similares, bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou 
quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro, etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha, 
recipiente ou embalagem, tais como garrafas de água, suco, refrigerante e embalagens de alimentos (biscoitos, barras de 
cereais, chocolates) que não sejam fabricadas em material transparente ou que estejam com o rótulo; 
f) Estiver portando, durante as provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (ver item e) ou manter o 
equipamento ligado, mesmo que este esteja acomodado conforme previsto no Regulamento do Processo Seletivo (5.12.2 Os 
pertences pessoais dos candidatos serão acomodados em local a ser indicado pelos fiscais, onde deverão ficar durante todo o 
período de permanência dos candidatos no local de prova); 
g) Lançar mão de meios ilícitos para executar as provas; 
h) Não devolver o Cartão de Respostas e o Caderno de Questões; 
i) Fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer outro meio que não o fornecido pelo PRÓ-MUNICÍPIO; 
j) For flagrado descumprindo, durante a realização das provas, o disposto no item 5.11 do Regulamento; 
k) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos ou agir com descortesia para com qualquer dos examinadores, 
executores, fiscais e seus auxiliares ou autoridades presentes nos locais de provas; 
l) Recusar-se a ser submetido ao detector de metal. 
07. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu cartão de respostas. Os rascunhos e as marcações assinaladas no caderno 
de questões não serão levados em conta. 
08. Ao terminar, entregue ao fiscal o caderno de questões e a folha de respostas e assine a folha de presença. 
09. O tempo disponível para esta prova de questões objetivas é de 4 (quatro) horas. 
10. Não esquecer de assinar o caderno de questões. 
 
 
 
PREENCHA COM AS SUAS MARCAÇÕES ABAIXO E DESTAQUE NA LINHA PONTILHADA ACIMA 
 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 
 
26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
 
 
13 de março de 2016 
www.pciconcursos.com.br
 
www.pciconcursos.com.br
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 
1 de 11 
PORTUGUÊS 
 
Leia o texto para responder as questões de 01 a 06: 
 
Tão perto, tão longe 
 
SÃO PAULO- O sujeito passa mal na rua diante de 
um pronto-socorro, mas não consegue atendimento 
porque não está nem perto o bastante para ser carregado 
pelos enfermeiros nem longe o suficiente para que se 
acione o serviço de ambulância. 
Se fosse no cinema, o roteirista seria tachado de 
mirabolante e inverossímil, mas, na vida real, o fenômeno 
não só acontecesse como se repete com alguma 
frequência. 
A porta de um hospital é terra de ninguém. As 
rotinas de atendimento não antecipam que se apanhe o 
paciente na rua, e algumas chefias interpretam a ausência 
de previsão como proibição, que pode ser implementada 
a ferro e fogo, em especial se o paciente é um mendigo. 
Dizem, não sem uma pontinha de fundamento, que, 
se algo acontecer no trajeto a rua e o pronto-socorro, o 
funcionário que faz o transporte é que seria 
responsabilizado. 
Pelo manual, caberia ao SAMU realizar a 
transferência do paciente, mas este serviço muitas vezes 
alega – e com razão- que tem coisas mais importantes 
para fazer do que carregar para as dependências do 
hospital alguém que já está à sua porta. 
No fundo, temos aqui o dilema essencial da 
burocracia. Se, de um lado, sistemas dependem de rotinas 
e padronizações para funcionar bem, de outro, a aplicação 
mecânica e irrefletida de regras (ainda que razoáveis) 
pode engendrar verdadeiros absurdos, como deixar um 
paciente grave sem atendimento. 
O problema não se limita a hospitais. Uma boa 
receita para produzir o pior dos mundos é aplicar com 
máximo zelo todas as leis vigentes. 
A solução para evitar esses paradoxos, além de 
rever e aprimorar continuamente os protocolos, é deixar 
que as pessoas usem o seu bom senso. Na média, ele mais 
acerta do que erra. 
Essa foi a aposta da natureza, ao dotar os seres 
humanos de cérebros capazes de comportamento flexível, 
isto é, de responder de forma diferente a diferentes 
situações. 
SCHWARTSMAN, Hélio. Folha de São Paulo, 27 jan.2012 
 
QUESTÃO 01 
O título sugere a temática do texto, que é: 
 
A) O fato de um mendigo está na rua diante de um pronto-
socorro, mas morrer por falta de atendimento; 
B) As rotinas de atendimento feitas pelo SAMU; 
C) A burocracia pela qual passam as pessoas que precisam 
de atendimento nos hospitais públicos e particulares; 
D) Uma luta constante para que as pessoas hajam usando 
o bom senso. 
QUESTÃO 02 
Pelas características presentes, o texto pertence ao 
gênero: 
 
A) Notícia; 
B) Artigo de opinião; 
C) Conto; 
D) Fábula. 
 
QUESTÃO 03 
A sequência predominante no texto é a: 
 
A) Narrativa; 
B) Descritiva; 
C) Dissertativa; 
D) Dialogal. 
 
QUESTÃO 04 
Assinale a opção cuja relação entre a palavra destacada e 
a classificação gramatical está correta: 
 
A) “Se fosse no cinema, o roteirista seria tachado de 
mirabolante e inverossímil”. Conjunção integrante; 
B) “No fundo, temos aqui o dilema essencial da 
burocracia.”. Substantivo; 
C) “... de responder de forma diferente a diferentes 
situações.”. Artigo; 
D) “... o funcionário que faz o transporte é que seria 
responsabilizado”. Pronome relativo. 
 
QUESTÃO 05 
 “... comportamento flexível, isto é, de responder de forma 
diferente a diferentes situações. As vírgulas nesse trecho 
foram usadas para: 
 
A) Separar vocativos; 
B) Oraçõesintercaladas; 
C) Separar expressões explicativas ou retificativas; 
D) Indicar elipse de um termo. 
 
QUESTÃO 06 
 “A solução para evitar esses paradoxos, além de rever e 
aprimorar continuamente os protocolos, é deixar que as 
pessoas usem o seu bom senso.”. A palavra destacada, 
pelo contexto, significa: 
 
A) Antagonismo; 
B) Pleonasmo; 
C) Consenso; 
D) Dúvida. 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 
2 de 11 
QUESTÃO 07 
Leia a tirinha para responder à questão: 
 
 
 
 
 
Analise as afirmações a respeito da análise linguística das 
frases da tirinha, em seguida marque a alternativa correta: 
 
I. “Que emoção: tenho certeza de que é de um 
executivo.” A oração destacada é subordinada 
substantiva completiva nominal; 
II. “Os executivos tem cabelos brancos nas temporas” há 
erro de concordância verbal, pois o verbo ter deveria 
ser: “têm”; 
III. A palavra tempora deveria ser acentuada porque é 
uma palavra proparoxítona; 
IV. No último quadrinho a palavra “E” é uma conjunção 
coordenada aditiva. 
 
A) Apenas I e II estão corretas; 
B) Apenas III e IV estão corretas; 
C) Apenas I e III estão corretas; 
D) Apenas I, II e III estão corretas. 
 
 
 
 
O texto publicitário servirá de base para as 
questões 08 e 09: 
 
 
Ajude a gente a combater o 
desmatamento da Amazônia. Fique 
sócio do Greenpeace hoje. 
Acesse o nosso site 
www.greenpeace.org.br 
ou ligue 0300 7892510 
 
QUESTÃO 08 
Qual função de linguagem predomina no texto? 
 
A) Emotiva; 
B) Apelativa; 
C) Metalinguística; 
D) Referencial. 
 
QUESTÃO 09 
A palavra história é acentuada porque: 
 
A) É uma oxítona terminada em ditongo crescente; 
B) É uma proparoxítona; 
C) É uma paroxítona terminada em ditongo crescente; 
D) É uma paroxítona terminada em A. 
 
QUESTÃO 10 
Assinale a opção em que todas as palavras estão grafadas 
de acordo com a Norma Culta da Língua: 
 
A) Empecilho, herege, exceção e catequese; 
B) Impecilho, hesitar, ojeriza e proeza; 
C) Carangueijo, xadrez, paralisar e improvizar; 
D) Exílio, bandeja, enchada e arrouxeado. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 
3 de 11 
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO 
 
QUESTÃO 11 
Os números abaixo seguem uma lógica matemática. Pode-se afirmar que o décimo segundo termo dessa sequência é um 
número: 
 
1→1→2→3→5→8→13→21→34→55→89→? 
 
A) Primo; 
B) Maior que 150; 
C) Quadrado perfeito; 
D) Ímpar. 
 
QUESTÃO 12 
A negação da proposição “Alice é bonita e inteligente” é: 
 
A) Alice é bonita, mas não é inteligente; 
B) Alice não é bonita, mas é inteligente; 
C) Alice não é bonita e não é inteligente; 
D) Alice não é bonita, mas pode ser inteligente. 
 
QUESTÃO 13 
Qual figura completa a sequência lógica abaixo? 
 
 
Fig. I → Fig. II → Fig. III → Fig. IV 
 
A) Decágono; 
B) Undecágono; 
C) Dodecágono; 
D) Icoságono. 
 
QUESTÃO 14 
Se A ≥ B, então C > D ou E ≤ F. Se C > D, então G ≤ H. Se G ≤ H, então E ≤ F. Ora, E >F, logo: 
 
A) G > H e C ≤ D; 
B) G ≥ H e C > D; 
C) A ≥ B e C ≤ D; 
D) A > B e C ≤ D. 
 
QUESTÃO 15 
A proposição "Leo não é professor ou Sofia é morena" é, do ponto de vista lógico, o mesmo que dizer que: 
 
A) Se Sofia é morena, então Leo é professor; 
B) Se Leo não é professor, então Sofia é morena; 
C) Se Leo é professor, então Sofia não é morena; 
D) Se Leo é professor, então Sofia é morena. 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 
4 de 11 
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 
 
QUESTÃO 16 
Não consta como um dos objetivos do Sistema Único de 
Saúde (SUS): 
 
A) A identificação e divulgação dos fatores condicionantes 
e determinantes da saúde; 
B) A formulação de política de saúde; 
C) A assistência às pessoas por intermédio de ações de 
promoção, proteção e recuperação da saúde, com a 
realização integrada das ações assistenciais e das 
atividades preventivas; 
D) Capacitar professores para as universidades públicas. 
 
QUESTÃO 17 
Sobre a Gestão Financeira do SUS, analise as afirmativas 
abaixo: 
 
I. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde 
(SUS) serão depositados em conta especial, em cada 
esfera de sua atuação, e movimentados sob 
fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde; 
II. Na esfera estadual, os recursos financeiros, originários 
do Orçamento da Seguridade Social, de outros 
Orçamentos da União, além de outras fontes, serão 
administrados pelo Ministério da Saúde, através do 
Fundo Nacional de Saúde; 
III. O Ministério da Saúde acompanhará, através de seu 
sistema de auditoria, a conformidade à programação 
aprovada da aplicação dos recursos repassados a 
Estados e Municípios. 
 
Estão corretas: 
 
A) Apenas as afirmativas I e II; 
B) Apenas as afirmativas I e III; 
C) Apenas as afirmativa II e III; 
D) Todas as afirmativas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 18 
A garantia de acesso de toda a população brasileira aos 
serviços de alta complexidade, dada a atual concentração 
da oferta desses serviços e os altos custos envolvidos, 
requer ações coordenadas dos três níveis de governo, 
assim como mecanismos específicos de financiamento 
para a promoção da equidade. Sobre este tema assinale a 
afirmativa incorreta: 
 
A) A responsabilidade do Ministério da Saúde sobre a 
política de alta complexidade/custo se traduz 
principalmente na definição de algumas diretrizes e 
normas técnicas nacionais voltadas para a garantia de 
acesso e da qualidade dos serviços e no financiamento 
das ações, entre outras; 
B) As principais funções do gestor estadual se relacionam 
à definição de prioridades assistenciais e programação 
da alta complexidade, incluindo: a definição de 
prioridades de investimentos para garantir o acesso da 
população a serviços de boa qualidade, definição da 
alocação de recursos entre áreas da Alta Complexidade 
(AC); 
C) A assistência de Alta Complexidade poderá ser 
programada no âmbito regional/estadual, tendo em 
vista as características especiais desse grupo – alta 
densidade tecnológica e alto custo, economia de escala, 
escassez de profissionais especializados e concentração 
de oferta em poucos municípios; 
D) A programação não prevê a referência de pacientes 
para outros estados, assim como não reconhece o fluxo 
programado de pacientes de outros estados. 
 
QUESTÃO 19 
No que diz respeito à assistência, o Plano Diretor de 
Regionalização deverá ser elaborado na perspectiva de 
garantir o acesso aos cidadãos, o mais próximo possível 
de sua residência, a um conjunto de ações e serviços 
vinculados às seguintes responsabilidades mínimas, 
EXCETO: 
 
A) Assistência pré-natal, parto e puerpério; 
B) Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento 
infantil; 
C) Acompanhamento de pessoas com doenças crônicas de 
alta prevalência como diabetes e hipertensão arterial; 
D) Cobertura do esquema preconizado pelo Programa 
Nacional de Imunizações somente para as crianças de 
1 a 3 anos de idade. 
 
QUESTÃO 20 
São alguns conceitos que norteiam o trabalho da Política 
Nacional de Humanização (PNH) do SUS, EXCETO: 
 
A) Acolhimento; 
B) Gestão Participativa; 
C) Ambiência; 
D) Centralização da gestão na esfera estadual. 
www.pciconcursos.com.br
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 
5 de 11 
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 
 
QUESTÃO 21 
Em relação ao uso de Medicamentos na Gravidez, analise 
as afirmativas abaixo: 
 
I. Os fármacos apresentam efeitos mais intensos quando 
administrados durante o primeiro trimestre da 
gravidez; 
II. Diz-se que um agente é teratogênico quando o mesmo 
produz uma alteração, maior ou menor, em relação à 
morfologiae fisiologia normais no feto, quando de sua 
administração durante o desenvolvimento 
embriológico ou fetal, considerando principalmente o 
primeiro trimestre da gestação; 
III. No tocante ao metabolismo fetal de medicamentos, os 
recém-nascidos, principalmente os prematuros, já 
possuem capacidade de metabolização totalmente 
desenvolvida. 
 
Estão corretas: 
 
A) Apenas as afirmativas I e II; 
B) Apenas as afirmativas II e III; 
C) Apenas as afirmativas I e III; 
D) Todas as afirmativas. 
 
QUESTÃO 22 
Muitos medicamentos usados pela mãe são excretados, 
em alguma extensão, no leite materno, podendo consistir 
numa fonte potencial de toxicidade para o lactente. Sobre 
este tema, assinale a afirmativa Incorreta: 
 
A) O principal parâmetro que determina o grau de 
penetração de um fármaco no leite materno é a ligação 
às proteínas plasmáticas; 
B) A fração ligada à proteína permanece na circulação 
materna, enquanto a fração do medicamento livre pode 
ser transferida para o leite da mãe; 
C) Fármacos que apresentam uma elevada taxa de ligação 
à proteína, > 90%, são excretadas em pequenas 
quantidades no leite (ex: varfarina), o que reduz a 
possibilidade da exposição infantil ao medicamento; 
D) Quanto menor for a razão entre concentração de 
fármaco no leite relacionada à concentração da 
substância no plasma (L/P), maior a quantidade de 
fármaco encontrada no leite materno. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 23 
A bula de alguns medicamentos inclui informações sobre 
o nível de risco para o feto e, quando necessário, cautela 
na sua utilização. O Food and Drug Administration (FDA) 
criou cinco categorias (A, B, C, D e X) para indicar o 
potencial teratogênico dos fármacos. Dos medicamentos 
abaixo, assinale aquele que se enquadra na categoria X: 
 
A) Alopurinol; 
B) Metotrexato de sódio; 
C) Paracetamol; 
D) Loratadina. 
 
QUESTÃO 24 
As interações medicamentosas ocorrem quando as ações 
de um medicamento são alteradas pela presença de outro, 
podendo haver diminuição da efetividade ou eventos 
medicamentosos adversos. Sobre este tema analise as 
afirmativas abaixo: 
 
I. Muitos anticonvulsivantes, como a carbamazepina, 
aumentam o metabolismo da varfarina por meio da 
indução de enzimas hepáticas que compõem o sistema 
microssomal, com aumento de seu metabolismo e 
conseqüente redução do efeito anticoagulante; 
II. O Dissulfiram não possui interação medicamentosa 
com o metronidazol; 
III. Vários alimentos, bebidas e dietas enterais podem 
inibir a absorção de hormônios tireoidianos; 
IV. As interações medicamentosas do dissulfiram podem 
manifestar-se como potencialmente perigosas, e 
ocasionalmente fatais. 
 
Estão corretas: 
 
A) Apenas as afirmativas I, II e III; 
B) Apenas as afirmativas I, III e IV; 
C) Apenas as afirmativas I e III; 
D) Apenas as afirmativas III e IV. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 
6 de 11 
QUESTÃO 25 
Segundo a Avaliação da Agência Americana (FDA) sobre 
fármacos usados na gravidez, temos os medicamentos 
onde os estudos em animais têm demonstrado que podem 
exercer efeitos teratogênicos ou é tóxico para os embriões, 
mas não há estudos controlados em mulheres ou não há 
estudos controlados disponíveis em animais nem em 
humanos. Este tipo de medicamento deve ser utilizado 
apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial 
para o feto. Podemos considerar os medicamentos e 
substâncias incluídas nessa categoria como de prescrição 
com Risco: 
 
A) Categoria A; 
B) Categoria B; 
C) Categoria C; 
D) Categoria D. 
 
QUESTÃO 26 
Em relação aos aspectos farmacocinéticos em crianças, 
analise as afirmativas abaixo, classificando-as como (V) 
verdadeira ou (F) falsa, a seguir, assinale a alternativa que 
contém a sequência correta, de cima para baixo. 
 
( ) Em recém-nascidos, fármacos absorvidos 
primariamente no estômago podem sofrer maior 
absorção inicialmente, diferentemente dos absorvidos 
no intestino delgado, que podem ter efeito retardado; 
( ) Em recém-nascidos, o peristaltismo é irregular e 
lento, ocorrendo aumento do tempo de absorção, 
assim doses usuais podem tornar-se tóxicas; 
( ) A barreira hematoencefálica no recém-nascido é 
incompleta e facilita, consequentemente, a 
penetração de fármacos no sistema nervoso central. 
 
A) V, V, F; 
B) V, F, V; 
C) V, V, V; 
D) F, V, F. 
 
QUESTÃO 27 
Sobre as doses de fármacos para crianças, assinale a 
afirmativa Incorreta: 
 
A) Os reajustes de dose são necessários até o peso 
máximo de 25 a 30 kg; 
B) A medição da dose de medicamentos por meio de 
utensílios domésticos está indicada, já que não há 
variabilidade de volume contidos em diferentes 
colheres, copos e outros recipientes; 
C) Prefere-se a utilização da superfície corporal quando o 
peso da criança for superior a 10 kg; 
D) A dose máxima calculada não deve superar a do adulto. 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 28 
Sobre o uso de medicações pelo idoso, analise as 
afirmativas abaixo: 
 
I. O uso simultâneo de múltiplos fármacos (polifarmácia) 
é a regra, ao invés de exceção, o que predispõe à 
ocorrência de interações medicamentosas; 
II. Como as doenças cardiovasculares constituem a 
principal causa de morbidade e mortalidade na 
população idosa e como os distúrbios mentais são 
frequentes, fármacos cardiovasculares (e psiquiátricos 
são os mais comumente prescritos para esta 
população; 
III. Alterações fisiológicas, reações atípicas a fármacos, 
prescrições inadequadas e não observância adequada 
dos esquemas terapêuticos pode contribuir para a 
maior toxicidade medicamentosa no idoso. 
 
Estão corretas: 
 
A) Apenas as afirmativas I e II; 
B) Apenas as afirmativas II e III; 
C) Apenas as afirmativas I e III; 
D) Todas as afirmativas. 
 
QUESTÃO 29 
Em geral, os idosos aderem melhor ao tratamento do que 
os indivíduos jovens, porém muitos fatores podem levar a 
uma baixa adesão, resultando em falhas na terapêutica no 
tratamento com comprimidos via oral. São exemplos 
destes fatores, EXCETO: 
 
A) Diminuição da memória; 
B) Diminuição da visão; 
C) Dificuldade em deglutir os comprimidos; 
D) Ausência parcial da dentição. 
 
QUESTÃO 30 
Em relação às alterações farmacocinéticas no idoso, 
assinale a afirmativa Incorreta: 
 
A) Com o envelhecimento ocorre diminuição da secreção 
salivar, da superfície de absorção e da motilidade do 
trato gastrintestinal; 
B) Ocorre um aumento da água e da massa total corpórea, 
enquanto a gordura diminui em relação ao peso total e 
estas mudanças podem explicar a eliminação diminuída 
de algumas drogas e a sensibilidade aumentada para 
outras; 
C) Com a idade, há uma redução no tamanho do fígado e 
na taxa de metabolismo das drogas pelo citocromo 
P450; 
D) Com o envelhecimento, ocorre diminuição do tamanho 
dos rins, da capacidade de eliminação renal de fármacos 
e metabólicos, do fluxo plasmático renal. 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 
7 de 11 
QUESTÃO 31 
Sobre os fármacos anti-inflamatórios não esteroides 
(AINES), podemos afirmar que: 
 
A) A ação anti-inflamatória dos AINEs decorre da inibição 
da síntese de prostaglandinas, efetuada mediante a 
inativação das cicloxigenases constitutiva (COX-1) e 
induzível (COX-2); 
B) Os AINES são sempre seletivos para COX-2; 
C) Tendo como sítio de ação as cicloxigenases, os AINES 
inibem fortemente a via das lipoxigenases, suprimindo 
a formação dos leucotrienos; 
D) Nem todos os AINEs não seletivos possuem eficácia 
anti-inflamatória similar. 
 
QUESTÃO 32 
Em relação ao Salicilatos, analise as afirmativas abaixo: 
 
I. A aspirina não provoca a inativação da COX1, mas 
somente da COX2; 
II. A aspirina também se mostra eficaz, em baixas doses, 
em distúrbios cardiovasculares devido sua ação 
antiplaquetária;III. Se for administrada junto com a varfarina, a aspirina 
pode causar aumento potencialmente perigoso no 
risco de sangramento; 
IV. Devido à possibilidade da trombocitopenia (diminuição 
da quantidade de plaquetas), e risco de hemorragia, 
os salicilatos não devem ser administrados a pacientes 
que estejam com a suspeita de Dengue. 
 
Estão corretas: 
 
A) Apenas as afirmativas I e II; 
B) Apenas as afirmativas I, II e III; 
C) Apenas as afirmativas II, III e IV; 
D) Todas as afirmativas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 33 
Em relação aos agentes farmacológicos que afetam a 
neurotransmissão GABAérgica, analise as afirmativas 
abaixo: 
 
I. Os agentes farmacológicos que atuam sobre a 
neurotransmissão GABAérgica afetam o metabolismo 
do GABA ou a atividade de seu receptor; 
II. Os agentes farmacológicos que afetam a 
neurotransmissão GABAérgica não atuam sobre o 
receptor GABAA ionotrópico; 
III. Os receptores GABAA são regulados por diversas 
classes de fármacos, que interagem com os sítios de 
ligação do GABA ou com sítios alostéricos; 
IV. Os agentes terapêuticos que ativam os receptores 
GABAA são utilizados para sedação, ansiólise, hipnose, 
neuroproteção após acidente vascular cerebral ou 
traumatismo cranioencefalico e controle da epilepsia. 
 
Estão corretas: 
 
A) Apenas as afirmativas I e II; 
B) Apenas as afirmativas I, II e III; 
C) Apenas as afirmativas I, III e IV; 
D) Todas as afirmativas. 
 
QUESTÃO 34 
São diretrizes da Política Nacional de Medicamentos, 
EXCETO: 
 
A) Adoção da Relação de Medicamentos Essenciais; 
B) Regulação sanitária de medicamentos; 
C) Reorientação da Assistência Farmacêutica; 
D) Promoção do uso de medicamentos de uso controlado. 
 
QUESTÃO 35 
São objetivos primários da Farmácia Hospitalar, EXCETO: 
 
A) Aplicação de medicamentos injetáveis; 
B) Padronização de medicamentos; 
C) Planejamento de estoques; 
D) Aquisição de medicamentos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 
8 de 11 
QUESTÃO 36 
Em relação as funções e atribuições da Farmácia 
Hospitalar, analise as afirmativas abaixo: 
 
I. Administrar o estoque dos medicamentos de acordo 
com as necessidades do hospital, realizando aquisição 
/ seleção de medicamentos a partir do consumo 
médio, do estoque mínimo e do ponto de 
ressuprimento; 
II. Promover distribuição dos medicamentos de forma 
racional, adequada à estrutura do hospital; 
III. Orientar as especialidades médicas quanto ao uso 
correto dos medicamentos e sua conservação; 
IV. Promover o ensino e treinamento dos funcionários 
para o trabalho em Farmácia Hospitalar. 
 
Estão corretas: 
 
A) Apenas as afirmativas I e II; 
B) Apenas as afirmativas I, II e III; 
C) Apenas as afirmativas I, III e IV; 
D) Todas as afirmativas. 
 
QUESTÃO 37 
A Farmácia Hospitalar é responsável pelo armazenamento, 
distribuição, dispensação e controle de todos os 
medicamentos e produtos para saúde usados pelos 
pacientes internados e ambulatoriais do hospital, bem 
como, pelo fracionamento e preparo de medicamentos. 
Sobre este tema, assinale a afirmativa Incorreta: 
 
A) O preparo, o fracionamento e a reembalagem dos 
medicamentos deverá ser realizado em condições 
ambientais (estrutura física), tecnológicas 
(equipamentos) e de pessoal (quantitativo e 
capacitação) adequadas ao grau de complexidade da 
manipulação proposta, seja ela estéril ou não estéril; 
B) As prescrições médicas devem ser analisadas pelo 
auxiliar de farmácia antes da dispensação dos 
medicamentos, mesmo em situações de emergência; 
C) Deverão ser analisados pelos farmacêuticos, 
minimamente: presença da assinatura e identificação 
do prescritor, legibilidade, nome do medicamento, 
concentração, dose, via de administração, posologia, 
incompatibilidades e interações medicamentosas; 
D) A conferência do medicamento dispensado pelos 
auxiliares deverá ser realizada pelo farmacêutico, 
aumentando a segurança do processo de dispensação. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 38 
A otimização da terapia medicamentosa é função precípua 
da Farmácia Hospitalar, visando aumentar a efetividade da 
intervenção terapêutica, promovendo o uso racional de 
medicamentos. Sobre este tema analise as afirmativas 
abaixo, classificando-as como (V) verdadeira ou (F) falsa, 
a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência 
correta, de cima para baixo: 
 
( ) Entende-se por uso racional, a utilização, em cada 
caso, do medicamento adequado, cuja qualidade está 
assegurada, na dose terapêutica ou profilática 
adequada, na forma farmacêutica e dosagens mais 
convenientes ao paciente; 
( ) O farmacêutico não pode ter acesso à história 
medicamentosa contida no prontuário do paciente e a 
outros dados básicos referentes ao tratamento; 
( ) As prescrições médicas devem ser analisadas pelo 
farmacêutico, quanto a seus componentes, 
quantidade, qualidade, compatibilidade, interações, 
possibilidade de reações adversas e estabilidade, 
entre outros aspectos relevantes. 
 
A) V, V, F; 
B) V, F, V; 
C) V, V, V; 
D) F, V, F. 
 
QUESTÃO 39 
Na Assistência Farmacêutica, não faz parte dos objetivos 
dos protocolos clínicos: 
 
A) Estabelecer os critérios de diagnóstico de cada doença, 
o tratamento preconizado com os medicamentos 
disponíveis nas respectivas doses corretas, os 
mecanismos de controle, o acompanhamento e a 
verificação de resultados; 
B) Promover o uso racional de medicamentos; 
C) Criar mecanismos para a garantia da prescrição segura 
e eficaz; 
D) Fiscalizar os prescritores no sentido de preferir 
medicamentos de baixo custo. 
 
QUESTÃO 40 
Cabe ao farmacêutico selecionar os pacientes que 
necessitam de monitoramento permanente e implementá-
lo, em especial, para pacientes, EXCETO: 
 
A) Com baixa adesão ao tratamento; 
B) Em uso de medicamentos potencialmente perigosos; 
C) Em uso de medicamentos com maior potencial de 
produzir efeitos adversos; 
D) Em uso de medicamentos de baixo custo. 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 
9 de 11 
QUESTÃO 41 
Nas Farmácias Hospitalares, a gestão de estoques é 
ferramenta fundamental para a eficiência de prestação dos 
serviços farmacêuticos e deve ter como meta primordial 
evitar a ruptura dos níveis de estoque, o que determinaria 
a interrupção das atividades assistenciais. Sobre este tema 
assinale a afirmativa Incorreta: 
 
A) É obrigação do farmacêutico o estabelecimento e 
manutenção de padrões que assegurem a qualidade, a 
escolha das fontes de suprimento, a especificação 
adequada dos produtos para auxiliar na prescrição dos 
medicamentos, as decisões técnicas relativas às 
aquisições, o controle dos estoques, o armazenamento 
apropriado e o uso seguro de todos os fármacos e 
insumos; 
B) Quando bem administrada, a gestão de estoques 
permite que o farmacêutico diminua seu tempo na 
dedicação a tarefas administrativas, poupe espaço de 
armazenamento, aumente a produtividade pessoal; 
C) A situação mais conveniente é quando a média de 
estoque na central de abastecimento farmacêutico 
oscila entre 45 a 60 dias; 
D) Reduzir estoques não é tarefa isolada; implica na 
adoção de várias funções logísticas impondo maior 
eficiência nas atividades de controle e armazenamento, 
processamento de pedidos, distribuição, administração 
e conta hospitalar. 
 
QUESTÃO 42 
Entre os benefícios da redução dos níveis de estoque na 
Farmácia Hospitalar não se encontra: 
 
A) Grande diversidade de produtos, tornando mais 
complexa a atividade de gestão de estoque, dos pontos 
de ressuprimento e dos estoques de segurança; 
B) Menor número de empresas oferecendo produtos 
similares, tornando a oferta de produtos menos 
confiável, em relação à entrega; 
C) Elevado custo do capitalface às proibitivas taxas de 
juros, tornando mais onerosas a posse e a manutenção 
dos estoques, pois significam capital imobilizado; 
D) Maior controle dos inventários, evitando perdas, 
desvios, erros e uso indevido (não autorizado). 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 43 
Em relação aos fatores que interferem nos custos dos 
estoques das Farmácias Hospitalares, analise as 
afirmativas abaixo: 
 
I. Os medicamentos de produção interna ou própria têm 
menor custo porque não sofrem a taxação dos custos 
diretos e indiretos, ou da lucratividade do fabricante; 
II. O advento dos genéricos não trouxe a garantia de 
produtos com maior confiabilidade ao mercado de 
medicamentos e nem trouxe redução dos custos com 
medicamentos; 
III. Os medicamentos similares, também representam 
uma alternativa para pressionar os custos para baixo, 
porém, deve-se adotar critérios técnicos e 
regulamentares na escolha dos fornecedores desses 
produtos. 
 
Estão corretas: 
 
A) Apenas as afirmativas I e II; 
B) Apenas as afirmativas II e III; 
C) Apenas as afirmativas I e III; 
D) Todas as afirmativas. 
 
QUESTÃO 44 
As principais funções das Comissões de Farmácia e 
Terapêutica estão representadas abaixo com exceção de: 
 
A) Avaliar e selecionar medicamentos para a padronização 
e promover sua revisão periódica; 
B) Avaliar a utilização dos medicamentos para identificar 
problemas potenciais; 
C) Promover e realizar intervenções efetivas para melhorar 
a utilização de medicamentos (incluindo métodos 
educativos, gerenciais e normativos); 
D) Analisar os custos das terapias e quando necessário 
impedir o uso de medicações de alto custo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 
10 de 11 
QUESTÃO 45 
O suporte nutricional via parenteral está indicado sempre 
que o paciente está impossibilitado de usar a via enteral 
por um tempo predefinido. Sobre este tema analise as 
afirmativas abaixo: 
 
I. As formulações de nutrição parenteral (NP) são 
caracterizadas como estéreis e apirogênicas, podendo 
ser envasadas em recipientes de vidro ou plástico; 
II. Em decorrência do número elevado de substâncias 
que compõem a NP, grande é a possibilidade de 
interação entre estes compostos, o que pode resultar 
em produtos indesejáveis, como, por exemplo, 
precipitados, glóbulos de gordura de tamanho 
aumentado e separação de fases; 
III. Não é preciso considerar a concentração dos 
nutrientes, bem como o volume da mistura, no 
momento da adição do cálcio e do fósforo; 
IV. O lipídeo deve ser o primeiro nutriente a ser 
adicionado à mistura. 
 
Estão corretas: 
 
A) Apenas as afirmativas I e II; 
B) Apenas as afirmativas I, II e III; 
C) Apenas as afirmativas I, III e IV; 
D) Todas as afirmativas. 
 
QUESTÃO 46 
Em relação a participação do farmacêutico na Comissão de 
Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), assinale a 
afirmativa Incorreta: 
 
A) A farmácia possui participação importante na CCIH, 
como: na promoção do uso racional de antimicrobianos, 
germicidas e matérias médico-hospitalares; 
B) Não existe legislação a respeito da participação do 
farmacêutico na Comissão de Controle de Infecção 
Hospitalar; 
C) O farmacêutico hospitalar deve participar ativamente da 
seleção dos antimicrobianos e dos agentes 
antissépticos, desinfetantes e esterilizantes a serem 
padronizados no hospital, em conjunto com a Comissão 
de Farmácia e terapêutica da instituição; 
D) Na CCIH o farmacêutico deve contribuir na 
monitorização dos níveis de sensibilidade, prevalência 
de microrganismos e nas investigações de surtos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
QUESTÃO 47 
A seleção de medicamentos é fundamental para o ciclo da 
Assistência Farmacêutica, pois todas as outras atividades 
lhe são decorrentes. Sobre este tema, assinale a afirmativa 
Incorreta: 
 
A) É a atividade responsável pelo estabelecimento da 
relação de medicamentos, sendo uma medida decisiva 
para assegurar o acesso aos mesmos; 
B) Cada estado possui a prerrogativa de determinar quais 
medicamentos serão selecionados para compor o seu 
elenco, com base no perfil de morbimortalidade e nas 
prioridades estabelecidas; 
C) Cabe a cada município, fundamentar a seleção em 
critérios técnico-científicos, entre eles, a adoção de 
protocolos de tratamento e critérios administrativos e 
legais; 
D) A seleção deve ser realizada por uma Comissão/Comitê 
Estadual de Farmacologia e Terapêutica, com o objetivo 
de estabelecer a Relação Estadual de Medicamentos 
(Reme). 
 
QUESTÃO 48 
Em relação à Portaria 344/98, analise as afirmativas 
abaixo: 
 
I. Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e 
medicamentos sujeitos a controle especial; 
II. Certificado de Autorização Especial é o documento 
expedido pela Secretaria de Vigilância Sanitária do 
Ministério da Saúde (SVS/MS), que consubstancia a 
concessão da Autorização Especial; 
III. A Autorização Especial não é obrigatória para as 
atividades de plantio, cultivo, e colheita de plantas das 
quais possam ser extraídas substâncias entorpecentes 
ou psicotrópicas. 
 
Estão corretas: 
 
A) Apenas as afirmativas I e III; 
B) Apenas as afirmativas I e II; 
C) Apenas as afirmativas II e III; 
D) Todas as afirmativas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 
11 de 11 
QUESTÃO 49 
A RDC nº 20/2011 dispõe sobre o controle de 
medicamentos à base de substâncias classificadas como 
antimicrobianos, de uso sob prescrição, isoladas ou em 
associação. Sobre este tema, assinale a afirmativa 
Incorreta: 
 
A) A prescrição dos medicamentos abrangidos por esta 
Resolução deverá ser realizada por profissionais 
legalmente habilitados; 
B) A prescrição de medicamentos antimicrobianos deverá 
ser realizada em receituário privativo do prescritor ou 
do estabelecimento de saúde, não havendo, portanto, 
modelo de receita específico; 
C) A receita de antimicrobianos é válida em todo o 
território nacional, por 30 (trinta) dias a contar da data 
de sua emissão; 
D) A receita poderá conter a prescrição de outras 
categorias de medicamentos desde que não sejam 
sujeitos a controle especial. 
 
QUESTÃO 50 
No ato da dispensação de antimicrobianos devem ser 
registrados nas duas vias da receita os seguintes dados, 
EXCETO: 
 
A) Data da dispensação; 
B) A quantidade aviada do antimicrobiano; 
C) O número do lote do medicamento dispensado; 
D) Justificativa da prescrição (patologia do paciente). 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
PROCESSO SELETIVO 2016/01 
EDITAL 005/2016 - ISGH, DE 14 DE MARÇO DE 2016 
DIVULGA OS GABARITOS PRELIMINARES, OS CADERNOS DAS PROVAS ESCRITAS E ABRE PRAZO PARA RECURSO 
 
1 de 3 
O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – ISGH, entidade de direito privado e sem fins lucrativos, classificado como Organização Social através do 
Decreto-Lei Estadual no 26.811, de 30/10/2002, alterações efetuadas pelo Decreto Lei no 29.555, de 21 de novembro de 2008 e observadas as 
disposições constitucionais, TORNA PÚBLICO a todos quantos virem o presente Edital ou dele tiverem conhecimento que já se encontram 
disponíveis no endereço eletrônico http://www.promunicipio.com os CADERNOS DE PROVAS E OS GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS 
ESCRITAS REALIZADAS EM 13/MARÇO/2016, conforme disposto no subitem 5.13 do Edital 2016 – ISGH 001/2016 – Regulamento do Processo 
Seletivo, de 11 de fevereiro de 2016. Com a divulgação destas informações o candidato que desejar interpor recursos contra a formulação das 
questões, a aplicação das provas escritas e a divulgação dos gabaritos preliminares, disporá do período compreendido entre as 9h (nove horas) do 
dia 15 de março de 2016 até as 18h (dezoito horas)do dia 16 de março de 2016 para defender sua proposição por meio do Sistema Eletro ̂nico de 
Interposição de Recurso, disponível no endereço eletro ̂nico http://www.promunicipio.com. O candidato deverá seguir as instruções contidas no 
regulamento do processo seletivo, Capítulo IX – DOS RECURSOS. Para acessar o Sistema Eletro ̂nico de Interposic ̧ão de Recurso o candidato 
deverá selecionar a aba ÁREA RESTRITA, digitar seu CPF e data de nascimento, clicar em ENTRAR e na nova janela selecionar a aba RECURSO. 
Durante o período de tempo mencionado no presente edital será possível defender apenas os itens que foram através dele divulgados. Informações 
adicionais poderão ser obtidas no PRÓ-MUNICÍPIO, pelo e-mail promunicipio@promunicipio.com. Fortaleza - CE, 14 de março de 2016. Flávio 
Clemente Deulefeu. Diretor Presidente do ISGH. 
 
 
http://www.promunicipio.com/
mailto:promunicipio@promunicipio.com
www.pciconcursos.com.br
PROCESSO SELETIVO 2016/01 
EDITAL 005/2016 - ISGH, DE 14 DE MARÇO DE 2016 
DIVULGA OS GABARITOS PRELIMINARES, OS CADERNOS DAS PROVAS ESCRITAS E ABRE PRAZO PARA RECURSO 
 
2 de 3 
GABARITOS PRELIMINARES 
 
F201 - AUXILIAR ADMINISTRATIVO 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 
D C A B D B A C B C D C B C A B B D D C C D A B C 
26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
B C D A B C D A D A B C C D A B C D A A D B C C D 
 
F202 - AUXILIAR DE FARMÁCIA 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 
D C A B D B A C B C D C B C A B B D D C B B C B C 
26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
C D D D B C D A B C B C A A D A D D B B B B C C B 
 
F203 - AUXILIAR DE LABORATÓRIO 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 
D C A B D B A C B C D C B C A B B D D C B C C D A 
26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
D B D B C B A A A A D C B B D A D D D C B B B C A 
 
F204 - CONTROLISTA DE ACESSO 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 
D C A B D B A C B C D C B C A B B D D C D D B A B 
26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
A A A C A C B B D A A C D C A C A D B A A A D D A 
 
F205 - RECEPCIONISTA 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 
D C A B D B A C B C D C B C A B B D D C A B C A C 
26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
D D B B C D A C A B C B C D A C A B D D C A B C B 
 
F301 - FARMACÊUTICO 40H 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 
A B C D C A D B C A C D B A D D B D D D A D B B C 
26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
C B D D B A C C D A D B B D D C B C D A B C B C D 
 
F401 - MÉDICO CLÍNICA MÉDICA DIARISTA 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 
A B C D C A D B C A C D B A D D B D D D C C B B C 
26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
B D C C C C A A D B C B C C D A A B B B A B C C D 
 
www.pciconcursos.com.br
PROCESSO SELETIVO 2016/01 
EDITAL 005/2016 - ISGH, DE 14 DE MARÇO DE 2016 
DIVULGA OS GABARITOS PRELIMINARES, OS CADERNOS DAS PROVAS ESCRITAS E ABRE PRAZO PARA RECURSO 
 
3 de 3 
F402 - MÉDICO CIRUSGIÃO PEDIÁTRICO 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 
A B C D C A D B C A C D B A D D B D D D D D C B B 
26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
C B A D C A A C C A B A C D B C A A D A B D B D B

Mais conteúdos dessa disciplina