Logo Passei Direto
Buscar

Prova Pref. TietêSP - MOURA MELO - 2009 - para Professor de Português.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A partir dos seguintes trechos: “ e nunca mais se soube o que era blasfêmia .../dentro dos sons movem-se as cores...”, assinale a alternativa correta:
a) O pronome átono SE exerce a função de partícula apassivadora na voz analítica.
b) O pronome átono SE exerce a função de partícula apassivadora na voz passiva pronominal.
c) O pronome átono SE é parte integrante do verbo.
d) O pronome átono SE exerce a função de pronome reflexivo.

“ ‘Desde 1934, que nós estamos estudando o português brasileiro’ , disse o linguista.” No texto citado anteriormente, o estudioso utiliza:
a) O plural majestático.
b) O plural de modéstia.
c) Um recurso enfático.
d) Uma forma cerimoniosa.

O projeto _____ estão dando andamento é incompatível _____tradições da empresa. A alternativa que completa, respectivamente, as lacunas é:
a) De que – com as.
b) Que – às.
c) A que – com as.
d) Que – com as.

Assinale a alternativa em que o uso do pronome relativo NÃO está de acordo com a norma padrão escrita:
a) Depois das três cirurgias às quais se submetera, teve um ataque cardíaco.
b) Com ele o cinema não é mais um meio; torna-se um fim, no qual o autor é principal elemento.
c) Estar doente era uma realidade sobre a qual o pintor não sabia nada, sobre a qual jamais havia cogitado.
d) O rosto e a voz do locutor são aqueles os quais estamos acostumados, talvez um pouco mais cansados.

A regência verbal e a nominal estão conforme a norma padrão em:
a) O povo parece desejoso de que se encontre uma saída para a crise que o Peru está submetido no momento.
b) O texto permite o leitor a verificação, por meio de números, da situação do turismo no Japão.
c) Custamos perceber que o Sudão tem progredido, pois a imprensa, em geral, parece ter aversão com notícias boas.
d) Quanto aos senegaleses, anima-lhes o ânimo ler textos tão otimistas como esse, ao alcance de qualquer leitor.

Leia as assertivas I e II I. A tarde beijava as árvores. II. À tarde, beijava as árvores. Aponte a alternativa correta:
a) Na assertiva I, tarde é sujeito; e, na II, é adjunto adverbial.
b) Na assertiva I, tarde é predicativo do objeto; e, na II, objeto direto.
c) Na assertiva I a oração é sem sujeito; e, na II, o sujeito é simples.
d) Na assertiva I a oração está na passiva analítica; e, na assertiva II, a oração é subordinada.

Texto para as questões 7 e 8: Goza, goza da flor da mocidade Que o tempo trata a toda ligeireza E imprime em toda a flor sua pisada. Ó não aguardes que a madura idade, Te converta essa flor, essa beleza, Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada. (Gregório de Matos)
A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:
a) Descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião.
b) Incita seus leitores a aproveitarem o máximo seus dias porque a vida é breve passagem e a punição de Deus é certa.
c) Deixa-se dominar pelo desânimo e apatia porque está revoltado com o destino que Deus dá aos homens.
d) Reconhece a transitoriedade da vida e utiliza-se da visão carpedista de quem sabe que tudo é passageiro e deve-se aproveitar-se o máximo a existência.

Texto para as questões 7 e 8: Goza, goza da flor da mocidade Que o tempo trata a toda ligeireza E imprime em toda a flor sua pisada. Ó não aguardes que a madura idade, Te converta essa flor, essa beleza, Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada. (Gregório de Matos)
O segundo e último versos do trecho citado contêm figuras estilísticas que podem ser categorizadas respectivamente como:
a) Prosopopéia e gradação.
b) Prosopopéia e reiteração.
c) Metáfora e metonímia.
d) Anáfora e gradação.

Indique a alternativa INCORRETA:
a) O Barroco apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos e interrogações.
b) A literatura seiscentista reflete um dualismo: o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão.
c) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de ideias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.
d) Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias seguindo a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista.

Leia o texto abaixo: (...) Antonio Candido reforça também este raciocínio afirmando que seria um erro chamar O Uraguai de poema épico. Ele é, sobretudo, um poema histórico, em boa medida, lírico e didático. São essas características, especialmente a subjetividade, a simpatia que apresenta pelo elemento indígena e o olhar absolutamente lírico que apresenta da natureza, que fazem do poema o predecessor do nacionalismo e do indianismo, tendências principais da primeira fase do Romantismo no Brasil. Sobre o poema O Uraguai é correto afirmar que:
a) O herói é Diogo Álvares, responsável pela primeira ação colonizadora da Bahia.
b) O índio Cacambo, ao saber da morte da sua amada, Lindóia, suicida-se.
c) Os jesuítas aparecem como vilões enganadores dos índios.
d) Segue a estrutura épica camoniana, com versos decassílabos e estrofes em oitava rima.

Leia com atenção o texto abaixo: Esprema a vil calúnia muito embora Entre as mãos denegridas, e insolentes, Os venenos das plantas, E das bravas serpentes. Chovam raios e raios, no meu rosto Não hás de ver, Marília, o medo escrito: O medo perturbador, Que infunde o vil delito. Porém se os justos Céus, por fins ocultos, Em tão tirano mal me não socorrem; Verás então, que os sábios, Bem como vivem, morrem. Eu tenho um coração maior que o mundo! Tu, formosa Marília, bem o sabes: Um coração..., e basta, Onde tu mesma cabes. (Marília de Dirceu- Tomás Antônio Gonzaga) Sobre o fragamento acima, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Embora tenha a estrutura de um diálogo, o texto é um monólogo- só Gonzaga fala e raciocina.
b) A desesperança, o abatimento e a solidão, presentes nas liras escritas depois da prisão do autor, revelam contraste com as primeiras, concentradas na conquista galante da mulher amada.
c) A revelação sincera de si próprio e a confissão do padecimento que o inquieta levam o poeta a romper com o decágolo arcádico, prenunciado a poética romântica.
d) A interferência do mito na tessitura dos poemas, mantendo o poeta dentro dos padrões poéticos clássicos, impede-o de abordar problemas pessoais.

Veja a tira abaixo: É possível inferir sobre a tira que:
a) Houve uma carnavalização das posições hierárquicas na sociedade.
b) A mensagem de Helga não foi corretamente decifrada pelo interlocutor.
c) Trata de uma mensagem metalinguística.
d) Hagar assumiu novas funções dentro da democracia.

Leia o techo abaixo e responda: (...) qualquer que seja a preferência temática: contemplação panteísta e sentimento religioso, no sentido da associação de Deus à Natureza; lirismo pessoal que concilia a sua experiência sentimental com o ideal amoroso revestido de significação autobiográfica; indianismo e inspiração medievalista, isto é, de reconsideração de idéias e visões tomadas à tradição medieval. Nesse caso, deve-se entender a sua poesia indianista como antevisão lírica e épica das nossas origens, revigorando as intenções nacionalistas do romantismo. Do ponto de vista da expressão, deu exemplo de extraordinário equilíbrio e sobriedade, resultantes sobretudo de longa experiência com a tradição poética em língua portuguesa. É de fato o nosso primeiro poeta romântico a se identificar imediatamente com a sentimentalidade de seu povo e a dar um exemplo fecundo à nossa criação literária. (Presença da Literatura Brasileira – Antônio Cândido) Indique a alternativa com o nome do poeta a que se refere o texto do Professor Antônio Cândido:
a) Fagundes Varela.
b) Álvares de Azevedo.
c) Casimiro de Abreu.
d) Gonçalves Dias.

Sobre o romance Senhora, de José de Alencar, é correto afirmar que:
a) Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, trata-se de caso de exceção na ficção do autor, uma vez que o restante de sua obra romanesca é dedicado à reelaboração romântica de cenários regionais.
b) A heroína romântica, Aurélia recusa-se a utilizar-se do dinheiro para alcançar seus objetivos, servindo como porta-voz direta das críticas do autor aos valores burgueses.
c) Escrito na forma de um relato de memórias da protagonista, o romance apresenta os fatos do enredo em ordem cronológica, iniciando-se a narrativa com as recordações da infância de Aurélia.
d) A transação que resulta no vínculo entre Aurélia e Fernando acaba por permitir que outro casal, ligado por laços afetivos sinceros, mas dividido por razões econômicas, possa encontrar sua felicidade.

Leia os textos abaixo: Cobra Norato (Raul Bopp) Um dia ainda eu hei de morar nas terras do Sem-Fim. Vou andando, caminhando, caminhando; me misturo rio ventre do mato, mordendo raízes. Depois faço puçanga de flor de tajá de lagoa e mando chamar a Cobra Norato. — Quero contar-te uma história: Vamos passear naquelas ilhas decotadas? Faz de conta que há luar. A noite chega mansinho. Estrelas conversam em voz baixa. O mato já se vestiu. Brinco então de amarrar uma fita no pescoço e estrangulo a cobra. JURITI (Casimiro de Abreu) Na minha terra, no bulir do mato, A juriti suspira; E como o arrulo dos gentis amores, São os meus cantos de secretas dores No chorar da lira. De tarde a pomba vem gemer sentida À beira do caminho; — Talvez perdida na floresta ingente — A triste geme nessa voz plangente Saudades do seu ninho. O modernismo agregou várias conquistas da poética romântica. Confrontando o poema de Raul Bopp ao de Casimiro de Abreu, assinale a opção em que o traço apontado NÃO revela tal influência:
a) Realce dado à fantasia e às emoções.
b) Individualismo exacerbado, com ênfase na primeira pessoa gramatical.
c) Visão ingênua, próxima da ótica da infância.
d) Busca de fontes populares da cultura brasileira.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase, respectivamente. ______anos, _______ecologia alerta ______ quem se interessar, que, ______vezes ______ ganância é um risco para a cidade.
a) há – a – a – às – a.
b) há – a – à – as – à.
c) a – a – à – as – a.
d) a – há – à – as – a.

Na frase “Avançamos muito na tecnologia, mas a perplexidade fundamental é a mesma”, o termo destacado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:
a) Ainda assim.
b) Por conseguinte.
c) Logo.
d) Portanto.

Em um slogan de brinquedo o texto diz: VÁ TREINANDO SEU FILHO: UM DIA ELE VAI TER QUE ENFRENTAR UM CORRETOR DE IMÓVEIS. Os dois pontos do texto publicitário poderiam ser substituído pela conjunção:
a) Pois.
b) Contudo.
c) Todavia.
d) Conforme.

Analise as orações abaixo, e assinale a alternativa correta: I. O importante é que todos estejam aqui bem cedo. II. É importante que todos estejam aqui bem cedo.
a) O termo em destaque na oração I é uma oração subordinada subjetiva.
b) O termo em destaque na oração I é uma oração subordinada predicativa.
c) O termo em destaque na oração II é uma oração coordenada restritiva adjetiva.
d) O termo em destaque na oração II é um sujeito adjetivado por pronome relativo.

A avaliação da aprendizagem de crianças com necessidades especiais:
a) Deve considerar o potencial do aluno e as exigências do sistema escolar.
b) Deve considerar o potencial do aluno e não as exigências do sistema escolar.
c) Deve criar outros componentes como parâmetro e vilipendiar tanto o sistema escolar como o potencial do aluno, que varia muito.
d) Deve considerar mais o sistema escolar que o potencial do aluno.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A partir dos seguintes trechos: “ e nunca mais se soube o que era blasfêmia .../dentro dos sons movem-se as cores...”, assinale a alternativa correta:
a) O pronome átono SE exerce a função de partícula apassivadora na voz analítica.
b) O pronome átono SE exerce a função de partícula apassivadora na voz passiva pronominal.
c) O pronome átono SE é parte integrante do verbo.
d) O pronome átono SE exerce a função de pronome reflexivo.

“ ‘Desde 1934, que nós estamos estudando o português brasileiro’ , disse o linguista.” No texto citado anteriormente, o estudioso utiliza:
a) O plural majestático.
b) O plural de modéstia.
c) Um recurso enfático.
d) Uma forma cerimoniosa.

O projeto _____ estão dando andamento é incompatível _____tradições da empresa. A alternativa que completa, respectivamente, as lacunas é:
a) De que – com as.
b) Que – às.
c) A que – com as.
d) Que – com as.

Assinale a alternativa em que o uso do pronome relativo NÃO está de acordo com a norma padrão escrita:
a) Depois das três cirurgias às quais se submetera, teve um ataque cardíaco.
b) Com ele o cinema não é mais um meio; torna-se um fim, no qual o autor é principal elemento.
c) Estar doente era uma realidade sobre a qual o pintor não sabia nada, sobre a qual jamais havia cogitado.
d) O rosto e a voz do locutor são aqueles os quais estamos acostumados, talvez um pouco mais cansados.

A regência verbal e a nominal estão conforme a norma padrão em:
a) O povo parece desejoso de que se encontre uma saída para a crise que o Peru está submetido no momento.
b) O texto permite o leitor a verificação, por meio de números, da situação do turismo no Japão.
c) Custamos perceber que o Sudão tem progredido, pois a imprensa, em geral, parece ter aversão com notícias boas.
d) Quanto aos senegaleses, anima-lhes o ânimo ler textos tão otimistas como esse, ao alcance de qualquer leitor.

Leia as assertivas I e II I. A tarde beijava as árvores. II. À tarde, beijava as árvores. Aponte a alternativa correta:
a) Na assertiva I, tarde é sujeito; e, na II, é adjunto adverbial.
b) Na assertiva I, tarde é predicativo do objeto; e, na II, objeto direto.
c) Na assertiva I a oração é sem sujeito; e, na II, o sujeito é simples.
d) Na assertiva I a oração está na passiva analítica; e, na assertiva II, a oração é subordinada.

Texto para as questões 7 e 8: Goza, goza da flor da mocidade Que o tempo trata a toda ligeireza E imprime em toda a flor sua pisada. Ó não aguardes que a madura idade, Te converta essa flor, essa beleza, Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada. (Gregório de Matos)
A preocupação com a brevidade da vida induz o poeta barroco a assumir uma atitude que:
a) Descrê da misericórdia divina e contesta os valores da religião.
b) Incita seus leitores a aproveitarem o máximo seus dias porque a vida é breve passagem e a punição de Deus é certa.
c) Deixa-se dominar pelo desânimo e apatia porque está revoltado com o destino que Deus dá aos homens.
d) Reconhece a transitoriedade da vida e utiliza-se da visão carpedista de quem sabe que tudo é passageiro e deve-se aproveitar-se o máximo a existência.

Texto para as questões 7 e 8: Goza, goza da flor da mocidade Que o tempo trata a toda ligeireza E imprime em toda a flor sua pisada. Ó não aguardes que a madura idade, Te converta essa flor, essa beleza, Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada. (Gregório de Matos)
O segundo e último versos do trecho citado contêm figuras estilísticas que podem ser categorizadas respectivamente como:
a) Prosopopéia e gradação.
b) Prosopopéia e reiteração.
c) Metáfora e metonímia.
d) Anáfora e gradação.

Indique a alternativa INCORRETA:
a) O Barroco apresenta estados de alma expressos através de antíteses, paradoxos e interrogações.
b) A literatura seiscentista reflete um dualismo: o ser humano dividido entre a matéria e o espírito, o pecado e o perdão.
c) O conceptismo caracteriza-se pela linguagem rebuscada, culta, extravagante, enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de ideias, seguindo um raciocínio lógico, racionalista.
d) Na obra de José de Anchieta, encontram-se poesias seguindo a tradição medieval e textos para teatro com clara intenção catequista.

Leia o texto abaixo: (...) Antonio Candido reforça também este raciocínio afirmando que seria um erro chamar O Uraguai de poema épico. Ele é, sobretudo, um poema histórico, em boa medida, lírico e didático. São essas características, especialmente a subjetividade, a simpatia que apresenta pelo elemento indígena e o olhar absolutamente lírico que apresenta da natureza, que fazem do poema o predecessor do nacionalismo e do indianismo, tendências principais da primeira fase do Romantismo no Brasil. Sobre o poema O Uraguai é correto afirmar que:
a) O herói é Diogo Álvares, responsável pela primeira ação colonizadora da Bahia.
b) O índio Cacambo, ao saber da morte da sua amada, Lindóia, suicida-se.
c) Os jesuítas aparecem como vilões enganadores dos índios.
d) Segue a estrutura épica camoniana, com versos decassílabos e estrofes em oitava rima.

Leia com atenção o texto abaixo: Esprema a vil calúnia muito embora Entre as mãos denegridas, e insolentes, Os venenos das plantas, E das bravas serpentes. Chovam raios e raios, no meu rosto Não hás de ver, Marília, o medo escrito: O medo perturbador, Que infunde o vil delito. Porém se os justos Céus, por fins ocultos, Em tão tirano mal me não socorrem; Verás então, que os sábios, Bem como vivem, morrem. Eu tenho um coração maior que o mundo! Tu, formosa Marília, bem o sabes: Um coração..., e basta, Onde tu mesma cabes. (Marília de Dirceu- Tomás Antônio Gonzaga) Sobre o fragamento acima, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Embora tenha a estrutura de um diálogo, o texto é um monólogo- só Gonzaga fala e raciocina.
b) A desesperança, o abatimento e a solidão, presentes nas liras escritas depois da prisão do autor, revelam contraste com as primeiras, concentradas na conquista galante da mulher amada.
c) A revelação sincera de si próprio e a confissão do padecimento que o inquieta levam o poeta a romper com o decágolo arcádico, prenunciado a poética romântica.
d) A interferência do mito na tessitura dos poemas, mantendo o poeta dentro dos padrões poéticos clássicos, impede-o de abordar problemas pessoais.

Veja a tira abaixo: É possível inferir sobre a tira que:
a) Houve uma carnavalização das posições hierárquicas na sociedade.
b) A mensagem de Helga não foi corretamente decifrada pelo interlocutor.
c) Trata de uma mensagem metalinguística.
d) Hagar assumiu novas funções dentro da democracia.

Leia o techo abaixo e responda: (...) qualquer que seja a preferência temática: contemplação panteísta e sentimento religioso, no sentido da associação de Deus à Natureza; lirismo pessoal que concilia a sua experiência sentimental com o ideal amoroso revestido de significação autobiográfica; indianismo e inspiração medievalista, isto é, de reconsideração de idéias e visões tomadas à tradição medieval. Nesse caso, deve-se entender a sua poesia indianista como antevisão lírica e épica das nossas origens, revigorando as intenções nacionalistas do romantismo. Do ponto de vista da expressão, deu exemplo de extraordinário equilíbrio e sobriedade, resultantes sobretudo de longa experiência com a tradição poética em língua portuguesa. É de fato o nosso primeiro poeta romântico a se identificar imediatamente com a sentimentalidade de seu povo e a dar um exemplo fecundo à nossa criação literária. (Presença da Literatura Brasileira – Antônio Cândido) Indique a alternativa com o nome do poeta a que se refere o texto do Professor Antônio Cândido:
a) Fagundes Varela.
b) Álvares de Azevedo.
c) Casimiro de Abreu.
d) Gonçalves Dias.

Sobre o romance Senhora, de José de Alencar, é correto afirmar que:
a) Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, trata-se de caso de exceção na ficção do autor, uma vez que o restante de sua obra romanesca é dedicado à reelaboração romântica de cenários regionais.
b) A heroína romântica, Aurélia recusa-se a utilizar-se do dinheiro para alcançar seus objetivos, servindo como porta-voz direta das críticas do autor aos valores burgueses.
c) Escrito na forma de um relato de memórias da protagonista, o romance apresenta os fatos do enredo em ordem cronológica, iniciando-se a narrativa com as recordações da infância de Aurélia.
d) A transação que resulta no vínculo entre Aurélia e Fernando acaba por permitir que outro casal, ligado por laços afetivos sinceros, mas dividido por razões econômicas, possa encontrar sua felicidade.

Leia os textos abaixo: Cobra Norato (Raul Bopp) Um dia ainda eu hei de morar nas terras do Sem-Fim. Vou andando, caminhando, caminhando; me misturo rio ventre do mato, mordendo raízes. Depois faço puçanga de flor de tajá de lagoa e mando chamar a Cobra Norato. — Quero contar-te uma história: Vamos passear naquelas ilhas decotadas? Faz de conta que há luar. A noite chega mansinho. Estrelas conversam em voz baixa. O mato já se vestiu. Brinco então de amarrar uma fita no pescoço e estrangulo a cobra. JURITI (Casimiro de Abreu) Na minha terra, no bulir do mato, A juriti suspira; E como o arrulo dos gentis amores, São os meus cantos de secretas dores No chorar da lira. De tarde a pomba vem gemer sentida À beira do caminho; — Talvez perdida na floresta ingente — A triste geme nessa voz plangente Saudades do seu ninho. O modernismo agregou várias conquistas da poética romântica. Confrontando o poema de Raul Bopp ao de Casimiro de Abreu, assinale a opção em que o traço apontado NÃO revela tal influência:
a) Realce dado à fantasia e às emoções.
b) Individualismo exacerbado, com ênfase na primeira pessoa gramatical.
c) Visão ingênua, próxima da ótica da infância.
d) Busca de fontes populares da cultura brasileira.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase, respectivamente. ______anos, _______ecologia alerta ______ quem se interessar, que, ______vezes ______ ganância é um risco para a cidade.
a) há – a – a – às – a.
b) há – a – à – as – à.
c) a – a – à – as – a.
d) a – há – à – as – a.

Na frase “Avançamos muito na tecnologia, mas a perplexidade fundamental é a mesma”, o termo destacado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:
a) Ainda assim.
b) Por conseguinte.
c) Logo.
d) Portanto.

Em um slogan de brinquedo o texto diz: VÁ TREINANDO SEU FILHO: UM DIA ELE VAI TER QUE ENFRENTAR UM CORRETOR DE IMÓVEIS. Os dois pontos do texto publicitário poderiam ser substituído pela conjunção:
a) Pois.
b) Contudo.
c) Todavia.
d) Conforme.

Analise as orações abaixo, e assinale a alternativa correta: I. O importante é que todos estejam aqui bem cedo. II. É importante que todos estejam aqui bem cedo.
a) O termo em destaque na oração I é uma oração subordinada subjetiva.
b) O termo em destaque na oração I é uma oração subordinada predicativa.
c) O termo em destaque na oração II é uma oração coordenada restritiva adjetiva.
d) O termo em destaque na oração II é um sujeito adjetivado por pronome relativo.

A avaliação da aprendizagem de crianças com necessidades especiais:
a) Deve considerar o potencial do aluno e as exigências do sistema escolar.
b) Deve considerar o potencial do aluno e não as exigências do sistema escolar.
c) Deve criar outros componentes como parâmetro e vilipendiar tanto o sistema escolar como o potencial do aluno, que varia muito.
d) Deve considerar mais o sistema escolar que o potencial do aluno.

Prévia do material em texto

pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxNzo0NyAtMDMwMA==
 
Tietê 02/2009 – Professor Português – Manhã Página 1 
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II – PORTUGUÊS 
 
1. A partir dos seguintes trechos: “ e nunca mais 
se soube o que era blasfêmia .../dentro dos 
sons movem-se as cores...”, assinale a 
alternativa correta: 
a) O pronome átono SE exerce a função de 
partícula apassivadora na voz analítica. 
b) O pronome átono SE exerce a função de 
partícula apassivadora na voz passiva 
pronominal. 
c) O pronome átono SE é parte integrante do 
verbo. 
d) O pronome átono SE exerce a função de 
pronome reflexivo. 
 
2. “ ‘Desde 1934, que nós estamos estudando o 
português brasileiro’ , disse o linguista.” No 
texto citado anteriormente, o estudioso utiliza: 
a) O plural majestático. 
b) O plural de modéstia. 
c) Um recurso enfático. 
d) Uma forma cerimoniosa 
 
3. O projeto _____ estão dando andamento é 
incompatível _____tradições da empresa. 
A alternativa que completa, respectivamente, 
as lacunas é: 
a) De que – com as. 
b) Que – às. 
c) A que – com as. 
d) Que – com as. 
 
4. Assinale a alternativa em que o uso do pronome 
relativo NÃO está de acordo com a norma 
padrão escrita: 
a) Depois das três cirurgias às quais se 
submetera, teve um ataque cardíaco. 
b) Com ele o cinema não é mais um meio; 
torna-se um fim, no qual o autor é principal 
elemento. 
c) Estar doente era uma realidade sobre a qual 
o pintor não sabia nada, sobre a qual jamais 
havia cogitado. 
d) O rosto e a voz do locutor são aqueles os 
quais estamos acostumados, talvez um 
pouco mais cansados. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5. A regência verbal e a nominal estão conforme a 
norma padrão em: 
a) O povo parece desejoso de que se encontre 
uma saída para a crise que o Peru está 
submetido no momento. 
b) O texto permite o leitor a verificação, por 
meio de números, da situação do turismo no 
Japão. 
c) Custamos perceber que o Sudão tem 
progredido, pois a imprensa, em geral, 
parece ter aversão com notícias boas. 
d) Quanto aos senegaleses, anima-lhes o 
ânimo ler textos tão otimistas como esse, 
ao alcance de qualquer leitor. 
 
6. Leia as assertivas I e II 
I. A tarde beijava as árvores. 
II. À tarde, beijava as árvores. 
Aponte a alternativa correta: 
a) Na assertiva I, tarde é sujeito; e, na II, é 
adjunto adverbial. 
b) Na assertiva I, tarde é predicativo do 
objeto; e, na II, objeto direto. 
c) Na assertiva I a oração é sem sujeito; e, na 
II, o sujeito é simples. 
d) Na assertiva I a oração está na passiva 
analítica; e, na assertiva II, a oração é 
subordinada. 
 
Texto para as questões 7 e 8: 
 
Goza, goza da flor da mocidade 
Que o tempo trata a toda ligeireza 
E imprime em toda a flor sua pisada. 
Ó não aguardes que a madura idade, 
Te converta essa flor, essa beleza, 
Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em 
nada. 
(Gregório de Matos) 
 
7. A preocupação com a brevidade da vida induz o 
poeta barroco a assumir uma atitude que: 
a) Descrê da misericórdia divina e contesta os 
valores da religião. 
b) Incita seus leitores a aproveitarem o 
máximo seus dias porque a vida é breve 
passagem e a punição de Deus é certa. 
c) Deixa-se dominar pelo desânimo e apatia 
porque está revoltado com o destino que 
Deus dá aos homens. 
d) Reconhece a transitoriedade da vida e 
utiliza-se da visão carpedista de quem sabe 
que tudo é passageiro e deve-se aproveitar-
se o máximo a existência. 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxNzo0NyAtMDMwMA==
 
Tietê 02/2009 – Professor Português – Manhã Página 2 
8. O segundo e último versos do trecho citado 
contêm figuras estilísticas que podem ser 
categorizadas respectivamente como: 
a) Prosopopéia e gradação. 
b) Prosopopéia e reiteração. 
c) Metáfora e metonímia. 
d) Anáfora e gradação. 
 
9. Indique a alternativa INCORRETA: 
a) O Barroco apresenta estados de alma 
expressos através de antíteses, paradoxos e 
interrogações. 
b) A literatura seiscentista reflete um 
dualismo: o ser humano dividido entre a 
matéria e o espírito, o pecado e o perdão. 
c) O conceptismo caracteriza-se pela 
linguagem rebuscada, culta, extravagante, 
enquanto o cultismo é marcado pelo jogo de 
ideias, seguindo um raciocínio lógico, 
racionalista. 
d) Na obra de José de Anchieta, encontram-se 
poesias seguindo a tradição medieval e 
textos para teatro com clara intenção 
catequista. 
 
10. Leia o texto abaixo: 
 
(...) Antonio Candido reforça também este 
raciocínio afirmando que seria um erro chamar 
O Uraguai de poema épico. Ele é, sobretudo, 
um poema histórico, em boa medida, lírico e 
didático. São essas características, 
especialmente a subjetividade, a simpatia que 
apresenta pelo elemento indígena e o olhar 
absolutamente lírico que apresenta da natureza, 
que fazem do poema o predecessor do 
nacionalismo e do indianismo, tendências 
principais da primeira fase do Romantismo no 
Brasil. 
 
Sobre o poema O Uraguai é correto afirmar que 
a) O herói é Diogo Álvares, responsável pela 
primeira ação colonizadora da Bahia. 
b) O índio Cacambo, ao saber da morte da sua 
amada, Lindóia, suicida-se. 
c) Os jesuítas aparecem como vilões 
enganadores dos índios. 
d) Segue a estrutura épica camoniana, com 
versos decassílabos e estrofes em oitava 
rima. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
11. Leia com atenção o texto abaixo: 
Esprema a vil calúnia muito embora 
Entre as mãos denegridas, e insolentes, 
Os venenos das plantas, 
E das bravas serpentes. 
 
Chovam raios e raios, no meu rosto 
Não hás de ver, Marília, o medo escrito: 
O medo perturbador, 
Que infunde o vil delito. 
 
Porém se os justos Céus, por fins ocultos, 
Em tão tirano mal me não socorrem; 
Verás então, que os sábios, 
Bem como vivem, morrem. 
 
Eu tenho um coração maior que o mundo! 
Tu, formosa Marília, bem o sabes: 
Um coração..., e basta, 
Onde tu mesma cabes. 
 
(Marília de Dirceu- Tomás Antônio 
Gonzaga) 
Sobre o fragamento acima, assinale a 
alternativa INCORRETA: 
a) Embora tenha a estrutura de um diálogo, o 
texto é um monólogo- só Gonzaga fala e 
raciocina. 
b) A desesperança, o abatimento e a solidão, 
presentes nas liras escritas depois da prisão 
do autor, revelam contraste com as 
primeiras, concentradas na conquista 
galante da mulher amada. 
c) A revelação sincera de si próprio e a 
confissão do padecimento que o inquieta 
levam o poeta a romper com o decágolo 
arcádico, prenunciado a poética romântica. 
d) A interferência do mito na tessitura dos 
poemas, mantendo o poeta dentro dos 
padrões poéticos clássicos, impede-o de 
abordar problemas pessoais. 
 
12. Veja a tira abaixo: 
 
É possível inferir sobre a tira que: 
a) Houve uma carnavalização das posições 
hierárquicas na sociedade. 
b) A mensagem de Helga não foi corretamente 
decifrada pelo interlocutor. 
c) Trata de uma mensagem metalinguística. 
d) Hagar assumiu novas funções dentro da 
democracia. 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxNzo0NyAtMDMwMA==
 
Tietê 02/2009 – Professor Português – Manhã Página 3 
13. Leia o techo abaixo e responda: 
(...) qualquer que seja a preferência temática: 
contemplação panteísta e sentimento religioso, 
no sentido da associação de Deus à Natureza; 
lirismo pessoal que concilia a sua experiência 
sentimental com o ideal amoroso revestido de 
significação autobiográfica; indianismo e 
inspiração medievalista, isto é, de 
reconsideração de idéias e visões tomadas à 
tradição medieval. Nesse caso, deve-se 
entender a sua poesia indianista como 
antevisão lírica e épica das nossas origens, 
revigorando as intenções nacionalistas do 
romantismo. Do ponto de vista da expressão, 
deu exemplo de extraordinário equilíbrio e 
sobriedade, resultantes sobretudo de longa 
experiência com a tradição poética em língua 
portuguesa. É de fato o nosso primeiro poeta 
românticoa se identificar imediatamente com a 
sentimentalidade de seu povo e a dar um 
exemplo fecundo à nossa criação literária. 
(Presença da Literatura Brasileira – Antônio 
Cândido) 
 
Indique a alternativa com o nome do poeta a 
que se refere o texto do Professor Antônio 
Cândido: 
a) Fagundes Varela. 
b) Álvares de Azevedo. 
c) Casimiro de Abreu. 
d) Gonçalves Dias. 
 
14. Sobre o romance Senhora, de José de Alencar, 
é correto afirmar que: 
a) Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo 
Império, trata-se de caso de exceção na 
ficção do autor, uma vez que o restante de 
sua obra romanesca é dedicado à 
reelaboração romântica de cenários 
regionais. 
b) A heroína romântica, Aurélia recusa-se a 
utilizar-se do dinheiro para alcançar seus 
objetivos, servindo como porta-voz direta 
das críticas do autor aos valores burgueses. 
c) Escrito na forma de um relato de memórias 
da protagonista, o romance apresenta os 
fatos do enredo em ordem cronológica, 
iniciando-se a narrativa com as recordações 
da infância de Aurélia. 
d) A transação que resulta no vínculo entre 
Aurélia e Fernando acaba por permitir que 
outro casal, ligado por laços afetivos 
sinceros, mas dividido por razões 
econômicas, possa encontrar sua felicidade. 
 
 
 
 
 
 
15. Leia os textos abaixo: 
Cobra Norato 
(Raul Bopp) 
Um dia 
ainda eu hei de morar nas terras do Sem-Fim. 
 
Vou andando, caminhando, caminhando; 
me misturo rio ventre do mato, mordendo raízes. 
Depois 
faço puçanga de flor de tajá de lagoa 
e mando chamar a Cobra Norato. 
 
— Quero contar-te uma história: 
Vamos passear naquelas ilhas decotadas? 
Faz de conta que há luar. 
 
A noite chega mansinho. 
Estrelas conversam em voz baixa. 
 
O mato já se vestiu. 
Brinco então de amarrar uma fita no pescoço 
e estrangulo a cobra. 
 
JURITI 
(Casimiro de Abreu) 
Na minha terra, no bulir do mato, 
A juriti suspira; 
E como o arrulo dos gentis amores, 
São os meus cantos de secretas dores 
No chorar da lira. 
 
De tarde a pomba vem gemer sentida 
À beira do caminho; 
— Talvez perdida na floresta ingente — 
A triste geme nessa voz plangente 
Saudades do seu ninho. 
 
O modernismo agregou várias conquistas da 
poética romântica. Confrontando o poema de 
Raul Bopp ao de Casimiro de Abreu, assinale a 
opção em que o traço apontado NÃO revela tal 
influência: 
a) Realce dado à fantasia e às emoções. 
b) Individualismo exacerbado, com ênfase na 
primeira pessoa gramatical. 
c) Visão ingênua, próxima da ótica da infância. 
d) Busca de fontes populares da cultura 
brasileira. 
 
16. Assinale a alternativa que preenche 
corretamente as lacunas da frase, 
respectivamente. 
______anos, _______ecologia alerta 
_______ quem se interessar, que, 
______vezes ______ ganância é um risco 
para a cidade. 
a) há – a – a – às – a. 
b) há – a – à – as – à. 
c) a – a – à – as – a. 
d) a – há – à – as – a. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxNzo0NyAtMDMwMA==
 
Tietê 02/2009 – Professor Português – Manhã Página 4 
17. Leia o texto abaixo: 
 
Luta de classes na psicanálise 
(Jornal "Folha de São Paulo", 07 de julho de 
2002) 
O ensaísta analisa as tensões entre modernismo 
e antimodernismo nas obras de Freud e Jung, 
do qual está sendo lançado no Brasil, pela 
editora Vozes, o segundo volume das "Cartas" 
O surpreendente no antagonismo que existe 
entre Freud e Jung é até que ponto ele continua 
atual: quase um século depois de seu 
aparecimento, o ódio mútuo continua forte. Nas 
últimas décadas, a psicanálise foi a grande 
perdedora para a enxurrada da psiquiatria 
farmacológica e cognitivo-behaviorista. 
Enquanto isso, a teoria junguiana continuou 
firme e até ampliou sua hegemonia no campo 
da ideologia popular. 
Jung não é apenas um verdadeiro autor best-
seller - pelo intermédio de Joseph Campbell, 
que o popularizou, ele chegou ao ponto de 
desempenhar papel formador nas origens do 
universo de "Guerra nas Estrelas". 
O inconsciente junguiano não é mais aquele dos 
impulsos sexuais reprimidos, mas o da libido 
dessexuada, dos poderes espirituais que 
ultrapassam o ego consciente. Para os 
junguianos, Freud permanece no nível do 
naturalismo biológico-sexual vulgar, ao passo 
que Jung reconciliaria o inconsciente com a 
espiritualidade "mais profunda". 
Contrariando todas as aparências, não é fácil 
definir a diferença entre Jung e Freud. A 
primeira associação que fazemos consiste em 
dizer: "Sim, é claro - contra Freud, Jung 
afirmou os arquétipos e o inconsciente 
coletivo". Quando Freud trata de um caso de 
claustrofobia, ele sempre inicia a busca por 
alguma experiência traumática singular que 
esteja na raiz dessa fobia. O medo de 
ambientes fechados em geral seria baseado 
numa experiência de enclausuramento. Esse 
procedimento freudiano deve ser distinguido da 
busca junguiana por arquétipos: para Freud, a 
origem não é uma experiência traumática 
universal e paradigmática (por exemplo, o 
medo de permanecer encerrado no útero da 
mãe), mas alguma experiência singular que, 
possivelmente, tenha uma ligação inteiramente 
contingente, externa a um espaço fechado. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sobre o texto ao lado, é possível afirmar que: 
a) Tanto Freud como Yung buscavam a causa 
dos transtornos psicológicos na mesma raiz. 
b) Yung foi o idealizador das duas trilogias de 
Guerra nas Estrelas, auxiliando como co-
diretor. 
c) A indústria química de psicotrópicos é uma 
das causas do enfraquecimento da 
psicanálise. 
d) Yung auxiliou as pesquisas de seu discípulo, 
Freud, contudo este mudou o foco para as 
relações espirituais no inconsciente. 
 
18. Na frase “Avançamos muito na tecnologia, mas 
a perplexidade fundamental é a mesma”, o 
termo destacado pode ser substituído, sem 
alteração de sentido, por: 
a) Ainda assim. 
b) Por conseguinte. 
c) Logo. 
d) Portanto. 
 
19. Em um slogan de brinquedo o texto diz: 
VÁ TREINANDO SEU FILHO: UM DIA ELE 
VAI TER QUE ENFRENTAR UM CORRETOR 
DE IMÓVEIS. 
Os dois pontos do texto publicitário poderiam 
ser substituído pela conjunção: 
a) Pois. 
b) Contudo. 
c) Todavia. 
d) Conforme. 
 
20. Analise as orações abaixo, e assinale a 
alternativa correta: 
I. O importante é que todos estejam aqui 
bem cedo. 
II. É importante que todos estejam aqui 
bem cedo. 
a) O termo em destaque na oração I é uma 
oração subordinada subjetiva. 
b) O termo em destaque na oração I é uma 
oração subordinada predicativa. 
c) O termo em destaque na oração II é uma 
oração coordenada restritiva adjetiva. 
d) O termo em destaque na oração II é um 
sujeito adjetivado por pronome relativo. 
 
21. A avaliação da aprendizagem de crianças com 
necessidades especiais: 
a) Deve considerar o potencial do aluno e as 
exigências do sistema escolar. 
b) Deve considerar o potencial do aluno e não 
as exigências do sistema escolar. 
c) Deve criar outros componentes como 
parâmetro e vilipendiar tanto o sistema 
escolar como o potencial do aluno, que varia 
muito. 
d) Deve considerar mais o sistema escolar que 
o potencial do aluno. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxNzo0NyAtMDMwMA==
 
Tietê 02/2009 – Professor Português – Manhã Página 5 
22. Leia os itens abaixo: 
I. Priorizar a aprendizagem dos conteúdos 
educacionais em detrimento da 
aprendizagem da vida. 
II. Em casos muito extremos, como alta 
agressividade ou passividade absoluta, 
aconselhar aos pais que busquem ajuda 
médica. 
Podem ser classificados como passos para a 
inclusão do aluno com PNE: 
a) Apenas o item I. 
b) Apenas o item II. 
c) Item I e II. 
d) Nenhum dos itens. 
 
23. Segundo a LDB, o ensino será ministrado com 
base nos seguintes princípios, exceto: 
a) Assimetria de condições para acesso e 
permanência na escola. 
b) Respeito à liberdade e apreço à tolerância. 
c) Gratuidade do ensino público em 
estabelecimentos oficiais. 
d) Coexistência de instituições públicas e 
privadas de ensino.24. Compete aos Estados e aos Municípios, em 
regime de colaboração, e com a assistência da 
União: 
I. Recensear a população em idade escolar 
para o ensino fundamental, e os jovens e 
adultos que a ele não tiverem acesso. 
II. Fazer-lhes a chamada pública. 
Dos itens acima: 
a) Apenas I está correto. 
b) Apenas II está correto. 
c) Ambos estão corretos. 
d) Ambos estão incorretos. 
 
25. Assumir o transporte escolar dos alunos da rede 
municipal: 
a) É incumbência das famílias. 
b) É incumbência dos municípios. 
c) É incumbência dos municípios dependendo 
do número de habitantes. 
d) È incumbência dos estados dependendo do 
número de habitantes. 
 
26. O direito à liberdade da criança e do 
adolescente compreende os seguintes aspectos, 
exceto: 
a) Ir, vir e estar nos logradouros públicos e 
espaços comunitários, ressalvadas as 
restrições legais. 
b) Opinião e expressão. 
c) Crença e culto religioso, desde que com 
acompanhamento familiar. 
d) Brincar, praticar esportes e divertir-se. 
 
 
 
27. A aprendizagem escolar é um processo 
complexo, que envolve integralmente aluno e 
aluna. No entanto, tornar isso possível é uma 
aventura coletiva pelos motivos abaixo, exceto: 
a) A sociedade é um ente continuamente 
exigente em relação às capacidades de 
todos os que a compõe, e com isso contribui 
para concretizar nossas próprias exigências. 
b) A cultura, de certo modo, faz de nós quem 
somos, e poder apropriar-nos dela, revisá-la 
criticamente e contribuir para sua renovação 
pressupõe nos responsabilizarmos pela 
elaboração de nossa identidade. 
c) Sem a contribuição de professores 
conscientes de que o conhecimento é uma 
construção, a aprendizagem escolar seria 
uma viagem incerta, de consequências 
duvidosas. 
d) Porque deve-se buscar sempre uma 
uniformidade pedagógica e ideológica que 
una professores e alunos numa concepção 
acadêmica. 
 
28. Segundo o ECA, a criança e o adolescente têm 
garantida: 
a) Constância de atendimento nos serviços 
públicos ou de relevância pública. 
b) Simetria de atendimento nos serviços 
públicos ou de relevância pública. 
c) Precedência de atendimento nos serviços 
públicos ou de relevância pública. 
d) Irrelevância de atendimento nos serviços 
públicos ou de relevância pública. 
 
29. O ECA determina que: 
I. O direito ao respeito consiste na 
inviolabilidade da integridade física, psíquica 
e moral da criança e do adolescente, 
abrangendo a preservação da imagem, da 
identidade, da autonomia, dos valores, 
idéias e crenças, dos espaços e objetos 
pessoais. 
II. É facultado a todos velar pela dignidade da 
criança e do adolescente, pondo-os a salvo 
de qualquer tratamento desumano, violento, 
aterrorizante, vexatório ou constrangedor. 
Dos itens acima: 
a) Ambos estão corretos. 
b) Ambos estão incorretos. 
c) Apenas II está correto. 
d) Apenas I está correto. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxNzo0NyAtMDMwMA==
 
Tietê 02/2009 – Professor Português – Manhã Página 6 
30. Assinale a alternativa correta: 
a) Os filhos adotivos terão os mesmos direitos 
e qualificações que os havidos da relação do 
casamento, salvo os direitos sucessórios. 
b) É proibido qualquer trabalho a menores de 
dezesseis anos, salvo na condição de 
aprendiz. 
c) É proibida a venda à criança ou ao 
adolescente de bilhetes lotéricos e 
equivalentes. 
d) A falta ou carência de recursos materiais 
constitui motivo suficiente para a perda ou 
suspensão do pátrio poder. 
 
31. Na primeira estrofe do poema Tabacaria, de 
Fernando Pessoa-Álvaro de Campos, o eu-lírico 
assim se expressa: 
TABACARIA 
Não sou nada. 
Nunca serei nada. 
Não posso querer ser nada. 
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos 
do mundo. 
 
No trecho em destaque é possível identificar: 
a) Antítese. 
b) Metonímia. 
c) Catacrese. 
d) Personificação. 
 
32. A análise sintática é uma técnica empregada no 
estudo da estrutura sintática de uma língua. Ela 
é útil quando se pretende descrever as 
estruturas ou decompor o texto em unidades. 
Assim sendo, há objeto indireto a oração: 
a) Seu apego à cidade era exagerado. 
b) Viram-no devolver o dinheiro. 
c) Tomaram-lhe a carteira no assalto. 
d) A quem o livro foi remetido? 
 
33. A crase consiste na "fusão" de dois fonemas 
vocálicos iguais (a + a). Assinale a oração em 
que a crase é facultativa: 
a) Preferimos isso àquilo. 
b) Comi feijoada, mais ou menos às duas 
horas. 
c) Procurou ser agradável à Carla. 
d) Vou à Itália. 
 
34. A poesia do Romantismo teve grandes nomes 
no Brasil: Álvares de Azevedo, Casemiro de 
Abreu, Castro Alves, Gonçalves de Magalhães, 
entre outros. Destacaram-se nesta Escola 
Literária três fases: 
a) Árcade / Clássica / Moderna. 
b) Indianista / Ultra-romântica / Social. 
c) Pós-moderna / Realista / Naturalista. 
d) Amor / Cores / Bossa-nova. 
 
 
35. Leia os itens abaixo e responda a questão: 
I. O córrego transbordou _______ choveu 
muito. (porque/já que/visto que) 
II. ________ ignorasse nossa presença, falava 
bem de nós. (ainda que/ se bem 
que/mesmo que) 
III. Conquistou quase tudo o que queria, 
________ não enxergava o próprio valor. 
(porem/entretanto/embora) 
IV. ______ você queria, podemos discutir o 
assunto. (caso/se) 
 
Dentre os períodos acima, aqueles cujas 
lacunas ficam adequadamente preenchidas por 
quaisquer dos conectivos citados, sem alteração 
da flexão modo-temporal, são: 
a) II e III, somente 
b) I e III, somente. 
c) I, II e IV, somente. 
d) I e IV, somente. 
 
36. Pode ser classificada como oração coordenada 
sindética adversativa a oração destacada: 
a) Estarei lá, quer você permita, quer você 
não permita. 
b) Penso, logo existo. 
c) O time jogou muito bem, todavia não 
conseguiu a vitória. 
d) O país, cuja distribuição de renda é 
indecente, não tem perspectiva de 
civilizar-se. 
 
37. “Foram inócuas as medidas tomadas pela 
direção da escola.” 
A expressão equivalente à palavra inócuas na 
frase acima é: 
a) Que não agradaram. 
b) Que não foram divulgadas. 
c) Que não foram oportunas. 
d) Que não levaram a nenhum resultado. 
 
38. Identifique, respectivamente, a série de 
pronomes que completa apropriadamente as 
lacunas. 
As discórdias existentes entre ______ e 
_______ advêm de uma insegurança que o 
destino estabeleceu para ______ traçar 
um caminho que vai de _______ a 
_________. 
a) eu – ti - eu – mim – ti. 
b) mim –ti – eu – mim – ti. 
c) eu – tu - eu – mim – tu. 
d) mim – ti – mim – mim – tu. 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxNzo0NyAtMDMwMA==
 
Tietê 02/2009 – Professor Português – Manhã Página 7 
39. Assinale a alternativa em que o pronome ME 
tem valor reflexivo. 
a) Nenhum livro consegue me prender. 
b) O ambiente frio da madrugada dava-me 
sono. 
c) Trancava-me no quarto fugindo dos 
problemas. 
d) Era a única coisa que me seduzia. 
 
40. Em A festa lhe foi agradável, o pronome LHE 
exerce função de: 
a) Adjunto adnominal. 
b) Objeto indireto. 
c) Complemento nominal. 
d) Agente da passiva. 
 
41. Leia o texto abaixo: 
Diferença de renda entre campo e cidade 
aumenta na China 
Apesar das promessas de um "novo campo 
socialista" para garantir a estabilidade nacional, 
a diferença de renda entre os habitantes das 
cidades e do campo continua aumentando, 
reconheceu o ministro da Agricultura chinês, 
Sun Zhengcai. A renda dos chineses das 
cidades, em média, continua mais de três vezes 
maior que a dos camponeses. A proporção era 
de 3,23 por 1 em 2003, e em 2006 ela subiu 
para 3,28 por 1, segundo o relatório que o 
ministro apresentou à Assembléia Nacional 
Popular (Legislativo). Sun, citado pelo jornal 
"China Daily", disse que a renda per capita dos 
900 milhões de residentes das zonas rurais 
subiu este ano para 4 mil iuanes (US$ 546), 
expansão de 7%. Em 2006, a renda anual per 
capita das famílias urbanas era de cerca de11.800 iuanes (US$ 1.600). O ministro afirmou 
que apesar das conquistas dos últimos anos, o 
desenvolvimento no campo é ainda muito mais 
lento que nas áreas urbanas. 
Fonte: 
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult
91u358394.shtml, acessado em 28 de outubro 
de 2009. 
Um dos movimentos migratórios que podem 
surgir na China devido aos fatos destacados no 
texto é: 
a) Migração inter-regional: realizada de uma 
nação para outra, dentro do mesmo 
continente. 
b) Migração sazonal: movimento esporádico 
que ocorre de acordo com a estação do ano. 
c) Migração de transumância: movimento que 
ocorre durante os meses de verão e 
primavera. 
d) Migração rural-urbana: que consiste na 
saída de pessoas do campo para morar na 
cidade. 
 
42. As políticas neoliberais implementadas no Brasil 
a partir da década de 1990 determinaram um 
novo modelo econômico que: 
a) É baseado no setor urbano-industrial, com o 
Estado intervindo de forma pesada na 
economia. 
b) É baseado no domínio do capital privado, 
onde o Estado atua basicamente como fiscal 
das iniciativas privadas. 
c) É baseado no setor primário da economia, 
com o Estado assumindo a maior parte da 
produção industrial. 
d) É baseado no setor financeiro, onde o 
Estado controla todo o mercado de capitais 
e as bolsas de valores. 
 
43. Em regiões onde as temperaturas de inverno 
são baixas, acontece o fenômeno da inversão 
térmica, onde: 
a) Uma camada de gás fica presa e não 
consegue circular para o interior da Terra. 
b) A camada de ar próxima à superfície fica 
mais fria que a de cima e, portanto, não 
sobe, bloqueando temporariamente a 
circulação vertical de ar. 
c) A camada de ar mais próxima ao Sol se 
aquece mais que a camada de ar próxima à 
Terra, dificultando o processo de 
esfriamento da superfície terrestre. 
d) A camada de ar mais poluída sobe e não 
consegue descer para a superfície terrestre, 
contaminando a atmosfera com poluentes 
oriundos das atividades humanas. 
 
44. Após a reunificação alemã, em outubro de 
1990, o território da República Federal da 
Alemanha aumentou 30%, enquanto que a 
população aumentou 25%. Esta “nova” 
Alemanha: 
a) Não enfrenta dificuldades em modernizar a 
antiga parte oriental, visto que era mais 
desenvolvida que a parte ocidental. 
b) Tornou-se a maior potência do mundo 
ocidental, ultrapassando os Estados Unidos 
da América na corrida aeroespacial. 
c) Enfrenta problemas de integração, onde a 
parte oriental sente-se rejeitada pela parte 
ocidental. 
d) Transformou-se no pólo socialista do século 
XXI, monopolizando o poder europeu. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxNzo0NyAtMDMwMA==
 
Tietê 02/2009 – Professor Português – Manhã Página 8 
45. Analise a notícia abaixo: 
Rodovia bloqueada desde 8 de dezembro, 
quando parte da encosta desmoronou, 
liberada parcialmente para o feriado de 
réveillon, está totalmente liberada para o 
tráfego, incluindo caminhões desde às 13 
horas de ontem. (Adaptado, O Estado de São Paulo, 
05/01/2010) 
O fragmento acima trata de qual Rodovia? 
a) Rodovia dos Tamoios. 
b) Rodovia Mogi-Bertioga. 
c) Rodovia Anchieta. 
d) Rodovia Castelo Branco. 
 
46. Uma gratificação deverá ser dividida entre dois 
funcionários de uma empresa, em partes que 
são ao mesmo tempo, inversamente 
proporcionais às suas respectivas idades e 
diretamente proporcionais aos seus respectivos 
tempos de serviço na empresa. Sabe-se 
também que A, que tem 25 anos, trabalha há 4 
anos na empresa, e B que tem 40 anos trabalha 
há 15 anos nessa empresa. Se B receber R$ 
2.100,00, o valor total da gratificação é: 
a) R$ 5.208,00. 
b) R$ 2.996,00. 
c) R$ 3.996,00. 
d) R$ 5.308,00. 
 
47. Um laboratório fabrica 1.536 litros de uma 
solução, que deve ser colocada em embalagens 
na forma de um paralelepípedo retangular com 
8 cm de comprimento, 6 cm de largura e 2 cm 
de altura. A quantidade de embalagens que 
podem ser totalmente preenchidas com essa 
solução é de: 
a) 160. 
b) 1.600. 
c) 16.000. 
d) 160.000. 
 
48. O par ordenado (x, y) é a solução do sistema: 
 
Então podemos dizer que: 
a) x e y são números naturais. 
b) x e y são números positivos e não naturais. 
c) x é negativo e y é positivo. 
d) x > y. 
 
49. Um cofre possui um disco marcado com os 
dígitos 0, 1, 2,........9. O segredo do cofre é 
marcado por uma sequencia de quatro dígitos 
distintos. Se uma pessoa tentar abrir o cofre, 
quantas tentativas deverá fazer (no máximo) 
para conseguir abri-lo? 
a) 396. 
b) 5.040. 
c) 3.960. 
d) 504. 
50. Dois capitais foram aplicados a uma taxa de 
60% a.a., sob-regime de juros simples. O 
primeiro pelo prazo de 4 meses e o segundo por 
5 meses. Sabendo-se que a soma dos juros 
totalizaram R$ 20.540,00 e que os juros do 
segundo capital excederam os juros dos 
primeiro em R$ 6.330,00 a soma dos dois 
capitais iniciais era de: 
a) R$ 892.650,00. 
b) R$ 53.740,00. 
c) R$ 89.265,00. 
d) R$ 35.525,00. 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxNzo0NCAtMDMwMA==
 
GABARITOS DE RESPOSTAS 
 
 
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE TIETÊ 
CONCURSO PÚBLICO Nº02/2009 
GABARITOS DE RESPOSTAS 
 
Agente de Organização Escolar 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
C C C A C B A A C C 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B A C D C C D B A B 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
D A B A A D D B B C 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
C A C C B C C A D C 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
A D A C C C C A C C 
 
Agente de Orientação Disciplinar de Alunos 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
A C D A C A C A D D 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B A B C A A D B A C 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
D B B B C C D A D C 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
C D D C B C C B A A 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
B B C X D C B B B D 
 
Técnico de Educação Infantil 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
C C C A C B A C C A 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B A C D C C D B A B 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
D A B A A D D B B C 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
C A C X C A C C C D 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
C A D A C A B D C C 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxNzo0NCAtMDMwMA==
Professor de Educação Básica I 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
D C D A B C C A C C 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D A B B B A B D A B 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
B B A C B D C C D C 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
A D C B X C D B C C 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
B D B C B B C D B C 
 
Professor de Educação Básica II – Português 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
B B C D D A D A C X 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D B X X B A C A A X 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
B B A C B C D C D C 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
A D C B X C D B C C 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
D B B C B B C D B C 
 
Professor de Educação Básica II – Matemática 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
A C C A B C D A C C 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
D B A C A D D A C C 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
B B A C B C C C D C 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
A D C B X C D B C C 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
D B B C B B C D B C 
 
Professor de Educação Básica II – Geografia 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
C D A A A D B C A D 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B C A B B C D D B D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
D A A A C D C B B D 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
D A B D C B A A B D 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
C D C C D A A D D D 
 
Professor de Educação Básica II – História 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
A A C B C D B C D B 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
C C D B D A A B D A 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
B B A C B D C C D C 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
A D C B C C D B C C 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
D B B C B B C D B C 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxNzo0NCAtMDMwMA==Professor de Educação Básica II – Ciências Físicas e Biológicas 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
A B C D A B C D A B 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
C D A B C D A B C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
D A A A C D C B B D 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
D A B D C B A A B D 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
C D C C D A A D D D 
 
Professor de Educação Básica II – Educação Artística (Artes) 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
C B D D A D D D C B 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B A B A A C C C B A 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
D A A A C D C B B D 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
D A B D C B A A B D 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
C D C C D A A D D D 
 
Professor de Educação Básica II – Educação Física 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
B C A B A C A A B B 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B A A A C A C D D A 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
B B A C B D C C D C 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
A D C B C C D B C C 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
D B B C B B C D B C 
 
Professor de Educação Básica II – Inglês 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
B B A A D C A A C C 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
A B B A B A B C B A 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
D A A A C D C B B D 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
D A B D C B A A B D 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
C D C C D A A D D D 
 
Professor de Educação Básica II – Educação Especial 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
C B A A D B C D C A 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B D C D A B B A C D 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
D A A A C D C B B D 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
D A B D C B A A B D 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
C D C C D A A D D D 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:TW9uLCAxMyBTZXAgMjAyMSAwNDoxNzo0NCAtMDMwMA==
Secretário Administrativo de Escola 
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
D A B D C C D C A B 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
B B B C D B A A C B 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
C D C C D D C A C D 
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 
A C D D A A A B A B 
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 
A A D D D C A D C A 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina