Buscar

Histologia_-_endocrino[1] - Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA ENDOCRINO
Hormonio:
	Sao moleculas que funcionam no organismo como sinalizadores quimicos. 
	Sao liberados por celulas especializadas (celulas endocrinas) de “forma interna”, ou seja, na circulacao sanguinea.
	As celulas endocrinas estao organizadas na forma de cordoes, geralmente. Apenas a tireoide apresenta conformacao diferente, na forma de esferas chamadas foliculos. Normalmente essas celulas estao localizadas perto de capilares sanguineos, para facilitar a secrecao desse hormonio.
(Cada hormonio possui um receptor especifico na sua celula-alvo. Mas qual a vantagem da existencia desses receptores?
Resp.: 1) impedem que os hormonios circulantes no sangue exercam efeito onde nao devem
2) capacidade da celula-alvo responder ao hormonio mesmo quando esse esta’ em baixa concentracao, o que e’ comum. 
Hipofise:
	Suas funcoes gerais sao: regulacao do metabolismo, crescimento e reproducao. 
	Apresenta uma origem embrionaria dupla: nervosa e ectodermica:
( a porcao de origem nervosa (derivada de celulas das cristas neurais) e’ importante porque mesmo depois de adulta, a hipofise continua conectada ao sistema nervoso (SN). Essa porcao da’ origem a neuro-hipofise e se comunica diretamente com o hipotalamo.
Se divide em pars nervosa (tambem chamada de lobo posterior e corresponde a porcao mais dilatada da glandula) e infundibulo (este chega ate a eminencia media que e’ a parte onde a glandula se bifurca).
( a porcao de origem ectodermica da’ origem adeno-hipofise e se divide em: pars distalis (tambem conhecida como lobo anterior e corresponde a parte dilatada da glandula); pars tuberalis (que envolve o infundibulo) e pars intermedia.
	A glandula e’ revestida por uma capsula de tecido conjuntivo.
( Circulacao de sangue na hipofise: circulacao porta-venoso
	Como e’ um sistema porta-venoso existem dois plexos (conjunto) de capilares: 
	O primeiro plexo e’ originado por uma arteriola e drenado por uma venula.
	O segundo plexo e’ originado por uma venula e drenado por outra venula.
	
	Celulas nervosas diferenciadas do hipotalamo secretam hormonios que, com auxilio dos seus longos axonios, chegam a hipofise. Nesse caso, sao liberados na regiao da eminencia media onde existe um plexo de capilares que e’ drenado por venulas que originam outro plexo capilar mais a frente.
	Esse sistema e’ necessario para que os hormonios do hipotalamo cheguem mais rapido a hipofise. Isso e’ interessante pois esses mesmos hormonios ativam (estimulam) as celulas da hipofise a secretar os seus hormonios.
	Duas arterias estao envolvidas nesse sistema porta-venoso: arteria hipofisaria inferior (que irriga a parte nervosa e la’ origina plexos de capilares) e arteria hipofisaria superior (que na regiao da eminencia media da’ origem a um plexo de capilares fenestrados).
Neuro-hipofise:
	Dividide-se em pars nervosa e infundibulo.
( Pars nervosa: nao contem celulas secretoras. E’ composta por axonios nao mielinizados de neuronios secretores situados nos nucleos supra-oticos e paraventriculares.
	Os neuronios secretores, localizados nesses nucleos, possuem corpos de Nissl muito desenvolvidos, relacionados a producao de neurosecrecao. Essa neurosecrecao e’ transportada ao longo dos axonios e se acumula nas suas extremidades, localizada na pars-nervosa. Esse acumulo provoca uma leve dilatacao do mesmo, caracterizando os corpos de Herring. 	
	Regiao rica em capilares fenestrados onde os hormonios sao liberados. 
	Possui, alem dos axonios, celulas da glia muito ramificadas chamada de pituicito. 
( Acoes dos hormonios da neuro-hipofise:
	Osmorreceptores no hipotalamo sao sensibilizados e promovem a secrecao de hormonios como a vasopressina (ADH) e oxitocina.
	A oxitocina estimula a contracao do endotelio do utero e atua tambem nas celulas mioteliais de glandulas mamarias, auxiliando na liberacao do leite.	
	O ADH atua no rim na regiao do tubulo coletor e distal.
Adeno-hipofise:
	Divide-se em pars distalis, pars tuberalis e pars intermedia.
( Pars distalis: cordoes de celulas epiteliais (sustentadas por fibras reticuladas) entremeadas por capilares sanguineos. Os hormonios produzidos sao armazenados em granulos de secrecao. E’ a parte maior da hipofise. Possui 2 tipos celulares, classificado de acordo com a sua afinidade pelos corantes de rotina:
1) cromofobas = nao tem afinidade pelo corante porque seus granulos ja’ foram liberados
2) cromofilas = possuem granulos que tem afinidade pelos corantes de rotina. Podem ser acidofilas ou basofilas. As celulas cromofilas acidofilas sao predominantemente somatotroficas, ou sejal, produzem somatrotofina (GH).
( Pars tuberalis: a maioria das celulas dessa regiao secretam gonadotrofinas (FSH e LH) e sao organizadas em cordoes em torno de vasos sanguineos.
( Pars intermedia: sua funcao nao e’ conhecida. E’ uma regiao rudimentar, um humanos, composta por cordoes e foliculos de celulas pouco basofilas com pequenos granulos de secrecao.
Tireoide:
	Sintetiza os hormonios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) que controlam a taxa do metabolismo do corpo.
	A tireoide e’ composta por milhares de foliculos tireoidianos (pequenas esferas). Estes sao formados por epitelio simples e na sua cavidade contem uma substancia gelatinosa chamada coloide.
	A glandula e’ envolvida por uma capsula do tecido conjuntivo frouxo que envia septos para o parenquima.
	Apresenta uma rica rede de capilares sanguineos e linfaticos.
	A porcao basal das celulas foliculares e’ rica em REG e contem quantidade moderada de mitocondrias. Na regiao mais apical existem complexos de Golgi em quantidade consideravel, assim como os granulos de secrecao.
	Outro tipo de celula presente e’ a celula parafolicular. Elas tem pouco REG, grande complexo de Golgi e numerosos granulos que contem um hormonio chamado calcitonina.
( Controle da producao de hormonios tireoidianos:
	A tireoide e’ a unica glandula endocrina que acumula o seu produto de secrecao em quantidade consideravel. Esse acumulo e’ feito no coloide que e’ constituido, principalmente, por uma glicoproteina chamada tireoglobulina.
( Sintese e acumulo de hormonios nas celulas foliculares:
1) sintese de tireoglobulina: etapa ocorre no meio intracelular. A ptn e’ sintetizada no REG, vai para o complexo de golgi onde sua sintese e’ concluida e o produto final e’ armazenado em vesiculas e posteriormente liberados na porcao apical para o lumem do foliculo.
2) captacao do iodeto circulante: o ion e’ captado para o meio intracelular por um co-transportador Na/I.
	O iodo circulante tem papel importante regulando a tireoide pois baixos teores de iodo aumentam a quantidade de co-transportadores Na/I, aumentando assim, a sua captacao e compensando a concentracao baixa no plasma.
3) oxidacao do iodeto: essa etapa e’ realizada no meio extracelular. A enzima peroxidase da tireoide realiza esse processo. Uma vez oxidado, o iodeto e’ transportado para a cavidade do foliculo por um transportador de anions.
4) iodacao dos radicais de tirosila da tireoglobulina: etapa ocorre no coloide e catalizada pela peroxidase da tireoide. O iodo e’ anexado a tireoglobulina para a formacao dos hormonios T3 e T4.
	Assim, T3 e T4 sao produtos, mas eles nao estao isolados, pois fazem parte da molecula maior de tireoglobulina a qual estao ligados.
Supra-renal ou adrenal:
	E’ um orgao par, localizado na parte superior dos rins, encapsulado (capsula formada por tecido conjuntivo denso) e dividido em duas camadas que podem ser consideradas dois orgaos distintos, de origens embriologicas diferentes, apenas unidas fisicamente. Essas camadas sao: cortex e medula.
	Mesmo com essas diferencas, ambas as camadas tem celulas dispostas em cordoes e cercadas por capilares.
( Circulacao sanguinea na adrenal:
	Essa glandula recebe varias arterias ao seu redor. Ramos destas formam um plexo subcapsular do qual surgem tres vasos arteriais: arterias da capsula, arterias do cortex e arterias da medula.
- Cortex: irrigado pelas arterias do cortex que se ramificamem capilares localizados entre as celulas da glandula e desembocam nos vasos capilares da medula (venulas da medula).
- Medula: recebe um suprimento duplo de sangue. Esta recebe sangue arterial oriundo das arterias medulares que atravessam o cortex, chegam na regiao (isso proporciona uma chegada de O2 mais rapida, o que auxilia na liberacao rapida de hormonios) e se ramificam formando uma extensa rede capilar; mas tambem recebe sangue venoso oriundo das arterias corticais cujos capilares desembocam nos capilares da medula.
	Os capilares da medula e os capilares que chegaram do cortex formam veias medulares que se unem formando a veia adrenal. 
OBS.: as venulas que drenam capilares do cortex sao importantes porque levam os hormonios produzidos no cortex a medula, o que e’ necessario para converter certos hormonios da medula, como por exemplo, a noraepinefrina e’ convertida em epinefrina quando ha’ presenca de um hormonio esteroide produzido no cortex.
( Cortex adrenal:
	Tem origem embrionaria mesodermica. Produz hormonios esteroides.
	Pode ser dividido em 3 camadas:
1) Zona glomerulosa (ZG) = localizada imediatamente inferior a capsula. Possui cordoes celulares que formam estruturas arqueadas envolvidas por capilares. Sao responsaveis pela producao de mineralocorticoides (ex.: aldosterona).
2) Zona fasciculada (ZF) = esta’ abaixo da ZG, sendo a maior zona do cortex. Possui cordoes de celulas alongados e paralelos uns aos outros. Rico em celulas chamadas espongiocitos que apresentam lipideos no citosol (recebe esse nome porque na lamina histologica apresentam vacuolos devido a perda dos lipideos na sua preparacao). Secreta glicocorticoides (cortical). Em sua ultra-estrutura encontra-se goticulas de lipideos, alta quantidade de mitocondrias, REL extremamente desenvolvido.
3) Zona reticulada (ZR) = e’ a zona mais interna. Suas celulas estao dispostas em cordoes irregulares devido a anastomose. Tem grande quantidade de celulas com forma irrregular e nucleos pequenos, o que sugere que morte celular ocorre com frequencia nessa camada. Realizam metabolismo oxidativo de lipideos e secretam hormonios esteroides sexuais.
OBS.: glandulas adrenais em recem nascidos sao, proporcionalmente, maiores que em adultos por apresentar uma camada conhecida por cortex fetal ou provisorio, localizada entre a medula e o cortex definitivo. Com o tempo esse cortex involui e o definitivo se desenvolve.
( Medula adrenal:
	Possui origem neuroectodermica (celulas das cristas neurais). Produz catecolaminas.
	Apresentam celulas com granulos contendo os hormonios. Sao celulas nervosas modificadas que se especializaram em secrecao.
	O tamanho e a densidade dos granulos sao parametros para ver qual hormonio e’ produzido e secretado por determinada celula. A liberacao desses homonios na corrente sanguinea acontece normalmente, mas em situacoes de estresse a concentracao aumenta.

Outros materiais