Buscar

estudo dirigido - agenda setting

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

10 » SIMONAL E AGENDA SETTING
Relacione a trajetória de Simonal, apresentada no documentário “Simonal – Ninguém Sabe O Duro Que Eu Dei” com a frase de Shaw: “As pessoas têm tendência para incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu próprio conteúdo.”.
Essa citação de Shaw pode estar se referindo, dentro do filme, ao momento que Simonal se vê fora do olho da mídia e, com isso, praticamente ninguém mais sabe quem ele é. Isso, inclusive, se ressalta na música atual. Ele saiu da mídia completamente (durante a época que começou a sua queda) e isso afetou tanto a percepção das pessoas sobre a sua figura que, hoje em dia, a maioria das pessoas que não viveu a época dele não sabe quem ele é. A pessoa pode até conhecer suas músicas, mas não sabe o nome ou quem é o cantor. Tal efeito é por conta da maneira como o agendamento da mídia afeta a percepção das pessoas. À medida que Simonal sai do que a mídia fala normalmente, ele também sai da agenda pessoal dos espectadores, que não tem mais porquê falar sobre isso ou alguma coisa de novo para falar sobre tal. Então, à medida que o tempo passa, ele vai sendo esquecido.
Por que a hipótese do agenda setting também é conhecida como teoria dos efeitos a longo prazo? Que efeitos seriam esses?
A hipótese do agenda setting também é conhecida por esse nome por conta da sua análise só ser possível de ocorrer à longo prazo. Ela é uma hipótese que fala sobre a maneira como a mídia abala o agendamento de assuntos pessoal de cada um que lhes assiste. Ou seja, quanto mais a mídia (jornais, revistas, televisão, internet, etc.) falam sobre algum assunto, mais ele se torna importante para o espectador (e, no caso, o povo em si, já que os meios de comunicação de massa são algo inerente da sociedade). Esse efeito – a importância dos assuntos selecionados na pauta midiática – só se torna algo realmente eficiente ou importante na vida das pessoas quando houver um alto nível de percepção à relevância do tema.
Quais são os fatores que influenciam o agendamento no tipo de agenda “estado da opinião pública”? 
Os mediadores que criam uma opinião dentro da mídia sobre tal fato. O agendamento não cria uma opinião, ele só faz com que tal fato se torne importante. Com isso, à medida que o fato se torna cada vez mais importante dentro da ordem social, se torna essencial para que qualquer um tenha uma opinião sobre e seja capaz de discorrê-la. Diante disso, começa a haver uma pesquisa maior sobre o assunto que acarreta no encontro das figuras líderes de opinião.
Explique por que, segundo a hipótese do agenda setting, os meios de comunicação de massa não tem poder unívoco de fazer as pessoas terem determinada opinião sobre o assunto apresentado.
(resposta acima)
5) Mostre que você entendeu a hipótese do agenda setting, ao especular quais os efeitos sociais a longo prazo que o primeiro discurso de guerra de George VI transmitido pelo rádio, no filme O discurso do rei, causaria no Império Britânico.
	Os efeitos sociais a longo prazo que podem ser citados depois desse discurso de guerra são, principalmente, a questão da resistência dos ingleses durante a Segunda Guerra Mundial. É de conhecimento geral que os ingleses foram atacados muito duramente pelos alemães durante a guerra e, de acordo com o que a história diz, não tinham meios o suficiente para se defenderem. No entanto, o efeito a longo prazo desse discurso, seria a ideia de que o Rei estava com o povo, que ele estava presente.
6) Mostre que você entendeu a hipótese do agenda setting, explicando quais são os efeitos a longo prazo da mídia na sociedade a partir de exemplos extraídos do filme “Os Agentes do Destino”.
Os efeitos à longo prazo se mostram no filme “Os Agentes do Destino” em algumas das cenas do filme. Por exemplo, há diversas cenas nas quais David (o personagem principal) é lembrado por pessoas na rua por conta de coisas que fazem parte de sua reputação pública que, durante a sua campanha política, é amplamente destacada. Um desses casos é quando Elisa pergunta à David se ele é o mesmo político que mostrou a “bunda” em público, durante a faculdade. Isso aconteceu faz algum tempo, mas ainda é uma coisa importante para a opinião das pessoas sobre David – que é presente na mídia, agendado dentro das notícias importantes –, que está concorrendo a uma eleição.
7) O que são formadores de opinião? Qual é a sua importância social na teoria dos efeitos a longo prazo? 
Formadores de opinião são pessoas que tem algum tipo de importância (ou no assunto ou para a pessoa que está perguntando) e que teria, no caso, uma opinião confiável. É um mediador que uma pessoa procura para poder ter um opinião sobre algum assunto que entrou em sua agenda pessoal. Eles são mediadores de opinião.

Outros materiais