estudo dirigido - globalização
2 pág.

estudo dirigido - globalização


DisciplinaTeoria da Comunicacao II85 materiais9.329 seguidores
Pré-visualização1 página
14 » GLOBALIZAÇÃO
Por que a globalização, um processo econômico de abertura de mercados, é assunto da disciplina teoria da comunicação?
Isso acontece porque, ao mesmo tempo que a globalização é parte do neoliberalismo, um processo econômico de abertura de mercados, então há maior necessidade de comunicação entre locais distantes e países distantes. Com isso, os sistemas de comunicação em tempo real \u2013 porque há aquela doutrina básica de que tempo é dinheiro \u2013 são a organização atual do planeta. Tais sistemas de comunicação são, nada mais nada menos, do que meios de comunicação social tais como televisão, internet, rádio, que levam notícias em tempo real ao mundo inteiro.
Diga e explique quais são as consequências da globalização na cultura de países periféricos.
Os países periféricos acabam não conseguindo manter a sua cultura local à medida que são inundados de informações de outras culturas. Ou seja, eles vão perdendo os valores culturais da própria sociedade enquanto começa a haver um predomínio do modelo externo. Isso ocorre diretamente pela desigualdade entre esses países desenvolvidos e os periféricos, que não conseguem competir nas cadeias de produção, circulação e consumo de bens culturais. O maior exemplo disso é a hegemonia cinematográfica dos Estados Unidos sobre o resto do mundo.
Por que, segundo Nestor Garcia Canclini, o consumo é uma nova forma de cidadania?
Isso ocorre porque os objetos se tornam marcas da identidade. Explicando: cidadania é um conjunto de práticas sociais e culturais que dão sentido de pertencimento. No entanto, na sociedade atual onde há uma confusão tão grande de culturas, fica difícil se colocar pertencente dentro de uma sociedade que não parece \u2013 ou, as vezes, nem é \u2013 a sua. Nisso, o consumo substitui um vazio cultural à medida que os consumidores se apropriam de bens publicamente valiosos de maneira a afirmar a sua identidade (tanto individual quanto um pertencimento cultural).
Relacione o fenômeno da globalização com o conceito de hegemonia.
Com a globalização ocorre uma substituição das culturais locais pela cultura hegemônica. No caso do mundo atual, essa cultura hegemônica seria a cultura americana. Essa substituição é clara e pode ser vista na maior parte dos países ocidentais (principalmente os periféricos). A explosão de marcas transnacionais americanas, de músicas, filmes, peças, livros, revistas, seriados e outros meios da mídia de tal nacionalidade é algo inegável. E isso só ocorre por conta da dominação hegemônica cultural que há dos EUA para o resto do mundo.
A globalização tem aspectos positivos e negativos, quais seriam os aspectos positivos da globalização e qual o impacto desses aspectos nos países periféricos?
Qual o impacto da globalização sobre as identidades nacionais modernas? 
(mesma resposta da no. 2)
De que maneira, segundo Nestor Garcia Canclini, a ampliação das tecnologias audiovisuais decorrentes da globalização leva a transformações no exercício da cidadania?
Com a ampliação das tecnologias audiovisuais decorrentes da globalização, houve de possibilidades de respostas para perguntas comuns sobre cidadania e identidade.
Qual a transformação na percepção do que é ser cidadão que ocorre, no entender de Canclini, com a passagem da identidade moderna para a identidade pós-moderna?