Buscar

Antes mesmo de falar quais as diferenças entre tradutor

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA 
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
4° SEMESTRE NOTURNO
ITAMOR CARLOMAGNO DE JESUS JUNIOR
Escola de Administração Cientifica
SALVADOR
2012
ITAMOR CARLOMAGNO DE JESUS JUNIOR
Escola de Administração Cientifica
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação de Sistemas de informação, Introdução á administração no Centro Universitário Estácio da Bahia, como requisito parcial para aprovação semestral. 
SALVADOR
2012
Antes mesmo de falar quais as diferenças entre tradutor, compiladores e interpretadores precisamos saber o que é linguagem de programação e quais as suas gerações e suas finalidades, vamos ser prevê sobre o que significa linguagem de programação para explicar qual a real diferença no contexto solicitado.
Espero esta sendo claro e objetivo afim de explicar com clareza e não sair do contexto.
Linguagens de programação
conjunto de convenções e regras que especificam como instruir o computador a executar determinadas tarefas
serve como meio de comunicação entre o indivíduo que deseja resolver um determinado problema e o computador 
Gerações de linguagens
1ª geração:		linguagens em nível de máquina
2ª geração:		linguagens de montagem (Assembly)
3ª geração:		linguagens orientadas ao usuário
4ª geração:		linguagens orientadas à aplicação
5ª geração:		linguagens de conhecimento
1ª Geração: Linguagens em nível de máquina
Instrução 0010 0001 0110 1100
realiza a soma (código de operação 0010) do dado armazenado no registrador 0001, com o dado armazenado na posição de memória 108 (0110 1100)
2ª geração: Linguagens de Montagem (Assembly)
minimizar as dificuldades da programação em notação binária
processamento requer tradução para linguagem de máquina
3ª geração: Linguagens Orientadas ao Usuário
FORTRAN, COBOL, PL/1, Pascal, Basic, C, ...
4ª geração: Linguagens Orientadas à Aplicação
gerar código sem erros a partir de requisitos de expressões de alto nível
tornar fácil o uso de linguagens, tal que, usuários finais possam resolver seus problemas computacionais sem intermediários
5ª geração: Linguagens de Conhecimento
mecanismos da área de inteligência artificial
Um sistema de 5ª geração armazena conhecimento complexo de modo que a máquina pode obter inferências a partir da informação codificada
Níveis de linguagem
linguagens de baixo nível
primeira e segunda geração
linguagens de alto nível
terceira geração em diante
Tradutores
programa que recebe como entrada um programa escrito em uma linguagem de programação (chamada linguagem fonte) e produz como resultado as instruções deste programa traduzidas para linguagem de máquina (chamada linguagem objeto).
Se a linguagem do programa fonte é uma linguagem de montagem (Assembly) o tradutor é chamado de Montador (Assembler)
Tradutores que traduzem os programas escritos em linguagem de alto nível:
compiladores e interpretadores
 compiladores
O computador deve converter os comandos dados em linguagem de alto nível para linguagem de máquina (códigos binários). Esta tarefa de conversão é feita por um programa especial de computador, isto é, um programa que recebe as instruções em linguagem de alto nível e dá como saída outro programa constituído de instruções binárias. Ao programa original, em linguagem de alto nível, dá-se o nome de Programa Fonte e ao resultado, em linguagem de máquina, de Programa Objeto.
Este programa especial recebe o nome de Compilador,
O programa conversor recebe a primeira instrução do programa fonte, confere-a para ver se está escrita corretamente, converte-a para linguagem de máquina em caso afirmativo e passa para a próxima instrução, repetindo o processo sucessivamente até a última instrução do programa fonte. Caso tenha terminado a transformação da última instrução do programa fonte e nenhum erro tenha sido detectado, o computador volta à primeira instrução, já transformada para linguagem de máquina e executa-a. Passa à instrução seguinte, executa-a, etc., até a última.
Se este programa for executado uma segunda vez, não haverá necessidade de uma nova tradução, uma vez que todos os comandos em linguagem binária foram memorizados em um novo programa completo. Neste método, o programa conversor recebe o nome de COMPILADOR.
interpretadores
O programa conversor recebe a primeira instrução do programa fonte, confere para ver se está escrita corretamente, converte-a em linguagem de máquina e então ordena ao computador que execute esta instrução. Depois repete o processo para a segunda instrução, e assim sucessivamente, até a última instrução do programa fonte. Quando a segunda instrução é trabalhada, a primeira é perdida, isto é, apenas uma instrução fica na memória em cada instante.
Se este programa fonte for executado uma segunda vez, novamente haverá uma nova tradução, comando por comando, pois os comandos em linguagem de máquina não ficam armazenados para futuras execuções.
Geralmente o COMPILADOR exige mais memória que o INTERPRETADOR, razão pela qual aquele é mais usado em computadores maiores e este em micros pessoais. Mas com a tendência dos micros pessoais de terem memórias maiores, mesmo neles, os COMPILADORES são os programas conversores preferidos.
BIBLIOGRÁFIA
http://comoaprenderjava.com/blog/o-que-sao-interpretadores-e-compiladores/
Implementação de linguagens de programação: compiladores - 2º edição
Análise e Projeto Orientado ao Objet - 2007

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes