Buscar

CEL0017-WL-SIA-09-O Projeto Pedagógico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 
*
Profª Clara Brum
BEM-VINDO À DISCIPLINA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
2 – O Projeto Pedagógico
 
 
AULA 9
Vamos conhecer o que é um projeto pedagógico?
 
*
3 – O Projeto Pedagógico
 
 
AULA 9
Se a função primordial da universidade é a de educar pessoas para trabalhar com o saber, neste espaço se configura o lugar natural para o diálogo e inovações. 
*
4 – O Projeto Pedagógico
AULA 9
Como formadora de profissionais e pesquisadores em todas as áreas, a universidade deve desenvolver reflexões sobre suas práticas, sua missão e sua identidade. Deve, ainda, pensar e repensar seus currículos a partir de princípios político-pedagógicos adequados, o que significa dizer que é preciso planejar. 
*
5 – O Projeto Pedagógico
AULA 9
Mas você sabe o que é um projeto pedagógico?
Segundo Moacir Gadotti (2001), a palavra projeto vem do verbo projetar, lançar-se para frente, denotando o sentido de movimento ou mudança. O termo assume o sentido de plano ou descrição escrita e detalhada de um empreendimento. Nos dizeres de Ilma Passos A. Veiga (2001, p. 12), a palavra "vem do latim projectu, particípio passado do verbo projecere, que significa lançar para diante". 
*
 6 – O Projeto Pedagógico
Agora, precisamos compreender qual seria o significado de um projeto pedagógico na universidade!!! 
 
AULA 9
o projeto pedagógico de uma instituição de ensino é elaborado a partir de um conjunto de leituras e informações sobre as diretrizes que fundamentam os princípios e métodos da prática educativa, seu compromisso social de maneira contextualizada. Nesse instrumento são apresentados os currículos das diversas áreas com seus objetivos e especificidades. 
*
7 – O Projeto Pedagógico
 
 
 
AULA 9
O currículo de um curso representa a síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam determinada área de saber. O termo provém do latim, curriculum e significa curso, rota, o caminho da vida ou das atividades de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Pode ser definido como o programa do curso sistematizado, concebido numa perspectiva abrangente. 
*
8 – O Projeto Pedagógico
 
 
AULA 9
Devo dizer projeto político-pedagógico ou projeto pedagógico?
São duas formas que podemos usar para designar o mesmo sentido de projetar, de lançar, de orientar, de dar direção ou sentido a uma idéia. A colocação da palavra político ressalta que não há ação pedagógica sem o compromisso com uma ação transformadora, a formação para o exercício da cidadania
*
9 – O Projeto Pedagógico
 A construção de um Projeto Pedagógico deve observar as seguintes questões (BAFFI, 2002):
 
AULA 9
- Qual é a concepção de homem e mundo? - Qual a concepção de sociedade? - Qual a concepção de educação? - Qual a concepção de universidade? - Qual a concepção de cidadão? - Qual a concepção de profissional? - Qual a concepção de conhecimento? - Qual a concepção de currículo? - Qual é a relação teoria e prática? 
*
10 – O Projeto Pedagógico
AULA 9
Qual o papel do projeto pedagógico na organização dos cursos superiores?
 
 O projeto pedagógico oferece a oportunidade de um pensar crítico para que a universidade possa compreender as diferenças e “saber lidar com a diversidade”, seu maior desafio. 
*
11 – O Projeto Pedagógico
AULA 8
O projeto pedagógico compreende, portanto a forma como a universidade pretende realizar seu ideal pedagógico e, assim, configura o material básico que direciona a ação de todas as unidades acadêmicas, orientando suas práticas pedagógicas, em especial os projetos pedagógicos dos cursos que a integram. 
*
12 – O Projeto Pedagógico
AULA 8
Agora que você conhece um pouco mais sobre projeto pedagógico, poderá compreender melhor o projeto pedagógico do seu curso!!!
*
13 – Referências
AULA 9
ANDRE, M. E. D. O projeto pedagógico como suporte para novas formas de avaliação. In: CASTRO, Amélia Domingues de e CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensinar a Ensinar. São Paulo: Pioneira Thomson, 2001. 
BAFFI, Maria Adelia Teixeira. Projeto Pedagógico: um estudo introdutório. Pedagogia em Foco, Petrópolis, 2002. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/gppp03.htm>. Acesso em: 05 abr. 2010.
 
BOUTINET, J. Antropologia do projeto. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 
GANDIN, Danilo; GANDIN, Luís Armando. Temas para um projeto político-pedagógico. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
*
14 – Referências
AULA 9
MARQUEZAN, R. Cadernos de ensino, pesquisa e extensão. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação. Laboratório de Pesquisa e Documentação. LAPEDOC. Santa Maria, 2000.
 
OLIVEIRA, Ana Maria Mônica M. de. Didática. Ensinar e aprender. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2006.
 
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995. 
*
15 – Referências
AULA 9
VASCONCELLOS, C.S. Coordenação do trabalho pedagógico: do Projeto Político- Pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 6. ed. São Paulo: Libertad, 2006.
 
____________________ Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para a elaboração e realização. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2006.
 
____________________. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertad, 1995.
 
VEIGA, Ilma Passos A. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas: Papirus, 2004. 
 _______ . Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 4. ed. Campinas: Papirus, 1998.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais