CEL0014-WL-LC-Tecnologia e Relacionamento Interpessoal
4 pág.

CEL0014-WL-LC-Tecnologia e Relacionamento Interpessoal


DisciplinaAnálise Textual9.321 materiais293.625 seguidores
Pré-visualização2 páginas
e para aplicar estes novos conhecimentos de forma produtiva, preventiva e mesmo terapêutica, nestes novos contextos \u201csociais\u201d, a Psicologia tradicional parece não ter recursos significativos. De facto, a aplicação dos paradigmas desenvolvidos ao longo do sec XX nestes novos contextos, pode conduzir a conclusões ambíguas e pouco seguras ou seja, é necessário entender as novas regras de comportamento e reformular conceitos para conquistar novas fronteiras teóricas capazes de descrever de forma válida a experiências vivenciadas no ciberespaço; o estudo e compreensão da influencia dos novos padrões quer ao nível do comportamento individual (desenvolvimento, personalidade, etc) como ao nível da interacção social, definiram uma nova área da Psicologia, a Ciberpsicologia.
Uma das questões que modelam e afectam este novo campo de estudo do comportamento humano tem assim a ver com as dinâmicas particulares e as rápidas alterações que o distinguem, as quais são consequência directa da sua total dependência de tecnologias ainda em fase de rápido desenvolvimento. Esta característica da Ciberpsicologia é absolutamente única no universo da Psicologia que tipicamente se tem centrado em objectos de estudo e pesquisa muito mais estáticos e estáveis.
Será ainda de esperar a ocorrência de novas e rápidas alterações no futuro imediato dos computadores e internet, quer no que diz respeito aos ambientes em si (realidade virtual avançada, sistemas de rede 3-D com a adição de sentidos como o olfacto na comunicação on-line\u2026) e o passado recente ensinou-nos que são de facto inevitáveis novos e consecutivos avanços tecnológicos. Desta forma a Ciberpsicologia emergente terá que ser capaz de se reorientar e reajustar continuamente se quiser entender os efeitos significativos dos avanços tecnológicos sobre o comportamento humano.