Buscar

CCJ0001-WL-LC-Estudo Dirigido

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – DISCIPLINA FUNDAMENTOS CIÊNCIAS SOCIAIS
Assunto: Introdução, Cultura, A emergência do pensamento social em bases científicas, Darwinismo social, Positivismo, Émile Durkheim, Max Weber.
Defina Cultura a partir do conceito elaborado por Tylor.
O antropólogo Edward Tylor definiu cultura como algo que depende de características existentes na sociedade. Através de seus estudos podemos afirmar que cultura não está relacionada à genética e sim ao meio social. “Cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume, e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (Tylor).
Como adquirimos cultura?
Adquirimos cultura desde a infância através do meio social em que vivemos através de experiências vistas e vividas ao longo da vida.
Discorra sobre a seguinte expressão: “Não é correto relacionar cultura com acesso à educação formal, ao conhecimento científico...”.
A cultura não está relacionada à educação escolar ou conhecimentos científicos, visto que a mesma é algo adquirido ao longo da vida social. Todo e qualquer indivíduo possui cultura.
Relacione Etnocentrismo e Relativismo Cultural.
Etnocentrismo e Relativismo Cultural são conceitos opostos. O etnocentrismo é a tendência de utilizar como referência padrões culturais da sua própria cultura para julgar outras consideradas inferiores a ela. Pessoas etnocêntricas não aceitam nenhuma cultura diferente e além de não aceitar, não respeitam (Ex.: o nazismo). Já o Relativismo Cultural, também conhecido como Relatividade Cultural, defende que nenhuma sociedade e sua cultura podem servir de parâmetro para o julgamento de outras. 
Descreva com suas palavras a relação de pensamento simbólico e espírito especulativo. Inclua nessa síntese a questão egípcia e o milagre grego.
O pensamento simbólico é uma característica humana. É um pensamento a respeito da vida e da natureza baseada no censo comum (fatores sociais, nas tradições, na resistência cultural entre outros). Já o espírito especulativo é a maneira de entender o mundo em sua objetividade, é querer se aprofundar no conhecimento para entender a existência humana.
Na antiguidade os egípcios simbolizavam um povo com esse pensamento simbólico, visto que para eles era importante a crença religiosa, o pensamento mítico; para os egípcios tudo que acontecia era obra dos deuses. Já o espírito especulativo teve início na civilização grega. Os gregos buscavam o conhecimento além religião; romperam com o mundo mítico e com explicações fundamentadas na intervenção divina. A esse avanço do conhecimento humano deu-se o nome de milagre grego.
Qual a influência das idéias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?
Charles Darwin foi um naturalista inglês que viveu no séc. XVIII e questionava a razão da existência de diversas plantas e animais. Após alguns estudos Darwin chega à conclusão de que as espécies (plantas ou animais) se desenvolviam/aprimoravam de acordo com a necessidade e com o passar do tempo. 
Com base na teoria de Darwin a Europa com a intenção de “conquistar” novos mercados consumidores (continente africano e asiático), aplica o “darwinismo social” a fim de evoluir a sociedade em questão para o sistema capitalista. Seria necessário transformar toda estrutura social e econômica desses locais, para tanto os europeus lançam uma “missão civilizadora” a fim de convencer os habitantes desses continentes que o desenvolvimento era necessário.
Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?
Como a idéia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não européias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?
Como você descreve o fato social, segundo a visão de Durkheim? Fale detalhadamente sobre as características dos fatos sociais.
Segundo Émili Durkheim os fatos sociais é toda forma de se comportar, agir, pensar, vestir, se organizar em sociedade. Possui 03 características básicas:
Coerção Social (coercitividade) – é a força que os fatos sociais exercem sobre o indivíduo. Divide-se em sansões legais (regida pela legislação local) e sansões espontâneas (não é baseada num julgamento legal, mas social)
Exterioridade – são fatos exteriores ao individuo e independentes de suas consciências.
Generalidade – os fatos sociais não são restritos a único individuo e sim a uma coletividade; para toda a sociedade.
Elabore um quadro que compare as definições de Weber e Durkheim em relação à função da sociologia, fato social, ação social, relação social, neutralidade do cientista, indivíduo e sociedade.
	WEBER
	DURKHEIM
	Teórico liberalista
	Teórico positivista
	Defende as liberdades individuais e de mercado. 
	Defende que regras devem ser cumpridas sem questionamentos, mesmo que para isso seja necessário o uso de força.
	Objeto de estudo: Ações Sociais
	Objeto de estudo: Fatos Sociais
	Procura compreender o individuo e a sociedade
	Diz que todo individuo é “padronizado”
	Diz que um cientista não pode se abster de suas experiência em função de um estudo.
	Defende a neutralidade do cientista, diz que todo estudioso deve ver o mundo/situação sem colocar experiências próprias. Deve manter distância.
	
	Consciência coletiva – o coletivo influencia o individual, não o contrário.
O que é método compreensivo?
É uma maneira de compreender a especificidade das ciências humanas como aquelas que estudam o homem como um ser diferente dos demais e, portanto, sujeito a leis de ação e comportamentos próprios.
De que maneira o protestantismo, segundo Weber, gera condutas adequadas ao capitalismo?
Através de estatísticas, Weber percebe que a maioria dos adeptos a Reforma Protestante eram homens de negócios, empresários bem-sucedidos e mão de obra qualificada. Os valores do protestantismo eram decisivos na decisão dos indivíduos. Enquanto o catolicismo prezava uma vida desregrada, sem luxos, voltada a oração, sacrifício e renuncia; o protestantismo segue o caminho contrário e defende que se o homem trabalha, ele tem o direito de usufruir de seu dinheiro, fazer poupança para obter lucros e almejar cargos superiores para salários melhores. 
Essas características protestantes movimentavam diretamente o capitalismo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes