Buscar

CCJ0001-WL-LC-Sociologia de Durkheim - Nunes

Prévia do material em texto

Sociologia de Durkheim
Fato social
- Definiu com clareza que o objeto da sociologia é o fato social.
- O fato social é experimentado pelo individuo como uma realidade independente e preexistente.
- As características sociais que distinguem os fatos sociais são definidas em três:
1º: COERÇÃO SOCIAL-> A força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua escolha e vontade. ( o ser humano experimenta a força da sociedade em si ). ( ex.: a linguagem ).
A força coercitiva dos fatos sociais se tornam evidentes pelas sanções legais ou espontâneas.
Legais: corresponde a lei ( infração ).
Espontâneas: são ações que são reprovadas na vista de um grupo ou uma sociedade. Mesmo não tento o poder de lei ela induz o infrator para o comportamento esperado.
Algumas ações são reprováveis na vista de uma sociedade e essa não tendo uma lei concreta que enquadre o fato, então a sociedade o castiga da sua forma usando seus princípios.
A educação: educação formal e informa, desempenha importante tarefa nessa conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas nos membros do grupo e transformadas em hábitos. ( a frequência de determinada coisa se torna um habito ).
2º: Os fatos sociais existem e atuam sobre o individuo independente de sua vontade, sendo assim exteriores aos indivíduos. ( muitas coisas são forçadas a nossa aceitação, mas a sociedade impõe essas coisas) ( ex.: ao nascermos somos coagidos a aceitar por meio de mecanismo de coerção social, como a educação. Não e dada a possibilidade de opinar ou escolher).
3º:GENERALIDADE-> É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou pelo menos na maioria deles. ( todo fato que tiver repercussão em sociedades vai ser caracterizado como social. Mesmo que uma minoria se imponha).
Objetividade do fato social
-Para os Durkheim e os positivistas, a explicação cientifica exige que o pesquisador mantenha certa distancia e neutralidade em relação aos fatos, procurando preservar a neutralidade de sua pesquisa. ( para se ter uma realidade dos fatos é preciso se afastar dos valores e sentimentos).
- Durkheim mandava os cientistas encararem os fatos sociais como “coisas”( objetos que lhe são exteriores ). Deve o sociólogo se manter afastado das opiniões dadas pelos envolvidos e para levar o cientista ao extremo Durkheim dizia que ele tinha sempre que inquerir sobre a veracidade e objetividade dos fatos estudados.
- para poder identificar os fatos sociais entre os vários acontecimentos os cientistas têm que se focar nos acontecimentos mais gerais e repetitivos e que apresentem características exteriores comuns. ( ex.: crime ).
- A generalidade é um aspecto importante para a identificação dos fatos sociais que são sempre manifestações coletivas, distinguindo-se dos acontecimentos individuais, ou acidentais.
Suicídio
- Dizia que era um fato social, pois existe em toda sociedade.
- Para ele o suicídio depende das leis sociais e não da vontade do individuo já que foi comprovado que em países onde há uma aceitação religiosa forte dizendo que a felicidade é encontrada após a morte existiam mais casos.
Sociedade: um organismo em adaptação
- A sociedade é com um organismo que pode apresentar estados normais ou patológicos, isto é, saudáveis ou doentios.
Fato social normal: Quando se encontra generalizado pela sociedade ou quando desempenha alguma função importante para sua adaptação ou sua evolução. ( ex.: o crime, tem um importante papel na sociedade pois é encontrado em toda sociedade caracterizando-se como um fato social ). ( normal é aquele fato que não extrapola os limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceitas pela maioria da população.
- Os acontecimentos numa sociedade não podem ser de grande repressão (deixaria de ser fato social ) pois poderia comprometer a harmonia da sociedade. Se esse fato ocorre estaremos diante de uma sociedade mórbida ( doente ).
Patológico é aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. 
A consciência coletiva
- Todo fato social tem origem própria independendo daquilo que pesa e faz cada individuo em particular. Mesmo existindo consciência individual no interior de qualquer grupo social, há formas padronizadas de conduta e pensamento. ( isso é o mesmo que consciência coletiva ).
Consciência coletiva: trata-se do “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade” que “forma um sistema determinado como vida própria”.
A consciência coletiva não se baseia na consciência de indivíduos singulares ou grupos específicos. 
A consciência coletiva aparece como um conjunto de regras fortes e estabelecidas que atribuem valores e delimitam os atos individuais é nela que se define o que considerado “imoral”, “reprovável” ou “criminoso.
Morfologia social: as espécies sociais
- Para Durkheim a sociologia deveria ter como objetivo comparar as diversas sociedades. ( morfologia social ou seja classificação das espécies ). Essa referencia utilizada tem sido errônea, pois por mais que os comportamentos humanos sejam diferentes, resulta da expressão de características universais de uma mesma espécie.
- Ele considerava que todas as sociedades tinham evoluído a partir de uma horda ( forma social mais simples, igualitária ) a partir daí surgiram os clãs e as tribos.
- O trabalho de classificação das sociedades deveria ter como base o apurado das experiências apuradas. Estabeleceu-se a passagem da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica como motor de transformação de toda e qualquer sociedade.
Solidariedade mecânica: predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificam por meio da família, etc. Sendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão de trabalho social. A consciência coletiva exerce aqui todo o seu poder de coerção sobre os indivíduos.
Solidariedade orgânica: típica das sociedades capitalistas em que a acelerada divisão de trabalho social, os indivíduos se tornaram interdependentes. Gerando assim a união social em lugar dos costumes.
- As sociedades são diferentes e a partir daí pode classifica-las como “inferiores” e “superiores”.
- Normais e anormais? Só podem ser entendidas em função do estagio social da sociedade em questão.
Durkheim e a sociologia cientifica
Numa rigorosa postura empírica, centrada na verificação dos fatos que poderiam se observados, mensurados e relacionados por meio de dados coletados diretamente pelo cientista. Encontramos em seus estudos um inovador e fecundo uso da matemática estatística e uma integrada utilização das analises qualitativas e quantitativas ( método durkheimiano ). Para elaboração desses limites e as diferenças entre a particularidade e a natureza dos acontecimentos filosóficos, históricos, psicológicos e sociológicos. Elaborou um conjunto de coordenadas de conceitos e de técnicas de pesquisa que, embora norteado por princípios das ciências naturais guiava o cientista para o discernimento de um objeto de estudo próprio e dos meios adequados para interpreta-lo.
Aos poucos começa a se desenvolver na sociologia também a preocupação com o particular./ totalidade: Marcel Mauss, estudos antropológicos.
Nunes Costa

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes